.

REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 31 de julho de 2012

McDonald's gramadense terá Harry Potter como tema

Quem passa pela avenida Borges de Medeiros observa as janelas tortas do prédio que está sendo construído para abrigar uma loja da McDonald's, nas proximidades com a rua Mário Bertolucci. Tem tudo a ver com Hogwarts, a escola do bruxo Harry Potter, que será tema da loja gramadense. Há quem diga que a famosa cerveja amanteigada estará no cardápio de Ronald McDonald.

Depois das férias de julho, cidade volta à normalidade

Foi visível, na manhã de segunda-feira, que a cidade já estava mais tranquila, por conta do fim das férias escolares de inverno. Embora haja ainda um movimento de turistas, tudo está dentro do normal. Agora teremos ainda a agitação do Festival do Cinema, de 10 a 18 de agosto, e depois os feriadões de 7 de setembro e 12 de outubro. Ao findar um dos meses mais fracos do ano (outubro), teremos dois meses de Natal Luz, que transforma a cidade em clima de feriadão todos os dias. Especialmente se não for solucionado o problema dos ônibus de excursão, que já perdura há mais de uma década.

Orquestra Sinfônica de Gramado já ensaia para o Natal

A recém criada Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) será um dos destaques do Natal Luz, que neste ano começará no dia 1° de novembro e seguirá até 13 de janeiro de 2013. A orquestra é formada por 29 músicos, e também estão sendo contratados alguns instrumentistas extras para concertos. Ao todo, dez violinistas, quatro violas, quatro violoncelos, dois contrabaixos, dois trombones, dois trompetes, dois saxofones, um clarinete, um oboé, uma flauta, uma bateria e um tímpano.
Os ensaios, conduzidos pelo maestro titular Bernardo Grings, acontecem aos sábados e, eventualmente, aos domingos, pela manhã, no Centro de Cultura de Gramado.

Som de propaganda eleitoral: leitor lembra Austrália

Leitor foi, sábado, à renomada feijoada do Hotel Rita Höppner. Depois, quando pensava em descansar, foi desestimulado pela passagem de um carro de som de um candidato a vereador. Lembrou, então, de seu sobrinho, que mora em uma cidade do interior da Austrália, onde os cães devem ser adestrados para não latirem. Por aqui, alguns candidatos poderiam ser adestrados com a leitura. Já que no futuro poderão criar leis, deveriam ao menos conhecer melhor o Código de Posturas e os dispositivos sobre o silêncio.

Terceira Idade aproveitou promoção de medicamento

O evento para a Terceira Idade dos últimos dias na cidade fez a alegria de muita gente. Principalmente das farmácias, que têm neste público o seu principal mercado. Um amigo da coluna foi testemunha de senhoras de outros Estados que invadiram uma farmácia para aproveitar a promoção de um medicamento.

Senac investirá também em cursos de chocolataria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) inaugura, dia 7, uma unidade no Centro de Eventos da Faurgs. A unidade atenderá seis municípios da região e seus cursos estarão focados na qualificação de pessoal para atuar no comércio, hotéis, restaurantes e fábricas de chocolate.
Os cursos de chocolataria, aliás, serão o principal diferencial da escola gramadense, que abordará formas de trabalhar receitas diferenciadas com o chocolate. As práticas estão sendo elaboradas e devem entrar no calendário da escola até o final de ano.

Queda de postes causa falta de luz e congestionamento

A queda de árvores sobre a rede elétrica da avenida das Hortênsias, próximo da divisa entre Gramado e Canela, deixou um saldo de congestionamento no trânsito e falta de energia elétrica. O acidente foi provocado pelos fortes ventos da manhã, e acabaram ocasionando a queda de cinco postes sobre a pista da estrada, no sentido Canela/Gramado. Com isso, os carros só podiam trafegar em meia pista, o que acabou ocasionando lentidão no trânsito de veículos.
Em Canela, houve registros de falta de luz durante o fim da manhã e o início da tarde. (Foto de Camila Herrmann, via Instagram)

Famastil e UCS fazem parceria para realizarem cursos

O Núcleo Universitário da UCS, em Canela, e a empresa Famastil Taurus, de Gramado, celebram parceria nesta quarta-feira. O acordo possibilitará a realização de cursos de Educação Corporativa da empresa, com a participação de docentes da Universidade.
Os cursos na área de gestão serão realizados nas dependências da unidade universitária e serão ministrados de agosto a dezembro deste ano. Segundo a diretora do Núcleo, professora Ana Lídia Weber Bisol, neste primeiro momento, a capacitação será ministrada por profissionais da Famastil Taurus. Em seguida, os docentes da UCS iniciarão seus trabalhos junto aos gestores da empresa gramadense.

Barulho de telhas soltas incomoda vizinhos do Expo

O incêndio criminoso ocorrido no dia 24 de junho deste ano, no ExpoGramado, continua provocando dissabores. Além de lamentarem a perda de boa parte da decoração do Natal Luz, os vizinhos se queixam do barulho das telhas soltas batendo durante a noite, especialmente na última semana, quando os ventos têm sido mais constantes.
A propósito: quando a Prefeitura irá retomar as obras de construção daquele pavilhão?

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Eleitor pede 60 sacos de cimento em troca de votos

Um dos mais jovens e articulados candidatos a vereador decidiu fazer campanha no final de semana em um dos bairros mais populosos da cidade. Foi passando de casa em casa, apresentando suas propostas. Até que chegou em uma residência em que havia muita gente. Portanto, um bom número de votos. Foi quando ouviu o pedido mais descarado até agora: "olha aqui seu moço, o senhor nos consegue 60 sacos de cimento (mais ou menos R$ 1.500) e todo mundo vota no senhor aqui". Educamente, o candidato recusou a oferta. Ou seja, muitas vezes, é o eleitor mesmo que busca a corrupção.

Depois de um ano, caso Natal Luz pode ter novidades

Neste domingo, completou um ano da denúncia feita pelo Ministério Público contra os ex-organizadores do Natal Luz, que indiciou, inicialmente, 34 pessoas na esfera penal.
Nos próximos dias, poderão surgir novidades em relação ao caso.

Hotéis e restaurantes comemoram o mês de julho

Hotéis e restaurantes estão comemorando a boa ocupação registrada em julho em Gramado. Grandes hotéis devem fechar o mês com ocupação acima de 90%, enquanto os donos de restaurantes ouvidos pelo colunista falam em um crescimento de 10% em relação ao mesmo mês de 2011.
No comparativo com igual período do ano passado, julho foi um mês espetacular para o turismo gramadense, enquanto junho foi muito bom.

Pousadas recebem certificação de sustentabilidade

Os proprietários das pousadas canelenses Blumenberg, Encantos da Terra e Spa Don Ramon irão receber, nesta semana, certificação que engloba as ISOs 9001, 14.001 e 18.00, tratando de sustentabilidade e aliando atividades em prol do meio ambiente, qualidade de gestão e atividades sócioculturais.
As pousadas receberão os certificados depois de cinco anos trabalhando e adequando seus empreendimentos. “Este diferencial favoreceu que os três estabelecimentos fossem selecionadas pela Fifa para receber turistas durante a Copa”, ressalta a gestora do projeto Sebrae 2014, Amanda Paim.

Serra Grande: Polícia investiga tentativa de homicídio

A Polícia Civil investiga uma tentativa de homicídio ocorrida no dia 20 de julho na Serra Grande. Um homem foi baleado no abdômen, quando caminhava rumo ao seu trabalho, no início da manhã. Dois homens teriam armado uma emboscada, esperando a vítima escondidos em um matagal. Desde então, ele encontra-se internado no Hospital São Miguel.
O delegado Gustavo Barcellos já tem os nomes dos suspeitos. A hipótese mais provável para o crime é uma suposta vingança.

BM prende homem que ateou fogo na própria casa

A Brigada Militar prendeu em flagrante um homem de 38 anos que teria colocado fogo na própria casa, domingo, na rua Serafim Benetti, no bairro Floresta. O incêndio conseguiu ser debelado pelo Corpo de Bombeiros, mas vizinhos denunciaram o proprietário da casa, que teria aberto os queimadores do fogão, depois de discutir com a esposa. Ao perceber que as chamas se espalharam, o homem ainda tentou retirar objetos da casa, mas não conseguiu. 
A residência ficou totalmente destruída e as casas ao lado também ficaram chamuscadas.

Fernando e Sorocaba farão show durante o Festival

Está no site da Prefeitura de Gramado: a Green Valley será a festa oficial do Festival de Cinema de 2012. Serão dois eventos, um no dia 17 e outro no dia 18, ocupando a área do centro de feiras ExpoGramado. Na primeira noite, a atração será a dupla Fernando e Sorocaba, que faz parte do chamado "sertanejo universitário", usado para diferenciar uma dupla em relação ao "sertanejo EJA".

Vereadores retornam sem proposições em pauta

Os vereadores gramadenses retomam nesta segunda-feira, a partir das 19h30min, as sessões ordinárias, depois do recesso de inverno. Não há proposições a serem analisadas na ordem do dia.
As sessões, em virtude da Lei Eleitoral, não estão sendo transmitidas pelo site da Câmara nem pela rádio Excelsior.

Homenagem a Jabor e ao filme vencedor de 1973

No ano em que comemora 40 anos, o Festival de Cinema de Gramado exibe o primeiro filme premiado na história do evento. Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor, ganha exibição na sexta-feira, dia 17 de agosto, no Palácio dos Festivais. Na mesma noite, Jabor recebe o troféu Eduardo Abelin, uma das quatro homenagens que o festival entrega nesta edição.

domingo, 29 de julho de 2012

Discrição pode ser uma boa estratégia de campanha

Em vez de carros adesivados ou com poderosas caixas de sons, há candidatos que preferem a discrição como forma de despistar os concorrentes. Enquanto caminhava, sábado, próximo à Barragem dos Pinheiros, o colunista encontrou uma liderança importante, que conduzia seu candidato a vereador em um veículo sem qualquer propaganda política. Tipo político mineiro.

Candidatos precisam ter habilidade com os cães

Nesta campanha eleitoral os candidatos estão enfrentando um novo desafio, pois aumentaram muito nos últimos quatro anos as grades e cercas de segurança, especialmente nos bairros. Um grande desafio é passar pelo cães de segurança para conseguir pedir voto. Então o recurso é encher os bolsos de biscoitos pra cachorro e ir agradando o melhor amigo do homem até que surja a oportunidade de buscar o voto.

Carros de som incomodaram no final de semana

Este domingo foi um típico dia do nosso inverno: chuva e frio convidaram para que a permanência na cama se estendesse um pouco mais. Ainda mais com tantas atrações nos Jogos Olímpicos, incluindo o jogo da seleção de futebol, que venceu Belarus por 3x1. Esqueceram de avisar os candidatos, que invadiram os bairros com seus carros de som, uma verdadeira praga. E o pior: quase sempre são candidatos desconhecidos naquele local, o que faz aumentar a repulsa. Quando vão se dar conta que é gol contra toda essa barulheira?

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Pede o voto, mas tem que ouvir pregação religiosa

O início da campanha eleitoral nos oferece muitas curiosidades. Como a de um candidato a vereador, que ao visitar uma residência, no bairro Floresta, sexta-feira, foi recebido com muita atenção pelos donos da casa, que ouviram o apelo político. Mas, como bons religiosos, depois pediram o mesmo tempo para uma pregação, que o candidato e o seu assessor pacientemente ouviram.

