.

REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 29 de abril de 2014

Mudanças no trânsito de Gramado no final de semana

O Departamento de Trânsito da Prefeitura anuncia mudanças para este final de semana, justamente em função do encontro de motos da Harley.
A Borges de Medeiros estará trancada no sábado, no trecho entre a avenida das Hortênsias e a rua Augusto Zatti. As ruas Garibaldi e Dr. Sturmhoffel serão reservadas para as motos, e o acesso ao hospital deve ser feito pela rua Theobaldo Fleck.

Harley terá encontro nacional a partir de quinta-feira

De 1º a 3 de maio, acontece, em Gramado, o National Harley Owners Group, promovido por essa tradicional marca americana e exclusivo para membros do H.O.G., clube dos proprietários de motos Harley, que tem mais de 15 mil integrantes no Brasil e um milhão no mundo. Esse será o segundo encontro nacional da Harley. O primeiro ocorreu em Florianópolis em 2012.

Sem praia, sem navegação e sério risco de afogamento

A promessa de que Gramado teria sua praia de verão e um lago para navegação de pequenos barcos passa longe, e a imagem é desoladora. Em novembro de 2013, Roberto Ribeiro Martins, de 37 anos, morreu afogado na barragem, quando fazia uma pescaria com amigos. A água de reservatórios é muito pesada, o que se agrava com o problema da contaminação de esgoto em altos índices. Temos que rezar para que não falte água pelo sistema de Canela, pois seria um custo insuportável tratar todos os cursos d’água que poluem a barragem, incluindo os bairros Moura, Dutra, Mato Queimado e parte da zona central.

A triste e desoladora realidade da obra dez anos depois

Em um esforço entre a Prefeitura e a Corsan, o abastecimento foi solucionado, com a ampliação da captação de água no Poço da Faca, em Canela. Hoje, a água da barragem é completamente imprópria ao uso humano. Em alguns trechos da barragem, que tem uma lâmina de 17,5 hectares de água, o depósito de lama, causado pelo despejo do esgoto cloacal, supera um metro de altura. Em dias de calor e vento, o cheiro chega a ser insuportável pela contaminação.

Uma solução para o problema de abastecimento de água

Em meados dos anos 80, o abastecimento de água estava comprometido em Gramado. Foi então que a administração municipal da época projetou, conseguiu recursos públicos e iniciou a obra. Anos se passaram, dúvidas surgiram e a barragem acabou sendo o principal componente da eleição de 1988, quando a oposição elegeu Nelson Dinnebier (PMDB), vencendo o candidato do prefeito Pedro Bertolucci (PP). De lá até 2004, foram 16 anos de espera, quando o mesmo Pedro Bertolucci foi novamente prefeito e inaugurou a barragem.

A lenta agonia da barragem do Parque dos Pinheiros

Na véspera de completar dez anos de inauguração, a barragem do Parque dos Pinheiros de Gramado é uma triste imagem do que não deve ser feito com o dinheiro público. Inaugurada em junho de 2004, com uma grande festa popular e forte conotação política, há mais de quatro anos a obra foi literalmente abandonada, o acesso ao local é proibido, e as obras lá realizadas, como uma passarela e espaço para bar e cafeteria, estão comprometidos. "Melhor seria implodir tudo", diz o engenheiro que acompanhou os trabalhos.

Começou o inverno também no litoral

A gramadense Ivete Maria Sorgetz, que administra com o marido, Elton, o tradicional restaurante Anzol, em Torres, informa que, desde a semana passada, a casa passou a servir fondue, o que é um sucesso nos meses de frio. Especializado em frutos do mar, o Anzol buscou uma opção para o inverno e Ivete optou pela cozinha típica da sua cidade, que hoje representa mais da metade do faturamento do restaurante nos meses de inverno.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Nas ruas de Madri, a bela que viveu três anos em Gramado

Mundo pequeno. O colunista passeava, sábado, em Madri, próximo à Plaza Mayor, quando foi abordado por uma jovem espanhola que fazia propaganda de um restaurante nas proximidades. Quando soube que se tratava de um turista brasileiro, comentou que recém havia retornado do território verde-amarelo, onde passou três anos em uma cidade do sul, Gramado. "Conhece?", perguntou a bonita jovem espanhola. "Mais ou menos". Depois de saber que se tratava de um gramadense, a bela empalideceu ainda mais, ao ser perguntada sobre o namorado local. "Hoje, somos apenas amigos", desconversou, sem revelar o nome do privilegiado.

Os dez municípios menos desiguais do Estado

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), órgão das Nações Unidas, divulgou a relação dos dez municípios menos desiguais do Brasil, ou seja, os que têm melhor distribuição de renda.
Aqui, próximo de Gramado, temos Santa Maria do Herval, na sexta posição, e Morro Reuter, em décimo. O campeão nacional é São José do Hortênsio.
Entre os dez primeiros, oito são gaúchos. Nem Gramado, Canela ou Nova Petrópolis estão entre os principais destacados.

Festa para Trabalhadores da Hotelaria e Gastronomia

Uma das maiores comemorações ao Dia do Trabalho acontecerá nesta terça, 29, no Bill Bar, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes e Similares de Gramado, que terão acesso gratuito à festa. Familiares de sócio pagarão somente dez reais. Haverá o sorteio de um televisor de 32 polegadas, vários jantares e outros brindes obtidos pela diretoria da entidade. A previsão é de que mais de 700 pessoas compareçam.

Como será o movimento no feriadão desta semana?

Após o colapso no trânsito ocorrido no feriadão da Páscoa, fica a curiosidade de todos em saber como será o movimento, a partir de quinta-feira, Dia do Trabalho, com mais um feriadão para lotar as cidades de Gramado e Canela. Mesmo que tenhamos a sexta como dia de trabalho, muita gente vai sacrificar o expediente e estender a folga.
Além de quatro dias de tempo livre, temos dois grandes eventos iniciando na cidade: a 24ª Festa da Colônia, no ExpoGramado, e o Gramado Casa Show, na rua Coberta.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tri Aviação inaugura sala VIP no aeroporto de Canela

Enquanto o tão esperado aeroporto regional não decola do papel, a iniciativa privada trata de rentabilizar os equipamentos hoje existentes. É o caso do Aeroclube de Canela, que vem fazendo alguns upgrades nos últimos tempos. No próximo sábado (26), às 17 horas, será realizada a abertura do espaço VIP da Tri Aviação Executiva no aeroporto canelense.

Colunista em férias. Gilberto Michaelsen é o editor.

A partir desta sexta-feira, o colunista estará de férias, até o dia 8 de maio. Nesse período, o jornalista Gilberto Michaelsen será o responsável pela edição do site e da newsletter, que circulará nas segundas e sextas-feiras. Releases, comentários e sugestões devem ser enviadas diretamente para o e-mail gilberto.michaelsen@gmail.com

Mostra quer mudar visão de que nosso móvel é pesado

Além da Festa da Colônia, o turista que vier à cidade, a partir do dia 30, poderá observar a evolução dos móveis de Gramado na 9ª edição do Gramado Casa Show. O principal objetivo da mostra é mudar a impressão de que o móvel feito aqui é pesado. “Queremos sempre mostrar o que temos de melhor em Gramado e, neste ano, os dez parceiros que estão participando não mediram esforços para mostrar móveis diferenciados", destaca o presidente da mostra, Paulo Marques.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Espumante moscatel da Jolimont é Medalha de Ouro

Com seu espumante moscatel, a Vinícola Jolimont conquistou uma medalha de ouro no VII Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizado neste mês, em Bento Gonçalves. Participaram da competição 709 amostras de 18 países, segundo a Associação Brasileira de Enologia.
Recentemente, a Jolimont, adquiriu equipamentos de última geração, além de intensificar a qualificação de seus produtos. Em 2011, a vinícola estabeleceu uma parceria com o Departamento de Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem a coordenação de Vitor Manfroi, renomado especialista em produção de vinhos.

Preso suspeito de participar de roubo a posto bancário

Agentes da Delegacia de Roubos do DEIC, com o auxílio da Delegacia de Gramado, prenderam no inicio da noite de terça-feira (22), em Sapiranga, um homem acusado de ter participado do roubo ao posto bancário do Banrisul, Várzea Grande,  no dia 18 de março. Na ocasião, um grupo armado rendeu os dois vigilantes que estavam no local e ordenou que fosse aberto o cofre, mas acabaram recuando ao perceber a proximidade de uma viatura da Brigada Militar. O grupo acabou levando apenas os coletes balísticos e as armas dos vigilantes. Na ação foram apreendidos dois veículos.
Valdir Silva, de 38 anos, foi encaminhado ao Presídio Central, em Porto Alegre.

