.

REDIRECIONAMENTO

sábado, 30 de junho de 2012

Os 18 candidatos da coligação PT/PDT/PSB/PCdoB

Os quatro partidos que apóiam a candidatura de Gilnei Benetti definiram 18 candidatos a vereador. São eles: Daniel Schmitt (PT), José Luiz Marcon (PT), Osmar David dos Santos (PT),  Gelson Oliveira (PT), Lurdes Correa (PT), Sidinei Zamberlan (PT), Vera Roloff (PT)  Eliane dos Santos (PT), Maico Martins (PDT), Carina Spannenberger (PDT), Jonatas Fulcher (PDT), Maria Jandira Borges (PSB), Rosmarie Corrêa (PSB), Isidoro Neves da Fontoura Neto (PSB), José Altair Silveira (PSB), Leandro Cardoso Saraiva (PSB), Nelson Szynwelski (PSB) e Alexsandro Ferreira (PCdoB).

Gilnei Benetti terá Spannenberger (PDT) como vice

PT, PSB, PDT e PCdoB confirmaram, neste sábado, a candidatura do vereador Gilnei Benetti (PT) a prefeito. A decisão ocorreu durante a noite, depois de vários dias de intensa negociação. Como já havia sido estabelecido em reuniões anteriores, o PDT indicou o candidato a vice-prefeito. O suplente de vereador Sérgio Spannenberger irá compor a chapa de oposição, que deverá ter o segundo tempo nos programas de rádio, perdendo apenas para a União por Gramado, que é integrada por 10 partidos.

Definida nominata de candidatos a vereador do PMDB

Com maior número de candidatos do que vagas, o PMDB teve que recorrer à votação dos membros do diretório para definir a nominata, que terá 14 nomes. Concorrerão pela legenda os seguintes candidatos: Osmar Bertoluci, Evandro Moschem, Cícero Altreiter, Everton Michaelsen, João Teixeira, Mariana Melara Reis, Marli Cavalin, Joel da Silva Reis, Zélio Bordin (Dentinho), Milton Ramisch, Osmarina Fogaça Almeida, Mara Regina de Oliveira, Rodrigo Paim e Camila Ramish de Souza.

Com chapa pura, PMDB vai de Caio e Sérgio Broilo

O PMDB será o único partido que irá com chapa pura nas eleições majoritárias de 7 de outubro. Em convenção realizada na noite deste sábado, o partido aclamou as candidaturas de Caio Tomazeli a prefeito e do vereador Sérgio Broilo a vice.
O encontro peemedebista contou com a presença do deputado estadual Giovani Feltes (PMDB), que fez um discurso forte, fustigando a atual administração municipal ao lembrar o escândalo do Natal Luz.

Confira os candidatos a vereador pelo PTB e DEM

A chapa proporcional formada pelo PTB e DEM terá um total de 19 candidatos. Pelo PTB, concorrem: Altivo Eninger, André Castilhos, Arlete Medina, Jorge Magnus, Paulo Thum, Neusa Santarosa, Nilva Dinnbier, Radamés Chaulet, Rosane Pereira, Tania Regina de Oliveira, Valdemar Patrício Pereira, Volmir Koch e Raul Fisch Almeida.
O DEM  terá como candidatos Ivo Souza, Regina Alves Berwanger, João Henrique da Silva, João dos Santos Gabriel, Renato do Canto, Ricardo Luis Sheifer.

PSDB coligará com PV e PR na eleição proporcional

O PSDB comporá a chapa com o PV e PR. Os tucanos entrarão na chapa composta pelos seguintes nomes: Celso Fioreze, Deoclides (Kid) Lodea, Enedir Rodrigues de Rodrigues, Erni Branchini, Gilmar Nardini, Ivanes da Rosa, Irani Tomazi, Jorge Roberto da Silva  Ribeiro, Lauter da Silva Nogueira, Margarete Tibes Tegner, Maria Onira Wiltgen, Nelson Broering, Nilton Germando, Silvio Andrade (Faustão) e Raquel da Silva Reis.
Já o PV terá dois nomes na disputa: Elenita Soares e Marcos Tarón. E o PR virá com a candidatura única de Janete Fraga.

PP e PRB estarão juntos na eleição para o Legislativo

O PP coligará com o PRB na eleição proporcional. A surpresa é a ausência de Bira de Oliveira, vereador mais votado nas eleições de 2008, A nominata é composta por Giovani Colorio, Jeferson Moschen, Jaime Schaumlöffel, Ilton Gomes, Ubirajara Elias de Moura (Birinha), Leonildo Noel, Paulo Maragato, Marcos Lovatto (Marcão), Márcio Muller, Rafael Adam, Rafael Ronsoni, Celso Silva, Maria Cristina Sartori, Loiva Horle, Vera Simão, Roseli Ecker e Carmen Nogueira. Manoela da Costa Caliari compõem a chapa representando o PRB.

União por Gramado confirma candidatura de Nestor

Em convenções realizadas na manhã deste sábado, os partidos que compõem a União por Gramado confirmaram a candidatura de Nestor Tissot (PP) a prefeito e Luia Barbacovi (PSDB) como vice-prefeito, repetindo a fórmula vitoriosa de 2008. A escolha se deu por aclamação, e terá o apoio de 10 partidos: PP, PSDB, PTB, DEM, PV, PR, PRB, PSC, PHS e PTC. As últimas três legendas não terão candidatos a vereador.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Depois de 21 anos de militância, Schulze deixa o PTB

O ex-vereador Rubens Schulze anunciou nesta sexta-feira a sua saída do PTB, partido pelo qual militou nos últimos 21 anos. Schulze alinha entre os motivos de sua saída, a decepção com os rumos do PTB gramadense, a entrada de filiados "via paraquedas" e o esquecimento das pessoas que, segundo ele, fizeram realmente a história do partido em Gramado. "A vida política da gente chega num ponto em que é melhor ficar neutro do que se comprometer com algo que fere sua história, sua integridade", afirma Schulze.
Juntamente com Schulze, saiu a esposa Geisa, que foi candidata à vereadora pela sigla nas eleições de 2008.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Surpresas deverão ocorrer nas nominatas legislativas

Com o panorama dos candidatos a prefeito e vice praticamente definidos, a expectativa no mundo político gramadense volta-se para as nominatas de candidatos a vereador.  As surpresas podem ficar com as desistências de alguns candidatos que já obtiveram boas votações nas duas últimas eleições.
A coluna mantém a previsão de que estão em disputa cinco cadeiras. Quatro deverão ser ocupadas por vereadores que buscam se reeleger.

O pavilhão que seria construído pela iniciativa privada

O incêndio criminoso ocorrido no terceiro pavilhão do ExpoGramado também reacendeu o debate em torno da concessão onerosa de uso do ExpoGramado, aprovado a toque de caixa em janeiro, com direito à sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. Pelo projeto aprovado, haveria licitação para buscar uma empresa que construísse um terceiro pavilhão de exposições, orçado em R$ 1,5 milhão, em troca da realização de 15 feiras.
Decorridos cinco meses, não apareceu a tal empresa interessada, e o município começou a construção. Acabou com prejuízo duplo: pela construção e pela perda com o incêndio.

Partidos definem sábado as nominatas de candidatos

Os partidos políticos com diretórios ou comissões executivas em Gramado, realizam, neste sábado, as convenções para definir as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Pela situação, irão concorrer Nestor Tissot (PP) e Luia Barbacovi (PSDB). A oposição terá dois candidatos: Caio Tomazeli e Sérgio Broilo,  candidatos a prefeito e vice pelo PMDB, respectivamente, enquanto Gilnei Benetti (PT) concorrerá tendo um vice do PDT. A definição do nome só deverá ocorrer nesta sexta-feira.
Para o Legislativo gramadense, a tendência é de que sejam homologados cerca de 70 candidatos para as nove cadeiras.

Iniciado processo de consolidação das leis municipais

A Câmara de Vereadores de Gramado está iniciando o trabalho de consolidação das leis municipais, reunindo as que dispõem sobre o mesmo assunto e revogando aquelas que já não são mais utilizadas. “Gramado tem cerca de 3.030 leis municipais, sendo que muitas não possuem mais efeito prático na vida do cidadão”, afirma o procurador do Legislativo, Bruno Neher Filho.

Município diz que pedido é "descabido" e "leviano"

Na contra notificação, a Prefeitura alega, ainda, que não há decisão judicial em qualquer instância ou tribunal "que reconheça os notificantes como proprietários dos direitos autoriais de espetáculos ou evento do Natal Luz de Gramado, logo, descabido, inverídico e leviano o pedido de autorização ou pagamento dos direitos autoriais".
O município lembra que Luciano Peccin e outros pediram liminar para suspender e impedir os espetáculos Fantástica Fábrica de Natal e Nativitaten no 26º Natal Luz, mas que os pedidos foram negados pela Justiça. E transcreve trecho da decisão da juíza Aline Ecker Rissato na contra notificação: "os autores foram instados a apresentar documentação comprovando eventual direito autoral das obras apresentadas no evento, deixando escoar o prazo sem nada apresentar".

"Natal Luz e espetáculos são de patrimônio público"

O site da Prefeitura de Gramado publica hoje a contra notificação judicial em relação ao pedido de Luciano Peccin e outras oito pessoas para que o Natal Luz pague 15% sobre a receita de bilheterias, a título de direito autoral. No documento, a Prefeitura afirma que o "Natal Luz de Gramado e seus respectivos espetáculos são de patrimônio público, eis que nada comprovam os autores que são os legítimos detentores da propriedade intelectual". O texto também reforça que a criação do "Natal Luz de Gramado" e seus  espetáculos "Nativitaten" e "Fantástica Fábrica de Natal" são marcas  registadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade.
Ao final do documento, os representantes da Prefeitura afirmam: "O único propósito daqueles considerados pelo notificantes de 'usurpadores' é continuar trabalhando em prol de uma comunidade, sem aspirar méritos pessoais".

Todos querem uma vista para o Vale do Quilombo

Quem circula pelo meio imobiliário de Gramado não tem como não se impressionar com o número de novos investimentos em locais que permitem uma visão privilegiada ao Vale do Quilombo. Desde grandes condomínios fechados até pequenos prédios encravados na encosta do vale, todos querem ter aquela imagem deslumbrante, em fenômeno muito semelhante aos apartamentos de frente para o mar no Rio de Janeiro, por exemplo. E, é claro, ter também o acesso à primeira neblina que chega à cidade. É quando a vista do imóvel fica com o mesmo valor de um apartamento sem vista...

PPS não lançará candidatos e não fará coligação

A comissão executiva do Partido Popular Socialista (PPS), presidida pelo ex-vereador e ex-secretário de Planejamento Roque Tomazeli, resolveu, em reunião, realizada quarta-feira, não lançar candidatos e nem fazer coligações. Com isso, o partido está fora da disputa eleitoral de outubro próximo. Segundo Tomazeli, depois de conhecidos os candidatos a prefeito e suas propostas para administrar Gramado, o PPS poderá examinar indicativos de apoio.
A decisão do PPS é surpreendente, uma vez que seu presidente é irmão do candidato a prefeito pelo PMDB, Caio Tomazeli, além de integrantes do partido ocuparem cargos de confiança da atual administração municipal.

Centenário de Eleazar de Carvalho vale homenagem

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) prestou, terça-feira, uma emotiva homenagem aos 100 anos de nascimento do maestro Eleazar de Carvalho, que fez história à frente da OSPA. Mas o Festival do Cinema de Gramado também deve lembrar do maestro, em agosto, já que ele prestou grandes serviços ao mais tradicional evento gramadense. Sem contar o apoio decisivo do maestro para a primeira edição do Natal Luz, em 1985.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ex-secretária não consegue suspender liminar do MP

O desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça,  indeferiu o efeito suspensivo a recurso impetrado pela ex-secretária Iria de Souza Pinto (PSDC) contra a liminar que a proíbe de contratar ou receber benefícios públicos ou verbas do poder público. Iria havia impetrado agravo de instrumento contra a liminar obtida pelo Ministério Público de Gramado no processo que investigou supostas irregularidades na construção de uma casa com verbas públicas, no episódio conhecido como Casa da Sogra.