Ingresso para o show de Fábio Júnior custa R$ 150

O cantor Fábio Júnior será a atração de abertura da Conferência Internacional sobre o Idoso, domingo, a partir das 16 horas, no Serra Park. Os ingressos para o show custam R$ 150, mas os participantes da conferência podem usufruir de descontos, já que a inscrição de idosos (acima de 60 anos) custa R$ 70, enquanto os seus acompanhantes pagam R$ 120.
O evento encerra na terça-feira, dia 31, e contará, também, com as apresentações do bailarino Carlinhos de Jesus e do padre pop star Antônio Maria.

Nelso Tomazeli, uma das raras unanimidades por aqui

Desde 1954, ano da emancipação de Gramado, unanimidade é uma coisa difícil por aqui. Uma delas atende pelo nome de Nelso Tomazeli, médico pediatra. Depois que a coluna comentou a matéria com ele na Revista das Hortênsias, não pararam os comentários de elogio, agradecimento e gratidão. Uma gramadense, que hoje reside em São Paulo, comentou que veio para cá para ter o seu filho, só para ter o acompanhamento do dr. Nelso. "Melhor pediatra que conheci", "alguém que ama sua profissão", "obrigado por ter esse dom", "exemplo como profissional e pessoa", "admirável" e "excepcional", foram alguns dos elogios publicados no Facebook.

Portugália abre restaurante português em Porto Alegre

As melhores tradições da cozinha portuguesa, que são oferecidas pelo Restaurante Portugália, em Gramado, agora também podem ser conhecidas pelos porto-alegrenses, com a inauguração do Antônio Maria, na rua Joaquim Caetano da Silva, 55, bairro Moinhos de Vento. A casa fica no local onde por muito tempo funcionou um restaurante da Sociedade Suíça.
É curioso notar que enquanto muitas empresas da Capital buscam Gramado e Canela para investimentos, empreendedores daqui também visam o grande mercado de Porto Alegre, como o Portugália.

Zoo recebe certificado internacional do TripAdvisor

O carinho em bem receber rendeu ao Gramadozoo um reconhecimento internacional. O parque de Gramado foi o vencedor do certificado de excelência 2012 do TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. De acordo com as avaliações dos viajantes no TripAdvisor, o zoo manteve uma classificação geral mínima de quatro estrelas dentro das cinco possíveis.

Bar do Gelo é atração da temporada em Bariloche

Uma das atrações desta temporada de inverno em Bariloche, na Argentina, é o Bar do Gelo, em uma área de 90 metros quadrados, o que o coloca como o maior da América Latina. Tudo internamente é feito de gelo, desde as paredes, sofás e pilares, até as esculturas. Para suportar uma temperatura que oscila entre menos 5 graus e menos 8 graus, o visitante é obrigado a usar uma capa térmica especial. A bebida é servida em um copo de gelo mesmo.
O Bar do Gelo existe em várias partes do mundo, e sempre desperta a curiosidade de turistas. Não deve demorar para chegar a Gramado, onde, a partir do segundo semestre de 2013, teremos neve o ano inteiro, com a abertura do parque Snowland.

Veículo com adesivos da Frente Popular é pichado

Vândalos picharam toda a parte traseira de um carro com adesivos da Frente Popular (PT, PDT, PSB, PCdo B) na manhã desta sexta-feira. O veículo Corsa estava estacionado na avenida Borges de Medeiros, próximo à Estação Rodoviária.
Para a coordenadora operacional da campanha da Frente Popular, Maria Gorete Rodrigues da Silva, o ato de vandalismo fere os princípios democráticos e da livre expressão. Gorete destaca que as diferentes opiniões devem ser respeitadas no processo eleitoral. “Democracia envolve diálogo e a livre expressão precisa ser respeitada. Só temos a lamentar o episódio, que mostra que é necessário amadurecer”, lamenta a coordenadora.

Novos eleitores desafiam campanhas dos candidatos

Um dos desafios enfrentados pelos candidatos na campanha eleitoral é o grande número de eleitores que vieram há pouco tempo para Gramado. Em apenas um dia de campanha, um candidato de chapa majoritária contou eleitores que vieram do Rio Grande do Norte, Pará, Rondônia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, "além daqueles tradicionais, como Paraná e Santa Catarina", completa.

Já tem candidato pedindo voto na casa de candidato

A campanha pode parecer meio morna, mas no corpo-a-corpo parece bem adiantada. Um candidato a vereador acordou cedo, no sábado passado, e foi percorrer um bairro pedindo voto e distribuindo santinhos, sem conhecer direito os moradores. Ao chegar no meio da manhã em uma casa, depois de pedir voto para uma mulher que o atendeu, viu quando o marido saiu da cozinha e veio ver o que acontecia. Era um candidato a vereador de uma coligação adversária.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Gramadense inicia participação no Estadual Sub-17

O Centro Esportivo Gramadense está entre as 16 principais equipes do Estado na categoria Juvenil. No dia 4 de agosto, a equipe de Gramado inicia sua participação na Primeira Divisão do Sub-17 estadual, enfrentando o time do Caxias, no campo do adversário.
O Gramadense está na chave A, que reúne o Internacional (Porto Alegre), São José (Porto Alegre), Juventude, Lajeadense, Internacional (Santa Maria), GAO (Osório) e Santa Cruz.

Mini Mundo ganhará miniatura do Museu do Ipiranga

O Mini Mundo terá uma nova atração: uma miniatura do Museu do Ipiranga.  A nova peça, com 120 metros quadrados, está recebendo os últimos ajustes, e será inaugurada de forma oficial no dia 13 de agosto.
O museu paulista é  responsável por um grande acervo de objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, especialmente aquelas que possuem alguma relação com a Independência do Brasil e o período histórico correspondente. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro de 1888 do artista Pedro Américo, "Independência ou Morte".

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O pediatra que realizou mais de 30 mil atendimentos

Ao receber um exemplar da Revista das Hortênsias, na tarde desta terça-feira, com a matéria especial sobre os seus 40 anos como médico-pediatra, Nelso Tomazeli ficou emocionado. Com mais de 30 mil atendimentos, ele é merecedor dessa homenagem, por tudo que já fez pelos jovens de zero aos 40 anos em nossa cidade e região. E não pensa em parar, confirmou ao repórter.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Gramadense Rasen fecha parceria com a Mr. Beer

A Mr. Beer, precursora e maior rede de franquias de cervejas especiais do país, completará três anos em agosto. Em comemoração ao seu aniversário, a empresa e a cervejaria Rasen Bier, de Gramado, acabam de firmar contrato de parceria. A novidade será o lançamento de uma edição exclusiva com linha de rótulos próprios produzidos pela cervejaria gaúcha. Serão quatro estilos: Pilsen, Weiss, Dunkel e Ambar Ale, que serão comercializados a partir do dia 30 de julho, em kits.
Com a parceria com a Mr. Beer, a cerveja gramadense estará em mais de 50 pontos de vendas do Brasil.

Patrocinadores não aparecem no site oficial do evento

Ao visitar o site do Festival de Cinema, um leitor atento da coluna estranhou que não estivessem lá as logomarcas dos patrocinadores e apoiadores já anunciados, como Oi, Kia e Ambev. Ali só consta como patrocinador e apoiador o governo do Estado com a Lei de Incentivo à Cultura.

Filme inédito de Fernando Meirelles abrirá o Festival

360, o novo longa-metragem de Fernando Meirelles, será exibido na sessão de abertura do Festival de Gramado no dia 10 de agosto. O filme estreia em todo Brasil no dia 17 de agosto. Será o terceiro país em que o longa será lançado, atrás apenas da França e Inglaterra.
Além do diretor Fernando Meirelles e dos atores brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré que virão a Gramado, o filme conta no elenco com Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Até o dia 15 de agosto, o Sierra Móveis realiza mais uma edição de sua campanha Off. São mais de 100 produtos de diversas coleções e objetos de decoração com descontos de até 40%.
* Após cinco anos atuando à frente da Cale Carnegie na Serra Gaúcha, Domi Müller está lançando o seu próprio programa de treinamento, para melhorar o desempenho das empresas através da capacitação de seus líderes.

Atenção! Tem candidato a vereador concorrendo a CC

O eleitor precisa ter muito cuidado na hora de escolher em quem votar nas eleições de 7 de outubro. Pode parecer um chavão, mas tem candidato a vereador que não concorre ao Legislativo, mas, sim, a um cargo em comissão (CC) no Executivo. Este tipo de candidato sabe que não se elegerá, mas busca fazer o maior número de votos para depois barganhar o tamanho do salário.

Chá verde chinês em xícara Romero Britto. Que tal?

Já está em funcionamento, no centro da cidade, a loja Flower Tea, que traz para Gramado um chá verde chinês, cujo bulbo desidratado tranforma-se em uma delicada flor e numa saborosa bebida. A empresa, uma iniciativa do gramadense Guillherme Sartori e de seu sócio, o trader Rafael Arruda, importa também uma diferenciada vidraria, apropriada para esse chá tão especial. Os empresários têm a exclusividade, em Gramado, das peças de Romero Britto, artista plástico pernambucano e ícone da cultura pop moderna.
A Flower Tea está situada na rua Garibaldi, 305, em frente à lotérica do Geninho.

Feira Feito em Gramado começa quinta no Serra Park

A terceira edição da feira Feito em Gramado inicia nesta quinta-feira, dia 25, no Serra Park. A feira - que tem entrada franca, vai até o dia 31, funcionando das 9 às 19 horas, e conta com exposição de móveis, malhas, chocolates e artesanato.
Neste ano, ela acontecerá paralelamente ao evento Convivência: Conferência Internacional sobre o Idoso - Feira de produtos, serviços, tecnologia e bem-estar, que ocorre entre os dias 29 e 31 de julho, e que tem como ponto alto o show de Fábio Júnior no próximo domingo.

Marco's abre novo restaurante em prédio sustentável

Depois de quase um ano de obras, o restaurante Marco's abriu em novo endereço em Gramado, na avenida das Hortênsias, 1.370. Com capacidade para atender 120 pessoas, a nova casa, além de oferecer ótimos pratos à base de peixes, é ecologicamente correta. Possui energia solar, telhado verde, sisternas que coletam água da chuva, madeira certificada e iluminação em leds.
O novo restaurante será comandado por Vinícius Costa, filho do fundador da casa, Marcos Costa, que até hoje faz questão de comprar peixes frescos dentro dos barcos dos pescadores de Rio Grande.

Já circula a nova edição da Revista das Hortênsias

A Revista das Hortênsias circula desde o final de semana em todas as bancas e postos de conveniência de Gramado e Canela, tendo como destaque na capa uma linda foto da nova loja do Chocolate Caracol e ao fundo a catedral de Canela.
Com três páginas emolduradas por fotos do projeto e do estágio atual das obras, a revista mostra o parque Snowland, maior empreendimento anunciado nos últimos anos no turismo regional. O Museu Brasileiro do Golfe, que surgirá em breve, também em Gramado, tem seus detalhes e fotos destacados na revista.
A edição também reconta a história de Calçados Rissi, uma empresa que ajudou a construir e projetar a Várzea Grande.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Gramado vai sediar escolha do Mister Brasil Universo

Gramado vai sediar a escolha do Mister Brasil Universo 2012, que acontece no dia 5 de agosto. Nesta segunda-feira, 23, o diretor do concurso, Bruno Job, divulgou a lista de 20 dos 26 finalistas ao título de homem mais bonito do Brasil. O vencedor vai representar o Brasil no Mister Universo 2012, que acontece em Lima, no Peru, de 24 a 28 de setembro.