Canela exagera ao falar em "quase 500 mil visitantes"

A Secretaria de Turismo exagerou ao emitir nota sobre a programação de Páscoa, afirmando que a cidade recebeu "quase 500 mil visitantes" no período.  É bem verdade que se pode falar em  200 mil no feriadão de quatro dias, de acordo com cálculo feito pela maioria dos empresários,mas 500 mil ér número pra lá de elevado, mesmo que corresponda a todo o período da programação.
Gramado parece estar próxima de evitar a chutologia, com a implantação de um sistema que vai medir a entrada de carros e pessoas através de aparelhos de telefone celular.

Parque Gaúcho celebra o churrasco e o chimarrrão

Em comemoração ao Dia do Churrasco e do Chimarrão, o Parque Gaúcho promove, nesta quinta-feira, 24, a partir das 20 horas, o 2º Dia da Tradição. Com show de Cadica Cia. de Dança, o Dia da Tradição apresenta também um resgate das comidas típicas gaúchas. A equipe do parque vai enfatizar a erva-mate e apresentar pratos típicos gaúchos, como o arroz de carreteiro com charque, arroz de china pobre, pucheiro, feijão campeiro e a canjiquinha com charque, entre outros.
O Parque do Gaúcho é considerado pelo Ministério da Cultura como o principal empreendimento da cultura gaúcha no Conesul.

Estado leva 2 mil brigadianos do interior para a Capital

Jornais do feriadão informaram que a Brigada Militar vai recrutar 2 mil soldados, que hoje atuam em cidades do interior, para Porto Alegre, durante o período de jogos da Copa do Mundo. É importante destacar que Gramado e Canela também terão aumento no fluxo de turistas e que suas autoridades devem tratar desde já dessa questão. Primeiro,  não podemos perder nenhum policial militar; depois, temos que tentar obter reforços para o período de inverno, até o Festival do Cinema.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Preso quarto acusado de assalto à pousada no Avenida

Foi preso, na tarde de segunda-feira (21), o quarto acusado de ter participado do assalto a uma pousada no bairro Avenida Central, ocorrido na madrugada do dia 15 deste mês. O jovem, de 18 anos, se apresentou na Delegacia de Canela, e confirmou a participação no crime, bem como em outro assalto a uma pousada em Canela, na mesma madrugada. Ele assumiu, ainda, a participação em outro roubo, que teve como alvo uma farmácia, no centro de Gramado, mas negou ter sido o autor do disparo que feriu o dono da pousada, contrariando depoimentos de outros três comparsas.

Festival confirma prêmios em dinheiro para vencedores

O 42º Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 8 a 16 de agosto, já está em pleno movimento. Desde março, a Gramadotur, autarquia municipal que responde pelos eventos públicos de Gramado, coordena os preparativos com a equipe de produção e entidades do meio cinematográfico em reuniões aqui na cidade e na Capital.
Um dos destaques da edição de 2014 fica com a confirmação da premiação em dinheiro para as produções vencedoras. O primeiro grande momento da próxima edição acontece a partir desta semana, com o início das inscrições para as quatro mostras competitivas do evento: longas brasileiros, longas estrangeiros, curtas brasileiros e curtas gaúchos.

Podemos receber 200 mil visitantes em quatro dias?

Enquanto isso, nas redes sociais, estabeleceu-se uma discussão entre aqueles que reclamavam do nó que houve no trânsito de Gramado e aqueles que entendiam que tudo isso era uma glória, fruto do trabalho de muitos e muitos gramadenses ao longo da história. Esses últimos chegavam, inclusive, a sugerir que quem tivesse insatisfeito que se mudasse para cidades como Jaquirana e Encruzilhada do Sul, onde a Páscoa parece ter sido bem tranquila.
Debates e ironias à parte, o que aconteceu entre sexta e sábado em Gramado merece uma reflexão. Será que temos capacidade para receber 200 mil visitantes em quatro dias? Menos mal que, na segunda-feira, quem iria vir dar uma "espiadinha" mudou de ideia, e a grande maioria, temendo o caos nas estradas, saiu mais cedo de Gramado..

A via crucis de quem veio para Gramado na Páscoa

É possível que o mega feriadão de Páscoa e Tiradentes tenha sido o de maior movimento em toda a história turística de Gramado. Este colunista, com 50 anos de observação nas ruas de Gramado, nunca viu nada parecido. No final da sexta-feira e no sábado, a fila de veículos ia do pedágio do bairro Carazal, na RS-235, até o centro de Gramado, provando que houve muita gente que veio dar uma "espiadinha" na Chocofest. E isso que a 235 não é a principal via de acesso à cidade.
Um morador do Vale do Sinos, com propriedade em Gramado, resolveu vir no sábado para cá. Pegou engarrafamento na RS-115 (pasmem!), desde Taquara. Como tem caminhonete, conseguiu atravessar a divisória entre as duas pistas e veio pela estrada que liga Igrejinha à Serra Grande. Dali, pela Miguel Tissot, F.G. Bier, bairro Piratini, até chegar à Zona Norte da cidade.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Polícia investiga assassinato de mulher em Canela

Uma mulher, de 46 anos, foi encontrada morta pela filha, por volta das 20 horas de domingo, na Vila Boeira, em Canela. Segundo informações da Brigada Militar, Rosiane Sersi Bergamo foi assassinada na casa dela, tendo sido encontrada seminua e enrolada em um tapete com parte do corpo queimada, além de apresentar lesões no pescoço. Antes de ser morta, houve luta corporal, já que os policiais militares encontraram louças quebradas e móveis fora do lugar.
Um celular deixado no pátio do terreno e localizado pela Brigada Militar pode ser a chave para auxiliar a Polícia Civil nas investigações.

As justificativas da Fenim para se mudar para Bento

Depois de 18 anos, a direção da Fenim Fashion justifica a troca de Gramado por Bento Gonçalves pelos seguintes motivos: 1 - O novo pavilhão é quase 15 mil metros quadrados maior, o que aumenta em 30% o espaço de cada lojista; 2 - Infraestrutura oferecida pela rede hoteleira de Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha; 3 - Aeroporto em Caxias do Sul.
A expectativa da Fenim é de receber 12 mil visitantes, entre 15 e 17 de julho.

Cervejaria catarinense planeja abrir pub em Gramado

A cervejaria Saint Bier, de Forquilhinha (SC),  pretende abrir um pub em Gramado, em parceria com uma casa da Serra Gaúcha. A informação é da colunista Daniela Nero, do jornal A Tribuna, de Criciúma.
Operando oficialmente desde 2009, a Saint Bier também produz cervejas para as marcas Coruja e Duff do Brasil.

Sugestão: lixeiras separadas e campanha educativa

Leitora da coluna destaca o fato de finalmente Gramado adotar a coleta seletivo de lixo, mas chama a atenção para problemas que podem surgir nessa etapa inicial: "Mesmo que os dias e horários sejam amplamente divulgados pela empresa responsável e pelos meios de comunicação, contando com que a população observe os horários corretamente, isso não garante que não venha a ocorrer a coleta 'trocada'. (...) Se por falta de atenção o morador colocar o tipo de lixo no horário errado, lá se foi a adequada coleta".
A leitora sugere que o poder público comece a exigir lixeiras com compartimento exclusivo para orgânico e para seletivo, e que haja uma campanha de conscientização junto às escolas.

domingo, 20 de abril de 2014

Preso após arremessar maconha para presidiários

A Brigada Militar prendeu, na tarde de sábado (19/04), um homem que jogou 90 gramas de maconha para dentro do presídio de Canela. Um policial acionou as guarnições de serviço no policiamento ostensivo, que conseguiu prender Anderson Lucas da Silva, de 18 anos, com diversos antecedentes por furtos e posse de entorpecentes.
Logo após a droga ser arremessada, os apenados esconderam o pacote atrás de um vaso sanitário, mas os agentes penitenciários conseguiram localizar a droga.

Funcionários do São Miguel paralisaram por um dia

Como havia sido anunciado, cerca de 70% dos funcionários do Hospital São Miguel fizeram greve na sexta-feira. Cerca de 50 funcionários chegaram a realizar uma passeata de protesto contra a direção do hospital pelas ruas centrais de Gramado, mas, à noite, uma reunião entre as partes sacramentou um acordo. Os servidores aceitaram a proposta de redução da jornada de trabalho e reajuste salarial 6,1%.
Com o acordo, o São Miguel voltou a funcionar normalmente no sábado.

