.

REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Rubens Ewald fala sobre o seu início como crítico

Num debate muito animado e recheado de aprendizados cinematográficos, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul  promoveu, terça-feira, um encontro público com o crítico Rubens Ewald Filho, com mais de 40 anos de atuação e atualmente apresentador do programa TNT Mais Filme.
Rubens discorreu sobre sua formação, trazendo aprendizados desde a infância. “Até os 5 anos não lembro de nada, mas a partir daí, eu lembro apenas dos filmes que eu vi. Fui uma criança solitária, que lia muito e assistia muitos filmes”, disse Rubens. O que era uma brincadeira de criança virou sua profissão: “Eu tinha um livrinho que escrevia os filmes que eu assistia, até o nome do cinema. Dava notas de zero a cinco e já fazia minhas primeiras críticas – bem infantis.”
Rubens chegou a cursar três faculdades ao mesmo tempo, mas foi no jornalismo que encontrou seu dom. “O cinema era a nossa droga, onde a gente viajava!”. Sua primeira crítica profissional foi O Demônio das Onze Horas, de Jean-Luc Godard, e tem marcado na memória o dia em que conheceu a atriz Kim Novak: “Ela tinha uma beleza hipnotizante, e eu me sentia como uma criança que via sua musa pela frente.”.