Blogueiro invade quarto de hospital para 'entrevista'

Um suposto blogueiro invadiu, no final de semana, o quarto da Santa Casa de Bagé, onde está internado o ex-administrador judicial do Natal Luz, Ruben Francisco de Oliveira. Ele aproveitou-se da ausência temporária da sobrinha de Rubinho para dizer que estava lá para verificar se a sua internação não era uma encenação, e falando na CPI da Câmara de Vereadores de Gramado. Prontamente, o ex-administrador judicial fez correr o suposto blogueiro, ameaçando chamar a segurança da casa de saúde.
Rubinho está internado há mais de 40 dias, com graves problemas cardíacos e pulmonares. Apesar da gravidade do quadro, o ex-administrador ainda tem que suportar a falta de respeito e uma campanha difamatória raivosa sem precedentes, que tem por objetivo único confundir a opinião pública.

Empresa atrasou o repasse de ingressos do Natal Luz

Todos sabem que o Natal Luz esteve ameaçado de não ser realizado em 2011, em função das denúncias de irregularidades envolvendo o evento. Em tempo recorde, o administrador judicial Ruben Francisco de Oliveira e o Conselho Gestor conseguiram realizá-lo com sucesso, trazendo o maior público a Gramado em 26 anos de Natal Luz.
O administrador judicial e o Conselho Gestor enfrentaram inúmeras dificuldades, como a falta de recursos em meio à organização. A Ingressos.Com, apesar de ter iniciado a comercialização das entradas em agosto, só repassou os valores arrecadados no dia 23 de setembro, depois de intensas negociações.

domingo, 22 de julho de 2012

Sinalização é deficiente na região do Lago Negro

Leitores chamam a atenção para a má sinalização do Lago Negro. Melhorou um pouco neste ano, mas, agora, com a alta temporada de inverno, dá para perceber que é necessário também trabalhar a indicação da volta ao Centro. Com o trânsito circular em torno do lago, os visitantes acabam tomando o rumo da Tapera, entram no bairro Ipê e não conseguem sair, ou até acabam rumando para o bairro Três Pinheiros, quando o desejo é voltar ao centro. E a solução é barata. Falta boa vontade.

Os equívocos dos candidatos no início da campanha

Sabe aquele corredor que dispara nos primeiro quilômetro da maratona, esquecendo que a competição tem 42,1 quilômetros? Pois é, um candidato a vereador está nesta situação. Só dá ele em propaganda de automóveis, distribuição de santinhos e Facebook. Neste ritmo, dificilmente cruzará a linha de chegada no dia 7 de outubro.
Por falar em Facebook, tem candidato que acha que a rede social será a salvação da lavoura, mesmo que tenha entrado na rede na última hora. Quem não estava até junho, não deveria entrar, pois vai parecer oportunismo. Além disso, quem é habituè do Facebook já organiza boicote contra as campanhas eleitorais explícitas. E os oportunistas não cansam de cometer gafes, como um candidato a vereador que curtiu a mensagem de uma mulher que sugeria às amigas um vestido de rosas. Aliás, político em campanha adora curtir qualquer comentário imbecil, apenas para dizer que está conectado.

Até outubro, Linha Araripe deverá ter água potável

Uma antiga reivindicação dos moradores da Linha Araripe deverá ser atendida nos próximos três meses. A Prefeitura de Gramado, em conjunto com a Corsan, vai levar a rede de água potável até aquela localidade. A obra tem cerca de sete quilômetros de extensão.
Além do projeto da Linha Araripe, outras duas comunidades deverão ter água potável ainda este ano: Pedras Brancas e, posteriormente, a conclusão do sistema em Mato Queimado. As duas redes de água terão extensão total de 20 quilômetros.

Chocolate Gourmet será destaque no ChocoLatino

O vice-presidente de Chocolates da Abicab, Ubiracy Fonseca, vai ministrar a palestra “O potencial de mercado para o chocolate Gourmet”, no primeiro dia (29/8) do Congresso Latino-Americano do Chocolate – ChocoLatino, que acontece paralelamente com a segunda edição da Feira Brasileira do Mercado do Chocolate – Febrachoco, em Gramado. Segundo Fonseca, não há números específicos apurados para este segmento, mas é possível afirmar que tem crescido exponencialmente, alcançando quase 20% a cada ano.
Na ocasião, ele falará sobre a importância do chocolate, não só como produto industrial, mas o “chocolate arte”, com características gourmet – anteriormente chamado de artesanal”.

Quase 80% quer votar em novo candidato a vereador

Enquete feita pelo site mironneto.com mostra que 79,6% dos leitores pretendem votar em um novo candidato a vereador na eleição de 7 de outubro. Apenas 18,5% pretendem repetir o voto dado em 2008 e 1,9% não lembram em quem votaram nas últimas eleições municipais.

Diminuem os voos, aumenta o prejuízo em Bariloche

A coluna tem citado com frequência o problema por que passa o destino turístico de Bariloche, sempre como uma advertência a Gramado, Canela e toda a Serra Gaúcha. Desde 2008, Bariloche não consegue manter uma ocupação estável no fluxo de turistas. Primeiro foram os problemas com a gripe A. Depois as cinzas do vulcão, que encobriram a cidade. Pois, agora, em 2012, quando as perspectivas eram ótimas e houve o registro de grande queda de neve, a economia atropela os hermanos. De uma hora para outra, caiu para menos da metade o número de voos que vão de Porto Alegre a Buenos Aires e depois Bariloche. O fechamento da Pluna e o anúncio da Tam de que terá menor número de horários praticamente decreta um prejuízo de 50% no movimento daquela estação de inverno.

Alô, Anatel! Gramado pode servir de cidade piloto

Diante dos problemas ocorridos nos últimos dias entre a Anatel e as operadoras de telefonia celular e internet, um leitor sugere que se indique Gramado como cidade piloto para evidenciar todos os problemas. Além das dificuldades normais de se falar pelo celular, pela topografia da região, temos o agravante de receber milhares de visitantes todas semanas, o que eleva o índice de ocupação das torres de telefonia. E daí vem a internet que, historicamente, funciona mal na cidade.

Horizonte cinzento: começa temporada de queimadas

Gramadenses que aproveitam as férias de inverno para dar uma conferida em suas casas de praia vão notar que o maravilhoso horizonte da Serra Gaúcha está mais cinzento. São as queimadas de inverno para "limpar" o solo e dar espaço às pastagens da primavera, importantes para que o gado recupere o peso perdido no frio. A geada intensa do início de junho, com registro histórico de sete graus abaixo de zero, aniquilou com o capim, e o fogo queima com muita facilidade o que restou.

BM prende dupla suspeita de vários furtos em veículos

A Brigada Militar prendeu, sábado à tarde, dois homens em flagrante depois de um furto em veículo. A dupla de Sapucaia do Sul ainda é suspeita de participar de outros furtos nos últimos dois meses em Gramado, Canela e Nova Petrópolis.
Com o apoio do setor de inteligência, policias militares que realizam policiamento à paisana viram quando um Peugeot, com placas de Uruguaiana, encostou em um veículo Fiesta, estacionado próximo ao Lago Negro. Em questão de segundos, um deles saiu do carro, arrebentou a fechadura do porta-malas e furtou uma bolsa feminina, onde estavam máquina fotográfica, celulares, documentos e dinheiro. Rapidamente, uma viatura da BM cercou o veículo, prendendo os dois ocupantes, Alex Pingotti e Paulo Júnior da Silva. Eles possuem diversos antecedentes por furtos, sendo a maioria em veículos, roubo, receptação e posse de drogas.

Campanha: Caio diz que povo espera por mudanças

Cerca de 250 pessoas compareceram ao lançamento oficial da campanha de Caio Tomazeli e Sérgio Broilo, do PMDB, para a eleição de 7 de outubro. O jantar aconteceu na noite deste sábado, na Sociedade Reunidas, na Linha Marcondes. Falaram os candidatos a vereador, o presidente do partido, Flávio Martins, Sérgio e Caio. Tomazeli, focou suas críticas na atual administração municipal, destacando que o povo pede e espera por mudanças, e que o modelo do PMDB já foi aprovado em três governos de Nelson Dinnebier.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Até Porto Alegre terá bicicletário. E Gramado,quando?

Em toda a Europa, ter bicicletário virou item obrigatório para qualquer capital ou cidade turística. Em Paris, por exemplo, é possível locar uma bicicleta e passear por toda a cidade, durante um dia, por apenas 1,70 Euros. Agora, é a vez do Brasil. Até Porto Alegre, que possui os motoristas mais mal-educados do país, terá bicicletários. Um edital, assinado nesta semana, prevê que empresas concorram para, ainda este ano, construírem 30 bicicletários de locação de transporte em duas rodas. A intenção é de que o aluguel custe R$ 5 por dia e R$ 10 por mês.
Resta a pergunta, com uma ponta de esperança: quando os bicicletários se tornarão realidade em Gramado?

Leitor reclama dos serviços de internet na região

No momento em que algumas operadoras de telefonia celular estão proibidas de comercializar novos aparelhos, vale a pena, também, questionar o serviço 3G e demais fornecedores de internet em Gramado. Um leitor relata que tem contratado um serviço de 10 MB, mas que recebe apenas 250 KB, ou seja, 2,5% do que deveria ser. "A internet em nossa região está bem pior do que o trânsito", comenta ele, sugerindo que os candidatos na eleição de outubro assumam compromisso de cobrança em relação aos serviços de internet.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Festival: falta de pagamento poderá gerar boicote

É grande a revolta dos fornecedores do Festival de Cinema de 2011 que ainda não receberam a totalidade de seus pagamentos. Nos bastidores, há quem garanta que alguns atores, diretores e produtores - em solidariedade àqueles que não receberam, só virão a Gramado caso os pagamentos sejam regularizados antes do dia 10 de agosto, data marcada para o início do festival, que comemora 40 anos.
No paço municipal, não se nota qualquer semblante de preocupação.

A partir de terça-feira, qualidade terá comitê regional

Acontecerá na próxima terça-feira, às 19h30min, na ACI de Canela, o lançamento do Subcomitê de Qualidade de Canela e Gramado, tendo como coordenador o ex-vice-prefeito de Gramado Jorge Bertoluci. A promoção é do Comitê Regional de Qualidade de Nova Petrópolis. O programa é uma iniciativa da FIERGS, com mais de 20 anos de atividades no Estado.

Sem possibilidade de vacina fora dos grupos de risco

Durante o encontro com a imprensa, a secretária Ângela Soares abordou a questão levantada por leitores da coluna, de que a vacinação deveria ser estendida além dos grupos de risco, formado por crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas. Segundo a secretária, o grupo de risco foi definido pelo Ministério da Saúde, após análises de diversos casos registrados na pandemia de 2009, quando constatou-se que este grupo era o mais atingido.
Ângela rechaçou a possibilidade da secretaria comprar doses de vacina, afirmando que existem cotas nos laboratórios que já foram encaminhadas para Estados e municípios a fim de atender os grupos de risco.

Secretaria de Saúde garante: não há casos de gripe A

Os comentários nas redes sociais de que haveria casos de gripe A, em Gramado, especialmente nas redes sociais, levou a secretária Ângela Soares a reunir a imprensa nesta quinta-feira. Ela garante que não há nenhum caso no município, conforme relatórios regulares que recebe com o levantamento de dados sobre a H1N1. Conforme a 5° Coordenadoria de Saúde - com sede em Caxias do Sul,  existem oito casos positivos na região: dois casos em Caxias, dois em Farroupilha, dois em Guaporé, um em Nova Bassano e um em Nova Petrópolis.

Candidato promete construir fábrica de chocolates

Gramado continua inspirando o programa de boa parte dos candidatos a prefeito em várias cidades brasileiras. É o caso de Saulo Benevides, candidato do PMDB em Ribeirão Pires (SP). Enquanto visitava os quiosques gastronômicos da cidade, prometeu construir uma fábrica para produção própria de chocolate, se espelhando em Gramado. "Será um atrativo para visitação, como existe em Gramado", disse Benevides ao Diário do Grande ABC.
Em seu plano de governo, o candidato promete construir a cidade do Papai Noel, "como existe em Gramado".