Prestação de contas: por que junho e não dezembro?

A propósito destas publicações de "prestação de contas" da Prefeitura, a coluna só tem uma pergunta a fazer: por que elas são produzidas em junho, e não em dezembro, quando encerra o mandato da administração?

Publicação coloca Casa do Major como obra executada

Leitor que recebeu o jornal de "prestação de contas" da atual administração estranhou que entre as obras executadas conste a recuperação da Casa do Major Nicoletti.  "A única coisa que fizeram foi retirar uma parede externa e, como o prédio é de madeira e muito antigo, está se desmanchando", relata o leitor.
Na verdade, tudo é muito confuso em relação à Casa do Major, que deveria se transformar em museu, conforme a da Lei Municipal nº 2857 de 21 de julho de 2010. Em um primeiro momento, houve a destinação de R$ 200 mil para a manutenção do prédio, que nunca foi aplicado. Além disso, o secretário de Cultura, Daniel Bertolucci (PP), disse na Câmara de Vereadores que a transformação em museu custará R$ 3 milhões, valor que hoje não está no orçamento municipal.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Nas redes sociais duas perguntas ganham relevância

Em e-mails ao colunista e nas redes sociais, pelo menos dois questionamentos ganharam relevância em relação ao incêndio de domingo, no ExpoGramado: 1 - Se foi um ato impensado dos adolescentes, por que um deles revelou que planejaram o crime um dia antes?; 2 - Se a Prefeitura sabia que possuía um acervo valioso, por que não colocou seguranças junto ao pavilhão onde estavam as decorações do Natal Luz?

Feriado, sexta-feira é dia de homenagear o padroeiro

A festa em homenagem ao padroeiro de Gramado, São Pedro, chega a sua 95ª edição na próxima sexta-feira. Este ano, a data inaugura um sistema fixo de feriado municipal, que será comemorado no dia 29 de cada ano.
As festividades iniciam às 9h30min, com missa na Igreja Matriz, seguida de procissão até o ExpoGramado, onde será servido o tradicional almoço. À tarde, haverá baile com o musical Barbarella.
A festa, na sexta-feira, coroa todo um trabalho religioso que a Paróquia São Pedro realiza durante a semana, com o tríduo e palestras com temas relacionados à família.

O crime dos adolescentes e o exemplo dos anos 80

O incêndio provocado por três menores no ExpoGramado lembra um episódio ocorrido nos anos 80, quando um grupo também de menores de idade saiu do centro da cidade até o bairro Piratini arrancando árvores que foram plantadas pela Prefeitura. Identificados os vândalos, o juiz determinou que os garotos replantassem todas novamente, em um sábado, na frente da comunidade. O mesmo poderia ser aplicado agora, com a campanha por garrafas PETt, além de outros trabalhos na produção do Natal Luz.
A diferença entre um episódio e outro está no prejuízo financeiro: o vandalismo das flores não custou R$ 1 milhão para os cofres públicos.

Leitor pede substituição de tachões por quebra-molas

Leitores continuam criticando a colocação de tachões em áreas próximas ao pórtico da RS-235, que contribuem para tornar ainda pior o cenário de fronteira ali instalado. "Indiscutivelmente os tachões colocados próximos ao pórtico na saída para Nova Petrópolis são de extremo mau gosto, embora seja necessária a redução de velocidade em função do grande movimento de pessoas e de veículos naquele trecho", reconhece um leitor. Ele sugere a colocação de quebra-molas no lugar, lembrando que foi a solução encontrada por Nova Petrópolis na área próxima à Padaria Petrópolis, na mesma RS-235.

Câmara realiza sessão extra para aprovar contratações

Na próxima quinta-feira, a Câmara de Vereadores realiza sessão extraordinária para votação de um projeto que altera o plano de carreira do Magistério público municipal. O projeto  busca aumentar o número de vagas para os cargos de educador infantil Licenciatura Plena, supervisor pedagógico e orientador educacional.
O caráter extraordinário para a análise do projeto deve-se ao início da campanha eleitoral, período em que os municípios estão proibidos de realizarem contratações.

Natal Luz: autores de obras cobram direitos autorais

Os advogados Amadeu Weinmann e Cláudio Candiota Filho publicaram, nos jornais de Gramado, nesta terça-feira, o texto da notificação extrajudicial em que avisam que irão cobrar na Justiça os direitos autorais sobre as obras apresentadas na 26ª edição do Natal Luz, em nome daqueles que seriam seus autores. Dos nove nomes que abrem a notificação, oito foram réus na ação civil pública impetrada pelo Ministério Público em 2011. São eles: Luciano Peccin, Marlene Prawer Peccin, Felipe Prawer Peccin, Iara Brocker Urbani Peccin, Rodrigo Cadorin, Lisiane Urbani Cadorin, Elói Antônio Sandi e Fernando Zanatta. Outro que reivindica direito autoral é Mário de Balenti.
Na notificação, os advogados ressaltam que - caso seja mantido o uso das obras e sua comercialização, como anunciado, e caso estas venham a ser utilizadas, sem o acerto prévio do pagamento dos direitos autorais - irão requerer pela via judicial a reserva de 15% sobre a arrecadação total das bilheterias do Natal Luz de 2012.

Depoimentos: "ato impensado que fugiu do controle"

De acordo com o delegado Gustavo Barcellos, os suspeitos teriam colocado fogo por brincadeira. Eles usaram tinta e outros materiais inflamáveis que estavam no barracão, colocando fogo em vários locais do pavilhão. Segundo Barcellos, os alolescentes disseram em seus depoimentos que  "foi um ato impensado, que não mediram as consequências e que a situação fugiu do controle”.
Para o delegado Gustavo Barcellos, a investigação ainda não está encerrada. "Vamos apurar se eles (os adolescentes) foram incitados por alguém ou se agiram por decisão própria".

Identificados os autores do incêndio no ExpoGramado

A Polícia Civil já identificou  os responsáveis pelo incêndio que destruiu a decoração de rua do Natal Luz na tarde de domingo. Dois adolescentes de 14 e 15 anos confessaram o crime, em depoimento na Delegacia de Polícia de Gramado, nesta segunda-feira.  Outro adolescente, também de 15 anos, teria participado da ação.
Os três foram vistos correndo do local no domingo. Eles são moradores da Linha Ávila, Piratini e Floresta.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PMDB entra com representação contra jornal oficial

A Justiça de Gramado negou a primeira representação eleitoral em relação a eleição deste ano. O PMDB de Gramado ingressou com uma representação eleitoral contra o prefeito Nestor Tissot, a Prefeitura de Gramado e o Partido Progressista, onde pedia a apreensão de um jornal de prestação de contas que começou a ser distribuído na semana que passou. De acordo com a representação, trata-se de "um jornal de propaganda partidária disfarçado de prestação de contas". Os peemedebistas citam duas frases que justificariam o caráter eleitoral da publicação: "Novos projetos já em estudo para o futuro de Gramado" e "Prometido por nós, feito por você".
Na representação, o PMDB pedia a apreensão dos exemplares do jornal e que fosse apresentado todo o processo licitatório para a contratação e impressão da publicação.
A juíza Alina Ecker Rissato negou a liminar pretendida pelos peemedebistas.

Ministério garante verba para asfaltamento no interior

O Ministério do Turismo comunicou à Prefeitura, no final da última semana, que já empenhou R$ 3,21 milhões para o asfaltamento do trecho de 4,5 quilômetros entre a Linha Bonita e a Linha Nova. A obra, no entanto, não deverá iniciar neste ano, tendo em vista as restrições de obras públicas durante o período de campanha eleitoral.

Luia deverá ser o candidato a vice de Nestor Tissot

O PSDB tinha poucos candidatos a prefeito, mas, no final de semana, chegou a ter quatro candidatos a vice na chapa liderada por Nestor Tissot (PP). Além dos declarados Vonei Benetti e Luia Barbacovi, algumas lideranças tucanas chegaram a lançar Jorge Drumm e Beto Tomasini. Na segunda-feira, porém, a paz foi selada e - a menos que haja surpresa, o candidato a vice deverá ser Luia Barbacovi.

Prejuízo deve passar de R$ 1 milhão, avalia secretária

A secretária de Turismo, Rosa Helena Volk (PP), avalia que o prejuízo com o incêndio no ExpoGramado, domingo, tenha causado um prejuízo superior a R$ 1 milhão. Além da queima das grandes decorações, como a árvore que ficava na rótula da avenida Borges de Medeiros com avenida das Hortênsias, o incêndio comprometeu o telhado do terceiro pavilhão do ExpoGramado, que estava sendo construído, e que tem área projetada de 4,5 mil metros quadrados.

Delegado afirma que incêndio no Expo foi criminoso

O Instituto Geral de Perícias realizou, na manhã desta segunda-feira, exames na área incendiada do ExpoGramado, e que consumiu grandes estruturas de decoração do Natal Luz. Embora o resultado oficial deva ser conhecido nas próximas semanas, a Polícia Civil não tem mais dúvidas de que o incêndio de domingo foi criminoso, tendo em vista os vários focos de fogo.
O delegado Gustavo Barcellos e a equipe da Delegacia de Gramado trabalha agora para chegar ao autor (ou autores) do incêndio e saber qual foi a motivação. Duas hipóteses são analisadas: crime premeditado ou ato de vandalismo.

domingo, 24 de junho de 2012

Falta mão de obra qualificada na hotelaria regional

Com a proximidade dos grandes eventos no país - Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos, não há mão de obra qualificada para atender o crescimento da hotelaria. Prova disso, é que a Escola Superior de Hotelaria Castelli, em Canela, recebe, em média, 20 solicitações de indicações mensais. Resultados: formandos com média acima de oito têm emprego garantido.

Seleção italiana relembra atuações de Flávio Balzaretti

Quem está assistindo os jogos da Eurocopa,deve notar que há um novo Balzaretti fazendo fama com o futebol. Ele é o lateral esquerdo da seleção italiana, que neste domingo eliminou a Inglaterra nos penaltis e agora vai enfrentar a Alemanha, em uma semifinal, na quinta-feira.
Nascido em 10 de janeiro de 1942, Flávio Balazaretti começou nos times de base do Gramadense. Após breve passagem pelo Grêmio, ele foi para o Juventude de Caxias do Sul, clube onde jogou por três anos, até 1969, quando foi contratado pelo Inter de Porto Alegre. Assim como o lateral da seleção italiana, Flávio também jogava pela esquerda, mais à frente, como um ponteiro.

Ex-administrador está internado em hospital de Bagé

Responsável pelo melhor Natal Luz de todos os tempos, o ex-administrador judicial Ruben Oliveira (Rubinho)  está internado em hospital de Bagé - sua terra natal, com infecção respiratória aguda, complicações cardíacas e respirando com auxílio de aparelho de oxigênio.

Gramado faz uma pausa para celebrar seu padroeiro

Sexta-feira, dia 29, Gramado celebra o dia de seu padroeiro, São Pedro. Além de ser feriado municipal, a programação em homenagem ao santo que edificou a igreja de Jesus Cristo prevê atividades religiosas a partir de terça-feira, quando haverá a primeira noite do tríduo de São Pedro, às 18h30min, com o tema “Juventude e Família”. Na quarta, o tríduo prossegue na Igreja Matriz, com o tema “Pais, avós e família”; seguida de palestra do batismo. Na quinta, a programação religiosa vai abordar “Pais, avós e família”, até chegar ao grande dia de sexta-feira, com missa às 9h30min e procissão até o ExpoGramado, onde haverá o tradicional almoço e festejos em homenagem ao padroeiro de Gramado.

