.

REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MPT promove reunião preventiva para o Natal Luz

Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) estiveram reunidos, quinta-feira, com a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, com o advogado Márcio Castro Alves, e com o administrador judicial Ruben Francisco de Oliveira. O objetivo do encontro foi o de prevenir a repetição de irregularidades trabalhistas no Natal Luz.
O procurador do Trabalho, Ricardo Garcia, disse que o município está sendo chamado “para uma parceria, porque é do interesse público, portanto, da própria Prefeitura e dos administradores públicos, que a festa não seja usada para obter lucro com a sonegação de direitos de trabalhadores, cidadãos, na maior parte das vezes, de Gramado”.

Morto por bando era gerente de produção do Lugano

Morto pelo bando que explodiu um caixa eletrônico em Nova Petrópolis na madrugada de domingo, André Luís Souza Moreira era gerente de produção do Chocolate Lugano, no bairro Carniel. Moreira, de 32 anos, ingressou na empresa há 10 anos, como auxiliar de produção, tendo realizado diversos cursos de aperfeiçoamento na área de chocolataria. "Destacava-se por estar sempre em busca de técnicas e formas de produzir o melhor entre os chocolates especiais", escreveu o jornal Zero Hora.
Moreira residia em Canela e foi atingido por um tiro por volta de 1 hora de domingo. Ele tinha ido a Nova Petrópolis para jantar com uma jovem, e estava retornando para Canela.

Motoristas cobram prejuízos causados por rótula

O problema da rótula mal planejada e mal construída na RS-115, na ligação com o Serra Park e a Perimetral, é bem mais grave do que se supõe. Seis motoristas que sofreram acidentes no local estão acionando a Brita Rodovias pelos prejuízos. Ocorre que a obra foi feita sob supervisão da Prefeitura, com recursos do Ministério do Turismo, e a Brita não possui qualquer responsabilidade em relação aos problemas da construção daquela rótula. Em um dos casos, um paulista cobra os gastos com a lataria e toda a suspensão do veículo, que ficou comprometida depois de um acidente.
A Brita já comunicou ao DAER sobre os problemas da rótula da RS-115.

domingo, 30 de outubro de 2011

Montagem feita sem atropelos e sem ninguém notar

Alguns leitores comentaram no final de semana: a montagem da decoração das estruturas do Natal Luz foi feita com a maior discrição, sem transtornos para o trânsito. Já é uma vitória da edição deste ano que, como todos sabem, tem um administrador judicial.

Hotel Alpestre disponibiliza bicicletas para os clientes

Quem dá um bom exemplo na cidade é o Hotel Alpestre, que coloca bicicletas à disposição de seus hóspedes para passearem por Gramado. Agora, com uma centena de apartamentos e um moderno centro de eventos, o Alpestre está entre os hotéis com maior índice de ocupação na região.

Motorista não liga pisca e BM sai de arma em punho

A Brigada Militar já viveu momentos mais gloriosos em Gramado. No sábado, família com três crianças foi abordada por duas PMs, com arma em punho, no bairro Planalto. Irregularidade: o motorista entrou em uma rua sem ligar o pisca, sendo seguido pela viatura. Diante da demora para verificar a documentação do carro e do motorista, a esposa saiu do veículo e foi questionar o porquê daquilo tudo, sendo que uma delas continuava com a arma em punho. Falou da desproporção da atitude, do fato das crianças estarem acompanhando aquele ato, que se tivessem constatado a infração deveriam ter parado o carro no ato,  multado e ponto final.
Tudo acabou na Delegacia de Polícia para fazer um Boletim de Ocorrência. O escrivão que estava de plantão achou um absurdo o ocorrido, mas aconselhou que fosse feita uma denúncia junto à própria Brigada Militar.

Nem secretário respeita sinalização na Avenida

Um gramadense seguia pela avenida das Hortênsias, sexta-feira, e sinalizou à esquerda para entrar pela rua Emílio Leobet, sentido agora obrigatório, onde é proibido retornar ao Centro. O carro que estava à frente fez a meia volta e, logo em seguida, entrou numa revenda de carros usados. Mas, para sua surpresa, o autor dessa infração foi o secretário de Obras, Rafael Ronsoni. Exatamente às 14h41min, aconteceu essa irregularidade no trânsito, com uma pick-up branca, de placas IPP-0618. Ronsoni entrou na revenda de usados e lá permaneceu durante 20 minutos, quando então retornou pela avenida e, depois, seguiu rumo a Canela.