Malharia Anselmi abrirá loja na Borges de Medeiros

Vai se chamar Ambicioni a loja que abrirá as portas em agosto, na esquina da avenida Borges de Medeiros com a rua Salgado Filho, que passa por reformas. O empreendimento é da Malharia Amselmi, de Farroupilha, e promete oferecer um produto diferenciado e de alta qualidade. A escolha da nova loja foi feita de forma cirúrgica pela família Baqui, dona do prédio. O objetivo é aproveitar o Festival do Cinema como mais um evento de glamour em Gramado.

PMDB lança candidatura de Caio na Linha Marcondes

O PMDB de Gramado fará o lançamento oficial da campanha neste sábado, a partir das 19 horas, na Sociedade Recreativa Cultural Reunidas, da Linha Marcondes. Na oportunidade, serão apresentados os candidatos a vereador e a chapa da majoritária formada por Caio Tomazeli e Sergio Broilo.
A decisão de lançar a candidatura em Linha Marcondes tem uma razão histórica, pois o PMDB sempre marcou suas vitórias, com Nelson Dinnebier, iniciando sua caminhada naquela localidade.
O lançamento da campanha servirá também para apresentar à comunidade o conceito estratégico da campanha de Caio e Sérgio, que terá como slogan "O jeito certo de mudar”.

Quais os projetos para desafogar o nosso trânsito?

Ao anunciar o asfaltamento da rua Miguel Tissot, o texto oficial do site da Prefeitura fala em "desafogar o trânsito de Gramado". Exagero. Desafogar, de verdade, só quando houver a ligação entre o bairro Três Pinheiros e a Avenida Central, na segunda etapa da Perimetral, esperando-se que não leve os 11 anos da primeira etapa. Agora, desafogar de verdade, verdade, só quando tivermos outra ligação entre as zonas sul e norte da cidade, que não seja a avenida Borges de Medeiros e a rua São Pedro.
Até o momento, não vimos nenhum político ou candidato com algum projeto nesse sentido. Como estamos em período eleitoral...

Caminho alternativo para a Várzea será asfaltado

A Prefeitura anuncia que deverá asfaltar a rua Miguel Tissot, criando uma ligação alternativa entre o bairro Três Pinheiros. A verba viria de uma emenda parlamentar do deputado Affonso Hamm (PP). Segundo a Secretaria de Governança e Desenvolvimento, seria uma alternativa para quem pretender utilizar a Rota Romântica, para se deslocar a Porto Alegre e Região Metropolitana, passando por Santa Maria do Herval.
Faltam poucos quilômetros de asfalto entre a Serra Grande e Santa Maria do Herval , o que faz com que os motoristas deixem de circular por ali. Quando tudo estiver asfaltado, será uma opção e tanto: serão 18 quilômetros a menos na ligação até Novo Hamburgo e nenhum pedágio pelo caminho.

As circunstâncias da morte do jovem caminhoneiro

Causou consternação a morte do jovem caminhoneiro gramadense Muriel Lorenzoni Bohn, 22 anos, ocorrida sábado, dia 14, após assalto no município de Patrocínio (MG). Muriel era muito querido por todos aqueles que o conheceram. Os familiares agradecem as manifestações de solidariedade e fazem alguns esclarecimentos sobre as circunstâncias da morte: 1 - Muriel foi socorrido pelo cunhado, que viajava junto em outro veículo, e não por populares, como foi veiculado; 2 - Depois da morte de Muriel, os bandidos fugiram para um cafezal e não pela BR365, disparando tiros para o alto para amedrontar; 3 - Os bandidos não trocaram tiros com a Polícia, já que a primeira viatura chegou depois que o jovem já estava no hospital; 4 - Outro caminhoneiro havia sido assaltado pouco antes do assassinato do Muriel; 5 - É comum esse tipo de assalto no Posto Doidão, localizado no quilômetro 479 da BR-365, conforme relato dos próprios funcionários.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Com fábrica e três lojas em Gramado, a Black Bull Couros se prepara para inaugurar mais uma loja, desta vez no coração de Canela.
* O Gramado Master Palace, que está funcionando com a metade de sua capacidade (100 apartamentos), abriu as portas neste mês de julho do seu centro de eventos, que conta com  estrutura para atender 200 pessoas em sete salas especialmente preparadas.
* Já a rede de hotéis Intercity abriu as portas, em 1º de julho, do Intercity Premium Salvador, na Bahia. Esta é a 19ª unidade da rede de hotelaria que tem no comando o gramadense Alexandre Gehlen.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

'Transformaram Gramado numa Disneylândia bávara'

O conhecido e respeitado colunista Paulo Gasparotto não poupou críticas a Gramado, depois de ter passado o final de semana por aqui. "O grande número de visitantes e seus carros ocupam todos os recantos da cidade e a falta de um plano de trânsito torna inviável, entre outros exemplos, visitar o Lago Negro", comentou. Mais adiante, o jornalista praticamente repetiu uma opinião desta coluna: "Defendo de forma convicta e absoluta o respeito aos índios e suas iniciativas, mas as vendas na margem do Lago Negro precisam ser ordenadas para não proporcionar um camelódromo naquela área nobre".
Depois de relatar a decepção com um simples raclete em um dos restaurantes mais cotados da cidade, Gasparotto disparou: "Transformaram Gramado numa Disneylândia bávara com vulgaridades e desconforto em quase todas as áreas".

terça-feira, 17 de julho de 2012

Canela: Polícia e BM fazem novas apreensões de drogas

Não passa uma semana sem que a Polícia Civil de Canela faça uma grande apreensão de cocaína e crack em Canela, mostrando que o vizinho município tornou-se um centro regional de distribuição. Na manhã de terça-feira, os policiais apreenderam meio quilo de cocaína e crack, no bairro Leodoro Azevedo.  A droga estava escondida dentro de pantufas  na casa de um homem de 30 anos, nas proximidades da rua João Simplício. 
Na mesma rua, aliás, a Brigada Militar já havia prendido em flagrante dois homens e uma mulher, na sexta-feira, por estarem vendendo crack. Com eles, foram encontradas 96 pedras da droga.

Quando as motocicletas prejudicam o estacionamento

A coluna tem reiterado a validade do estacionamento rotativo adotado em Gramado. Mas há um avanço que deve ser feito, porque os motoqueiros têm o hábito de estacionar entre dois carros, retirando muito do espaço para manobras dos automóveis. Quando não ocorre as batidas, amassando as motos. Ora, sabe-se que foram previstos espaços só para motos em todas as quadras, devendo ser respeitado o que foi reservado para os carros.

Entre os candidatos, Caio tem o maior patrimônio

Entre os três candidatos a prefeito de Gramado, Caio Tomazeli (PMDB) é o que possui o maior patrimônio declarado à Justiça Eleitoral, com um total de R$ 1.084,498,36. Já o candidato do PT, Gilnei Benetti, possui o menor patrimônio entre os três postulantes ao Executivo, com um total de R$ 541.205,78.

Patrimônio de Nestor cresceu 450% em quatro anos

De acordo com os documentos entregues à Justiça Eleitoral para as eleições deste ano, o candidato Nestor Tissot (PP) possui um patrimônio total de R$ 765.824,82. O valor representa um acréscimo de 450% em relação à declaração entregue em 2008, por ocasião da eleição do atual prefeito, quando o patrimônio era de R$ 138.993,56.
O maior valor declarado é de uma caderneta de poupança de R$ 400 mil.

Encontro da ABIH discute formas de financiamentos

A ABIH/RS (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul)  promove, na próxima quinta-feira, uma reunião-almoço no Varanda das Bromélias Boutique Hotel, tendo como painelistas três especialistas do sistema bancário. No encontro, serão apresentadas as formas de se chegar mais rápido aos recursos financeiros para o desenvolvimento dos destinos e dos empreendimentos turísticos, bem como os números da hotelaria e dos atrativos previstos para os principais destinos envolvidos com a recepção de turistas e com as atividades da Copa de 2014.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3227.4603.

Motorista fica ferido ao bater em poste na RS-235

Um acidente na RS-235, na altura do quilômetro 37, deixou uma pessoa ferida na manhã de terça-feira. Diego Cibils, de 34 anos, dirigia um Gol, com placas de Porto Alegre, no sentido Gramado/Canela, quando perdeu o controle do veículo e acabou batendo contra um poste em frente à Churrascaria Zelão. A pista estava molhada no momento do acidente, às 8h25min.
Diego - que estava sozinho, foi retirado do veículo pelos bombeiros e conduzido ao Hospital São Miguel com ferimentos leves.

Câmeras de vigilância estão inoperantes desde 2011

Interessante e preocupante a matéria publicada pelo Jornal de Gramado dessa terça-feira, mostrando que as câmeras de vigilância instaladas na área central em 2006 estão desativadas há mais de um ano. Segundo a reportagem, depois de 90 dias, a Secretaria Estadual de Segurança Pública autorizou o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) a retomar as negociações com a Prefeitura visando reativar o sistema de vigilância eletrônica no município.
Para chegar a um acordo, Prefeitura e Brigada Militar terão que definir as responsabilidades de cada instituição no vídeomonitoramento, o que pode atrasar ainda mais a reativação. Sabe-se, no entanto, que as câmeras estão sucateadas, e que o sistema custou mais de R$ 300 mil para ser implantado há seis anos.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Captação de alguns restaurantes pode ser mais criativa

Com a cidade tomada por visitantes de alto poder aquisitivo, destacam-se ainda mais alguns restaurantes que insistem em utilizar a técnica de colocar alguém em frente ao estabelecimento oferecendo cartões e folhetos sobre o restaurante ou loja. São os famosos "captadores". Via de regra, são homens mal vestidos, com expressões que não costumam agradar o turista mais refinado. Por que não ser criativo e colocar uma dupla de palhaços, alguém fazendo malabares ou mesmo tocando um instrumento musical? Um pouco de bom gosto nestes dias não faria mal a ninguém.

Com frio de 2,6 graus, temporada começa com força

Não há dúvida de que começou pra valer a alta temporada de inverno de Gramado. Nesta segunda-feira, a cidade estava lotada, com ruas engarrafadas e a famosa neblina, dando um verdadeiro ar europeu. Na madrugada, a temperatura chegou a 2,6 graus centígrados, mas durante a manhã os termômetros oscilaram entre cinco e sete graus.
Apesar do mau tempo, o que se viu foi muita gente comprando, comendo e bebendo. O estacionamento rotativo poucas vezes fez jus ao seu nome como nesta segunda-feira. já que os motoristas tinham que rodar várias vezes pelas quadras até achar uma vaga.

Hotel-boutique terá restaurante com sotaque francês

Gramado deverá contar com um hotel-boutique em moldes inéditos. O Modevie deverá ter somente 15 suítes e restaurante com menu especial assinado pelo chef francês Laurent Suandeau.
O empreendimento ficará em área nobre, próxima ao Lago Negro, e abrirá as portas ainda nesta temporada de inverno.

RBS mostra que é possível passar um dia com R$ 100

No domingo à noite, no Tele Domingo, a RBS propôs um desafio a uma repórter: passar um dia em Gramado com apenas R$ 100. Negociando aqui, pechinchando lá, a jornalista chegou ao seu objetivo e ainda restaram três moedas de R$ 1. Optou pelos passeios gratuitos - Lago Negro, rua Coberta e Borges de Medeiros, e encontrou um almoço com refrigerante a R$ 17. Foi ao Museu do Chocolate e comprou um de nossos produtos mais conhecidos. Ainda visitou o Mini Mundo, tomou um chocolate quente e comprou pequenas lembranças em uma loja de 1,99. Por fim, conseguiu um fondue para o jantar dentro de seu orçamento.

domingo, 15 de julho de 2012

O trabalho da Comissão de Licitação no Natal Luz 2012

Diego Daitx, da Comissão de Licitação da Prefeitura de Gramado, contesta a informação de que a edição de 2011 teria permitido a montagem de um software sobre os valores cobrados. "Nem o Conselho Gestor da edição passada, nem o município possui as informações da edição 2011 detalhadas. O que está ocorrendo, atualmente, é um estudo dos contratos passados (faltando muitos detalhamentos dos serviços executados, obrigações e valores), reunião das equipes que já trabalharam no evento e, aí, sim, a montagem de projetos e editais, algo totalmente novo".