Laghetto terá novo hotel em Porto Alegre em 2014

Em entrevista para a Rádio Gaúcha, o empresário Ronald Spieker revelou que a Rede Laghetto de Hotéis planeja chegar até 2018 com 25 novas unidades a mais. Ainda em 2014, a Laghetto deverá contar com pelo menos mais uma operação em Porto Alegre. A empresa aposta, também, em uma operação em Caldas Novas (GO), e planeja inaugurar seu primeiro hotel fora do país, em Montevidéu.

Asfalto até a Linha Ávila criaria opção para o trânsito

Uma das marcas que Nestor Tissot (PP) deverá deixar durante os seus oito anos de administração é a de ter sido o prefeito que mais asfalto construiu na história de Gramado. No interior, deixará a marca de quase 11 quilômetros entre o Mato Queimado e a Linha Nova e, brevemente, o asfalto entre o bairro Carazal e a Linha Marcondes.
Se seguir no mesmo ritmo - sugere um amigo da coluna, o prefeito poderia pensar em asfaltar até a Linha Ávila, criando uma alternativa em dias de congestionamento na RS-235, como foi neste mega feriadão, quando ocorreram filas de cinco quilômetros entre o pedágio do Carazal e o bairro Planalto.

sábado, 19 de abril de 2014

10 mil pessoas acompanharam a Procissão dos Passos

Cerca de 10 mil pessoas acompanharam a tradicional Procissão dos Passos em Gramado, na noite de sexta-feira (18). No trajeto, de cerca de um quilômetro pela avenida Borges de Medeiros, 600 moradores de diferentes comunidades do município encenaram as últimas horas da vida de Jesus Cristo durante a celebração.
O caminho dos fiéis, que seguiram a pé até a Igreja Matriz São Pedro, foi iluminado com tochas e velas. O cortejo é um dos momentos mais importantes da programação de Páscoa na cidade e revive a história de Jesus Cristo, da prisão até a ressurreição, por meio da encenação e de alegorias, ao som de batidas de instrumentos musicais.
As informações são do portal G1.

Conta salgada: em 30 meses, débito aumenta 67,7%

Com o protesto em cartório, a Prefeitura de Gramado quer forçar os contribuintes a buscarem um acordo de parcelamento de seus débitos. Quem tiver condições de fazer o parcelamento vai encontrar uma conta bem salgada, depois de acréscimos de multa de 15%, juros de 1% ao mês e correção monetária. Uma dívida de R$ 488,35 em outubro de 2011, se transformará em um débito de R$ 819,40 em abril de 2014. Um aumento de 67,7% em 30 meses.

Protesto pode inviabilizar sobrevivência de empresas

Como havia prometido, a Secretaria Municipal da Fazenda começou, na semana passada, a protestar contribuintes inadimplentes com IPTU, ISS e outras taxas. A medida é a forma encontrada pela Prefeitura para cobrar de forma mais rápida pessoas e empresas. Ela pode, no entanto, trazer inúmeras dificuldades para as pequenas empresas.
Normalmente, as empresas deixam de pagar tributos por falta de caixa. Com o protesto, muitas delas perderão o crédito bancário, tornando inevitável a asfixia financeira e a sobrevivência do negócio.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Polícia prende dois assaltantes de pousada no Avenida

A Polícia Civil de Gramado prendeu, na noite de quinta-feira (17), dois suspeitos de terem participado do assalto a uma pousada no bairro Avenida Central, ocorrido na madrugada do dia 15, quando foi roubado dinheiro, celular e um anel do proprietário. Os criminosos pretendiam levar o veículo da vítima, que em um momento de descuido dos assaltantes conseguiu se desvencilhar e trancar a porta da pousada, quando um dos assaltantes efetuou um disparo que atravessou o vidro da porta e atingiu a vítima na perna esquerda. 
Conforme o delegado Gustavo Barcellos, que coordenou a investigação, a partir da placa do veículo usado no assalto, os agentes conseguiram identificar o motorista do veículo e os três executores da ação, um deles adolescente. Barcellos diz que o grupo realizou outro assalto à pousada, na mesma madrugada, em Canela.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Divulgada a tabela definitiva do recolhimento de lixo

A Secretaria de Meio Ambiente de Gramado divulgou, nesta semana, a tabela definitiva do horário de recolhimento de lixo na cidade. Toda a rota foi ampliada, buscando atender, de forma qualificada, a todos os bairros de Gramado, garante o secretário Márcio Coracini (PSDB). Ele quer, no entanto, que a comunidade fique atenta para não colocar o lixo em frente de residências ou estabelecimentos comerciais em dias e horários em que não há coleta.
Um grupo de agentes está realizando o serviço explicativo sobre o funcionamento da coleta em todos os bairros da cidade. Quem quiser saber os horários em cada bairro, pode clicar em cima do banner da Geral - empresa responsável pelo serviço, no site do colunista.

Demandas na Consulta Popular serão definidas quinta

As prioridades de Gramado junto à Consulta Popular Estadual serão definidas durante a Assembleia do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), que será realizada  nesta quinta-feira (24), às 19h30min, na Câmara de Vereadores. Serão escolhidos os dez projetos prioritários para futura votação durante a Consulta Popular, além de serem elencados outros cinco projetos de valor excedente, que poderão ser pleitados diretamente junto ao governo estadual.
Na ocasião, ainda serão escolhidos os delegados. A cada 30 pessoas que participarem da assembleia, na quinta-feira, Gramado terá um delegado eleito para representar o município na etapa regional do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede).

Funcionários do São Miguel ameaçam parar sexta-feira

Desde o início do ano, a coluna vem alertando para os problemas enfrentados pelo Hospital São Miguel, que vão desde reclamações de usuários até a insatisfação de médicos e funcionários com a nova direção, a Associação Franciscana de Assistência à Saúde. Agora, os 200 funcionários ameaçam paralisar as atividades na próxima sexta-feira, 18, caso não tenham suas reivindicações atendidas pela direção da instituição. Os trabalhadores reclamam da falta de diálogo da direção e não descartam decretar greve por tempo indeterminado caso o impasse continue.
Os funcionários querem o cumprimento da convenção coletiva de trabalho, recomposição do quadro de funcionários, redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, adicional de insalubridade de 40%, piso salarial de R$ 1.500 para técnicos de enfermagem, R$ 1.300 para atendentes e recepcionistas, e R$ 1.100 para serviços de copa, cozinha, higienização e serviços gerais.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Assaltante atira contra dono de pousada no Avenida

Um trio assaltou uma pousada no bairro Avenida Central por volta das 4 horas da madrugada desta terça-feira (15). Não existem muitas informações sobre a ação criminosa, mas o certo é que um dos assaltantes acertou um tiro de raspão na perna do proprietário da pousada.
A Polícia Civil investiga o caso e trabalha com a hipótese de que o trio tenha realizado outro assalto em Canela, pouco antes da ação criminosa em Gramado.

Festa da Colônia ganhará novidades gastronômicas

A 24ª edição da Festa da Colônia, que inicia no dia 30 de abril, terá novidades gastronômicas. No cardápio da cozinha italiana estão sendo acrescentadas as lasanhas (de carne e legumes) e o rocambole de moranga. Além disso, outros molhos serão acrescentados às massas, como o pesto, o quatro queijos e o de linguiça. Já na cozinha alemã, as novidades são um ensopado de peixe e marreco ao molho de laranja, além dos pratos já conhecidos. Na Noite Especial Gaúcha, a nova atração é a paella farroupilha.
Dentro da estratégia de ampliar a qualidade no atendimento ao público, o chope não será servido em copos plásticos, mas sim, em canecos mais apropriados para conservar o sabor. No ano passado, a Festa da Colônia já havia adotado os cálices de vidro para servir vinho.

Guiness certifica maior coelho de chocolate do mundo

Com mais de quatro metros de altura e quase quatro toneladas, o maior coelho de chocolate do mundo, confeccionado pelo Senac-RS, durante o Chocofest, em Gramado, foi certificado pelo Guinness, no sábado (12). O recorde, que até então era da África do Sul, foi quebrado pelos profissionais da instituição que, desde o dia 7, estavam envolvidos na montagem da escultura.
Para os interessados em admirar a obra, o maior coelho de chocolate do mundo permanecerá exposto  até o dia 21 de abril em Gramado. Depois disso, o chocolate utilizado para a preparação do coelho será doado para instituições de caridade por meio do Programa Mesa Brasil, do Sesc.
O projeto conta com a parceria do Do Parke, empresa gramadense que forneceu todo o chocolate para a produção, e o apoio da Gramado Injetados, que desenvolveu as plantas para a montagem do coelho.

