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segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Símbolo da ineficiência: Corsan está sem hidrômetros

Na sexta-feira (26), uma senhora procurou o escritório local da Corsan para religar a água em uma residência que estava desocupada. Um funcionário informou que haviam quatro contas não pagas, o que motivou o corte do fornecimento. A consumidora informou que havia solicitado o corte há muito tempo, quando a casa deixou de ser alugada. O funcionário respondeu que o corte demorava entre três meses e quatro meses para ser realizada, e que a conta deveria ser paga. Imediatamente, a conta foi paga, apesar de indevida. "Procuramos dar um tempo, pois água é vida", lembrou o funcionário da Corsan. A conversava prosseguia. O funcionário dizia que a residência fazia parte de um condomínio, apesar de historicamente haver contas separadas. Argumentou que não saberia se poderia religar, pois não haviam hidrômetros disponíveis. A consumidora retrucou, dizendo que o hidrômetro estava lá desde 1973.
Se fosse eficiente, a Corsan não demoraria "entre três ou quatro meses" para cortar a ligação de água, e teria hidrômetros sempre à disposição. Por essas e por outras que a coluna lidera o movimento em favor da municipalização da água em Gramado.