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terça-feira, 31 de maio de 2011

Lições de economia: um evento tipicamente privado

Para alguns que não conseguem diferenciar o que é público e o que é privado, aqui vai um bom exemplo: o Salão Internacional do Couro e Calçado (SICC) é um modelo completo de um evento promovido pela iniciativa privada. A empresa promotora paga o aluguel dos pavilhões, banca o transporte, patrocina a vinda dos lojistas e oferece as diárias em hotéis, tudo do seu próprio bolso. E, se tiver prejuízo, tira do próprio bolso os recursos. Bem diferente do que promover um evento em locais públicos, com energia, água e limpeza pagos pela Prefeitura, e ainda se achar no direito de interromper o trânsito prejudicando milhares de pessoas que pagam impostos para poder por ali circular. Comparações à parte, a SICC, que iniciou terça-feira, no Serra Park, confirmou todas as previsões otimistas. É um sucesso de público, com mais de 10 mil pessoas, e uma profusão de negócios. Já assume posição de liderança no circuito brasileiro do setor coureiro-calçadista, ao lado da Couromoda e da Francal. Em nosso Estado é, disparada, a maior feira para as indústrias do ramo.