Pedida nova adutora. E a lembrança da barragem volta.

O fantasma da falta de água assusta os políticos. O vereador Jaime Schaumlöffel (PP) solicitou, nesta semana, que a Corsan  estude a viabilidade de instalação de uma terceira adutora em Gramado. Apoiado, vereador! Só um detalhezinho: se não fossem os escândalos que envolveram a construção da Barragem dos Pinheiros, na década de 80, hoje, o município poderia ter outra fonte de abastecimento. O local acabou virando "atração turística", sendo inaugurado com pompa, circunstância e cadernos especiais nos jornais locais na véspera da eleição de 2004. Hoje, está fechado, com as estruturas deterioradas, sem servir como ponto turístico e muito menos como fonte de abastecimento de água para Gramado.

Finalmente, Altos da Viação Férrea será regularizado

Depois de quase 30 anos de espera e inúmeras promessas políticas, finalmente o Loteamento Altos da Viação Férrea, na Várzea Grande, será regularizado. A Câmara de Vereadores aprovou, segunda-feira (14), o projeto do Executivo que solicitava autorização para a regularização da área.
De acordo com o projeto aprovado, o loteamento tem uma área de total de 194,9 mil metros quadrados, e foi avaliada em R$ 4,9 milhões. O Altos da Viação Férrea possui 10 ruas e 268 lotes. O projeto autoriza, de forma excepcional, a regularização das construções clandestinas e irregulares, tal como tiverem sido executadas, desde que apresentem as mínimas condições de segurança.

Advogado teria prejudicado 2 mil em Gramado e Canela

O advogado Maurício Dal Agnol, de Passo Fundo, está sendo procurado no Brasil e no mundo por ter enganado mais de 30 mil gaúchos, em ações que pediam reajuste em valores pelas ações da antiga CRT, empresa depois adquirida pela Brasil Telecom, e que  hoje atende pelo nome de Oi. Destes 30 mil clientes, a metade é dos municípios da Serra Gaúcha, e a estimativa é de que mais de 2 mil pessoas sejam de Gramado e Canela, segundo o advogado Günther Mühlbach, de Porto Alegre, que está buscando uma estrutura em Gramado para poder atender os clientes.
Filho do também advogado Henry Mühlbach, especializado em marcas e patentes, Günther residiu em Gramado nos anos 90, onde viveu boa parte de sua adolescência. Hoje, é sócio em escritório que se especializou em cálculos de diferença e retribuição acionária.

Lotomania de R$ 40 milhões terá sorteio em Gramado

A Lotomania de Páscoa terá um prêmio de R$ 40 milhões e o sorteio será em Gramado. O concurso especial nº 1.444 será no próximo sábado (12), com transmissão ao vivo pela Rede TV, no programa Momento da Sorte, a partir das 20h25min, diretamente do Caminhão da Sorte, que estará estacionado junto ao Lago Joaquina Rita Bier.
O prêmio da Lotomania de Páscoa não acumula. Se nenhum apostador acertar os 20 números sorteados, o valor destinado ao prêmio será somado ao valor da segunda faixa de premiação (19 acertos), e assim, sucessivamente, até a quinta faixa (16 acertos).

segunda-feira, 14 de abril de 2014

BM apreende dois adolescentes após roubo e assalto

O Pelotão de Operações Especiais (POE), do 1º BPAT, apreendeu dois menores, de 16 anos, após realizarem um furto e um assalto a uma turista no Centro de Gramado, no início da noite de domingo. Tudo começou na avenida Borges de Medeiros, quando um dos jovens pegou uma bolsa pela janela de um carro estacionado, onde estavam uma mulher e um bebê. Quando as guarnições iniciaram as buscas, foram informados de um roubo a pedestre, na rua Emílio Sorgetz. Conforme a vítima, dois jovens, portando canivetes, levaram a bolsa de uma mulher, contendo documentos e dinheiro.
Com base nas características dos autores da segunda ocorrência, as guarnições realizaram buscas, em um mato próximo à praça das Rosas, onde encontraram os dois adolescentes escondidos atrás de um muro. Eles são moradores da cidade de Canela e possuem antecedentes, um deles por furto e receptação, e o outro por tráfico de entorpecentes. Na semana passada, um deles foi apreendido com 21 pedras de crack, que estavam sendo comercializadas em um posto de saúde.

Modelo de desfiles no Centro da cidade está defasado

O desfile do Chocofest segue o modelo do Natal Luz, com carros, personagens e a opção por uma rua central, no caso, a Garibaldi. Tanto um quanto o outro precisam urgentemente mudar de lugar, como esta coluna vem batendo na tecla há mais de cinco anos, tendo em vista os problemas de trânsito que provocam. Não há que se ter qualquer tipo de temor por falta de público, pois, invariavelmente, a cidade está lotada de visitantes nesses períodos.
Faltando sete meses para mais uma edição do Natal Luz, a GramadoTur precisa definir, logo, onde será realizado o Grande Desfile, já que o Desfilódromo do ExpoGramado, por enquanto, não passa de um bom projeto.

Desfile afeta atendimento de acidentados no hospital

Não há condições de se fechar as ruas Dr. Stürmhoffel e Garibaldi para a realização de um desfile como o do Chocofest sem afetar o atendimento no Hospital São Miguel. E, os fatos ocorridos no final da manhã deste domingo, comprovaram. Com três acidentes na prova de motocross, as ambulâncias tiveram dificuldades de chegar até o São Miguel. Um neurocirurgião, chamado às pressas para atender um dos acidentados em estado gravíssimo, postou desabafo nas redes sociais, depois de ficar parado na Dr. Stürmhoffel, de onde saíam carros e personagens do desfile.

domingo, 13 de abril de 2014

Nestor: "parque tem valor incalculável para a cidade"

Para o prefeito Nestor Tissot, a viabilização do Parque das Orquídeas “é um patrimônio incalculável para a nossa cidade”. “Vamos deixar uma área legalizada e um patrimônio ambiental para a cidade. As novas gerações saberão dar um grande valor por essa negociação”, afirma o prefeito.
Além de poder ser uma área de lazer para os gramadenses, o Parque das Orquídeas deverá ser uma nova atração turística do município. “Com ele, abre-se a possibilidade de se criar um projeto turístico, sem agredir o meio ambiente”, destaca Nestor Tissot. Ele acrescenta, no entanto, que as visitas ao parque deverão ser limitadas e que haverá áreas de lazer, como pista de caminhadas e áreas contemplativas da paisagem.

Com nova área, Parque das Orquídeas toma forma

Com a aquisição de uma nova área, a Prefeitura de Gramado acaba de ampliar a área onde surgirá o Parque das Orquídeas. Já foi escriturada uma área de 12,7 mil metros quadrados que pertencia aos empreendedores do loteamento Vila Suíça, que se incorpora, agora, à área de 120,4 mil metros quadrados adquirida, em 2010, junto ao médico Ulrich Nelz. A área, no entanto, deverá ser ampliada para mais de 200 mil metros quadrados, já que uma nova negociação está em andamento.
“Trata-se da preservação de uma área histórica que servirá para as novas gerações”, destaca o prefeito Nestor Tissot (PP). “Ali, poderão ser feitos projetos de conscientização ambiental, além de oportunizar que a comunidade possa apreciar toda a flora e fauna que existe na área central da cidade”, complementa Nestor.

sábado, 12 de abril de 2014

Dividido, Drumm ainda não decidiu se será candidato

Dono de uma votação de mais de 24 mil votos, em 2010, o gramadense Jorge Drumm (PSDB) ainda não sabe se será candidato a deputado estadual neste ano, em função de suas atividades empresariais. A favor da candidatura está o bom desempenho na última eleição, que o colocou na condição de segundo suplente da bancada tucana, e o trabalho permanente de atenção às bases eleitorais. Contra, pesa o fato do PSDB não ter candidato a governador para puxar a votação dos candidatos na eleição proporcional.
Caso confirme a candidatura, Drumm enfrentará pelo menos dois outros candidatos na região. Nova Petrópolis já lançou as candidaturas de Elton Weber (PSB) e Kátia Zummach (PTB).