27° Natal Luz garante a venda de 58 mil ingressos

As agências de viagens e empresas ligadas ao turismo já adquiriram 58 mil ingressos para os três grandes espetáculos do 27° Natal Luz. As sete empresas que compraram ingressos antecipados são Turistur, Vanatur Turismo (Eko), Viajar Turismo, Terra Turismo, Vento Sul Turismo, Liga Turismo e Brocker Turismo. Cada uma delas adquiriu um mínimo de dois mil ingressos, com descontos entre 20% e 30% em relação à venda para o grande público.

Secretária: "É triste perder o trabalho de muitos anos"

Em depoimento ao portal G1, a secretária de Turismo de Gramado lamentou o incêndio que destruiu as alegorias do Natal Luz: "É bastante triste isso tudo. É triste perder o trabalho de muitos anos".
Atualmente, cerca de 60 artesãos trabalhavam na confecção das peças que faziam a decoração das ruas da cidade. "Tínhamos um objetivo ousado para este ano, que era renovar 40% da decoração de rua. Agora, teremos de refazer praticamente tudo", disse Rosa Helena.

Juíza diz que "desvio de verbas públicas é evidente"

O contrato celebrado entre a Prefeitura de Gramado e o Iteal previa a instalação de cinco laboratórios de informática compostos, cada um, de dez microcomputadores, uma impressora jato de tinta, dez mesas para microcomputador, uma mesa para impressora e uma biblioteca básica, contendo 170 aulas, com a respectiva autorização, no valor total de R$ 225 mil.
Em depoimento, a ex-secretária Vera Ferreira Pante afirmou, categoricamente, que foram fornecidos apenas cinco softwares, diferentemente do que constou no contrato, que mencionava a entrega de 170. "O desvio da verba pública é evidente, sendo presumível o prejuízo ao erário público como decorrência do desvio das verbas", afirma a juíza Aline Ecker Rissato. "No caso dos autos, o desvio se deu com a irregular dispensa de licitação, sendo assim facilitada a contratação de serviços por preços exorbitantes", complementa.

Ex-prefeito Pedro Bertolucci perde direitos políticos

O ex-prefeito Pedro Henrique Bertolucci (PP) foi condenado, em primeira instância, no processo que apura a aquisição de computadores e softwares, sem licitação, para a Secretaria de Educação, através do Iteal (Instituto de Tecnologia Aplicado à Informação). Na sentença, a juíza Aline Ecker Rissato condena o ex-prefeito ao pagamento solidário da quantia de R$ 63.731,57, a ser corrigido pelo IGP-M desde o dano, e acrescido de juros legais, por prejuízo ao erário público, além de multa civil individual de 50% sobre esse valor.
Na sua decisão, a juíza Aline Rissato condena o ex-prefeito à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de seis anos, além da proibição de contratação com o poder público, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos.

Fogo destrói alegorias do Natal Luz no ExpoGramado

Um incêndio, que iniciou por volta das 14h10min deste domingo, destruiu alegorias do Natal Luz que estavam em um pavilhão do ExpoGramado. Os bombeiros tiveram dificuldades para debelar o fogo em vários pontos do pavilhão. Vários objetos de decoração foram destruídos, incluindo uma árvore de Natal de três metros de altura, além de decorações feitas com garrafas de plástico.
Segundo apurou a coluna, a suspeita é de incêndio criminoso. Vizinhos relatam que viram três jovens saindo correndo do local, pouco antes do incêndio começar. O prefeito Nestor Tissot (PP), que esteve no local logo após a chegada do Corpo de Bombeiros, lamentou o trabalho de dois meses que foi perdido.

sábado, 23 de junho de 2012

Nordestinos rolam na geada achando que é neve

Os nordestinos estão entre os turistas que mais visitam Gramado na atualidade, especialmente entre o outono e o inverno, atraídos pela cultura do frio. Naquela semana do feriado de Corpus Christi, quando a temperatura chegou a 6,9 graus negativos, um dono de pousada ficou estarrecido com a cena que presenciou logo pela manhã. Uma família de nordestinos acordou, dirigiu-se para o café da manhã e se deparou com uma visão fantástica: a paisagem branca, coberta de geada. O pai logo gritou para a família: "Neve, nevou de verdade. Vamos todos para rua brincar na neve". E saíram os quatro correndo para a rua, jogaram gelo uns nos outros e rolaram aproximadamente trinta minutos na geada. O dono da pousada, atônito, não quis desfazer a alegria daquela família e contar que aquilo não era neve. Melhor deixar assim, pensou. Cada um com sua infância dentro de si.

Publicidade em parquímetros deverá sofrer alterações

Presidente do Conselho de Propaganda e Publicidade de Gramado, o arquiteto Derson Casagrande, confirma que a publicidade nos parquímetros encontra-se irregular. Ele diz que o projeto chegou a ser analisado pelo conselho, mas que a empresa Kallas - responsável pela comercialização e instalação, acabou utilizando todo o equipamento, o que não é aceito pelo órgão. "Todo o equipamento público pode ter publicidade devendo ter um percentual do equipamento, e não a totalidade", afirma Derson.
Ocorre que os parquímetros são equipamentos privados. Por isso, nas próximas semanas, deverá ser enviado um projeto de lei à Câmara de Vereadores para que eles sejam considerados públicos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Uma morte em acidente na estrada Gramado/Canela

Tiago Santos Castanho, 32 anos, morreu em acidente na rodovia Walter Bertolucci, ocorrido às 5h30min desta sexta-feira, depois que o Corsa Classic em que viajava bateu contra um poste. Tiago era caroneiro, e o veículo em que viajava, com placas de Quaraí, capotou, depois da  colisão com o poste. Ele ficou preso entre as ferragens do veículo e foi retirado pelo Corpo de Bombeiros e pelos socorristas da Brita Rodovias. Já o motorista do Corsa, Oseias Teixeira Moraes, 32 anos, sofreu fraturas na face e no fêmur, e foi encaminhado ao Hospital São Miguel. Esse foi o segundo acidente com morte no quilômetro 38 (próximo à divisa de Gramado com Canela), ocorrido em menos de um ano.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O pinhão não é um produto marginal. Ele é chique!

Assim como se recomenda para quem vai à França que traga avelãs nos bolsos, o empresário Normélio Ravanello sugere que Gramado adote o pinhão como produto local, e que os turistas sejam informados, levando  pinhão como um sinal de sorte, além do seu consumo como alimento e produto de destaque em muitos pratos da alta gastronomia. Ele propõe que o fruto deixe de ser de demanda marginal.

Rede Laghetto deve ter dois novos hotéis até 2014

Se há uma empresa em Gramado que está se preparando para a Copa do Mundo, esta com certeza é a rede de hotéis Laghetto. Além da  obra já em andamento para uma nova unidade na avenida Borges de Medeiros, na área que um dia pertenceu ao Estado do Rio Grande do Sul, há outro negócio já encaminhado - um hotel de 79 apartamentos, na avenida das Hortênsias, ao lado do Mercado Debarba, no bairro Planalto.

Tachões para conter velocidade no pórtico da RS-235

No e-mail ao colunista, Danton Vieira Flores diz que outros objetos de críticas - os cones, foram trocados recentemente, mas com a ação do tempo acabam ganhando aparência de sujos, embora sejam lavados periodicamente.
Já a colocação de tachões foi com o intuito de dar segurança para os turistas que visitam o pórtico da RS-235.
O comandante diz que, em curto espaço de tempo, houve dois acidentes no local, e que os tachões objetivam "conter os motoristas que passam pelo local com a velocidade incompatível para a via". O objetivo é nobre, mas a aparência é de uma passagem de fronteira, que não exatamente a de uma divisa entre França e Suíça.

Limpeza de praça da PRE é atribuição da Prefeitura

O comandante do 4º Pelotão da 2ª Companhia Rodoviária, Danton Vieira Flores, faz reparos às críticas que o colunista fez na semana passada ao estado da área junto ao pórtico da RS-235.  "A área em torno da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) é de responsabilidade da Prefeitura, tendo a denominação de praça A.J. Renner", afirma Flores. Ele esclarece que somente a manutenção do prédio é atribuição da corporação. "Vale salientar que os lagos da frente do prédio foram recentemente limpos pelo efetivo da Polícia Rodoviária, pois houve a inércia do poder público municipal, e realmente se encontravam em péssimo estado", complementa o comandante.

Leitores reclamam do serviço de recolhimento de lixo

Caiu bastante nos últimos meses o serviço de recolhimento de lixo na cidade. O termômetro são as constantes reclamações de leitores. E não vêm só de um bairro. Nos últimos 10 dias, recebemos reclamações em relação ao recolhimento no Centro e nos bairros Floresta e Avenida.
Relato do último leitor, residente no Avenida: "Nessa foto tem lixo acumulado de um mês. Normalmente demora três meses para que seja removido. Ano passado reclamei várias vezes à Prefeitura por email, e me responderam que um dos caminhões levaria embora. Nada. Em vez disso, o máximo que eu pude ver foi o carregador abrir os sacos para ver o que estava dentro e depois jogou de volta ao chão. Talvez para que o outro caminhão levasse". Enquanto isso, o lixo acumula na frente das residências da travessa Tesoureiro.

Plano Diretor muda para implantar distrito industrial

A Câmara de Vereadores promoveu, quarta-feira, audiência pública para debater o projeto de alteração do Plano Diretor, como determina o Estatuto das Cidades. A área que o Município de Gramado comprou para a instalação de um distrito industrial na Várzea Grande é considerada área rural e, por isso, era necessária a alteração, também exigida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam).
A alteração conta com os pareceres favoráveis do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e do Conselho do Plano Diretor, e será votada na sessão ordinária da próxima segunda-feira.

Juiz aguarda julgamento de recursos para a instrução

Inicialmente, a ação penal proposta pelo Ministério Público de Gramado, tinha 34 réus. Este número já baixou, em função de vários habeas corpus obtidos por alguns dos réus. Depois de julgados todos os recursos impetrados, o juiz Cyro Púperi vai analisar a defesa preliminar de cada um dos réus, definindo se é caso de exclusão ou permanência na ação penal. Aí, vai começar a instrução do processo.
"Diante do grande número de réus e de vários recursos, o trabalho de juiz fica limitado a prestar informações ao Tribunal de Justiça", comenta Cyro Púperi.

Processo criminal do Natal Luz não está suspenso (2)

Confirmando informação exclusiva dada pela coluna no dia 4 de junho, não está suspensa a ação penal que investiga supostas irregularidades no Natal Luz. O que ocorreu foi um erro de informação no sistema do Judiciário gaúcho.
O juiz Cyro Púperi aguarda o julgamento do pedido de correição parcial da ação - feito por um dos advogados dos réus, para então retomar o processo.

Briga termina com homem morto e mulher ferida

Um homem morto e uma mulher gravemente ferida. Este foi o saldo de uma briga doméstica ocorrida no início da manhã desta quinta-feira. no bairro Eugênio Ferreira. Luís Fábio Ferreira, de 39 anos, agrediu sua ex-mulher, Suzana de Souza Santos, de 41 anos, pouco antes de uma audiência em que ele seria ouvido, depois de ser denunciado prlo crime de violência doméstica. Segundo a Delegacia de Polícia de Canela, Luís Fábio teria agredido a ex-mulher com uma tesoura e um martelo. Ela caiu ensaguentada, próximo à residência em que os dois moravam. Imaginando que a mulher estivesse morta, o ex-marido colocou uma corda no marco do telhado e se enforcou.
Suzana tinha uma medida protetiva que impedia Luís Fábio de se aproximar a uma distância de 150 metros. Ambos, porém, moravam na mesma casa, separada por um divisor físico.