Correção: administrador financeiro veio do município

A coluna errou no título de nota postada na quinta-feira, dia 12, quando constou que o administrador judicial havia sido nomeado pelo Executivo. Na verdade, o administrador financeiro do Natal Luz foi indicado pelo município, e o administrador judicial foi indicação do Ministério Público.

Responsabilidade não é só da administração municipal

É normal que num momento desses a gente se lembre imediatamente da omissão da Prefeitura. Afinal, a Cascata dos Narcisos está lá no meio da mata, longe do roteiro dos turistas e poucos vão conferir. Ao poder Executivo cabe responsabilidade por essa omissão histórica, mas há uma escola de Gramado que também prometeu contribuir com a preservação e até agora nada fez. Todos nós, gramadenses, temos uma parcela de responsabilidade pela omissão!

Ex-ponto turístico, Cascata dos Narcisos decepciona

Não chega a ser exatamente uma novidade, mas um gramadense que decidiu conferir como anda a recuperação da Cascata dos Narcisos, no bairro Piratini, neste final de semana, voltou decepcionado. O local continua sendo um depósito de sujeira, água poluída, mau cheiro e falta de degraus para descer até o local. Não bastasse tudo isso, houve disparos com armas de fogo contra a placa que sinaliza aquele "ponto turístico" gramadense. Lamentável, sob todos aspectos.
A Cascata dos Narcisos foi, nos anos 70 e 80, um dos principais pontos turísticos de Gramado.

Candidato a vereador do PP recebe reforço de Felipão

O jovem Rafael Adam, que concorre a uma cadeira no Legislativo, recebeu, nesta semana, um reforço considerável para sua campanha. O treinador Luiz Felipe Scolari, que venceu a Copa do Brasil com o Palmeiras e é lembrado pela grande mídia pelos dez anos da conquista da Copa do Japão/Coreia em 2002. Felipão autorizou o uso de sua imagem e voz para apoiar a campanha do jovem gramadense.
Vale lembrar que Felipão mantém apartamento em Gramado e costuma estar na cidade com frequência. Pouco antes da decisão da Copa do Brasil, circulava pela Feira do Colono, onde chegou a distribuir algumas camisetas do Palmeiras.

Assalto a Muriel foi cercado de cenas de violência

Muriel Lorenzoni Bohn foi socorrido por populares, levado ao Pronto Socorro de Patrocínio e transferido para a UTI da Santa Casa. Ele teve perda de massa encefálica e não resistiu aos ferimentos, morrendo  logo após ser atendido.
O assalto que vitimou Muriel foi cercado de cenas de violência. Depois de aterrorizarem no posto e matar o caminhoneiro, os bandidos fugiram na BR 365, sendo perseguidos por uma viatura da Polícia Militar, e trocaram tiros com os policiais (que seguiam para Santo Antônio do Quebranzol). Os bandidos conseguiram fugir pelo mato e até o final de manhã de domingo ainda não haviam sido localizados.

Motorista gramadense é morto em assalto em MG

O caminhoneiro gramadense Murial Lorenzoni Bohn, de 22 anos, foi morto, na noite deste sábado, durante assalto em um posto de combustíveis às margens da BR-365, em Patrocínio (MG).  Muriel se dirigia ao caminhão para buscar material para banho, quando foi surpreendido por dois bandidos armados e encapuzados. Eles anunciaram o assalto e o jovem motorista se assustou e tentou fugir, sendo atingido por um disparo na cabeça, segundo a Rede Hoje. Outro caminhoneiro viu o que aconteceu, foi em socorro a Muriel, que estava no chão, e também foi rendido pelos bandidos que colocaram a arma na sua cabeça, ameaçando-o de morte. Frios, os bandidos foram até um outro caminhoneiro, anunciaram  assalto e roubaram R$ 2.160 em dinheiro e um aparelho de telefone celular.
Muriel era filho do ex-vereador Olivir Pedro Bohn (Toco), do PMDB.

sábado, 14 de julho de 2012

Leitoras dizem que há casos de Gripe A em Gramado

Leitoras contestam a informação da Secretaria de Saúde de que não há nenhum caso de Gripe A em Gramado. "Só na minha família houve dois casos, um em junho e outro em julho", informa uma delas. "O que não existe em Gramado é o teste da vacina, mas existem aparelhos de raio X para comprovar que o pulmão está afetado pela gripe", complementa.
Outra leitora diz que existem dois casos nos bairros Moura e Dutra. "Acho um absurdo darem a vacina somente para crianças menores de dois anos, gestantes, idosos e doentes crônicos", comenta. "Quando vão entender que Gramado é uma cidade turística, vem gente de todos os cantos, e a vacina deveria ser para todos que trabalham com turismo", protesta a leitora.

Gramado ganha casa especializada em brigadeiro

Abriu em Gramado uma casa especializada em um dos mais populares doces brasileiros, o brigadeiro. A Vovó Brigadeiro Doceria Gourmet oferece mais de 30 possibilidades de sabores, que vão desde o tradicional "negrinho" até doces com licores, runs e especiarias indianas. Como acompanhamento, a casa sugere cafés da Nespresso ou chocolate quente.
A Vovó Brigadeiro fica no Centro Comercial Pedras Brancas, e funciona diariamente entre 10 e 12 horas, e das 13 às 18h30min.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Leitora questiona aprovação do projeto na Prefeitura

A propósito do paredão da Estação Gramado no lago Joaquina Rita Bier, uma leitora questiona: "Este projeto passou pela aprovação da Prefeitura? Afinal, todos os projetos que hoje são executados na cidade devem ser aprovados pela Prefeitura e pelo Comprug, até mesmo quando se trata de uma simples alteração de fachada".

Estação Gramado: de costas para o lago Joaquina Bier

Quem vai construir em um terreno que tenha uma grande paisagem, costuma pedir ao arquiteto que volte a maior parte das aberturas para a vista. Se possível, com uma bela sacada. Não foi o que aconteceu com o Estação Gramado, do Grupo RBS, cujos arquitetos projetaram os prédios de costas para o lago Joaquina Rita Bier. Quem passa pela rua Leopoldo Rosenfeld observa o paredão formado ao lado do lago e tem a impressão de que aquele projeto poderia ter sido feito em qualquer terreno, não precisando do belo visual daquela área pública. (Clique na imagem para ampliar)

Verde e amarelo são as cores da Frente Popular

As cores tradicionais do nosso país - o verde e o amarelo,  serão as oficiais para a campanha da Frente Popular, que tem Gilnei Benetti (PT) como candidato a prefeito e Sérgio Spannemberger (PDT) para vice. A campanha foi apresentada oficialmente na noite de quinta-feira, na nova sede, localizada na esquina da avenida das Hortênsias, em frente à Rádio Excelsior. Na oportunidade, falaram os candidatos a vereador e os coordenadores da campanha para a eleição de 7 de outubro próximo, além de Sérgio e Gilnei.

Há vacinas contra a Gripe A só para grupos de risco

Não existem casos de gripe A em Gramado, até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Nos postos de saúde da cidade ainda existem vacinas para os grupos de risco, que são crianças de seis meses e menores de dois anos, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas mediante atestado médico.
Apesar da prioridade, a maior parte dos 29 mortos pela gripe A no Rio Grande do Sul não pertencem aos grupos de risco, conforme informação da Secretaria Estadual de Saúde.
Mais esclarecimentos sobre a Influenza + H1N1 podem ser encontrados na Vigilância Sanitária, junto ao Ponto de Saúde do Centro, na rua Ernesto Volk, 300, ou pelo telefone 3295-7112.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Parque sedia encontro de criadores de cães cimarron

O Parque Gaúcho promove, neste sábado e domingo, o 2º Encontro Brasileiro e Uruguaio de Cimarroneiros e a 1ª Exposição Oficial da Raça Cimarron, que deve receber 50 cães da espécie. O evento contará com palestras dos especialistas Claudio Gluck, Gustavo Rodriguez e Adrian Blanco. Além de palestras e oficinas com técnicos uruguaios, o encontro ficará marcado também pela fundação da Associação Brasileira de Criadores de Cimarron Uruguaio.
No evento, técnicos da raça irão realizar exames para fazer a confirmação de animais que não possuem registro. Com foco no resgate de raças crioulas, o Parque Gaúcho trabalha pela preservação do cão cimarron, que quase foi extinto.

Administrador financeiro foi indicado pelo município

Como a coluna já registrou, o 26º Natal Luz gerou lucro de aproximadamente R$ 360 mil, sem contar algumas cobranças que poderão vir a encorpar esse resultado. Houve quem questionasse não só o resultado, mas a atuação do administrador financeiro do evento, Isidoro Neves da Fontoura, que foi indicado pelo próprio município para a função. "Como o Natal Luz é um evento público de Gramado, o município solicitou a liberação do servidor, funcionário público municipal, cedido à Justiça Eleitoral para assumir o encargo de administrador financeiro do Natal Luz, tendo ele sido liberado para tal", esclarece o promotor Max Guazzelli.

Contratos do Natal Luz passaram pelo Conselho Gestor

Ao investigar as contas do 26º Natal Luz, a CPI criada pela Câmara de Vereadores não está analisando somente a atuação do administrador judicial Ruben Oliveira, mas de todo o Conselho Gestor do evento. Falou-se em superfaturamento de contratos, mas todos eles passaram pelo conselho, que realizou nada menos do que 91 reuniões, todas elas documentadas.
Graças à boa atuação do Conselho Gestor, hoje, a Prefeitura dispõe de um software para fazer as licitações, tendo parâmetros de preços e elementos para a montagem dos editais.

Museu de Cera: exposições já atraíram 90 mil pessoas

Além de seu espaço físico na avenida das Hortênsias, o Museu de Cera Dreamland descobriu um novo filão: exposições temporárias. É o que acontece até o dia 12 de setembro no Shopping Palladium, em Curitiba. A exposição itinerante já passou por cidades como Balneário Camboriú e Joinville, onde atraiu mais de 90 mil pessoas. Para cada exposição, são criadas áreas especiais, com cenários temáticos, visando reconstruir os ambientes do museu de Gramado.
A exposição em Curitiba deve receber cerca de 49 personagens.

Eleições: PMDB adota o slogan "Gramado para todos"

O PMDB realizou, terça-feira, um seminário de planejamento e coordenação de campanha, onde foram definidas as coordenadorias de trabalho, as linhas gerais do planejamento da campanha, e também a agenda de atividades para o período eleitoral. Ficou estabelecido que o PMDB terá como coordenadores políticos o presidente do partido, Flávio de Souza, e o ex-vereador Sérgio Tomazeli. O empresário Armênio Marques será o gerente operacional da estrutura administrativa do partido durante a campanha.
No seminário, ficou definido que a campanha a prefeito de Caio Tomazeli terá como slogan "Gramado para todos - Um projeto de mudança".

