Todos aqueles que dependem do Turismo saúdam a vinda de novos eventos para a cidade, especialmente aqueles que conseguem despertar a atenção da mídia e dos turistas. É o caso do Chocofest, que volta a Gramado, estendendo a programação e gerando boa movimentação turística nos três finais de semana que antecedem a Páscoa. Mas o evento terá que mudar muito para não decepcionar os visitantes.
Para começar, a decoração kitsch, com flores de plástico e coelhos nas principais rótulas da cidade, a exemplo dos Papais Noéis do Natal Luz. A "inspiração" na programação de Natal é evidente: 1 - Há desfile no mesmo local onde acontece o desfile de Natal; 2 - Na rua Pedro Benetti, as velas decorativas substitutem a exposição de renas; 3 - Na rua Coberta, há uma programação para divulgar o evento, procurando atrair as crianças. O alto volume da sonorização, no entanto, impede uma conversa entre aqueles que estão nos bares da rua.
Para completar os erros, a estratégia de abordar turistas nos pórticos para distribuição de chocolatinhos e folderes, nos primeiros dias do evento, remetia o turista aos anos 90, quando algumas das modernas ferramentas de marketing ainda não existiam. Felizmente, depois das críticas feitas por esta coluna, a estratégia foi cancelada.