Uso da Procuradoria em ação privada é criticado

Na sua manifestação sobre a ação de Nestor Tissot contra o colunista, o Ministério Público criticou o fato do prefeito ter utilizado a Procuradoria do município no processo. "Os procuradores municipais não possuem atribuição legal para a defesa das pessoas de seus representantes com seus interesses privados", afirmou o promotor Antônio Képes. "A Procuradoria do município e seus respectivos procuradores encontram-se vinculados à defesa do município, enquanto pessoa jurídica de direito público interno com personalidade jurídica própria e distinta das pessoas que o representam", complementou o promotor.

Justiça extingue ação de Nestor contra o colunista

A Justiça de Gramado extinguiu a ação penal que o prefeito Nestor Tissot (PP) movia contra este colunista. O prefeito alegava que não havia apoiado a candidatura de Dilma Roussef (PT) à presidência da República, em 2010, e ajuizou queixa-crime contra o colunista.
Na defesa, os advogados anexaram foto em que Nestor Tissot  aparecia com um adesivo da então candidata, durante evento de apoio. "O apoio ou não a certo partido político não se trata de fato ofensivo à conduta de qualquer pessoa, não restando comprovado, igualmente, o ânimo de difamar o querelante", afirmou o promotor Antônio Képes.
Da decisão proferida, cabe recurso.
A defesa do colunista ficou a cargo dos advogados Sandro Marcelo Ferreira dos Santos e Leonardo Sequito, do escritório Santos & Kellermann Advogados Associados.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A calçada é o único lugar para o povo. Em Bogotá.

Leitor comenta nota da coluna sobre os maus gramadenses que permitem que seus clientes estacionem nas calçadas. Ele cita a entrevista do ex-prefeito de Bogotá, capital da Colômbia, que ganhou projeção internacional ao recuperar os espaços do povo. Enrico Peñalosa classifica como um verdadeiro crime quem estaciona na calçada, lembrando que este é o único espaço para o povo. Além de sugerir uma legislação rígida sobre esse delito, ele sugere ciclovias por toda a cidade. Se Gramado quer ser a Europa sem passaporte, estas são sábias palavras. Para já.

Polo de pedágio de Gramado terá formato comunitário

Até o final de 2013, o formato da praça de pedágio de Gramado deverá utilizar o formato comunitário, em substituição ao modelo atual, que é privado. O anúncio é do governo estadual, que conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que será a responsável pela gestão dos 144 quilômetros no polo de Gramado.
Conforme havia antecipado a coluna, o valor cobrado deverá cair pela metade. Atualmente, quem utiliza as rodovias da região paga R$ 7,50 a cada passagem. No modelo comunitário mais próximo de Gramado, em Campo Bom, o valor cobrado é de R$ 2,40.

Evento tem a parceria total com os empresários locais

Outra grande vantagem oferecida por esse novo formato, sugerido pela Abrasel - são oferecidas pequenas porções dos pratos mais famosos das nossas casas de gastromia. E os garçons, bem treinados, propõem que o visitante continue sua incursão gastronômica no restaurante. Isso tudo, sem falar das várias salas, salões e áreas de exposição que o ExpoGramado dispõe. É lá que o evento vai se firmar.

Expo é o local adequado para eventos gastronômicos

O Encontro da Abrasel em Gramado já é um sucesso. O formato do evento é o grande mérito da diretoria regional, liderada por Josiano Schmitt. O local não poderia ser melhor - o ExpoGramado, com suas amplas instalações preparadas para esse tipo de acontecimento, com toda infraestrutura montada, do estacionamento aos banheiros. Não há dúvida de que futuras realizações da gastronomia terão que deixar a rua Coberta e subir até o Expo.

Um novo condomínio na região de Mato Queimado

Quem acompanha as projeções da coluna sobre para que lado a cidade de Gramado vai crescer, mais um dado para ser analisado. Depois de contar com três dos principais condomínios fechados - Lagos, Bosque e St. Moritz , o Mato Queimado prepara-se para mais um grande investimento, o Forest Gramado. Iniciativa do empresário Ricardo Sulhzbach, o condomínio está localizado ao lado da antiga fábrica de Móveis Serrano, e contará com 30 residências. As vendas estarão a cargo da Recanto Imóveis.

Zero Hora diz que inverno movimenta R$ 765 milhões

Reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal Zero Hora estima que o inverno da Região das Hortênsias deve atrair 1,5 milhão de visitantes até setembro, injetando R$ 765 milhões na economia local. A reportagem de Vanessa Franzosi destaca uma das atrações luxuosas de Gramado, o hotel Saint Andrews, do empresário Guilherme Paulus, onde uma diária pode custar R$ 3,8 mil.

Como um "captador" pode prejudicar os chocolateiros

Leitor relata conversa que presenciou entre um "captador" de restaurante - que tem fondue em seu cardápio, e um turista: "Nós usamos o chocolate Nestlé, que é melhor do que os outros restaurantes usam", começa o "captador". "E por que vocês não usam o chocolate caseiro famoso de Gramado?", pergunta o cliente. Aí vem a pérola: "Aqui não se fabrica chocolate caseiro, é tudo Nestlé".
Como pode haver cliente que acredite em uma mentira dessas? Imaginem o estrago que um "captador" pode causar para um dos setores mais charmosos da nossa economia, como é o chocolateiro.

Gastronomia gera mais de um milhão de empregos

Autoridades políticas e empresariais participaram, na noite desta terça-feira, da solenidade de abertura do Encontro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, que acontece no ExpoGramado até quinta-feira. O evento vai colocar em pauta questões políticas, como o repasse de gorjeta, mão de obra qualificada e trabalho eventual, presente na maioria dos países, especialmente na Europa e América do Norte. Já na noite de abertura, o tema girou em torno da capacidade de geração de empregos que o setor oferece, comparável somente ao setor de construção civil no país. “Temos a obrigação de apontar ferramentas de gestão e treinamento na arte de bem servir”, declarou a presidente da Abrasel RS, Fernanda Etchepare, explicando em seu discurso a importância de um setor que gera mais de um milhão de empregos no país.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Festival: continua impasse no Ministério da Cultura

O Jornal de Gramado de terça-feira confirmou a informação dada pela coluna, ainda em maio, de que seria difícil a organização do Festival de Cinema ter acesso aos R$ 700 mil da Lei Rouanet que estão retidos no Ministério da Cultura desde 2011, que não aceita a Associação de Cultura e Turismo de Gramado (ACTG) como proponente do projeto. Recorreu-se, então, a outra proponente (Beatriz Araújo), que não aceitou o encargo. A partir de agora, será preciso reiniciar todo o processo através de outro proponente. Enquanto isso, fornecedores reclamam o pagamento do que é devido. Preocupada com a situação, a Prefeitura conseguiu aprovar, segunda-feira, na Câmara de Vereadores, o projeto que autoriza a compra de passagens aéreas para o Festival de Cinema deste ano.

Carros em calçadas obrigam pedestres a usar avenida

Leitor chama a atenção para o mau exemplo que algumas casas de gastronomia dão na avenida das Hortênsias, ao permitir que os carros de clientes estacionem em cima de calçadas, o que obriga os pedestres a desviarem para a pista de rolamento. "Se alguém tiver que passar com um carrinho de bebê, por exemplo, em alguns casos, terá que utilizar a avenida", reclama.
A coluna acrescenta outro inconveniente: os "captadores de clientes", que costumam invadir parte da pista para fazer suas manobras, o que acaba contribuindo para a lentidão do trânsito.

Antiquário Tempo Antigo faz temporada em Gramado

Um dos antiquários mais famosos e estilosos do Rio Grande do Sul está fazendo temporada em Gramado. Brenda Souza, proprietária do Antiquário Tempo Antigo, de Porto Alegre, está com a Estação Inverno Tempo Antigo, até o final de agosto, na rua Garibaldi, 109, ao lado do Hotel Serra Azul, bem no centro da cidade. As peças lá expostas são escolhidas a dedo, boa parte procedente da França e da Inglaterra. O antiquário funciona de terças a domingos, sempre das 10 às 19 horas.

Turismo local cresce em direção a Nova Petrópolis

O turismo gramadense cresceu e consolidou-se na área central da cidade. Depois foi a vez da avenida das Hortênsias, rumo a Canela. Mais recentemente, a Várzea Grande, com atrações como Cristais de Gramado, GramadoZoo e o Parque Gaúcho. Agora a tendência é o Carazal e em direção a Nova Petrópolis.
Com empreendimentos como a Vinícola Ravanello, a Mina e, especialmente, o Snowland (ou parque da neve), o Carazal e o lado oeste gramadense recebem grande impulso. Há empresas que analisam abertamente relocalizar seus negócios para o lado de Nova Petrópolis. O Parque da Neve será a nova e grande atração daquela região.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Secretário estadual descarta construção de presídio

Em resposta a um ofício do vice-prefeito Luia Barbacovi (PSDB), o secretário estadual da Segurança, Aírton Aloísio Michels, descartou a possibilidade de um presídio em Gramado. Na correspondência, Michels diz que o município possui "reduzido número de presos", argumentando que o presídio de Canela pode ser utilizado e que o presídio de Taquara vai ser ampliado. Alguém precisa informar ao secretário que dificilmente a casa prisional de Canela aceita criminosos gramadenses.

Prefeitura vai comprar passagens aéreas do festival

Um sinal de que a Prefeitura poderá bancar parte das despesas do 40º Festival de Cinema: nesta segunda-feira, a Câmara de Vereadores vota o projeto 038/2012, que autoriza o município a adquirir passagens aéreas para os participantes do festival.
Fornecedores reclamam a falta de pagamento de edições passadas, e mais de R$ 700 mil que poderiam ser utilizados para abater as dívidas, e que está bloqueado no Ministério da Cultura.

Leitor sugere implantação de um polo de confecções

Já é comum ver os gramadenses que viajam pelo Brasil e Exterior voltar pra casa com malas cheias de roupas. Voltem de São Paulo, Buenos Aires ou Nova Iorque, a receita é a mesma: aproveitar os preços baixos. O mesmo não ocorre aqui, pois os visitantes reclamam dos preços elevados. "Não seria o momento de criar um polo de confecções em Gramado?", é a pergunta que faz um leitor.

Cassada liminar que suspendia obras em estrada

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul cassou a liminar que suspendia as obras da Estrada da Santinha. A liminar havia sido concedida pela juíza Aline Ecker Rissato, em ação do Ministério Público, depois que a empresa responsável pela obra deixou vazar óleo para o arroio 28. A decisão foi do desembargador Marco Aurélio Heinz, da 21ª Câmara Cível, que aceitou agravo impetrado pela Prefeitura de Gramado.
Segundo o promotor Max Guazzelli, responsável pela denúncia inicial, o Ministério Público vai apresentar contra razões, baseado no fato de não ter sido apresentada qualquer licença ambiental para a execução das obras de pavimentação da estrada.

Salão do Sorvete, uma das atrações da Febrachoco

O Salão do Sorvete será uma das novidades da segunda edição da Febrachoco, que acontecerá de 29 a 31 de agosto no ExpoGramado. A Febrachoco é uma feira de negócios que engloba toda a cadeira de produção e comercialização do chocolate e o mercado de sorvetes, assim como o do chocolate, estando em expansão no Brasil. O consumo de sorvete cresceu 70% nos últimos oito anos, segundo a ABIS, entidade que congrega as empresas da área no Brasil.

Na situação, expectativa por conta da escolha do vice

Já pelo lado da situação, a expectativa fica por conta da escolha do candidato a vice-prefeito, posto que cabe ao PSDB. Se a decisão for para o diretório do partido, o ex-secretário Vonei Benetti vence com folga. Essa opção não é bem aceita pelas principais lideranças do PP, que preferem a manutenção do atual vice, Luia Barbacovi (PSDB), na chapa capitaneada por Nestor Tissot.

Partidos de oposição buscam união até 30 de junho

As lideranças dos principais partidos de oposição à administração municipal vêm sendo cobradas por seus simpatizantes em relação a uma união das siglas, como ocorreu em 2004 e 2008. Embora hoje a possibilidade seja remota, até o dia 30 de junho - quando os partidos realizarão suas convenções, poderão ocorrer movimentos buscando a união de PMDB, PT, PDT, PSB e PCdoB.