Representante da série CSI fará palestra no Serrano

Muito popular no mundo todo, devido a um seriado americano, o CSI (Crime Scene Investigation) tem uma de suas representantes palestrando em Gramado. Dana Kollmann, que atuou durante 12 anos no laboratório, é uma das presenças mais aguardadas durante o XXI Congresso Nacional de Criminalística, que acontece até sexta-feira no Serrano Resort. Dana deve palestrar no dia 1º, terça-feira, sobre o tempo de duração dos resultados de DNA, baseada em sua experiência em uma cidade metropolitana dos Estados Unidos.
Para o coordenador geral do congresso, Décio de Moura Mallmith, esta será a oportunidade para destacar a contribuição social dos peritos. “As decisões tomadas pelos juízes são baseadas nos laudos dos peritos criminais, assim como as decisões dos jurados nos crimes da competência do Tribunal do Júri.

Amadeu Weinmann defende 17 indiciados pelo MP

O conhecido advogado criminalista Amadeu de Almeida Weinmann é o advogado de 17 dos 34 indiciados pelo Ministério Público por supostas irregularidades do Natal Luz. Entre os 17 clientes, estão o ex-presidente do Natal Luz, Luciano Peccin, sua esposa, Marlene, e o filho Felipe.

Nova Petrópolis: explosão de caixa eletrônico e morte

Quatro criminosos explodiram um caixa eletrônico no início da madrugada deste domingo, na avenida 15 de Novembro, em frente a Calcados Dakota, em Nova Petrópolis. Na fuga, eles alvejaram um Golf, que era dirigido por André Luis Souza Moreira, 32 anos, que estava acompanhado de sua esposa. Um dos tiros atingiu Moreira. Ele foi socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital da cidade. A mulher dele não se feriu.
Depois de matar o motorista, os criminosos fugiram em um Fox ou um Focus, em direção a Gramado. Os criminosos tiveram o cuidado de espalhar miguelitos na via, antes da fuga.

Natal Luz volta lindo, emocionante e transparente

Foi um final de semana com fortes emoções para a comunidade gramadense, que viu o seu maior evento voltar a ser promovido pela comunidade e com a responsabilidade que o trato do dinheiro público merece. Primeiro, foi a publicação de edital para tomada de preços no Jornal de Gramado de sexta-feira, onde a comissão organizadora ofereceu transparência total. E, à noite, o primeiro ensaio geral do Nativitaten, que levou às lágrimas gramadenses e visitantes, depois de todas superações que aconteceram. Mas o evento retorna mais forte, lindo como sempre, e muito mais transparente, como o promotor Antônio Képes havia anunciado em julho.

sábado, 29 de outubro de 2011

Albuquerque sepulta proposta de aeroporto no Saiqui

O secretário Beto Albuquerque elogiou o esforço dos prefeitos pela luta em torno do projeto do aeroporto regional no bairro Saiqui, em Canela. O estudo pode estar mais adiantado do que na Vila Oliva, as condições podem ser melhores, mas nestes 20 anos o mercado evoluiu e hoje precisamos atender o turismo, mas também temos que oferecer uma nova alternativa para Caxias do Sul, uma metrópole na Serra. Conforme Albuquerque, o governo vai construir um único aeroporto aqui na região e outro entre Portão e Eldorado do Sul, para servir a Grande Porto Alegre. E as companhias aéreas foram decisivas, sob o ponto de vista da viabilidade econômica.

Aeroporto em Vila Oliva foi uma decisão de mercado

Em entrevista publicada no Jornal NH, sexta-feira, o secretário Beto Albuquerque, da Infraestrutura e Logística, deixou bem claro que a razão determinante na indicação do novo Aeroporto Regional da Serra no distrito de Vila Oliva, entre Caxias e Gramado, não é uma escolha sua ou do governador Tarso Genro, mas sim, do mercado. "As companhias aéreas optaram por esta localização, que melhor atende aos seus interesses", enfatizou Beto.

O orçamento de Caxias e a relação com Gramado

O número revelado pelo jornal Pioneiro, sexta-feira, dá bem uma dimensão do poderio que é Caxias do Sul e a responsabilidade do prefeito José Ivo Sartori: o orçamento para 2012 da Prefeitura que ele administra será de R$ 1,177 bilhão. Ou seja, 13 vezes o orçamento que teremos em Gramado no ano que vem. E Sartori, como se sabe, já anunciou que pretende acompanhar de perto a eleição em nossa cidade, porque acredita na força do seu partido - PMDB - para voltar ao poder, depois de 12 anos da administração Nelson Dinnebier.
Vale ressaltar que, apesar de um orçamento bem maior, Caxias tem 20% menos cargos de confiança do que Gramado.