Atendimento do comércio poderia servir de exemplo

Outra leitora reclama sobre a feira de artesanato que foi autorizada para a rua Coberta. Não contra o espaço que os artesãos merecem, mas, sim, em relação à postura e atendimento no local, que, segundo a leitora, acabam oferecendo uma visão equivocada da cidade. "Outro dia havia uma roda no meio da rua em que várias mulheres dividiam uma bacia de calça-viradas, como se estivessem na sua casa", reclama a comerciante.
A excelência de atendimento no comércio de Gramado poderia servir de inspiração para os artesãos.
Pelo Facebook, um dos artesãos respondeu: "Será que já não fomos discriminados o suficiente em Gramado? Acho que essa pessoa não precisa se preocupar. Vai ser só este ano, que tem eleição. Ano que vem, seremos escondidos novamente".

Centros de eventos surgiram para feiras regulares

É de se destacar que os pavilhões de feiras, como o Serra Park e o ExpoGramado, surgiram justamente para abrigar feiras regulares que tenham interesse na cidade. O motivo dessa decisão foi justamente uma feira da indústria, que queria se instalar no antigo pavilhão São Pedro, atrás da Igreja Matriz. Aprovada a legislação, a comissão designada pelos dois poderes e mais empresários decidiu vetar a realização da feira.

As reclamações dos comerciantes na alta temporada

Chega o inverno e com a estação desambarcam em Gramado aqueles que pensam em ganhar dinheiro fácil na alta temporada. A Feira de Ibitinga é alvo que merece o maior número de reclamações dos empresários locais. É estranho que isso ainda ocorra, pois, no início da década passada, foi aprovado projeto que conferia ao Executivo, Legislativo e à Câmara da Indústria e Comércio deliberar sobre a conveniência ou não de algum evento.

Medicina local tem sotaques de todas as regiões

Cliente que precisou de uma consulta no Pronto Atendimento da Unimed, na avenida das Hortênsias, no mês passado, foi atendido por uma médica que veio do Acre, a dra. Alcione Silva. Nesta semana, voltou ao PA e foi atendido por outro médico, Werlen Santos, nascido na Bahia. A cidade atrai bons profissionais de todo o Brasil.

Frente Popular lança campanha nesta quinta-feira

Os candidatos Gilnei Benetti (PT) e Sérgio Spannenberg (PDT), da Frente Popular, lançam oficialmente nesta quinta, dia 12, a campanha para prefeito e vice de Gramado. A festa acontecerá a partir das 20 horas, na sede da coligação, na avenida das Hortênsias, 310, em frente à Rádio Excelsior.

Melhor de Viagem: Gramado, Serrano e Vovó Carolina

Destinos e empresas gaúchas acabam de ser anunciados como finalistas do prêmio “O Melhor de Viagem 2012-2013". Gramado foi citada na primeira fase da pesquisa, realizada entre 2 de maio e 17 de junho, tanto como um dos melhores destinos de inverno quanto uma das melhores cidades. Aqui também ficam duas empresas que se classificaram: o hotel Serrano e a pousada Vovó Carolina.
O prêmio “O Melhor de Viagem" tem realização da revista Viagem e Turismo, patrocínio da Caixa e pesquisa do Ibope.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Sierra Garden inaugura nova loja em Florianópolis

A Sierra Garden Florianópolis já está de portas abertas com o melhor de sua coleção para ambientes externos e avarandados. Em uma parceria do Grupo Sierra com os empresários Ana Paula Búrigo e Daniel Gomes Vieira - que também possuem outras operações da marca em Santa Catariana, a loja representa mais um passo para a expansão do segmento Garden no Brasil. A Garden Florianópolis possui 700 metros quadrados, com projeto do escritório Marchetti e Bonetti Arquitetos, que também foram responsáveis pela ambientação da loja.

Polícia faz grandes apreensões de drogas em Canela

Impressiona a quantidade de drogas que a Polícia Civil vem apreendendo no vizinho município. Na terça-feira, foram presas mais três pessoas dentro da Operação Expresso. Com elas foram, apreendidas 40 gramas de cocaína, uma espingarda e diversos objetos furtados.
Dentro da mesma operação, na semana passada, tinham sido apreendidos 500 gramas de crack e 700 gramas de cocaína. Detalhe: as drogas estavam escondidas na casa da avó do traficante.

Câmara aprova lei pouco clara sobre a transparência

A Câmara de Vereadores aprovou, segunda-feira, o projeto de resolução interna que dispõe sobre os procedimentos de Acesso a Informações Públicas e implantação do Serviço de Informação ao Cidadão - SIC, buscando adequar-se à legislação federal. O SIC ficará vinculado à Ouvidoria Parlamentar.
O texto, porém, é muito genérico, falando em "assegurar a gestão transparente da informação", "proteção da informação sigilosa" e "eventual restrição de acesso". O SIC é que irá determinar como será a tal "transparência legislativa".
Resumo da ópera: lei pouco clara, passo certo para a falta de transparência.

Horas extras em período eleitoral chamam atenção

Não é só a oposição que anda de olho no pagamento de horas extras a funcionários da Prefeitura de Gramado. A legislação eleitoral não veda a concessão de horas extras em período eleitoral, mas seria interessante haver maior controle sobre a realização efetiva do trabalho.
Vale lembrar que a hora extra não pode ser rotineira e depende de autorização expressa da chefia imediata. E os CCs (cargos em comissão) só podem receber por extras em casos excepcionais.

26% dos candidatos possuem curso superior completo

Estatística do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, mostra que 26,3% dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em Gramado possuem curso superior completo. Do total de 95 candidatos (seis nas chapas majoritárias e 89 nas proporcionais), apenas 2 (ou 2,1%) estão na outra ponta da estatística, ou seja, apenas sabem ler e escrever.

Executivo e Legislativo convergem: Natal Luz público

Não é novidade que o Partido Progressista enfrenta forte divisão interna. E o imbroglio do Natal Luz é um dos capítulos principais das desavenças, como se pode observar em certos apedidos publicados na imprensa local. Oficialmente, no entanto, praticamente todos convergem no sentido de que o Natal Luz é público. O Executivo realiza as licitações para o evento deste ano, como sugere o Ministério  Público, enquanto os vereadores do PP propuseram e instalaram uma CPI para investigar a última edição do evento, numa declaração explícita de que o Natal Luz é público.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Preço do aluguel comercial dispara em Gramado

Quem aluga um imóvel comercial em Gramado sabe do que estamos falando: o valor de locação disparou em nossa cidade e obriga muita gente a procurar novos endereços com preços mais razoáveis. Pedir R$ 15 mil ou R$ 20 mil por um imóvel médio virou praxe.
Uma tradicional empresa instalada aqui teve que procurar um novo endereço, porque o valor do aluguel mais do que dobrou na renovação de contrato, de R$ 5 mil para R$ 12 mil.

Ministério destina R$ 3,5 milhões para CT da Várzea

Foi confirmado nesta semana o repasse de R$ 3,5 milhões do Ministério dos Esportes para a construção do Centro de Treinamento (CT) da Vila Olímpica, na Várzea Grande. O município já havia captado R$ 2 milhões para a construção do ginásio, que abrigará uma quadra poliesportiva e um campo de futebol de grama sintética, arquibancadas, vestiários, sanitários, academia, sala médica e restaurante.
O projeto do Centro de Treinamento da Várzea Grande está orçado em R$ 8,7 milhões.

Morreu Luís Zanini, um grande amigo de Gramado

Faleceu, na sexta-feira, aos 62 anos, o ex-diretor regional da RBS, Luís Fernando Zanini. Ele foi encontrado morto no início da tarde, em seu apartamento, em Caxias do Sul. Zanini sempre foi um grande amigo de Gramado, apoiando eventos e iniciativas comunitárias. Sua presença era constante na cidade, que admirava pelo espírito empreendedor de seu povo.
Depois que saiu do grupo RBS, enviou e-mail ao colunista fornecendo o seu endereço eletrônico particular, pois queria acompanhar de perto as coisas de Gramado. E, seguidamente, enviava comentários e perguntas sobre a cidade que tanto admirava.

Unimed Encosta da Serra recebe troféu do PGQP

A Unimed Encosta da Serra acaba de receber o Troféu Bronze do 17° Prêmio Qualidade RS, conferido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).  Dentre todas as operadoras de saúde do Estado, participantes do prêmio, a Unimed Encosta da Serra foi a que recebeu o título mais elevado, sendo também a única de sua região a figurar entre as vencedoras do Prêmio Qualidade RS 2012.
A premiação avalia rigorosamente empresas inseridas no PGQP e é uma referência mundial por sua capacidade de mobilização e disseminação de práticas de gestão.

Hotéis-fazenda Pampas abre unidade em Santa Maria

A rede de hotéis-fazenda Pampas, que iniciou em Santo Cristo e se expandiu com a instalação de uma unidade entre Gramado e Canela, acabou de ganhar seu terceiro endereço. No dia 29 de junho, foi inaugurado mais um hotel-fazenda em Santa Maria, como destaca o diretor Gabriel Werner Knapp, um ex-aluno da Escola de Hotelaria da UCS/Canela.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Câmara de Vereadores de Gramado estará em recesso parlamentar de inverno entre 16 e 27 de julho.
* A propósito dos veículos demasiadamente lentos circulando entre Gramado e Canela, leitor chama a atenção para a legislação, que estabelece uma velocidade mínima de 50% da velocidade máxima. Ou seja, se a velocidade máxima é 80 km/hora, a mínima tem que ser 40 km/hora.
* Lamentável a falta de transparência da Prefeitura de Gramado em relação aos salários dos servidores. Não se sabe nem quantos CCs há, muito menos quanto recebe cada um.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Curso ensina como fidelizar clientes através da web

Quem ainda não domina as técnicas para obter bons negócios com a internet pode se preparar para o curso de Marketing Digital, que acontecerá no dia 1º de agosto, no Hotel Pampas da Serra, em Canela. Vinicius Machado e Mário Steffen serão os palestrantes, que vão ensinar como fidelizar novos clientes na web.

Revista destaca novos empreendimentos turísticos

Acontece nesta semana o fechamento da edição do mês de julho da Revista das Hortênsias, que comemora dois anos e passa a circular bimensalmente. A edição circula na próxima semana, quando teremos a alta temporada de inverno em seu momento máximo. O destaque da edição fica por conta dos novos empreendimentos no turismo regional.

Câmara vota projeto para dar maior transparência

A Câmara de Vereadores de Gramado vota, nesta segunda-feira, um projeto com o objetivo de dar maior transparência aos gastos. O projeto de resolução legislativa "dispõe sobre os procedimentos de Acesso a Informações Públicas e Implantação do Serviço de Informação ao Cidadão".

80 apresentações já estão confirmadas no Natal Luz

A Secretaria de Turismo acaba de divulgar a pré-programação do Natal Luz deste ano. Estão confirmados os espetáculos Nativitaten, Fantástica Fábrica de Natal e Grande Desfile de Natal, cada um com 20 apresentações. A secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, diz que haverá novos espetáculos, e que serão anunciados nas próximas semanas.
As agências de viagens e empresas ligadas ao turismo já adquiriram 58 mil ingressos. A venda dos ingressos através do portal Ingressos.com já iniciou. A primeira quinzena de julho será exclusiva para clientes Bradesco Prime. Na segunda quinzena do mês, a venda será para todos os clientes Bradesco e, a partir de agosto, para o público em geral.

Fantástica Fábrica seleciona atores e bailarinos

A Fantástica Fábrica de Natal, que será um dos destaques do 27° Natal Luz,  iniciou o processo de seleção de bailarinos e atores para o espetáculo que reúne 60 personagens. Para participar da seleção, o artista deve ter no mínimo 14 anos, e possuir habilidade em teatro, técnica vocal, dança, técnicas circenses e pax de deux.
A audição para bailarinos (grupos e individual) acontecerá nos dias 21 e 22 de julho. Ainda no dia 2, será realizada audição para escolha de menino ou menina que será o personagem principal do espetáculo (deve ter no mínimo 7 e no máximo 20 anos). E, para finalizar, acontecerá audição para atores e cantores, nos dias 28 e 29 de julho.