Tribunal rejeita pagamento de comissão para a ACTG

O desembargador Almir Porto da Rocha Filho, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, indeferiu o pedido de pagamento de comissão sobre as receitas do 26º Natal Luz para a Associação de Cultura e Turismo de Gramado (ACTG). Em agravo de instrumento, a entidade pleiteava o recebimento de 5% sobre a última edição do Natal Luz.

Gramado pode receber R$ 1,13 milhão de royalties

Canela receberá a maior cota da região, caso seja confirmado o projeto do Senado federal que tramita agora na Câmara dos Deputados, que disciplina a distribuição de recursos da extração do petróleo. Seriam R$ 1,28 milhão para a Prefeitura canelense. Gramado e Igrejinha viriam a seguir, com previsão de R$ 1,13 milhão para cada município. Três Coroas receberia um aporte de R$ 995 mil, enquanto Nova Petrópolis e São Francisco de Paula ficariam com R$ 853 mil cada. A menor previsão é para Picada Café, com R$ 426 mil.

Loteamento popular agora chama-se Sítio do Carazal

Quem passa pelo Loteamento Popular do Carazal, que a administração municipal constrói há nove anos, nota algumas alterações. Em primeiro lugar, uma placa anuncia que o local mudou de nome: agora chama-se Loteamento Sírio do Carazal. Outra alteração substancial foi a pavimentação das vias, em algumas delas com blocos de concreto em vez de asfalto. Em alguns pontos da rua 2, vários meio-fios, recentemente fixados, estão soltos e fora do prumo, como já ocorreu anteriormente.

domingo, 17 de junho de 2012

Nova casa noturna, Fancy Club abre em grande estilo

Foi irretocável a inauguração do Fancy Club Lounge, sábado, junto à Sociedade Recreio Gramadense. A nova casa noturna, idealizada por Vonei Benetti, possui estrutura que une tecnologia e bom atendimento. Os convidados foram recepcionados com espumante Chandon e o comando das pick ups ficou com o DJ português Pete Tha Zouk, que teve a parceria do catarinense Conrado.
A casa também passou no teste mais esperado, que era em relação ao barulho na área central da cidade. A proteção acústica funcionou na primeira noite.

Borrachudos não perdoam inauguração em junho

Apesar de já estarmos em junho, os borrachudos continuam a infernizar em algumas regiões da cidade. Nem as geadas da semana passada conseguiram exterminar os mosquitos. Na quinta-feira, enquanto autoridades e convidados aguardavam a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), os borrachudos compareceram à solenidade. Boa parte do público tratou de colocar as mãos nos boldos para evitar o ataque dos borrachudos.

sábado, 16 de junho de 2012

Anunciados os primeiros patrocinadores do Festival

Ambev, Duocasa , Oi e Phillip Morris são os primeiros patrocinadores do Festival de Cinema, que acontece de 10 a 18 de agosto. Também foi anunciada a Avianca como a transportadora oficial.
Não foram divulgados os valores dos patrocínios.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Coletto defende união para a conclusão da Perimetral

Ex-secretário do Planejamento e idealizador da Perimetral, Alemir Coletto (PP) diz que o projetodeve ser priorizado como "de Estado". Ele defende uma mobilização de forças de todas as correntes da comunidade para a conclusão dos quadrantes. "Muito além do ordenamento da ocupação do solo urbano e do eventual desvio de veículos pesados do centro da cidade, o Anel Viário proporcionará e incentivará um desenvolvimento harmônico e de qualidade de vida para cada bairro de Gramado com a reestruturação do Plano Diretor", comenta Coletto. Ele acrescenta que a conclusão da obra permitirá um transporte coletivo de melhor qualidade, além de oportunizar a relocalização da Estação Rodoviária e de dar maior agilidade para os serviços médicos de urgência e das forças de segurança.
"Mesmo distante da administração municipal, me sinto realizado pelo legado que abrirá os caminhos do desenvolvimento sustentável e inteligente de Gramado", finaliza Coletto.

Texto diz que Prefeitura fará evento pela primeira vez

Parece mentira, mas a Prefeitura, no release oficial do 27º Natal Luz, nega que realizasse o evento até então. Vejam a frase: "Luciano Alabarse integra o grupo que assume a direção do Natal Luz de Gramado, que pela primeira vez na história, está sendo realizado pela Prefeitura de Gramado".
Então as portarias oficiais de nomeação dos integrantes das comissões organizadoras das edições não existiram? E o que está fazendo a CPI da Câmara de Vereadores, se o evento do ano passado era privado?
Vale salientar que o release do Natal Luz não é assinado por qualquer jornalista, o que é praxe em ações de divulgação na imprensa.

Luciano Alabarse será o diretor artístico do Natal Luz

O diretor de teatro gaúcho Luciano Alabarse será o diretor artístico do 27º Natal Luz. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Secretaria de Turismo, que está contratando os profissionais que irão coordenar os grandes espetáculos. Alabarse - que coordena o Porto Alegre em Cena, terá ao seu lado os diretores artísticos Vika Scchabach, Jezebel de Carli, Adriane Azevedo, Dilmar Messias e o diretor técnico Maurício Moura.
“Vocês podem ter a certeza do meu empenho máximo em qualificar ainda mais o Natal Luz de Gramado”, promete Luciano Alabarse.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Um dos grandes lançamentos imobiliários do ano em Gramado é o Residencial Recanto das Rosas, parceria entre a Scalla Imóveis e a Benin Imóveis. O emprendimento localiza-se junto à praça das Rosas, e contará com 37 apartamentos de alto padrão. O projeto é do arquiteto Derson Casagrande.
* Após a colheita de sua melhor safra - 2012 - a Vinícola Ravanello se prepara para um grande lançamento no segundo semestre. De acordo com Normélio Ravanello, serão lançados vinhos reserva e um gran reserva, com a qualidade já reconhecida da safra colhida no Carazal.
* Nem começou oficialmente a corrida eleitoral e já tem candidato a vereador esbaforido e preocupado. É o preço de começar a campanha cedo de mais e não saber dosar as forças.

Polícia Civil faz a maior apreensão de crack na região

Agentes da Polícia de Civil de Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul cumpriram três mandados de prisão e um de busca na manhã desta quinta-feira, 14, em Canela. Na operação, foram presas três pessoas por tentativa de latrocínio  e apreendidos 700 gramas de crack, 300 gramas de cocaína, além de uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, um revólver calibre 22, uma touca ninja e balanças de precisão. O preço das drogas é estimado em R$ 20 mil.
Segundo a delegada regional , Elisângela Melo Reghelin, essa foi a maior apreensão de crack na região. Com as 700 gramas de crack, segundo a delegada, é possível produzir 2,5 mil pedras.

Escola faz campanha para renovação de biblioteca

A Escola Presidente Vargas, da Avenida Central, está fazendo uma campanha para renovação da biblioteca. A intenção é renovar o ambiente da biblioteca e aumentar o acervo,  pois há poucos livros dedicados aos adolescentes. O projeto prevê, também, que os pais tenham acesso aos livros, estimulando o hábito da leitura em seus filhos. Em resumo: a procura pela leitura é grande, porém, não há livros suficientes.
A coluna abraça a causa e pede que os leitores colaborem com a Presidente Vargas através da doação de livros. Quem tiver tempo, pode fazer a entrega na própria escola, na rua Vigilante, 134. Quem não puder ir até lá, pode ligar para Denise Dezordi Lopes (9956.6910) e Luana Fátima Delazeri  (9173.5847), responsáveis pelo projeto, que providenciarão o recolhimento das doações.

2° Salão do Imóvel Região das Hortênsias inicia dia 29

Entre 29 de junho e 1° de julho, acontece, no Centro de Eventos da Faurgs, o 2° Salão do Imóvel Região das Hortênsias. Neste ano, a feira de negócios contará com 20 estandes, representando as imobiliárias e construtoras locais que estarão apresentando seus lançamentos, além de representantes de instituições financeiras ligadas ao segmento da construção. A Caixa estará presente à feira, simulando financiamentos e tirando dúvidas dos consumidores.
Estão previstas, também, palestras como Sylvio Lindenberg Filho ("Como enxergar com os olhos do cliente") e Dilmar Isidoro ("Fundamentos da Economia para o mercado de trabalho").

Encontro da Abrasel é atração a partir de terça-feira

Gramado deverá receber mais de 1,5 mil empresários, prestadores de serviços, fornecedores de hotéis e restaurantes para o Encontro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, que acontece de 19 a 21 de junho. São esperados visitantes de toda a Região Sul, Região Sudeste e do Mato Grosso do Sul. A sede será no ExpoGramado, com exposição de fornecedores, seminários e workshops.

Perimetral: inauguração com duas horas de atraso

A inauguração oficial do primeiro quadrante da Perimetral de Gramado atrasou duas horas. Marcada para as 15 horas de quarta, todos tiveram que esperar pelo ministro Gastão Vieira (PMDB), do Turismo, que desceu no aeroporto de Caxias às 15h45min, e só conseguiu chegar aqui às 17 horas. Muita gente não pôde esperar, como a banda marcial da Escola Senador Salgado Filho, pois a criançada teve que retornar ao bairro Piratini antes do final do turno escolar.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

"Leve nos olhos a imagem colorida" pode soar irônico

Leitor chama a atenção para a ironia da frase que há décadas estampa o pórtico da RS-235: "Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado". O turista que passar por ali, certamente levará outro tipo de imagem.
Outro leitor reclama que aquela parte da cidade é sempre preterida, até mesmo durante os grandes eventos. Por ali ficam os banners com os logotipos dos patrocinadores, mas pouca coisa de decoração.

Área do pórtico da RS-235 se deteriora rapidamente

O assunto não é novo, mas não tem como não comentar o ar de abandono do pórtico da RS-235, onde vendedores e "divulgadores" trabalham com desenvoltura. Com as geadas da semana passada, as flores praticamente desapareceram, a sujeira é uma constante e a Polícia Rodoviária Estadual contribui enormemente para piorar a paisagem através de duas formas: 1 - Armando blitzes no local, com cones velhos, debotados: 2 - Com o desleixo da área do batalhão, que é integrada ao pórtico. Ah, sem contar as recentes plantações de cocurutos nas duas pistas, que contribui ainda mais para o ar de "alfândega".
Toda a área do pórtico da RS-235 precisa ser revitalizada com urgência. Apesar da idade avançada, o pórtico ainda é um grande ícone do turismo gramadense.

Cineasta não consegue apoio oficial para rodar longa

Cineasta carioca radicado em Gramado, Luiz Rangel anda decepcionado com a falta de apoio oficial por estas plagas. Seu filme Réquiem para Laura Martin, todo rodado em Gramado, recebeu três indicações no Madrid Film International Festival, concorrendo a melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor trilha musical, mas ele não obteve apoio para ir até a capital espanhola.
Outro longa-metragem de Rangel, "Ódio", terá que ser rodado no Rio de Janeiro, pela total falta de apoio em Gramado. Rangel questiona sobre o valor e apoio para produções realizadas em Gramado e sugere ao próximo prefeito que olhe com mais carinho a questão cultural, lembreando que o cinema é considerado a sétima arte simplesmente por ser a união de todas as outras seis, além de ter sido o principal fator de divulgação de Gramado como destino turístico.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Vereadores aprovam repasse de R$ 40 mil para o CEG

Em sessão ordinária realizada segunda-feira, a Câmara de Vereadorers aprovou o projeto do Executivo que solicitava autorização para que a Prefeitura possa contribuir financeiramente com o Centro Esportivo Gramadense (CEG) em até R$ 40 mil. A contribuição será utilizada pelo clube para auxiliar nas despesas como preparação das categorias de base e participação em competições esportivas.