Executivo não prestigiou o baile dos municipários

Chamou a atenção a ausência do prefeito, vice, secretários e vereadores da base governista no baile promovido pelo Sindicato dos Servidores Municipais no Clube Minuano. Cerca de 700 funcionários e familiares participaram do encontro festivo, que teve o sorteio de mais de 350 brindes e primou pela organização.
Além da ausência de representantes da administração municipal, um dos assuntos mais comentados foi a montagem de uma chapa de oposição à atual diretoria, comandada por Nairton Laucksen. A chapa contaria com o apoio da administração e a eleição acontece no dia 21 de novembro.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MP poderá abrir inquérito civil sobre a "casa da sogra"

Ao apontar somente uma irregularidade na utilização de recursos públicos para a construção de uma residência para pessoa próxima da ex-secretária Iria de Souza Pinto (PSDC), a Câmara de Vereadores fez somente a metade de seu trabalho. Há falhas graves na investigação, como o não apontamento de responsável pelo sumiço de pasta contendo os documentos da construção da residência da sogra da ex-secretária. Por isso, é provável que o Ministério Público abra um inquérito civil a respeito do caso.
Até o momento, o MP não recebeu cópia do relatório da CPI.

Gramado estará na feira de turismo de Buenos Aires

Gramado estará presente na FIT- Feira Internacional de Turismo da América Latina, a partir deste sábado em Buenos Aires. A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, acompanhada do coordenador de promoção turística da cidade, Luiz Kraieski, irão representar Gramado em uma das maiores feiras de turismos de América Latina. O município não terá um estande específico, ocupando, porém, o espaço da Embratur.

Em artigo, Giovani Colorio dá exemplo de coerência

Com a metade da idade do prefeito, o vereador Giovani Colorio (PP), presidente da Câmara, publica no Jornal de Gramado desta sexta-feira  uma crônica onde, de forma coerente, confere a cada cidadão gramadense a sua parcela do mérito pela conquista da revista Viagem, de melhor destino turístico. No atendimento de um  garçon, na gentileza de um taxista ou com uma informação ao turista, ele reconhece que todos fazem a sua parte. Menos o prefeito, que acha que o prêmio é seu.

Anúncio da Prefeitura homenageia o próprio prefeito

É visível o esforço que faz o prefeito Nestor Tissot (PP) em melhorar a imagem do Executivo, abalada pelo caso Natal Luz e pela CPI da Casa da Sogra, entre alguns episódios mais recentes.Além de explorar a escolha de Gramado como Melhor Cidade Turística do Brasil como se fosse uma conquista sua, o prefeito apreciou uma pesquisa que lhe indicou como personalidade em administração pública. Para destacar o prêmio que recebeu na pesquisa produzida pela UCS, por solicitação do jornal Integração, foi autorizado um anúncio homenageando Nestor. E citando seu nome. Ora, todos sabemos que esse tipo de publicidade é proibida, dentro do princípio da impessoalidade que deve nortear a administração pública.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Duas saborosas notícias da gastronomia regional

Aqui na região, registra-se o jantar especial que a Cantina 28 promove nesta sexta-feira à noite para comemorar o seu sétimo aniversário, agora localizada na RS-235, logo na entrada de Canela.
Já na Linha 28, no local que ficou conhecido pela cantina citada, a dupla Luiz PauloGallina/Juarez Souza(leia-se Tarantino) prepara a inauguração da Cantina Rural.

Importadora de vinho aposta em eventos com cinema

A importadora Porto a Porto e a Casa Flora, que realizaram com sucesso um jantar harmonizado com vinhos e uma conversa com o jornalista Marcelo Copello, na semana passada, no restaurante Bouquet Garni, anunciam um novo encontro na mesma modalidade no dia 22 de novembro. As duas empresas pretendem investir forte neste trinômio saboroso, que um jantar com vinhos e cinema proporciona. E para 2012, a Porto a Porto estuda a instalação de uma loja em Gramado.