Cristais de Gramado construirá nova loja em 2013

Fundada há 10 anos, a Cristais de Gramado prepara a sua ampliação a  partir de 2013, quando construirá uma nova loja na Várzea Grande, junto à RS-115. O prédio terá 3,5 mil metros quadrados.
A atual sede da empresa - que recebe 120 mil visitantes por ano, será transformada em um negócio voltado para o turismo, adianta o diretor Telmo de Freitas Gomes.

domingo, 8 de julho de 2012

Eventos têm dificuldades para captar patrocinadores

O noticiário negativo em relação aos eventos de Gramado, especialmente o Natal Luz, começa a afastar patrocinadores. O Festival de Cinema baixou seu orçamento de R$ 4,1 milhões para R$ 2,5 milhões, número que já é considerado difícil de ser alcançado. Uma das últimas negativas de patrocínio foi dada pelo Banrisul, que há 10 anos vinha patrocinando o Festival de Cinema.
Não será surpresa se o Natal Luz deste ano captar valores de patrocínios inferiores à edição de 2011.

Meteorologia diz que há possibilidade de neve, quarta

A meteorologia prevê que a onda de frio na Serra Gaúcha deve continuar pelo menos até a próxima quinta-feira. De acordo com a Somar Meteorologia, há possibilidade nevar entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira, já que haverá a presença de frio e umidade em forma de chuva. Entretanto, segundo analisou a Somar, apesar de baixa, a temperatura pode não chegar à proximidade de zero, onde há o ponto de congelamento, e nem de a chuva ser tão forte para gerar neve.

Simon participa de inauguração de comitê do PMDB

O senador Pedro Simon (PMDB) esteve em Gramado na sexta-feira, onde participou da inauguração do comitê central da campanha de Caio Tomazeli à Prefeitura de Gramado. O comitê fica na rua Augusto Zatti, entre a Borges de Medeiros e a rua Garibaldi.
Durante o encontro, Simon relembrou a amizade que tinha com o ex-prefeito Nelson Dinnebier, e incentivou os peemedebistas a trabalharem forte na campanha, dizendo que a eleição de Gramado é uma das mais importantes para o partido no Rio Grande do Sul.

Valor dos títulos protestados é superior a R$ 560 mil

De acordo com o documento obtido pela coluna, o valor total com os 116 títulos protestados da ACTG ultrapassa os R$ 560 mil. O menor valor apresentado para protesto é de R$ 24,50, enquanto o maior chega a R$ 51.652,00.
A ACTG foi inabilitada, em 2011, pelo Ministério da Cultura para receber recursos da Lei Rouanet.

Proponente de eventos tem 116 títulos protestados

Certidão obtida no dia 2 de julho mostra que a Associação de Cultura e Turismo de Gramado (ACTG), antiga proponente de eventos junto às leis de incentivo cultural, possui 116 títulos protestados. Os protestos referem-se a vários eventos, como a 20ª Festa da Colônia, 38º Festival de Cinema e 25º Natal Luz, entre outros. Em relação a este último - que teria registrado lucro de cerca de R$ 8 mil, há um total de R$ 8,4 mil em três títulos protestados.

A movimentação da classe política do fim de semana

O frio parece ter arrefecido o ânimo de alguns candidatos nos primeiros dois dias oficiais de campanha. No sábado, somente um dos três candidatos a prefeito (Caio Tomazeli) compareceu ao Carnaval de Inverno, no Clube Minuano. Não mais do que três candidatos a vereador prestigiaram o evento.
Já no domingo, todos os três candidatos a prefeito foram à concorrida Festa dos Motoristas, na Serra Grande. A coluna anotou a presença de pelo menos 20 dos 86 candidatos a vereador.

Faleceu, sábado, o joalheiro Carmo Clodoaldo Henzel

Faleceu neste sábado, aos 80 anos, o joalheiro Carmo Clodoaldo Henzel, um dos mais tradicionais comerciantes de Gramado. Depois de missa rezada na Igreja Matriz, às 14h30min, o corpo de Henzel foi cremado em Caxias do Sul.
Carmo Henzel era natural de São Sebastião do Caí, tendo se transferido na década de 50 para Canela, onde era proprietário da Relojoaria July (hoje Joalheria e Ótica Tic-Tac). Em 1960, em função de uma reforma no prédio onde morava, teve que se transferir para Gramado. Essa mudança, que inicialmente seria provisória, acabou tornando-se definitiva.
Carmo Henzel era casado com Diva (já falecida), e teve importante participação comunitária, através do Rotary Club e da Igreja Católica.

Parque do Gaúcho participa dos 200 anos de Pelotas

O aniversário de 200 anos do município de Pelotas, que foi comemorado sábado, ficou marcado por uma reconstituição histórica emocionante. Com uma autêntica pelota de couro e madeira, a equipe do Parque Gaúcho de Gramado realizou pela primeira vez após mais de dois séculos a travessia do Arroio Pelotas. 
Na Charqueada Boa Vista, que fica às margens do arroio, os responsáveis pelo parque encenaram toda a negociação da travessia. Depois de acertar o valor e passar as orientações ao passageiro, o peloteiro entrou na água e, nadando, puxou a embarcação até a outra margem. Mais de 300 pessoas acompanharam a homenagem, que foi marcada por emoção, lágrimas e aplausos.

sábado, 7 de julho de 2012

Leitora reclama da "indústria de multas" no Perinão

Leitora relata que vários veículos foram guinchados neste final de semana na área próxima ao ginásio Perinão, por estarem mal estacionados. Segundo ela, como existem poucas vagas junto ao ginásio, alguns proprietários estacionaram em locais proibidos. "A segurança da população está sendo priorizada, ou foi fundada uma nova indústria de arrecadação com as multas?", pergunta ela, ao criticar a ação da Brigada Militar.
As empresas de guinchos não se queixaram da ação da Brigada, que ocorreu durante os jogos de futsal no Perinão.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Gilnei quer alinhar campanha com o Estado e a União

O candidato a prefeito do PT, Gilnei Benetti, seu vice, Sérgio Spannemberger, do PDT, e mais as lideranças destes dois partidos, do PSB e do PCdoB, reuniram-se, na noite de quinta, em uma galeteria da cidade, para definir detalhes da campanha à eleição de 7 de outubro. Encontro foi prestigiado pelo secretário especial do Estado, Afonso Motta (PDT), que representou o governador Tarso Genro, o deputado estadual Raul Pont, presidente estadual do PT, e o deputado federal Henrique Fontana, do PT.
A estratégia do bloco de oposição é mostrar que Gramado pode estar alinhada ao governo do Estado e ao governo federal, cujos mandatários são do PT.

Governo do Estado apóia construção do Snowland

O governo do Estado está apoiando o surgimento do primeiro parque de neve indoor das Américas, o Snowland, que está sendo construído na RS-235, em Gramado. Na última sexta-feira, o sócio do empreendimento, Anderson Caliari, assinou protocolo de cooperação com o governador Tarso Genro, pelo qual o Badesul aportará R$ 9 milhões. O documento foi assinado em Bento Gonçalves, durante ato de interiorização do governo do Estado.
Com previsão de abertura para novembro de 2013, o Snowland terá atrações para os mais diferentes gostos das famílias que visitam a região, mas com um mesmo objetivo: criar uma relação das pessoas com o ambiente. Serão mais de 7,2 mil metros quadrados dedicados à neve, com mais de 30 atividades recreativas.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Senador Pedro Simon deverá estar nesta sexta-feira à tarde em Gramado. Na agenda, encontro com dirigentes do PMDB. * Depois de 22 anos dedicados à Chocolates Prawer, Giovani Marcarini (Magaiver), bacharel em Administração de Empresas, passa a integrar a equipe da Idea Tissot, atuando como gerente administrativo e financeiro da empresa. * Revoada tucana: Vonei Benetti reassumiu a secretaria de Governança; Márcio Coracini voltou para a secretaria do Meio Ambiente.

Vereadores: 82 candidatos disputarão cinco vagas

Com a previsão feita pela coluna de que quatro vereadores deverão se reeleger,  82 dos 86 candidatos estarão disputando as cinco vagas restantes. Com boa vontade, serão seis vagas.
A boa notícia para os candidatos é que quatro puxadores históricos de votos estarão de fora do pleito. São eles: Bira de Oliveira (PP), José Branchini (PP), Sérgio Broilo (PMDB) e Gilnei Benetti (PT).

Transporte universitário: cadastramento inicia terça

O recadastramento e cadastramento dos estudantes para o transporte gratuito até as universidades da região inicia na próxima terça-feira, dia 10, informa o secretário municipal de Educação, João Carlos Adam (PP). O cadastramento deve ser feito até dia 31 de julho, na secretaria de Educação, que fica no Centro Municipal de Esportes Prefeito José Francisco Perine – fundos, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17 horas.
O transporte beneficia universitários da Ulbra, Feevale, Unisinos, Faccat e o Curso Técnico Cimol.

Aumento de expositores leva feira para o Serra Park

Mesmo com a decisão de levar a sua feira de calçados Zero Grau para o Serra Park, já que sua primeira edição foi realizada no ExpoGramado, em função do crescimento do número de expositores, o empresário Fredão Pletsch já se alinhou entre os parceiros de Gramado para contribuir para a reconstrução do pavilhão que foi parcialmente afetado pelo incêndio na decoração do Natal Luz, ocorrido no dia 24 de junho. Além das mostras calçadistas (Salão do Calçado e Zero Grau), a Merkator vê com bons olhos o ExpoGramado para outros eventos que pretende criar em Gramado.

13 longas-metragens selecionados entre 151 inscritos

Apesar das dificuldades na captação de patrocinadores, a 40ª edição do Festival de Cinema poderá ser marcada pela exibição de bons filmes. Todos  selecionados são inéditos comercialmente e alguns deles ainda não participaram de nenhum festival. Os oito longas nacionais foram selecionados entre 101 apresentados. Os cinco filmes latinos foram escolhidos a partir de 50 inscritos.
O curador desta edição, o crítico Rubens Ewald Filho, diz que o objetivo da seleção era  buscar filmes acessíveis, inovadores e diversificados.

Festival: premiação em dinheiro não está garantida

Apesar da organização do Festival de Cinema afirmar que tem a intenção de premiar os vencedores com dinheiro, isso ainda depende da captação de R$ 350 mil. A revelação foi feita pela secretária de Turismo, Rosa Helena, durante o anúncio dos filmes concorrentes, quarta-feira, na Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre.
O Festival de Cinema acumula dívidas de R$ 3 milhões - de acordo com o portal Terra, e alguns de seus fornecedores estão reclamando do atraso nos pagamentos através das redes sociais.

Macaco de olhos azuis é o novo galã do Gramadozoo

Olhos azuis, longa cauda e cara vermelha. O novo habitante do Gramadozoo chega para fazer companhia a três fêmeas de macaco-aranha que estavam esperando por um macho havia dois anos e meio. O primata foi trazido de um zoológico de Santa Catarina e chega com pompa de galã ao novo habitat.
Segundo o veterinário Renan Stadler, o macaco-aranha-de-cara-vermelha é uma espécie muito ameaçada de extinção. O animal é originário da Amazônia e do Pantanal. Com a chegada do macho, o zoo espera reproduzir a espécie em cativeiro. “Os estudos de reprodução em cativeiro servem de parâmetro para pesquisas sobre os animais de vida livre”, afirma Stadler.
O veterinário explica que o macho deve escolher uma das fêmeas para formar o casal dominante do grupo.

