.

REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Recepcionista relata início do pagamento de propinas

Relato de um ex-recepcionista de hotel: "Era início de 2000 e eu recebi uma oferta inédita e tentadora de um empresário do ramo gastronômico local, que foi até a pousada em que eu trabalhava e me ofertou R$ 1 por pessoa por cada indicação que eu fizesse para o restaurante dele. Disse ele que eu só tinha de ligar para o restaurante que alguém de lá vinha pegar o casal, a família, enfim, não era mais necessário chamar um táxi – o transporte era gratuito. Para mim tudo era novidade, afinal eu era novato no turismo, estava há pouco mais de dois meses na recepção da pousada e meu salário mal dava para pagar os cursinhos que eu fazia. Vi a oferta como algo incoerente, porém tentadora. Eu não tinha trabalho algum em indicar um restaurante e pensava que fazer uma indicação era algo inerente à minha função. Por outro lado, aquele R$ 1 por indicação me ajudaria muito. A oferta foi estendida ao meu colega do turno inverso e depois deste dia parece que a comissão para recepcionistas tornou-se algo normal, já que uma dezena de empresários me procuraram fazendo ofertas por indicações. (...) Decorridos quase dez anos da data que citei, noto que hoje estes empresários querem se fazer de vítimas e dizem que se veem obrigados a pagar comissão".