Motorista não paga estacionamento e não é notificado

Leitora ficou intrigada com um fato ocorrido no estacionamento rotativo quarta-feira. Um Palio cinza, com placas de Canela, ficou estacionado o dia inteiro em frente ao número 362 da rua Augusto Zatti, sem qualquer comprovante de pagamento e sem ser notificado. Por volta das 17 horas, a leitora avisou uma monitora, que prometeu providências. Como nada foi feito, ela  ligou para a Zona Azul relatando o fato, que enviou três pessoas ao local. Examinaram, e uma delas efetuou um telefonema. Em dois minutos, o proprietário do veículo apareceu se desculpando e sem ser notificado.
A história se repetiu, no mesmo local, na quinta-feira, entre 8h30min e 11h25min, com um veículo com placas de Canela e o mesmo motorista do dia anterior. Ela ligou novamente  para a Zona Azul, e o proprietário apareceu em cinco minutos.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Câmara de Vereadores precisa revisar alguns conceitos. Na sessão descentralizada de segunda-feira, na Várzea Grande, apenas 10 moradores da localidade compareceram.
* Vereador Sérgio Broilo (PMDB) lembrou, ontem, que se os vereadores tivessem esperado pela sindicância que seria aberta pelo Executivo para apurar irregularidades na gestão de Iria Souza Pinto (PSDC) na Secretaria de Habitação e Assistência Social, nada teria acontecido.
* Broilo chamou os quatro vereadores que assinaram o pedido de CPI de "os quatro mosqueteiros".
* A propósito: quando a atual administração vai ter um programa efetivo de habitação popular? A promessa de casas no Loteamento Carazal já vai para a terceira eleição.

Confirmada oficialmente a liberação da Lei Rouanet

Conforme a coluna já havia antecipado na terça-feira, o valor liberado pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, para o Natal Luz, é de R$ 5,4 milhões. Para ser mais preciso R$ 5.452.884,30. A publicação foi feita nesta quinta-feira, pelo site oficial do Ministério da Cultura.
O valor refere-se apenas às deduções de Imposto de Renda que as empresas poderão fazer ao patrocinar o evento. A captação deverá ser feita até o dia 31 de dezembro de 2011.

Famastil entre as médias que mais cresceram no país

A gramadense Famastil Taurus Ferramentas foi uma das empresas de destaque na pesquisa “As pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil”, realizada pela Deloitte e revista Exame PME. Entre as 250 empresas que apresentaram as mais altas taxas de expansão em receita líquida, no período de 2008 a 2010, a Famastil é apontada, registrando um crescimento anual de 7,4%.
A análise teve o objetivo de apontar as empresas brasileiras de pequeno e médio porte que expandem seus negócios com maior velocidade e indicar como estão administrando seus custos, investimentos, preços e rentabilidade. A partir da pesquisa, também foi possível mensurar o estágio de desenvolvimento das pequenas e médias empresas do Brasil.

CPI da Casa da Sogra conclui que houve irregularidade

A CPI da Casa da Sogra, que investigou denúncia contra a ex-secretária Iria de Souza Pinto (PSDC), que auxiliou com recursos públicos a construção da casa da mãe de seu marido, apontou somente uma irregularidade. De acordo com o relatório final, aprovado nesta semana, a ex-secretária não teria observado artigo da Lei Municipal 2.309/2005, que faz expressa referência que "os auxílios de material para construção, reforma ou recuperação de moradia própria e aquisição de bem devem ser concedidos mediante vistoria e após a regularização da construção".
O relatório foi aprovado pelos membros da CPI, tendo tido uma ressalva dos vereadores Gilnei Benetti(PT) e Sérgio Broilo (PMDB), que gostariam que o relatório apontasse ainda o disposto na Constituição Federal que trata da impessoalidade.
O relatório da CPI será enviado ao Executivo, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Publico.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A indelicada atitude de reivindicar um mérito de todos

Tem sido, no mínimo, indelicada a posição do prefeito Nestor Tissot (PP), reinvindicando para si o mérito pela conquista de Gramado como Melhor Cidade Turística do Brasil. Nossos antepassados, os ex-prefeitos, ex-vereadores, os atuais componentes da Câmara Municipal, empresários, e a grande massa de trabalhadores não foram lembrados. Todos os citados, de maneira pública ou anônima, contribuíram para que Gramado fosse reconhecida como um dos melhores destinos turísticos do país.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Corsan reconstrói estação de esgoto no bairro Dutra

A Companhia Riograndese de Saneamento (Corsan) de Gramado investiu R$ 120 mil para reconstruir a galeria de tratamento de esgoto do bairro Dutra. A informação é do gerente local da Corsan, Gilberto Carvalho, que apresentou, nesta semana, a nova estação a um grupo de vereadores.
Moradores do bairro Dutra se queixavam que a antiga estação transbordava, causando forte mau cheiro, especialmente em dias de calor. Com a reconstrução, o problema será resolvido, beneficiando cerca de 400 residências.

