.

REDIRECIONAMENTO

domingo, 19 de setembro de 2010

E se Gramado resolver ser naturalmente europeia?

Há quem discorde desse slogan europeu para nossa cidade. E um bom exemplo vem da França, mais exatamente de Margaux, cidade localizada em Bordeaux, no sudoeste daquele país, e que produz cinco dos melhores vinhos do mundo. Pois o governo do departamento da Gironde, que administra aquela privilegiada
região, queria construir uma autoestrada que passaria exatamente em meio ao plantio das mais valorizadas uvas do planeta. O sindicato dos produtores de vinho de Margaux estabeleceu guerra aberta contra a proposta, alegando que haveria danos ao meio ambiente e provocaria movimentação exagerada de carros e pessoas, prejudicando um dos mais rentáveis negócios do mundo. O departamento teve que voltar atrás e cancelar a autoestrada, permanecendo as pequenas ligações entre uma vila e outra.
O alerta vale para aqueles que querem fazer uma grande rodovia entre a RS-115 (no Três Pinheiros) e a RS-235, na altura do Hotel Galo Vermelho. Como a estrada passará pela bucólica Linha 28, é bom atentar para as questões do meio ambiente e do patrimônio histórico de Gramado.