Asfalto entre Três Coroas e Canela pode sair do papel

Os prefeitos de Três Coroas, Rogério Grade, e o prefeito Constantino Orsolin, de Canela, ambos do PMDB, reuniram-se, na terça, dia 3, para tratar do projeto Rota Romântica, que preve a pavimentação de uma estrada rural ligando os dois municípios, desviando dessa forma o trânsito por Gramado, e constituindo como alternativa em casos de fechamento da RS-115, como aconteceu no ano passado.
A ideia não é nova. O ex-prefeito de Canela Günther Schlieper já a defendia há 30 anos.

Luia chama a atenção para o risco da "eleição ganha"

O candidato a vice-prefeito Luia Barbacovi, do PSDB, na chapa liderada por Nestor Tissot, PP, chama a atenção para o risco do clima do "já ganhou", como alguns comentam, pelo fato da oposição ter decidido concorrer com duas propostas. Ele lembra de episódios ao governo do Estado, como Antônio Brito e Germano Rigotto.

O que pode e o que não pode mudar nas composições

A divulgação dos nomes para concorrer a prefeito e a vereador desencadeou muitos comentários. E muitas dúvidas. Uma das perguntas que mais é feita: pode-se mudar as coligações e os nomes das chapas inscritas? A questão é simples: dentro da chapa pura do PMDB, só é possível mudar por outro nome do PMDB. Já dentro da chapa liderada por Gilnei Benetti, do PT, é possível mudar o candidato a prefeito ou vice por outro nome do PT, PDT, PSB e PCdoB. A lei permite que haja uma chapa Gilnei/Fedoca, por exemplo. Mas não Caio e Gilnei, como muitos perguntam.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Orçamento do Festival baixa para R$ 2,5 milhões

Durante a coletiva de anúncio dos filmes concorrentes do Festival de Cinema, os organizadores falaram em um orçamento de R$ 2,5 milhões para a edição deste ano. O valor fica R$ 1,6 milhões abaixo do previsto inicialmente, que era de R$ 4,1 milhões. Sinal de que a captação de patrocínios não anda fácil.

Anunciados os concorrentes da 40ª edição do Festival

Foram anunciados nesta quarta-feira os filmes concorrentes da 40ª edição do Festival de Gramado. Na categoria de longa-metragem nacional, concorrerão os seguintes filmes: Super Nada (SP), de Rubens Rewald;  Insônia (RS), de Beto Souza; O que se Move (SP), de Caetano Gotardo; Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now! (SP), de Ninho Moraes e Francisco César Filho; Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida (RJ), de Matheus Souza; O Som ao Redor (PE), de Kleber Mendonça Filho;
Colegas (SP), de Marcelo Galvão; Jorge Mautner - O Filho do Holocausto (RJ), de Pedro Bial e Heitor D'Alincourt.
Cinco longa-metragens disputarão o Kikito de melhor filme latino. São eles: Artigas, La Redota (Uruguai), de Cesar Charlone; Calafate, Zoológicos Humanos (Chile), de Hans Mülchi Bremer; Vinci (Cuba), de Eduardo del Llano Rodríguez; Leontina (Chile), de Boris Peters; Diez Veces Venceremos (ARG), de Cristian Jure.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Morro e não vejo tudo. Título de matéria no site da Prefeitura: "Nestor e Jandira Tissot são destaque (sic) da revista Tomorrow Magazine". Leitora chama a atenção para o princípio da Impessoalidade que deve nortear a administração pública.
* Coluna social: playboy Rico Mansur e a modelo gaúcha Cintia Dicker casarão no dia 9 de março de 2013 na Estalagem La Hacienda, em Gramado.
* Liga Turismo e academia Body Center Club lançaram um concurso cultural que levará duas pessoas para  Fernando de Noronha. O concurso vai até o dia 31 de julho.

Universitária estranha falta de edital para transporte

Estudantes universitários já estão de férias, mas ainda não sabem como irá funcionar o transporte para as universidades no segundo semestre. É que a Secretaria Municipal de Educação ainda não publicou o edital, e alguns alunos temem que ocorram problemas no retorno às aulas. "Já estamos em período de férias, e o edital para fazermos o cadastro de novos alunos e o recadastramento de alunos mais velhos para o segundo semestre deste ano ainda não foi providenciado. O edital acontece a cada novo semestre que se inicia. Nos frustamos com essa falta de preocupação por parte da Secretaria de Educação, pois, com a falta de comunicação entre eles e os estudantes, acontecem confusões, perdas de prazos, atrasos e eventuais dores de cabeça, como o dobro de inscritos para o número de lugares que o transporte dispunha - no meu caso, para a Universidade Feevale, em Novo Hamburgo - e, mesmo, com a reclamação da diretoria da Associação dos Alunos, nada foi feito", argumentou uma universitária.

Laghetto vai dobrar número de apartamentos até 2016

Até 2016 a rede Laghetto de hotéis deverá dobrar o número de apartamentos, que atualmente é de 460 unidades. Até lá, entrarão em funcionamento dois novos hotéis em Porto Alegre e um em Gramado, no bairro Bavária.
O Laghetto, aliás, registra um recorde na ocupação de suas três unidades em Gramado no primeiro semestre do ano: ocupação de 100% em todos os finais de semana.

Leitor sugere incentivos para preservação de casas

Preocupado com a derrubada de casas antigas no centro da cidade, leitor sugere que a Prefeitura ofereça benefícios aos proprietários que resistirem à tentação da especulação imobiliária. Entre as sugestões, estão o desconto integral de IPTU, auxílio para reformas e pagamento por serviços ambientais. "É justo que os proprietários tenham o direito de utilizar os imóveis como melhor lhes convier, mas devemos dar a eles uma oportunidade de obter algum lucro se a preservação das casas for uma boa opção", comenta o leitor.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Congresso dos Municípios inicia quinta em Canela

De quinta a sábado, acontecerá, no Hotel Continental de Canela, o 32º Congresso dos Municípios do Rio Grande do Sul, quando será analisada a legislação eleitoral e a posse da nova diretoria da entidade. São esperados, entre outras autoridades, o governador Tarso Genro (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB).

Sem alarde, Estação Gramado ocupa lugares públicos

Sem maior alarde, a Estação de Gramado, do grupo RBS, está de volta, desta vez, sem maiores repercussões. Novamente foram ocupados espaços públicos, como o Lago Joaquina Rita Bier, a Praça das Comunicações e o Lago Negro, com atrações musicais, passeios guiados, tirolesa, shows e pista de patinação, artesanato, workshops de cucas e vinhos, além de outras atrações. Gostem ou não, a RBS mostra competência, enquanto outros grupos reclamam, mas nada propõem.

Estações chilenas também atraem turistas brasileiros

Os argentinos estão descobrindo agora que estes três anos em que ficaram fora do cenário de inverno sul-americano vai lhes custar caro. Dos 75 voos programados pela Gol, só 32 estão confirmados até agora. Já a Tam, que havia previsto 80 charters, tem 39 ratificados. Ou seja, Bariloche ficará muito feliz se conseguir atingir 50% do número de turistas brasileiros que visitavam o país até 2008. Muitos destes visitantes preferiram ir às estações de esqui do Chile, que neste inverno vão receber mais de 40 mil turistas do Brasil. E Calafate e Usuhaia, ao sul da Argentina, crescem na preferência de quem busca a neve e o frio.
O exemplo de Bariloche também serve para nós, gramadenses. É preciso estar sempre atento ao mercado turístico, pois a facilidade de deslocamentos aéreos pode mudar a preferência dos consumidores de produtos turísticos.

Bariloche quer retomar seus áureos tempos de glória

Houve um tempo, ali pelos anos 70, que olhávamos Bariloche como um exemplo a ser seguido. Era um destino dos ricos brasileiros. Os cariocas enchiam o peito para dizer que tinham ido a "Barilóche". Quase 40 anos depois, Gramado emparelhou a disputa como principal destino de inverno na América do Sul. Depois de três anos de problemas, incluindo gripe A e as cinzas de um vulcão chileno, que impediam a chegada de voos, a cidade argentina espera retomar seu antigo movimento de voos chartes de brasileiros. Nesta segunda-feira, a CVC levou três grupos - Rio, São Paulo e Porto Alegre, com mais de 300 pessoas. É o reinício.

Caso Ramish, um trauma gramadense dos anos 80

A divulgação de Zero Hora sobre o Caso Ramisch, ocorrido em 1984, recupera o mais traumático registro policial da história de Gramado, quando uma jovem foi atropelada, sequestrada e apareceu morta dois dias depois, sem os órgãos internos. O jornalista Gilberto Michaelsen, que acompanhou todos os detalhes, lembra que foram dias e semanas terríveis para a cidade. "Ninguém andava sozinho à noite e os pais levavam as filhas à escola e as esperavam no final das aulas", recorda Mica. "O mais lamentável - complementou ele, é que o crime não foi esclarecido".

Rasen investe em equipamentos para dobrar produção

A microcervejaria gramadense Rasen Bier está investindo R$ 600 mil na ampliação de sua produção, através da aquisição de um equipamento produzido pela Vinox, de Bento Gonçalves. O novo equipamento enxágua, abastece, lacra, pasteuriza e rotula as garrafas, diminuindo os processos manuais para a fabricação de cerveja. Desta forma, a produção de 1,2 mil garrafas/dia poderá saltar para 1,4 mil garrafas/hora, mantendo a mesma qualidade da cerveja que está dentro do tanque. “Como o processo é anaeróbico, o líquido não entra em contato com o ar, preservando ainda mais os sabores e aromas”, explica o diretor da Rasen, Augusto Schwingel da Luz.
O equipamento deverá ser instalado no final de setembro deste ano, e fará com que a capacidade total de produção da Rasen salte de 28 mil litros para 64 mil litros por mês.

domingo, 1 de julho de 2012

Marido foi inocentado por unanimidade há 25 anos

Tanto Paulo Alaor, como o jornalista Gilberto Michaelsen, do Jornal de Gramado, ouvidos por Zero Hora,  inocentam o marido Olavo Ramisch daquele ruídoso acontecimento ocorrido em solo gramadense. Olavo foi a júri popular em 1987, em sessão do Tribunal do Júri, quando foi defendido por Nereu Lima. Por absoluta falta de provas da acusação,  Ramisch foi absolvido por 7x0.

Caso teria atraído atenção do serviço secreto italiano

Zero Hora também ouviu o advogado e criminalista Paulo Alaor Andreolli Pereira, que na época, se notabilizou por ter publicado um livro, onde narra todo o episódio, que nunca foi elucidado. Passados 28 anos, o advogado, que hoje divide sua vida entre Gramado e Pelotas, anunciou que vai atualizar o livro e republicá-lo. Nele vai contar novos detalhes, como a entrevista que teve com um policial do serviço secreto italiano, que queria ouvir suas informações, pois perseguia uma quadrilha internacional especializada em transplantes piratas.

ZH retoma Caso Ramish e sustenta tese de transplante

Em matéria de página inteira, o jornal Zero Hora retomou, neste domingo,  a publicação do Caso Ramisch, o mais complexo registro da crônica policial de Gramado. A publicação assinada pelo experiente jornalista Celito de Grandi, mais uma vez sustenta a tese de transplante dos orgãos da jovem Maria Lima Ramisch, fato ocorrido em junho de 1984.
No dia 9 de junho de 1984, duas jovens caminhavam pelo bairro Floresta rumo à fábrica de calçados onde trabalhavam, quando um Fusca atropelou Maria Lima e depois a colocou dentro do pequeno automóvel. Seu corpo só foi encontrado dois dias depois, jogado num matagal, no Mato Queimado. O detalhe mais importante é que ela estava sem seus órgãos vitais, como coração, fígado, rins, pulmão, etc. Daí a tese de um transplante pirata.