Promotor tem reunião com o comandante-geral da BM

O promotor Antônio Képes terá reunião na manhã desta quarta-feira com o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Sérgio Roberto de Abreu. Képes irá acompanhado do subprocurador geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles, para solicitar maior efetivo e número de viaturas durante o período de realização do Natal Luz. De acordo com o promotor de Gramado, o comando do Batalhão Turístico da Região das Hortênsias não deu as garantias de segurança que são solicitadas pelo MP, alegando falta de efetivo e viaturas.

Rouanet: valor aprovado deverá ser R$ 5,4 milhões

Somente na quinta-feira deverá ser publicado o valor que o Ministério da Cultura aprovou, via Lei Rouanet, para o Natal Luz deste ano. Segundo uma fonte da coluna, o valor deverá ficar em R$ 5,4 milhões. A organização do evento havia solicitado R$ 6,3 milhões.
A se confirmar a informação, a arrecadação total entre patrocínios incentivados, patrocínios sem incentivos, souvenirs e bilheteria deverá ficar próximo de R$ 13 milhões.

Promotores serão palestrantes em encontro estadual

Os promotores Antônio Képes e Max Guazzelli, que coordenaram as investigações e denúncias relacionadas às irregularidades na gestão do Natal Luz, serão palestrantes do Encontro Estadual do Ministério Público, que acontece a partir desta quarta-feira em Bento Gonçalves. Képes e Guazzelli falarão sobre "investigação criminal, improbidade pública e defesa do patrimônio público". O case a ser apresentado aos cerca de 150 promotores que se farão presentes é, claro, o do Natal Luz.

Aprovada captação pela Lei Rouanet para o Natal Luz

O administrador judicial da 26ª edição do Natal Luz de Gramado, Ruben de Oliveira, e a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, conseguiram reverter a decisão contrária do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) ao projeto de incentivos fiscais da Lei Rouanet. Os dois estiveram nesta terça-feira em Brasília, onde se reuniram com integrantes do conselho e com o conselho jurídico do ministério, comunicando que a proponente, Beatriz Helena Miranda Araújo, não possui mais do que cinco projetos em andamento. Esse foi o motivo para a não concessão do benefício, durante reunião realizada na semana passada.
Até as 19h30min de terça-feira, não havia sido liberada a informação no site do ministério do valor aprovado. Constava, apenas, que os autos seriam enviados para um órgão interno "para as devidas providências".

Bairro Floresta: motoristas não respeitam sinalização

Leitor chama a atenção para o perigo de um cruzamento no bairro Floresta. Trata-se do cruzamento das ruas Waldemar Frederico Weber com a rua Augusto Bordin, próximo à Escola Boaventura Ramos Pacheco. A preferência naquele trecho é de quem transita pela Waldemar Frederico Weber, tanto que, na Augusto Bordin, existe um quebra-molas e sinalização vertical de um lado, e do outro lado existe sinalização horizontal, vertical e tachões, o que não impede motoristas vindos da rua Augusto Bordin de ignorarem as placas. "Caminhões que ali transitam passam reto, não respeitando a sinalização ali existente, podendo vir a ocasionar graves acidentes, visto que muitos pais levam seus filhos em colégios da redondeza", alerta o leitor.

Gramado teve participação pálida na feira da ABAV

Foi pálida a participação oficial de Gramado na maior feira de turismo do Brasil, que aconteceu paralelamente ao Congresso da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens), no Rio de Janeiro, na semana passada. Como acontece nos últimos anos, o município não teve estande. Dividiu um espaço com outros destinos do Rio Grande do Sul, mas não havia material gráfico disponível. Uma amiga da coluna foi testar e pediu folderes de Gramado. Teve que ouvir: "Eu não tenho aqui, mas posso tentar conseguir para você".
Na semana em que recebeu o título de Melhor Cidade Turística do Brasil, Gramado não tinha um folder para oferecer aos agentes de turismo do país.