Nova Petrópolis: Pinhal Alto ganha primeira pousada

O distrito de Pinhal Alto (terra do jornalista Affonso Ritter), localizado a 15 quilômetros do centro de Nova Petrópolis, agora já tem como hospedar seus visitantes. É que foi inaugurada a Pousada Pinhal Alto, que pode receber nove pessoas em três chalés e outras cinco na casa principal. Os proprietários são o casal de jornalistas Susana Zilles e Luiz Padovani. A informação é do Jornal de Nova Petrópolis.

Crítica não apaga o mérito de um projeto de futuro

A crítica que se faz à escolha do primeiro trecho não apaga o mérito do projeto como um todo. Idealizada pelo ex-secretário Alemir Coletto, a Perimetral é um projeto para o futuro de Gramado e, quando estiver concluída a segunda etapa - ligando o bairro Três Pinheiros ao bairro Avenida Central, teremos uma grande solução para os problemas de engarrafamento durante os grandes eventos e feriados de Gramado. Não falamos nem na terceira e na quarta etapa.
A inauguração oficial do primeiro trecho ocorre nesta quarta-feira, a partir das 15 horas, com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB).

Foto do JG retrata baixo movimento da Perimetral

A foto de capa do JG (antigo Jornal de Gramado) desta terça-feira diz bem o que é a importância do primeiro trecho da perimetral de Gramado, que liga o bairro Casagrande ao bairro Três Pinheiros. Apenas um carro transitando pelo belo asfalto da pista dupla. Essa tem sido a média de veículos que transitam pela nova rodovia - um carro por minuto. Se fosse no trecho entre o Três Pinheiros e a Rodovia das Hortênsias, essa média se multiplicaria por dez.

Secretário contesta e diz que houve erro de digitação

O secretário de Educação, João Carlos Adam (PP), contesta os números divulgados pelo jornal NH sobre os investimentos de Gramado na área, e diz que a aplicação real, em 2011, foi de 25,31%, e não 21,4%. "Um problema de digitação gerado na informação resultou neste erro", afirma Adam.  "Já está sendo efetuada a correção e certamente dentro alguns dias estará computada junto ao FNDE", finaliza o secretário.

Jornal Fala Gramado deixou de circular em junho

Durou sete edições o projeto do jornal Fala Gramado, que vinha circulando às quintas-feiras desde abril. A última edição da publicação circulou no dia 31 de maio. Oficialmente, o motivo da interrupção foram problemas de saúde enfrentados por seu diretor, Gerson Sorgetz, que estuda a retomada do projeto editorial.

O restaurante favorito de Demóstenes em Gramado

Começam a aparecer vestígios da presença do senador Demóstenes Torres (sem partido) em Gramado e Canela, no tempo em que ele desfrutava de prestígio por sua atuação no Senado. Além de passar temporadas em uma residência em condomínio de luxo em Canela, Demóstenes e a esposa costumavam frequentar o restaurante Moscerino, em Gramado, uma indicação do então senador Sérgio Zambiazi (PTB).

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Investimento em Educação caiu 16% em Gramado

Conforme publicação do Jornal NH, com base em informações de 45 municípios da Grande Porto Alegre, Vale dos Sinos e Vale do Taquari, Gramado foi o município onde se registrou a maior queda na aplicação de recursos em educação, na comparação entre 2010 e 2011. Foram 25,5% do orçamento municipal em 2010, e uma queda de 16% no ano passado, com apenas 21,4%.
Os dados são do Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação.

Kadett abandonado é uma pista de assalto a posto

Quatro homens encapuzados assaltaram, na noite de domingo, o posto de combustíveis Alfa, no início da RS-115 em direção a Taquara. O assalto ocorreu por volta das 20h30min, e a Polícia Civil trabalha com a hipótese dos criminosos serem de Caxias do Sul, já que um Kadett, com placas daquela cidade, poderia ter sido usado na fuga dos assaltantes. O carro foi abandonado entre Gramado e Canela.
Além do veículo, a maneira como ocorreu o assalto guarda semelhanças com outra ação de um grupo caxiense que agiu em Gramado em 2011, de acordo com o delegado Gustavo Barcellos.

Igrejinha terá Faculdade Tecnológica Dental em 2013

A poucos quilômetros de Gramado, em Igrejinha, as notícias sobre educação são bem melhores. O Ministério da Educação já concedeu parecer favorável à instalação de uma faculdade naquele município, faltando apenas o parecer do Conselho Nacional de Educação. Trata-se da Faculdade Tecnológica Dental. O primeiro curso a funcionar será o de Radiologia, com cinco opções: médica, odontológica, veterinária, alimentar e industrial. E outra boa informação: os cursos devem começar a funcionar já em 2013.

Polícia prende traficantes com 50 gramas de crack

A Polícia Civil de Gramado prendeu, sexta-feira, dois traficantes, com 50 gramas de crack e 700 gramas no bairro Moura. Depois de uma perseguição que iniciou na rua Emílio Leobet, Dilson João Machado (Titioritio) e Mário Soares foram presos e encaminhados ao Presídio Regional de Canela. A Polícia monitorava a dupla, que havia adquirido a droga naquela cidade.
Titioritio é um veterano do mundo policial, e já havia sido preso no início do ano no bairro Piratini, quando comercializava crack. Por falta de vagas, acabou sendo libertado.
Segundo o delegado Gustavo Barcellos, as 50 gramas de crack seriam suficientes para produzir 150 pedras da droga.

Relato de um morador preocupado com a insegurança

"Moro aqui há cinco anos. Eu e minha mulher escolhemos esse lugar não só pela sua beleza, mas também pela segurança. Infelizmente, o que tenho notado é que cada vez mais surgem notícias sobre tentativas de estupro, assaltos, invasões em condomínios, furtos e agora até assalto. Sei também que ninguém vai preso, porque não existem vagas nos presídios, ou seja, viva a impunidade! Quando será que as autoridades vão fazer alguma coisa para evitar que isso se propague, como já aconteceu em diversos lugares do nosso país?"

domingo, 10 de junho de 2012

Atração desconhecida, Ponte do Raposo é reformada

Até o final desta semana, deverá estar concluída a obra de recuperação da histórica Ponte do Raposo, na divisa entre Gramado e Caxias do Sul. A estrutura de madeiras está sendo trocada e a de metal sofrerá apenas uma nova pintura, em trabalho conjunto das prefeituras dos dois municípios.
A Ponte do Raposo, no rio Santa Cruz, é um dos cenários mais bonitos do interior de Gramado. Foi idealizada há 100 anos pelo major José Nicoletti Filho, tendo sido feita toda em aço Krupp, vindo desmontada da Alemanha, chegando a Gramado por via férrea e depois pelas carroças.Na mesma proporção, é desconhecida da maioria dos gramadenses e visitantes, tendo em vista a precariedade da estrada dentro do território gramadense.

Os prós, contra e dúvida em relação à edição de 2012

Vale lembrar que estamos a dois meses do início do Festival de Cinema, que deve acontecer entre 10 e 18 de agosto. Em um ano histórico (40 anos), o nosso evento mais tradicional tem a sorte de não competir com o festival de Paulínia (SP), que vinha distribuindo grandes prêmios aos produtores e diretores, fazendo com que Gramado ficasse em um plano secundário. A favor do nosso festival, conta, ainda, a credibilidade de um conselho curador formado por José Wilker, Marcos Santuário e Rubens Ewald Filho.
Contra o Festival de Gramado, conspiram os erros e supostas irregularidades cometidas na aplicação de recursos incentivados de eventos anteriores.
A dúvida é em relação ao novo formato do festival, que, pela primeira vez, não terá um presidente.

Faltam informações sobre o 40º Festival de Cinema

São escassas as informações em relação ao Festival de Cinema de Gramado em sua 40ª edição. No site oficial do evento, há somente espaço para as inscrições de quem deseja competir na mostra. A preocupação maior, no entanto, está relacionada com a possibilidade do festival - orçado em R$ 4,1 milhões, não obter grandes recursos nos projetos de leis de incentivo à cultura, especialmente na esfera federal.
Como a coluna vem enfatizando nos últimos meses, há uma dificuldade na aprovação de qualquer projeto de Gramado no Ministério da Cultura, tendo em vista a repercussão negativa das denúncias sobre supostas irregularidades em eventos públicos. Até mesmo as empresas privadas vêm encontrando dificuldades em aprovar seus projetos para a captação de patrocínios.

Temperaturas geladas aquecem temporada de inverno

Durante muitos anos, empresários e autoridades reclamaram sempre que o frio intenso fosse registrado mais cedo. Houve anos que somente em julho os termômetros caíram abaixo de zero. Um ano fora do normal acusou o fenômeno só em agosto, quando a temporada já está chegando ao fim. Agora, todos estão mobilizados com o espetáculo do final de semana. E torcendo por mais frio e neve, se possível. Pelo menos, até que seja inaugurado o Snowland, o parque que vai garantir neve durante todo o ano em Gramado.

Histórico de frio: recorde de neve ainda é de 1994

Já entre os registros mais recentes, a maior nevasca dos últimos anos em Gramado/Canela foi a de 8 de julho de 1994, quando houve precipitação por 27 horas, das 9 horas de sexta até o meio-dia do sábado. Naquela noite, Gramado ficou literalmente ilhada, pois ninguém entrou ou saiu da cidade. Dez centímetros de neve ficaram acumulados no solo. A rodovia Gramado/Canela também foi bloqueada e muitos canelenses tiveram que seguir a pé de volta a suas casas, porque os carros ficaram impedidos. Espera-se que também em 2012 esse recorde seja superado, para a alegria de gramadenses, canelenses e visitantes.

Frio da semana passada iguala números de 2000

A intensa massa de ar polar que atingiu o sul do Brasil neste feriadão de Corpus Christi igualou o recorde de temperatura negativa ocorrido em Gramado/Canela, que era do ano 2000. Os 6,9 graus abaixo de zero de sexta, pela manhã, se equiparam aos sete graus negativos ocorrido em 5 de agosto do ano 2000. Naquela noite, houve um encontro de empresários no Gramado Tênis Clube, que ainda hoje não conta com calefação. Às 21 horas, fazia quatro negativos, e muitos homens de negócio de Estados nordestinos e do centro do país literalmente tremeram de frio. Copos de vinhos foram tomados como se fossem ki-suco.

Demóstenes teria casa em condomínio de Canela

Pode não estar registrada em seu nome, mas há informações que convergem para a existência de uma luxuosa residência do senador Demóstenes Torres (sem partido) em um valorizado condomínio privado de Canela. A informação dá conta de que há pouco tempo foi efetivada uma pintura geral da casa, e que o parlamentar, hoje investigado por uma CPI do Congresso Nacional, pouco aqui comparece. A mais frequente usária seria sua filha.

sábado, 9 de junho de 2012

Feriadão de lotação nos hotéis e público qualificado

Hoteleiros, donos de restaurantes e comerciantes não têm do que reclamar no feriadão de Corpus Christi. O bom público do feriadão - de temperaturas baixas e céu azul, foi impulsionado pelo noticiário em torno das fortes geadas ocorridas por aqui na quinta, sexta e sábado. E quem veio não ficou decepcionado.
Detalhe importante: um público de bom poder aquisitivo, muito semelhante àquele que costuma passear pela cidade durante a Páscoa.

Homem é preso após roubo com arma de brinquedo

Uma guarnição da 2ª Companhia Turística de Canela prendeu em flagrante, na madrugada de sábado, um homem, por roubo de pedestre no centro da cidade. Conforme a vítima, o acusado, utilizando uma pistola de plástico, anunciou o assalto e roubou o seu relógio. Os policiais abordaram Henrique Bohn de Brito, 27 anos, na rua Getúlio Vargas, ainda próximo ao local do crime, encontrando o relógio e o simulacro de arma de fogo.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Temperatura mínima chegou a 6,9 graus negativos

A onda de frio no Rio Grande do Sul fez com que a temperatura mínima em Canela caísse para 6,9 graus negativos na madrugada de sexta-feira, segundo Luiz Fernando Nachtigall, da Metsul Meteorologia. No sábado, a menor temperatura em Gramado foi de 2,4 graus, às 6h45min.
O frio vai perder muita força nos próximos dias, mas a MetSul Meteorologia adverte que as condições não deixarão de ser extremadas no Rio Grande do Sul.

