.

REDIRECIONAMENTO

domingo, 5 de abril de 2009

Cidade irmã, Puerto Varas aguarda por uma praça

Sem dúvida nenhuma, o acordo de irmandade de cidades que mais tem funcionado é o de Gramado com Puerto Varas, no Chile. Agora mesmo, o grupo musical Blasmusik Aus Puerto Varas esteve em Gramado para apresentações na Festa da Colônia, com custos de viagem bancados pelos próprios músicos. Gramado cedeu o transporte até Porto Alegre, hospedagem e alimentação.
Puerto Varas é uma cidade do sul do Chile, com 35 mil habitantes, cercada de lagos e próxima ao vulcão Osorno, que domina a paisagem. Dali, pode-se ir até Bariloche, na Argentina, em uma viagem por paisagens deslumbrantes. O povo é muito acolhedor e os gramadenses são sempre bem recebidos, especialmente se o radialista Luis Felix Altamirano for comunicado (quem quiser, o e-mail e os telefones, é só entrar em contato com o colunista). Ele é tão apaixonado por Gramado, que esteve aqui no final de semana pela sexta vez, acompanhando o Blasmusik.


No acordo de irmandade com Puerto Varas, Gramado ainda está devendo. Enquanto a cidade chilena deu a uma de suas principais ruas o nome de Gramado, Puerto Varas aguarda há nove anos por uma praça (ou mirador) com o seu nome. O atraso no cumprimento da promessa feita aos chilenos já está se tornando constrangedor.