Segunda Vara Judicial de Canela terá juíza em maio

Além da posse do juiz Vancarlo Anacleto, no final deste mês, a Comarca de Canela vai abrir oficialmente 2ª Vara Judicial até o final de maio. A juíza designada é Fabiana Pagel da Silva, que atualmente comanda a comarca de Restinga Seca.
Com os novos juízes, os processos começarão a ser destravados. Canela é a comarca de primeira entrância do Rio Grande do Sul com o maior número de processos. Ao todo, são 18 mil.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Canela: novo juiz, Vancarlo Anacleto, assume dia 30

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul anunciou, nesta semana, que o juiz Vancarlo Anacleto assumirá oficialmente  a comarca de Canela no dia 30 de abril. Anacleto substituirá Franklin Oliveira, que assumiu a comarca de Nova Petrópolis.
Vancarlo Anacleto era juiz em Igrejinha, onde atuou durante 12 anos. Antes, comandou a comarca de Cerro Largo por três anos.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

GKappes já vendeu duas das três torres do Terraneo

A GKappes Incorporadora comemora o sucesso de vendas do Terraneo Village, no bairro Avenida Central. Duas das três torres do empreendimento foram comercializadas em menos de oito meses após o pré-lançamento. Ainda neste ano, a incorporadora lançará a terceira torre, que já possui unidades reservadas.
O Terraneo Village é um empreendimento que oferece apartamentos com duas suítes ou um dormitório.

Câmara aprova projeto que altera plano de carreira

Em sessão extraordinária,  quinta-feira (10), a Câmara de Vereadores aprovou o projeto que altera o plano de carreira e a estrutura administrativa do  Executivo. O projeto estabelece regime especial de trabalho por tempo integral, altera as gratificações a título remuneratório, além de criar cargos de servidores efetivos e comissionados.
O projeto aprovado reestrutura a Secretaria da Fazenda, criando um setor específico para as Execuções Fiscais e Protestos de Certidões de Dívida Ativa.

Serra Grande: sem asfalto, sem creche e com dúvida

Leitora reclama que não há nenhuma rua da Serra Grande dentro da verba de mais de R$ 18 milhões que virá do governo federal para o asfaltamento em Gramado. Ela acredita que a localidade esteja em segundo plano para a administração municipal, relatando que a creche da localidade deve fechar por falta de acerto na renovação do aluguel do atual prédio. "Agora, querem transformar nossa escola em rural, ou seja, é um retrocesso, já que não chega a 15% o envolvimento dessas crianças na agricultura", comenta a leitora, lembrando que o primeiro vizinho do estabelecimento escolar já contribui com o IPTU. Ou seja, um simples detalhe faz a escola estar em zona urbana e não na área rural...

Sônia acredita que haverá regularização a curto prazo

A secretária da Fazenda, Sônia Molon, acredita que, com a possibilidade de negativação do contribuinte nos órgãos de proteção ao crédito, haja uma atenção maior por parte dos inadimplentes na regularização das suas pendências, a curto prazo, enquanto no processo judicial o resultado pode levar anos. "Com todos contribuintes cumprindo com suas obrigações fiscais, o município terá mais capacidade de fazer investimentos em prol de toda a comunidade. Essa é a verdadeira justiça fiscal, onde todos contribuem e todos se beneficiam com o retorno desses recursos em bens e serviços", comenta Sônia.

Dívida de R$ 36 milhões e 6 mil ações de execução

A dívida ativa do município, que são os valores de todos os créditos vencidos e não pagos até 31 de dezembro de 2013, representam, hoje, mais de R$ 36 milhões. Nem todo esse valor é recuperável, pois existem muito "créditos podres", mas existem 6 mil ações de execução fiscal em andamento.
"Nos últimos anos, muitos acordos foram feitos, tivemos aprovação de leis de benefícios fiscais que concederam descontos na dívida e que possibilitaram diminuir a dívida ativa. Entretanto, a cada ano, novos valores ingressam na dívida, fazendo com que ela cresça em proporção maior do que se amortiza com os pagamentos", comenta a secretária da Fazenda, Sônia Molon.

Fazenda começa a protestar dívidas acima de R$ 5 mil

A partir de segunda-feira , dia 14, o município irá enviar as primeiras certidões de dívidas de contribuintes para o cartório de protestos de títulos. A medida é semelhante a de uma empresa privada que tenha créditos impagos, e somente foi possível depois da aprovação de uma lei municipal que autoriza essa medida mais efetiva de cobrança.
De acordo com a secretária da Fazenda, Sônia Molon, foram selecionadas  inicialmente dívidas mais antigas, que somam valores maiores do que R$ 5 mil. Na sequência, os demais créditos serão aos poucos enviados, objetivando medidas mais ágeis e eficientes para a arrecadação da dívida ativa.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

EGR vai bem nas roçadas. Já no recapeamento...

Justiça seja feita: a RS-115 e a RS-235 nunca estiveram tão bem roçadas, desde que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) assumiu a operação no início do ano. Mas é só! Tirando um recapeamento feito no bairro Carazal - e que foi devidamente elogiado por esta coluna, não foi feita qualquer obra de manutenção do pavimento. Além de alguns buracos e ondulações no asfalto (especialmente na RS-115), há falta de pintura nas rodovias, o que deverá ser mais sentido nas primeiras temporadas de chuvas da estação.
Por enquanto, a EGR pode ser chamada apenas de Empresa Gaúcha de Roçadas.

Manu quer saber por que posto da BM está fechado

A vereadora Manu Caliari (PRB) protocolou pedido na Câmara de Vereadores, segunda-feira (7), solicitando informações sobre o prazo para abertura do posto da Brigada Militar da Várzea Grande. “Faço esse pedido, pois recebemos inúmeras reivindicações da localidade, bem como sabemos que no prédio que está pronto para receber o efetivo foram investidos recursos públicos”, destacou Manu.

Rotativo: João pede relatório sobre aplicação de verba

Depois do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ter apontado irregularidades no contrato de concessão e o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) ter suspenso todas as multas emitidas, o estacionamento rotativo de Gramado é alvo de questionamento da oposição na Câmara de Vereadores. O vereador João Teixeira (PMDB) quer informações da Prefeitura sobre a aplicação da verba oriunda do estacionamento rotativo. O peemedebista solicita um relatório com planilhas detalhadas da aplicação das verbas desde a data de sua implantação.

Vereadores aprovam moção de apoio ao Chocofest

A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou, nesta semana, uma moção de apoio ao Chocofest, cuja direção reclamou da falta de apoio público para a realização do evento neste ano. A moção foi apresentada pelo vereador Evandro Moschem (PMDB), e busca manifestar o posicionamento da Câmara e de seus vereadores em relação à importância do evento para a cidade. “O Chocofest é um dos grandes eventos do Brasil, e nós, gramadenses, temos a honra de ter visto nascer aqui a capital nacional do chocolate, pelos fabricantes de fundo de quintal, pelas grandes empresas e pelo seu povo, que acolhe o turista que vem para Gramado, e pelo Chocofest”, disse Evandro.

Ator ganha indenização de editora de guia do Festival

Segundo informações do jornal O Globo, em sua edição desta quarta-feira, o ator Wagner Moura deverá receber uma indenização de R$ 20 mil da editora LTM e da Getty Images, que teriam cedido fotos suas para o guia usado no Festival de Cinema de Gramado. O guia era patrocinado por uma marca de cerveja, enquanto Wagner tinha contrato com uma marca de refrigerantes.
Segundo a publicação, a decisão foi tomada pela 44ª Vara Cível do Rio de Janeiro, e o ator ainda deve receber uma quantia equivalente aos seus contratos publicitários.

Parque recebeu 140 mil visitantes em cinco meses

Durante encontro com a imprensa para anunciar as novidades do Snowland, a direção do empreendimento informou que recebeu 140 mil visitantes nos primeiros cinco meses de funcionamento. Com o grande interesse que despertou em seus primeiros meses, o Snowland está adquirindo mais três mil botas e conjuntos completos para agilizar o fluxo de visitantes no parque.
Segundo pesquisa realizada pelos empreendedores, 51% do público é formado por gaúchos.

Snowland terá queda de neve, praça e motoneve

A queda de neve será uma das novas atrações do parque Snowland a partir do segundo semestre deste ano. O procedimento será possível através de tecnologia inédita no mundo, que está sendo desenvolvida exclusivamente para o parque.
Uma ampla praça lúdica será construída também na área de neve, com várias atrações e atividades para as famílias, como os carrinhos de choque no gelo e os escorregadores.
Até o início do Natal Luz, o Snowland também deverá contar com as motoneves, permitindo um passeio com extensão de 330 metros pela montanha nevada. "Estamos bem longe do que vamos entregar para o cliente no futuro", resumiu André Caliari, um dos sócios do empreendimento. "Queremos trazer para as pessoas que nos visitam uma experiência ainda maior", complementou.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Gramado é o terceiro destino preferido do Brasil

Gramado é o terceiro destino brasileiro preferido, de acordo com levantamento do influente portal TripAdvisor. O prêmio Traveler's Choice coloca São Paulo na primeira colocação, seguida de Rio de Janeiro e Gramado, segundo a avaliação dos usuários do TripAdvisor.
O top ten é completado por Salvador (BA), Florianópolis, (SC), Curitiba (PR),  Fortaleza (CE),  Natal (RN), Trancoso (BA) e Jericoacora (CE).