Após 11 anos, trecho da Perimetral será inaugurado

Depois de 11 anos de obras, o primeiro trecho da Perimetral, ligando a RS-115 à RS-235, será finalmente inaugurado. A cerimônia acontece na próxima quarta-feira, dia 13, às 15 horas, com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB). No texto, distribuído à imprensa e publicado no site da Prefeitura, consta que a obra teria iniciado em julho de 2009. A construção da via de pouco menos de dois quilômetros custou R$ 10,6 milhões, dos quais, R$ 8,9 milhões vieram do Ministério do Turismo, através do Prodetur.

Professores participaram de congresso de educação

O secretário de Educação, João Carlos Adam (PP), desmente a informação de servidora municipal de que quatro escolas de educação infantil estiveram fechadas na quinta-feira, em função de folga concedida para alguns funcionários. "Todas as escolas de educação infantil estiveram abertas", rebate Adam. "O que de fato aconteceu, é que algumas educadoras, com consentimento das suas diretoras e mediante ajustes internos com outros profissionais, estão participando do 4° Congresso Internacional de Educação de Gramado, evento este que ocorre no ExpoGramado de 7 a 9 de junho". O secretário ressalta, ainda, que cada professor custeou a sua inscrição no congresso.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Servidora municipal reclama de tratamento desigual

Funcionária pública municipal reclama de privilégios concedidos pela Secretaria de Educação para alguns servidores. Segundo ela, quatro escolas de educação infantil não teriam funcionado nesta quinta-feira, dia de Corpus Christi, embora não fosse feriado em Gramado. O motivo seriam as folgas concedidas para alguns servidores, embora a determinação oficial fosse de feriadão somente entre dia 30 de abril e 1º de maio, aproveitando o dia da Ascenção de Nosso Senhor.
A coluna tentou um contato com a Secretaria de Educação na tarde de quinta-feira, mas o telefone, permanentemente, dava sinal de ocupado.

Beto Grill participará de painel sobre saúde pública

O vice-governador Beto Grill (PSB) será o palestrante do painel Políticas Públicas para Saúde, que ocorre na próxima quarta-feira, dia 13, a partir das 19 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores de Gramado. O evento, promovido pelo PSB, é aberto ao público, e propõe uma reflexão comunitária e administrativa do modelo de gestão em saúde.
Beto Grill é médico com especialização em Medicina do Trabalho e Perícia Judicial.

Eleição: panorama político está praticamente definido

Sem contar alguma improvável surpresa de última hora, o cenário eleitoral gramadense está praticamente pronto para as eleições de 7 de outubro. Pela situação, está definido Nestor Tissot (PP), que deverá ter o ex-secretário Vonei Benetti (PSDB) como vice. O atual vice, Luia Barbacovi (PSDB) pode compor a chapa.
A oposição deve concorrer com dois candidatos: Caio Tomazeli (PMDB) a prefeito e Sérgio Broilo a vice-prefeito; Gilnei Benetti (PT) a prefeito, ainda sem a definição do vice, que pode vir do PDT ou do PSB.
O Bloco Democrático Popular (PT/PSB/PDT/PCdoB) já definiu que realizará convenção no dia 30 de junho.

Nova Petrópolis: 60% é associada a cooperativas

A vizinha Nova Petrópolis possui uma estrutura social de muito equilíbrio, com poucas diferenças entre ricos e pobres. Boa parte dessa harmonia deve-se ao cooperativismo, que está enraizado na comunidade há mais de 100 anos. Hoje, cerca de 60% da população pertence a uma cooperativa, especialmente a Piá (lacticínios) e ao Sicredi (financeiro), conforme revelação feita, quarta-feira, durante o lançamento da Rural Show, evento de agricultura familiar que acontece no Centro e Eventos, entre 28 de junho e 1º de julho.

Princípio de incêndio aumenta congestionamento

Com a lotação da rede hoteleira  neste feriadão de Corpus Christi, o trânsito em Gramado ficou lento nesta quinta-feira, quando a temperatura não passou de nove graus. No final da tarde, o congestionamento foi mais acentuado, em função de um princípio de incêndio na chaminé de um restaurante localizado no terceiro andar de um prédio na avenida Borges de Medeiros, próximo à rua Augusto Zatti. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, que interditou uma quadra durante 30 minutos.

CPI é mais uma prova de que Natal Luz é público

Talvez boa parte dos gramadenses ainda não se deu conta de um fato: apesar de ser quase inócua do ponto de vista prático, a CPI da última edição do Natal Luz é mais uma prova incontestável de que o evento é público. Afinal, uma Comissão Parlamentar de Inquérito investiga apenas as coisas públicas e não privadas.
Recorde-se que, logo depois das denúncias do Ministério Público, em 2011, houve quem defendesse (e ainda defenda) que se trata de um evento privado.

CPI apresenta, segunda, documentos a perito contábil

Os vereadores Ilton Gomes (PP) e Bira de Oliveira (PP), membros da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a gestão do 26º Natal Luz de Gramado, retiraram, nesta quinta-feira, as cópias dos documentos que acompanharam a prestação de contas do evento, fornecidos pela juíza da 2ª Vara, Aline Ecker Rissato.
A CPI se reunirá na próxima segunda-feira com um perito contábil, para apresentar os documentos e traçar a metodologia de trabalho. “Vamos nos reunir com o perito contábil, passar a documentação, traçar as metas e assim, de fato começar o trabalho de análise da prestação de contas do 26º Natal Luz”, disse Ilton Gomes, presidente da CPI.

Natal Luz: Weinmann comenta a suspensão penal

Advogado de boa parte dos réus do caso Natal Luz, o advogado Amadeu Weinmann faz três observações sobre a não suspensão do processo penal, conforme foi publicado pela coluna: "1 - Sobre os despachos de qualquer juiz de direito, somente cabe a ele, e a mais ninguém, a obrigação de fazer qualquer ratificação e/ou retificação, sob pena de ocorrer um verdadeiro tumulto processual; 2 - Os despachos judiciais publicados no Diário Oficial da Justiça têm fé pública e somente outro despacho poderá revogá-lo, o que não aconteceu até o presente momento; 3 -Atribuir-se à publicação de um despacho judicial o título de 'equívoco cartorário' é admitir-se a desordem, a confusão representativa do caos dos órgão judicantes, o que se acredita não ter sido, até agora, atingido pela Justiça de Gramado".

Fábio Jr. será atração em conferência sobre idoso

Sete mil pessoas são esperadas pelo evento Convivência - Conferência Internacional sobre o Idoso, que acontece entre os dias 29 e 31 de julho, no Serra Park. Além de palestras específicas da área, o evento contará com um show de Fábio Júnior, no dia 29, e uma missa com o padre Antônio Maria, no dia 31. Entre um e outro, será a vez do bailarino Carlinhos de Jesus, que fará uma palestra motivacional focada na importância do exercício físico em qualquer idade, especialmente para o público idoso, no dia 30.

Climatizador trabalha mais pelo conforto dos pinguins

O frio chegou com força e os animais do Gramadozoo estão preparados para enfrentar as baixas temperaturas. Das cidades brasileiras que possuem zoológico, Gramado é a de inverno mais rigoroso. No entanto, o clima da região não interfere no conforto dos habitantes do zoo. Todos os recintos possuem sistemas de climatização para garantir qualidade de vida, mesmo às espécies típicas de clima quente. Quando faz muito frio, até o recinto dos pinguins é aquecido.
Segundo o veterinário Renan Stahdler, o pinguinário conta com um climatizador que mantém a umidade e a temperatura controladas. “Quando esfria muito, o climatizador aquece os pinguins. Mantemos a temperatura sempre próxima dos 16ºC”, explica. Nesta semana, no entanto, o sistema de aquecimento tem funcionado durante um tempo maior, já que a temperatura mínima na região chegou a três graus negativos.

Todos querem um pedaço do movimento de Gramado

O movimento deste feriadão de Corpus Cristhi comprova a tese de que estão todos de olho em Gramado. O Clic RBS revela que o Platinum Outlet, que o Grupo São José, de São Paulo, está erguendo, em Novo Hamburgo, tem como um dos seus principais públicos os turistas que sobem à Serra para visitar Gramado e Canela. E também para atender o público de Porto Alegre, Vale dos Sinos e Caxias.
Com 125 lojas e o rótulo de maior shopping de descontos do Brasil, o Platinum Outlet tem um investimento de R$ 80 milhões, com previsão para abrir as portas em abril de 2013. O anúncio é que serão concedidos descontos que variam de 30 a 70%. O empreendimento ficará aberto os sete dias da semana, junto à BR-116, no trevo de acesso à Estância Velha.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Roque Tomazeli deixa a secretaria do Planejamento

Representante do PPS na administração municipal, Roque Tomazeli está deixando a Secretaria do Planejamento. Quarta-feira foi o último dia de Roque na secretaria, onde pautou sua atuação pelo respeito ao Plano Diretor e Código de Posturas. Sai um pouco decepcionado com algumas obras que tangenciaram a legislação, mas, principalmente, para apoiar a candidatura de seu irmão Caio Tomazeli (PMDB) a prefeito.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Famastil constrói fábrica em PE e decide nacionalizar

Com um investimento de R$ 32 milhões, a Famastil Taurus Ferramentas desenvolve o projeto de sua nova fábrica e centro de distribuição, com 44 mil metros quadrados, em São Lourenço da Mata, Pernambuco. A fábrica incluirá ferramentas para construção civil, mecânica, jardinagem e produtos para organização, como prateleiras e caixas.
De acordo com o jornal Valor Econômico, a empresa gramadense, com a alta do dólar, decidiu nacionalizar parte de seu portfólio de ferramentas elétricas importadas da Ásia. Os primeiros itens serão os aparadores de grama, que até o fim do ano serão produzidos em Gramado.

Roque diz que publicidade em parquímetro é irregular

Leitores continuam reclamando da publicidade nos parquímetros, dizendo que ela não está dentro das normas da Lei das Placas. Um dos leitores pergunta se houve licitação, e se as empresas de Gramado tiveram oportunidade de também estampar os seus produtos e serviços em local tão nobre. A coluna responde com o texto de um e-mail enviado ao colunista pelo secretário do Planejamento, Roque Tomazeli (PPS),  no dia 14 de maio: "Com relação aos adesivos colocados irregularmente nos parquímetros, adotamos a providência de requerer à empresa responsável que retire as peças nesta semana. Só não executamos o serviço com equipe própria porque o descolamento pode arranhar os parquímetros. No entanto, continuando a irregularidade, vamos intervir".

Coworking: um novo modelo de trabalho em Gramado

Abrir o próprio negócio é o grande sonho de muitas pessoas, mas a maioria delas esbarra nos custos para se manter um escritório. Esse foi o mote para o lançamento da Coworking Gramado, um espaço onde se convive em um mesmo ambiente, dividindo recursos e ferramentas com outros profissionais.
O Coworking Gramado (rua Salgado Filho, 447) oferece um ambiente amplo e equipado, com internet, impressora, telefone, café, secretária, salas de reunião, ambientes de convívio e espaço para palestras e eventos.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Foi um sucesso o jantar alusivo ao Dia da República Italiana, realizado no último sábado, na Trattoria Del Corso. Na ocasião, foi fundada a Liga Lombarda de Gramado, em homenagem aos imigrantes daquela província peninsular. O sócio e gerente da casa, Cristian Salomini, é descendente de lombardos cremoneses.
* Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, professores da rede de ensino de Gramado participaram, nesta terça-feira,  do curso de Formação de Educadores Ambientais, que foi ministrado pela bióloga Silvia Coelho, responsável pelo GramadoZoo.
* Leitor diz que os Largos Culturais viraram espaços de publicidade: "Acho que a finalidade com a qual foi concebido, nos moldes de Barcelona, está decadente, e em nada harmoniza com a cidade".

