.

REDIRECIONAMENTO

sábado, 4 de janeiro de 2014

Um copo de suco em Gramado foi fatal para Abadia

A prisão do megatraficante colombiano Juan Carlos Abadia, em agosto de 2007, passou por um episódio em Gramado, revelou o delegado da operação da Polícia Federal Fernando Francischini, em recente palestra. De acordo com Francischini, a Polícia não sabia que o traficante monitorado era Abadia, que jamais falava ao celular e utilizava imagens criptografadas para enviar ordens ao cartel na Colômbia.
Quando passava alguns dias a passeio em Gramado, o delegado recebeu um telefonema dizendo que o traficante monitorado estaria em um dos melhores hotéis da cidade, junto com a família. Ele foi, então, para o café da manhã no hotel, e viu quando ele chegou, colocando-se em uma mesa próxima. Assim que o investigado saiu, o delegado furtou o copo de suco de laranja que ele havia utilizado para colher as impressões digitais, que foram enviadas para a Colômbia. Em pouco tempo, veio a confirmação: era Juan Carlos Abadía, suspeito de mandar matar 15 pessoas nos Estados Unidos e cerca de 300 na Colômbia.
Hoje, Abadia cumpre prisão perpétua nos Estados Unidos. Em boa parte, sua prisão se deve a um copo de suco de laranja em um hotel de Gramado.