Malbec Restaurante traz Vítor Ramil para jantar show

O Malbec Restaurante vai antecipar as comemorações do “Dia Mundial do Malbec”, celebrado em 17 de abril, e trará para Gramado um dos mais brilhantes músicos gaúchos, o cantor, compositor e escritor Vitor Ramil. Um jantar show no dia 13 de abril vai marcar a data, misturando sucessos como "Estrela, Estrela" e "Joquim", com carré de cordeiro na brasa ao molho Malbec e mirtilo e risoto Milanese com crocante de hortelã. A Vinícola Alma Única vai oferecer uma degustação de vinhos, com destaque para o Malbec Reserva - 2011, sugestão da casa para acompanhar o jantar.
Os convites para o evento já estão à venda no Malbec Restaurante, com preços que variam entre R$ 90 e R$ 225 por pessoa.

Hotelaria gramadense oferece diárias competitivas

Quem procura ofertas de hotéis em portais como o Booking encontra excelentes opções em Gramado. Uma charmosa pousada, no bairro Planalto, oferece diária para duas pessoas por R$ 145, com direito a um lauto café da manhã. No mesmo bairro, um hotel com classificação 7,9 tem diárias duplas a partir de R$ 140, enquanto outro, com nota 8,7 ("fabuloso") oferece diárias por R$ 160, mesmo valor de um hotel com nota 8,8.
Os valores das diárias não são válidos para finais de semana, mas vamos combinar: quem quer vir curtir Gramado, em férias, pode se hospedar numa quarta ou quinta-feira. E a nossa hotelaria, como se vê pelas avaliações do Booking, possui excelente qualidade.

Empresária defende ampliação dos dias de Chocofest

A empresária Any Brocker Guimarães endossa a opinião do hoteleiro Ronald Spieker em relação ao Chocofest."Nós, da Brocker Turismo, que divulgamos e vendemos o produto Serra Gaúcha o ano todo junto às principais operadoras e agências de turismo do país,vemos que, a cada ano que passa, cresce o interesse pelo Chocofest como um produto de Gramado", afirma Any. Para a empresária, o evento tem que ser ampliado no número de dias "para termos movimento em período maior, assim como o Natal Luz". E finaliza: "Temos que melhorar os nossos eventos, achar soluções para o que não funciona, e não focar nos problemas apenas".

Seleção da Argélia trará 800 convidados para Gramado

Além de uma comitiva de 120 pessoas de Honduras, que ficarão durante uma semana para o jogo contra a França, dia 15 de junho, em Porto Alegre, Gramado receberá uma numerosa delegação da Argélia na Copa do Mundo.  Dos 2,1 mil argelinos que virão ao Brasil, 800 ficarão em Gramado, entre 19 e 23 de junho. São autoridades do governo que acompanharão a partida contra a Coreia do Sul, no dia 22, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Na semana passada, entre terça-feira e sábado, Vicent Delmas, representante da delegação argelina, vistoriou cerca de 20 hotéis na cidade e participou de um encontro com representantes do trade turístico. A intenção da Argélia é que seus convidados fiquem em hotéis de quatro e cinco estrelas.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Campestre, Tapera e Marcondes receberão asfalto

Os acessos às linhas Marcondes, Tapera e Campestre do Tigre serão asfaltados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC II), juntamente com a rua de acesso ao Vale dos Pinheiros, ruas da Vila Suíça, Loteamento Celita e uma rua do bairro Carazal. Os recursos também servirão para o recapeamento da rua São Pedro, conforme esta coluna já havia adiantado.
O contrato de financiamento, no valor de R$ 18,8 milhões, foi assinado, nesta segunda-feira, pelo prefeito Nestor Tissot (PP) e pelo superintendente regional da Caixa Federal, Ruben Valter Grams. O valor inclui uma contrapartida de R$ 925 mil da Prefeitura de Gramado.

Até 21 de abril, turistas podem usufruir do Chocobus

Até o dia 21 de abril, a Brocker Turismo disponibilizará aos turistas e visitantes o Chocobus, um ônibus tematizado de dois andares que passará pelos principais pontos turísticos de Gramado e Canela. Graças a essa parceria inédita com o Chocofest, o público poderá apreciar a beleza da serra gaúcha vista de cima, numa jornada com paradas garantidas na Vila de Páscoa e na fábrica de chocolates Lugano.
Para entrar no clima do Chocofest, o BusTour foi tematizado e recebeu nova identificação visual, além do motorista e da monitora, que aderiram à proposta lúdica e estão usando orelhinhas de coelho durante todo o período do evento.

Brigada monitora traficantes e motoristas no interior

Em uma noite da semana passada, um grupo de gramadenses reuniu-se para uma festa no interior do município. Vários carros foram até lá, mas um, em especial, chamou a atenção da Brigada Militar, que monitorava uma "boca de fumo". Sua indecisão na volta do jantar fez com que o motorista fosse abordado pelos policiais. Depois de vários minutos, conseguiu provar que apenas tinha ido à festa, o que não evitou que tivesse o carro apreendido e fosse multado, pois apresentava nível de álcool acima do permitido.

domingo, 6 de abril de 2014

Rua São Pedro será revitalizada com recursos do PAC

A Prefeitura de Gramado assina com a Caixa Econômica Federal, nesta segunda-feira (dia 7), um convênio para a realização de obras de asfaltamento. Serão R$ 17,5 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal que beneficiarão a revitalização da rua São Pedro e o asfaltamento de outras vias próximas ao centro da cidade.
A contrapartida do município será de apenas R$ 925 mil.

Jovem é preso em Canela com 51 pedras de crack

Um jovem de 22 anos foi preso na madrugada deste domingo com 51 pedras de crack no bairro São José, em Canela. Durante patrulhamento, policiais do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar avistaram o jovem em atitude suspeita, em frente à sua residência. Ao perceber a presença da viatura, Felipe Fontoura Duarte correu para dentro de casa, jogando 43 pedras de crack sobre um roupeiro. Em um bolso da calça, foram encontradas mais oito pedras da droga.
Segundo a Brigada Militar, Felipe possui diversas ocorrência por tráfico de drogas, além de homicídio, roubo, furto e receptação.

Homem é preso após atirar contra taxistas no centro

Uma discussão envolvendo a atividade de "táxis extras" acabou em tiro e confusão, sexta-feira (4), no centro de Gramado. Por volta das 15 horas, a Brigada Militar foi informada de que na rua Pedro Beneti, no ponto de táxi ao lado da Igreja Matriz, um homem teria realizado um disparo contra os taxistas e depois fugiu em uma caminhonete branca. Os policiais militares realizaram buscas e encontraram o veículo na rua Waldemar Frederico Weber, onde o acusado foi abordado. Ao vistoriarem o veículo, encontraram um revólver, calibre 38, com uma cápsula deflagrada.
Geraldo Desordi, de 44 anos, foi preso e encaminhado ao presídio de Canela.

Festival de Cinema deve homenagem a José Wilker

Vítima de infarto fulminante, morreu na madrugada de sábado, aos 67 anos, o ator e diretor José Wilker. Além de um artista conceituado por suas atuações na televisão, cinema e teatro, Wilker era, desde 2012, curador do Festival de Cinema de Gramado. Junto com os jornalistas Marcos Santuário e Rubens Ewald Filho, Wilker conseguiu resgatar parte da credibilidade do nosso festival, abalado com os escândalos de prestação de contas e a consequente falta de patrocinadores.
No mínimo, o Festival de Cinema deste ano deve uma grande homenagem a Zé Wilker.