Restaurante oferece harmonização com cervejas

Com proposta de oferecer cardápios harmonizados com cervejas especiais, o DomusMea Restô Lounge abre, nesta quinta-feira, na avenida Dom Luiz Guanella, número 580, em Canela. O cliente contará com uma sugestão da cerveja que melhor harmoniza com cada prato oferecido no cardápio do restaurante, com três linhas de cervejas gaúchas (Rasen Bier, de Gramado, Spokbier, de Taquara, e Seasons, de Porto Alegre), além de cervejas importadas dos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, República Tcheca, Alemanha, Rússia e Jamaica.
O restaurante tem capacidade para até cem pessoas, e o projeto arquitetônico e de decoração interior é assinado pelo escritório de arquitetura Goularte & Pedrassani, de Gramado.

Leitor sugere campanha de reeducação no trânsito

Leitor acha que o problema no trânsito é bem mais amplo do que a falta de educação dos motoristas que andam vagarosamente pela pista da esquerda e a ignorância em relação ao funcionamento das rótulas. "Acho um absurdo a maneira com que os pedestres adentram a faixa de segurança, de maneira abrupta, sem nem sequer olhar para o lado, transferindo completamente a responsabilidade da sua segurança para o motorista", comenta o leitor, que acha que já está na hora de uma campanha de reeducação no trânsito. "O gramadense precisa ser educado para usar as rótulas, as faixas de pedestre e as vias duplas, de maneira que mudem seus hábitos e, assim, ensinem também os visitantes", sugere.
A reeducação da comunidade em relação ao trânsito, aliás, foi uma das conclusões do Fórum de Mobilidade Urbana, promovido, sábado, pela Câmara de Vereadores.

Natal Luz público: venda de ingressos na Prefeitura

Se ainda havia alguma dúvida de o Natal Luz é um evento público ou privado, ela se dissipou após a Operação Papai Noel, liderada pelo Ministério Público. Prova de que o evento é público foi o anúncio feito pela Secretaria de Turismo de que as empresas ligadas ao turismo que quiserem adquirir ingressos para a edição deste ano devem  se cadastrar entre os dias 5 e 12 deste mês, no Departamento de Compras da Prefeitura. As empresas poderão comprar ingressos com 30% de desconto para os espetáculos Grande Desfile de Natal, Nativitaten e Fantástica Fábrica. A única exigência é que a compra mínima seja de dois mil ingressos por empresa.

Gramado é a última colocada em índices de aprovação

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), Gramado tem o pior percentual entre os quatro municípios da Região das Hortênsias, no que diz respeito aos índices de aprovação no ensino médio, e ensino fundamental, em 2011. Canela é o primeiro, com 91,1 no ensino fundamental, e 73,5 no ensino médio. São Francisco de Paula ocupa a segunda posição, com 90,2 e 70,0. O terceiro lugar é de Nova Petrópolis, com 89,5 e 79,1. Gramado fica com as duas piores posições, obtendo 88% no ensino médio e apenas 64% no ensino fundamental.

Falta de vagas em presídio: dois pesos, duas medidas

Há tempos Gramado convive com a crônica falta de vagas no presídio regional de Canela. Criminoso aqui só vai para aquela casa prisional se um pai que não pagou pensão alimentícia ou um batedor de carteiras da cidade forem liberados. Imaginem  se o mesmo procedimento fosse adotado pelos centros de recuperação de dependentes químicos de Gramado. Por aqui, todos são aceitos, independente do município onde residem.

Câmara autoriza repasse para entidades e eventos

Em sessão ordinária, realizada segunda-feira, os vereadores aprovaram, por unanimidade, dois projetos do Executivo que solicitavam autorização para repasse financeiro. A Associação dos Blocos Carnavalescos de Gramado receberá R$ 28 mil para realizar o 18º Carnaval de Inverno, e a Associação Núcleo de Orquidófilos de Gramado terá R$ 15 mil para a 10ª Exposição Nacional de Cattleya Intermedia de Gramado, que acontece entre 19 e 23 de setembro.

Previsão de neve garante lotação hoteleira no feriadão

Já estava difícil conseguir reserva para o feriadão de Corpus Christi em Gramado/Canela. Agora, os institutos de metereologia anunciam neve para o período entre quarta e quinta-feira, porque vai haver encontro de uma frente fria, que está sobre o Rio Grande do Sul, com uma massa de ar polar, que vem da Antártida. E é sempre bom distinguir as duas: frente fria traz chuva, ar polar quer dizer frio. Juntos, os dois fenômenos criam os cristais de gelo, mais conhecidos como neve.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Processo criminal do Natal Luz não está suspenso

O processo criminal sobre as irregularidades apontadas pelo Ministério Público em relação à realização do Natal Luz, entre 2007 e 2010, não está suspenso, ao contrário do que divulgou a imprensa no final de semana. A afirmação é do promotor Max Guazzelli, ao colocar que, na decisão do juiz Cyro Púperi, não consta a suspensão do feito, mas, sim, a seguinte frase: "Aguarde-se o julgamento da correição parcial", uma referência ao pedido feito ao Tribunal de Justiça pelos advogados de parte dos réus no processo.
O promotor Max Guazzelli afirma que o processo continua tramitando, e acredita que houve um "equívoco cartorário" no lançamento da informação na internet.
Segundo o Código de Organização Judiciária (COJE), não há previsão de suspensão do processo (cível ou criminal) na hipótese de a parte ingressar com correição parcial.

domingo, 3 de junho de 2012

Inaugurado parque temático de pedras semipreciosas

Em concorrida solenidade na tarde de sábado, foi aberto, oficialmente, o parque temático A Mina, localizado junto à área da família Tomasini, em Linha Carazal, onde já existem um kartódromo e um restaurante. O empreendimento é uma iniciativa conjunta das famílias Bortoluzzi, de Soledade, e Tomasini, de Gramado. Na Mina, são encontradas ametistas, citrinos, ágatas e cristais, contendo minerais brasileiros e importados. Na área de 18 hectares do Parque Tomasini, o prédio conta com 1,2 mil metros quadrados e congrega uma mina subterrânea com 80 metros. No local, pode-se fazer uma visita à exposição de pedras, bem como a compra dos produtos em exposição.

Débitos com fornecedores, outra grande dificuldade

Outra dificuldade para a realização do festival em 2012 será com os fornecedores que ainda não receberam a totalidade dos pagamentos em 2011. Na primeira liberação de recursos via Lei Rouanet, através da intervenção direta do ex-administrador judicial do Natal Luz, Ruben Oliveira, alguns restaurantes e hotéis receberam cerca de 30% do valor devido. Difícil vai ser convencê-los a fornecer para o festival deste ano, sem antes receber a quitação do ano passado.

A sintomática falta de notícias do Festival de Cinema

São escassas as informações sobre a próxima edição do Festival de Cinema de Gramado. A última dá conta de que a Assembleia Legislativa irá liberar uma verba de R$ 20 mil para os curtas da competição. Convenhamos que é pouco para um evento, orçado em R$ 4,1 milhões. Por trás da carência de informações, está a dificuldade em aprovar projetos através da lei de incentivo à cultura, notadamente a Lei Rouanet. Como já informou esta coluna, qualquer projeto que envolva Gramado vem sendo analisado com lupa pelo Ministério da Cultura, que ainda não liberou cerca de R$ 700 mil da edição de 2011. Em resumo: vai ser um festival com grandes dificuldades de organização.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* A Fancy Club Lounge, casa noturna idealizada pelo arquiteto e empresário Vonei Benetti, abre oficialmente no dia 16 de junho, na rua Garibaldi, junto à Sociedade Recreio Gramadense.
* Enquete realizada pelo site mironneto.com apontou que 90% dos internautas gostariam que a CPI da Câmara de Vereadores investigasse as últimas cinco edições do Natal Luz, e não somente a de 2011.
* Prometendo oferecer a impecável costura italiana, abre as portas, no dia 9, no Largo da Borges, a loja Ferrisi Milano. O empreendimento leva a assinatura de Fortunato Ferrisi e Adeli Branco, com Tarso Moraes.

sábado, 2 de junho de 2012

Diretório do PSDB "ratifica" o que já estava decidido

No dia 19 de maio, esta coluna publicou que a coligação PP/PSDB iria para a sua quarta eleição consecutiva, citando uma reunião realizada no dia anterior em que a união foi selada. Houve quem duvidasse, alegando que muitos tucanos estariam descontentes com o tratamento dispensado ao partido pelo prefeito Nestor Tissot (PP), e que o PSDB não perderia a chance de concorrer a prefeito com o apoio do PMDB. Na verdade, tudo já estava acertado, e a decisão não passou pelos diretórios dos dois partidos. Na quinta-feira, em reunião protocolar, o diretório municipal do PSDB "ratificou" o apoio à candidatura de Nestor Tissot por 14 votos a favor e seis contrários.

Natal: processo criminal é temporariamente suspenso

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul suspendeu temporariamente o processo criminal sobre irregularidades apontadas pelo Ministério Público em relação à realização do Natal Luz entre 2007 e 2010. A decisão foi anunciada quinta-feira, depois que os advogados Amadeu Weinmann e Cláudio Candiota - que defendem boa parte dos réus, solicitaram à 4ª Câmara Criminal do TJ a correição parcial do processo, argumentando demora nos trâmites da ação.

"Esquerdistas lentos": Polícia Rodoviária pode agir

A propósito da lentidão de muitos turistas e visitantes ao circular na pista da esquerda entre Gramado e Canela, leitor lembra que se trata de uma rodovia, e que o Código Nacional de Trânsito prevê velocidade mínima. "Basta a Polícia Rodoviária Estadual agir nesses casos", sugere.
Outro leitor observa que a maioria dos "esquerdistas lentos" dirigem veículos com placas de Gramado e Canela.

Contratada em caráter emergencial reclama salário

Ao ler a informação de que a Prefeitura de Gramado arrecadou R$ 92,5 milhões nos últimos 12 meses, uma jovem que cumpriu um contrato emergencial ficou indignada por não ter recebido até agora a sua remuneração. Ela relata que tinha contrato até 21 de maio, assim como outras meninas, que ainda não viram a cor do dinheiro.
Certamente, não é por falta de numerário, e o pagamento deverá ser feito nos próximos dias.

Além do Natal, outras investigações em andamento

Na sua despedida de Gramado, o promotor Antônio Képes destacou que concluiu todas as investigações que estavam ao seu alcance. “Faltam algumas respostas bancárias, perícias e diligências. Pedi prorrogação da minha transferência para terminar as investigações”, diz. Além do Natal Luz, o promotor citou a ação civil pública contra o presidente da Câmara de Vereadores, Giovani Colorio (PP), e a ação de improbidade administrativa contra a ex-secretária Iria de Souza Pinto (PSDC). Segundo Képes, a liminar que pedia a proibição da ex-secretária de contratar com o poder público foi deferida. O promotor instaurou, ainda, outros dois inquéritos para investigar a atuação do tenente-coronel Marcelo Gomes Frota no comando do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT).

Antônio Képes elogia organizadores do 26º Natal Luz

Durante encontro com a imprensa em sua despedida de Gramado, o promotor Antônio Képes afirmou que os organizadores do 26º Natal fizeram um excelente trabalho. No entanto, observa que, além de belo, o evento precisa ser realizado dentro da legalidade. “O trabalho dos administradores é inegável. Apesar do pouco tempo, eles criaram eventos novos e gratuitos. O Natal Luz 2011 superou a expectativa de público. Porém, temos que apurar qualquer indício de irregularidade”, frisou ele, ao comunicar que o Ministério Público também está analisando as contas da última edição do 26 º Natal.