Sejamos honestos: ninguém acreditava que o jogo decisivo entre Gramadense e Ivoti teria céu azul ao final do segundo tempo. Foi o que aconteceu, depois de 36 horas de chuva e neblina. Quem foi ao estádio, viu uma equipe tranquila do início ao fim. Um título inédito. E sem sobressaltos.
Entre os torcedores, a certeza da vitória. Tanto é verdade que o sapateiro Carlos Alberto Eich (mais conhecido como Pit Bull), estava de gravata, impecável, para comemorar a vitória do Gramadense, time que adotou há 10 anos, vindo de Santa Maria do Herval. Era um dos mais animados. "Hoje é o dia oficial do sapateiro", lembrava ele, na comemoração dupla.
Na reza, ao final do jogo, o capitão Amarelo fez o discurso e lembrou que a equipe, no início, não era considerada de Gramado. "Hoje somos gramadenses", disse o capitão, de joelhos, no Estádio dos Pinheirais. E quem haverá de contestá-lo?
Ao final do jogo, os jogadores do Gramadense desfilaram no carro de bombeiros (foto). Uma justa homenagem à melhor equipe do Estadual de Amadores.