Saída de Bruno é uma grande perda para o município

A partir de junho, a Prefeitura de Gramado deverá ter novo procurador. O atual, Bruno Irion Coletto, sairá para fazer doutorado em Ciências Políticas na The New School for Social Research, em Nova Iorque. A universidade é conhecida pela excelência de seus professores e alunos, e por lá passaram a filósofa Hanna Arendt e o ex-primeiro ministro de Israel, Shimon Peres.
A saída de Bruno será uma grande perda para a equipe do prefeito Nestor Tissot (PP). Apesar de ficar menos de um ano e meio no cargo, Bruno vem marcando sua atuação por conhecimento jurídico, bom senso e uma imensa capacidade de diálogo com lideranças de Gramado. Foi assim que conquistou o respeito do Ministério Público, onde ajustou pendências de anos anteriores e assinou outros Termos de Ajustes de Conduta (TACs)que evitaram ações judiciais.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Hotel utiliza passeio público como estacionamento

Leitor envia várias fotografias chamando a atenção para o uso do passeio público como estacionamento na avenida das Hortênsias, no bairro Planalto. Segundo ele, um hotel vem utilizando a área destinada a pedestres para estacionar veículos de seus clientes. "Liguei para Brigada Militar e nada podem fazer, pois quem cuida disso são os agentes de trânsito que, por sinal, não sei para o que realmente servem", desabafa o leitor.

Após morte de cão, presidente de sindicato se licencia

A repercussão nacional nas redes sociais da morte de um cachorro levou o presidente do Sindicato da Hotelaria, Bares e Restaurantes da Região das Hortênsias a pedir licença do cargo. Lineu Kern, de 68 anos, teria disparado dois tiros de espingarda contra um cachorro Galgo que teria invadido a sua propriedade, o Hotel Bangalôs da Serra. "A foto publicada corresponde a um animal que invadiu a área do hotel, matando outros animais em várias ocasiões e colocando em perigo a vida e a saúde de crianças filhos de hóspedes", justificou o empresário.
A foto do cachorro ferido chocou os usuários do Facebook, que compartilharam o material milhares de vezes, despertando o interesse de grandes jornais e portais brasileiros.
Após receber uma denúncia, a polícia esteve no hotel. O empresário foi encaminhado à delegacia, onde admitiu ter dado os tiros, mas disse que não tinha a intenção de matar. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso.

Rede de água beneficia 350 famílias na Linha Araripe

Depois de uma longa e angustiante espera de vários anos, será oficialmente inaugurada, no fim da tarde de segunda-feira (7), a rede de abastecimento de água implantada na Linha Araripe, através de uma parceria entre Prefeitura e Corsan. Foram mais 7,5 quilômetros de encanamento subterrâneo implantado na localidade, beneficiando cerca de 350 famílias.

Hoteleiro diz que Chocofest alavanca finais de semana

O empresário Ronaldo Spieker, da rede Laghetto de Hotéis, discorda de sua colega Telma Renner em relação à realização do Chocofest. Segundo Spieker, o único período de alta temporada do Chocofest é o feriadão de Páscoa. "Os outros finais de semana são de alta devido a Chocofest", afirma o empresário. "Acredito que, no futuro, se bem trabalhado, o evento poderá se tornar um segundo Natal Luz, ampliando o período do evento ano a ano", complementa Ronaldo Spieker.

Além da Caixa, Itaú e Santander maltratam clientes

No mês passado, a coluna relatou a demora no atendimento dos caixas da agência da Caixa em Gramado, que em determinados períodos ultrapassam uma hora de espera. O mau atendimento não é privilégio da Caixa, que recentemente incorporou a folha de pagamento da Prefeitura para piorar. Bancos privados, como o Itaú, passaram boa parte da semana atendendo seus clientes com apenas um caixa aberto. A desculpa de que um segundo caixa está fazendo "serviço interno" é recorrente, mesmo que o horário de atendimento ao público seja de apenas cinco horas.
No caso do Itaú, que no segundo semestre irá ocupar uma área mais ampla (na avenida das Hortênsias), recomenda-se a contratação de novos funcionários e a instalação de bancos para todos os seus clientes.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Pavilhões do Expo serão recuperados até o fim do ano

Interditados desde o final de agosto de 2013, em virtude de acúmulo de neve, os pavilhões 1 e 2 do Centro de Eventos ExpoGramado deverão estar recuperados até o final do ano. A previsão é do presidente da GramadoTur, João Pedro Till, ao informar que o desmonte da parte sinistrada no pavilhão 1 deverá iniciar na próxima semana.
Segundo João Pedro Till, a GramadoTur está contratando uma empresa especializada para fazer o projeto executivo de recuperação e reforço dos pavilhões 1, 2 e 3.  Depois que o projeto estiver concluído, será feita a licitação para as obras de recuperação dos três pavilhões.

Uma curva perigosa na rua João Alfredo Schneider

Observação de leitor: a rua João Alfredo Schneider, em frente ao Hotel Alpestre, é a principal ligação com o bairro Ipê. Logo após iniciar a subida, ela apresenta duas curvas acentuadas, fazendo um verdadeiro S. Ao natural, ali já é um trecho perigoso. Agora, com a realização de uma obra, o problema se agravou, pois muitos trabalhadores estacionam os carros bem em frente. Além de restringir a passagem de dois carros ao mesmo tempo, ocorre o risco de acidentes, pois o trecho é curto, muito curto.

Gramado já deveria ter pistas duplas em seus acessos

Se vivêssemos em um Estado desenvolvimentista, certamente os acessos a Gramado já teriam duas pistas. Como vivemos uma mediocridade constante nos governos estaduais, e a concessionária das rodovias limitou-se, nos últimos 16 anos, a conservar e não a ampliar os caminhos, temos que nos contentar com o que temos. Feito o desabafo, logo, logo teremos bons engarrafamentos por conta do feriadão de Páscoa e Tiradentes, que promete ser o melhor do ano, superando Natal e Ano Novo. Os turistas - mais uma vez, ficarão encantados com a cidade, sua habitual hospitalidade e com a qualidade dos serviços. Quem observar mais atentamente, no entanto, verá a olímpica diferença existente entre o que faz o município e o que faz o Estado. E a falta de pontos de ultrapassagem na RS-115 e na RS-235 são apenas detalhes da mediocridade estatal.
Se depender do Estado e de sua EGR, é possível que tenhamos pista dupla nos acessos a Gramado em 2034.

Sindicato apóia aporte de dinheiro público em evento

Em relação ao debate sobre o Chocofest, o Sindicato da Hotelaria, Bares e Restaurantes defende a realização do evento, ressaltando que ele traz para Gramado um bom número de turistas nos finais de semana que antecedem a Páscoa. Para Fernando Boscardin, vice-presidente do sindicato, o aporte de dinheiro público é importante para a realização do evento, desde que haja transparência na divulgação dos números e reciprocidade dos organizadores.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Taxa de serviço de 10% será debatida em seminário

O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Hoteleiros e Similares de Gramado está organizando o primeiro seminário da categoria que vai debater sobre a taxa de serviço de 10%. O evento acontece no dia 15 deste mês, a partir das 16 horas, no Centro de Eventos do Hotel Serra Azul. Como palestrantes e debatedores, já confirmaram presença o auditor fiscal Vanius Araújo Corte e o juiz da Vara do Trabalho de Gramado, Joe Ernando Deszuta.
O seminário, que é organizado pelo sindicato da categoria e tem o apoio do Hotel Serra Azul, é gratuito e destinado aos trabalhadores, empresários e comunidade em geral.

Carnavalescos protocolam prestação de contas de 2014

A Associação dos Blocos Carnavalescos de Gramado protocolou, na Prefeitura, na última sexta-feira (28), a prestação de contas referentes à 18º edição do Gramado Fantasia, realizada entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março.
Mesmo tendo, por lei, o prazo de 90 dias para entrega desse material, a entidade, presidida por Júlio César Corrêa, trabalhou intensamente para cumprir a missão assumida previamente ao evento, de entregar a prestação de contas até o final de março. “O objetivo assumido com os vereadores e com a comunidade gramadense, de uma prestação ágil e rápida, foi cumprido, conforme nossos anseios”, comentou Corrêa.

Dificuldade para separar lixo e usar sacola retornável

Da sabedoria de seus 90 anos, o leitor Manfredo Naschold não entende a dificuldade das pessoas em separar lixo seco e orgânico em Gramado."A mesma coisa acontece com as embalagens nos supermercados", compara. "Todas as vezes que vou ao super fico observando e nunca vi alguém usar uma sacola retornável. Tem os sacos de pano para vender nos supermercados, mas ninguém compra", complementa Manfredo.

Gilnei fala da possibilidade de Ramiro jogar na Europa

Entrevistado pelo portal Terra, que o classificou de "pai coruja", o ex-vereador Gilnei Benetti (PT) comentou a possibilidade do volante Ramiro jogar na Europa: "Nós sabemos que, depois da Libertadores, o Ramiro pode sair para atuar na Europa. Não sei se vou para o exterior morar com ele, mas, com certeza,  nos primeiros dias eu vou ficar com ele para dar uma força". "Mas antes, ele vai buscar a Libertadores, é um sonho da gente ver o Ramiro campeão da Libertadores com o Grêmio", revelou Gilnei, que está em Medelín para companhar a partida entre Grêmio e Nacional.
Gilnei é quem cuida dos negócios da carreira do volante gremista. Na entrevista, ele revelou que 50% do vínculo de Ramiro está com um grupo de empresários ligados à Kia Joorabchian, ex-parceiro do Corinthians, mas que 20% pertence à família do atleta.

Pós-aumento, Jaime foi o único a continuar na Câmara

Ao lembrar o aumento dos salários dos vereadores a partir da tual legislatura, segunda-feira, o prefeito Nestor Tissot (PP) despertou a curiosidade de vários (e) leitores, que querem saber quem foram os artífices. O aumento foi votado em 2010, e a favor, votaram Jaime Schamlöffel (PP), Felipe Altreiter (PP), José Branchini (PP), Erni Branchini (PSDB) e Sérgio Broilo (PMDB); contra o aumento, votaram Osmar Bertoluci (PMDB), Gilnei Benetti (PT) e Bira Oliveira (PP). Giovani Colorio (PP) não votou porque o presidente da Câmara só vota em casos de empate no plenário.
Resumo da ópera: dos que votaram o aumento, somente Jaime Schaumlöffel (PP) ocupa uma cadeira na Câmara. Ele foi o quinto suplente da coligação PP/PRB na eleição de 2012.

"A grande maioria do empresariado não quer mais"

Entre os empresários, boa parte se mostra contrário à realização do Chocofest em uma época de alta temporada. Poucos, no entanto, se manifestam publicamente. A empresária Telma Renner expôs a sua posição em entrevista ao jornalista Políbio Braga: "O feriado da Páscoa sempre foi para Gramado um feriado nobre, considerado de altíssima temporada. Portanto, é absolutamente desnecessário e inútil investir dinheiro do contribuinte para incrementar o movimento na cidade". Mais adiante, Telma Renner confirmou que "a grande maioria do empresariado não quer mais o Chocofest". E completou: "A prova disso é que nem os chocolateiros dão patrocínio".

Este poderá ser o último ano do Chocofest em Gramado

O Chocofest, que inicia nesta quinta-feira, poderá ser o último realizado em Gramado. Pelo Facebook, a empresária Marta Rossi - dona da empresa responsável pela realização do evento, queixou-se da falta de apoio: "não está sendo fácil produzir o Chocofest (...) com tantas limitações e obstáculos que o poder público e a GramadoTur estão nos impondo. Estamos sendo tratados como um incômodo para a cidade".
A Prefeitura está proibida de aplicar dinheiro público em eventos privados, mas a assessoria de imprensa informa que a "GramadoTur está repassando um valor significativo para o evento, dentro das possibilidades".

terça-feira, 1 de abril de 2014

Nova feira da Merkator, Radar acontecerá em outubro

A Merkator Feiras e Eventos acaba de lançar a Radar – Feira de Segurança, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Serra Park. Fabricantes e compradores de várias áreas de segurança estarão na feira, que busca auxiliar no desenvolvimento dos negócios em um mercado que tem um amplo crescimento, onde a tendência é de continuar com um ritmo cada vez mais forte. Segundo dados da  Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica e da Security Industry Association, somente o mercado de segurança eletrônica somou, em 2013, um montante de R$ 1,06 bi.

Servidor teria apresentado 264 atestados em 10 meses

Munido de documentos, o prefeito Nestor Tissot revelou, segunda-feira, que a indústria dos atestados é uma realidade no serviço público municipal. Segundo Nestor, um professor teria tirado 264 atestados em 10 meses, enquanto outro funcionário da Secretaria de Educação apresentou 259 justificativas médicas para não trabalhar.
Nestor Tissot citou, ainda, o número de atestados de uma auxiliar de enfermagem (140), de um jardineiro (84) e de uma assistente social (35), durante os últimos 10 meses. "Esse servidor eu tenho que pagar? É o dinheiro do povo que está sendo pago a esse vadio", complementou.

Nestor acusa presidente do sindicato de não trabalhar

Ao falar sobre a questão salarial do funcionalismo, o prefeito Nestor Tissot disse que a reforma administrativa permitiu aumentar o menor salário de R$ 600,00 para R$ 1.105,00. Ressaltou, ainda, que os servidores podem receber 5% a mais de aumento por merecimento e 10% a mais quando avançam na graduação escolar ou universitária.
Incomodado com as constantes manifestações dos funcionários públicos presentes na sessão de segunda-feira, Nestor disparou contra o presidente do sindicato, Nairton Laucksen: "O senhor não trabalha mesmo. O senhor fica tomando café o dia todo".

Prefeito questiona "aumento de 500%" dos vereadores

Ao ser questionado sobre a questão salarial do funcionalismo, o prefeito Nestor Tissot acabou provocando um mal-estar entre os vereadores. "O Legislativo aumentou 500% seus vencimentos. Tem que explicar para esse povo quanto custou a mais a folha de pagamento", cutucou Nestor.
O vereador João Teixeira disse que o aumento não havia sido aprovado por ele, e sim, pela legislatura anterior. "Azar o seu", respondeu o prefeito.

PMDB questiona aumento com terceirização do lixo

Durante a sessão de segunda-feira, o vereador João Teixeira (PMDB) questionou o aumento do serviço de coleta de lixo, que era de R$ 2,88 milhões em 2013 e passará para R$ 7,2 milhões em 2014. O prefeito Nestor Tissot rebateu, dizendo que o orçamento anterior não contava "com material de segurança, atestado médico, desgaste de caminhão, excesso de combustível e excesso de caminhões para recolher o lixo na alta temporada". "A coleta de lixo será de Primeiro Mundo", garantiu Nestor. "Estou tomando uma decisão histórica na cidade: mudar completamente a fotografia do recolhimento e do destino do lixo", finalizou o prefeito.

Presença de Nestor eleva a temperatura na Câmara

Foi tensa a reunião da Câmara de Vereadores de segunda-feira, quando o prefeito Nestor Tissot (PP) compareceu para falar de obras e serviços públicos. O plenário estava dividido entre funcionários municipais insatisfeitos e ocupantes de cargos de confiança, convocados à última hora. O clima tenso obrigou o presidente da Câmara, Jaime Schaumlöffel (PP), a alertar que a sessão poderia ser suspensa a qualquer momento, se o plenário não se mantivesse em silêncio.
Quando respondeu às perguntas dos vereadores da oposição, Nestor alfinetou os peemedebistas, dizendo que eles também eram responsáveis pela situação do "lixão", já que o partido governou a cidade durante três mandatos. Ao falar sobre o aumento de 7% para o funcionalismo, Nestor comparou com prefeituras administradas pelo PMDB, como Campo Bom e Dois Irmãos, que concederam reajuste menor.

Páscoa terá programação inédita em Nova Petrópolis

A comemoração da Páscoa, em Nova Petrópolis, oferece diversas atrações entre 10 a 20 de abril. A edição deste ano será marcada por uma decoração exclusiva feita pelo artista Júlio Freitas, composta por diversos coelhos gigantes, espalhados ao longo de alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Buscando encantar turistas e visitantes, segundo o secretário de Turismo, Daniel Camargo, será “algo nunca visto ou feito em Nova Petrópolis”.
Cabe destacar as oito apresentações da Cia.Teatro Novo, de Ronald Raade: “O Coelho que não acreditava na Páscoa e o vilão Raposão”. O espetáculo mostra a tristeza de um velho coelho ao perceber que a humanidade esqueceu os valores da celebração da Páscoa e, como se não bastasse, com a presença do vilão Raposão.  E, no sábado, dia 19 de abril, às 20h, ocorre na rua Coberta o famoso espetáculo musical “Os Saltimbancos”, inspirado no clássico conto “Os Músicos de Bremen” dos Irmãos Grimm.

9ª edição do Gramado Casa Show começa no dia 30

Passada a programação de Páscoa, Gramado oferece outra atração para os visitantes. É a 9ª edição do Gramado Casa Show, que ocorre de 30 de abril a 25 de maio, na rua Coberta. A mostra, que está entre as mais importantes do Rio Grande do Sul na área de móveis e decoração, reunirá nove expositores, que em seus espaços personalizados pretendem mostrar a evolução do conceito de “Móvel de Gramado”. Remover a ideia de móvel pesado e feito de forma artesanal, e mostrar um móvel bonito, funcional e com design e tecnologia de produção avançados é o principal objetivo do evento.