Leitores reclamam da falta de manutenção de relógios

Comentário de leitor: "Fico decepcionado em ver no centro da cidade relógios muito bonitos, mas que infelizmente ainda estão com horário atrasado, bem como os novos instalados, que ainda não estão em funcionamento".
Os relógios da avenida Borges de Medeiros (de alta qualidade, diga-se de passagem) precisam urgentemente de manutenção, alerta outro leitor com conhecimento na área. A Prefeitura diz que repassou essa responsabilidade para a empresa vencedora de uma licitação feita recentemente. "Não podemos deixar que  estes relógios fiquem abandonados. Pode parecer um detalhe, mas são os detalhes que encantam nossos turistas", comenta o leitor.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Móveis Di Frizon investe em cozinhas automatizadas

A gramadense Di Frizon está agregando novas tecnologias às suas cozinhas. Elas agora são produzidas com um sistema elétrico que funciona com um leve toque, proporcionando fácil abertura de portas e gavetas. Através de uma tecla interruptora, o sistema proporciona mais agilidade dentro da cozinha, seguindo a tendência do segmento em oferecer design para móveis sem puxadores. A automatização oferece ainda proteção contra colisão, proporcionando fechamento leve e silencioso.  No caso das portas de elevação, a cozinha possui um botão de fechamento em uma tecla interruptora, o que gera abertura total e livre acesso ao interior dos armários superiores.

Da China, Drumm apóia irmandade com asiáticos

Da China, onde se encontra em viagem de negócios, o ex-secretário Estadual de Turismo Jorge Drumm (PSDB) concorda com a sugestão de implantação de um acordo de irmandade com um município daquele "tigre asiático". "Creio que Gramado precisa de parcerias com países e cidades de culturas distintas da nossa, e não similares, como tem sido feito nos últimos tempos", afirma Drumm. Segundo o ex-secretário, o interesse por cultura diferente é o que instiga a pessoa a conhecer determinados locais, "levando em conta que turismo nada mais é, além do lazer e do entretenimento, do que o congraçamento entre povos de culturas distintas".

Feira da Floresta está confirmada em maio de 2012

A Futura Feiras e Empreendimentos, de Novo Hamburgo, já trabalha com uma agenda de eventos para 2012. A empresa realizará de 9 a 11 de maio de 2012 duas feiras em Gramado. Além da 4ª edição da já tradicional Feira da Floresta, voltada para a cadeia do setor de florestas plantadas, ocorrerá, paralelamente, também no Serra Park, a Femmam - Feira de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para Marcenaria.

"Quero ser a agulha e a linha e ser o que eu era antes"

Medalha de bronze no Pan-Americano do México, o atirador Roberto Schmits foi recebido com festa em Canela no final de sábado. Amigos e familiares prepararam uma carreata para acompanhá-lo pelas ruas da cidade. A conquista no Tiro Esportivo, categoria fossa olímpica, levou o atleta a desfilar no caminhão do Corpo de Bombeiros.
Interessante foram as frases do medalhista ao chegar em Canela. "Ganhar medalhas num Pan-Americano é um sonho. O tiro no Brasil é muito sofrido. Eu sempre fui uma tesoura. Cortei relações com a minha família, larguei tudo para competir. Agora, eu quero ser a agulha e a linha, para emendar e voltar a ser o que eu era antes. Agora vou pensar mais na minha família e chega de tiro nesse ano. Preciso descansar e ficar perto de todos que amo", disse Roberto, visivelmente emocionado.

domingo, 23 de outubro de 2011

Fredo pode ser a ponte de Gramado com ministério

As recentes denúncias de irregularidades no Ministério dos Esportes revelaram um personagem conhecido dos gramadenses com mais de 50 anos. Fredo Ebling Júnior (PCdoB), o homem forte do ministério, foi casado com a gramadense Suzete Dientsmann e, durante vários anos, frequentou o Gramado Tênis Clube.
Se a cúpula do ministério resistir às denúncias, Fredo pode ser um bom interlocutor para os projetos esportivos de Gramado. É bom lembrar que na área de esportes também existe uma lei de incentivos semelhante à da Cultura.

Caravana do Natal Luz é bem recebida nos bairros

Moradores do bairro Ipê saíram às ruas na tarde deste domingo para saudar a caravana que percorreu o local, promovendo as atrações do Natal Luz. Embora houvesse a concorrência dos jogos de futebol naquele horário, muita gente foi se associar à festa. "É a primeira vez que vejo isso em Gramado", saudou um morador de Porto Alegre que passa os finais de semana aqui.
A troupe de artistas do Natal Luz vem percorrendo os bairros da cidade, surpreendendo pela forma simples e animada com que promove o evento.

Gemellaggio poderia ter sido com Cortina D'Ampezzo

Aliás, por falar em irmandade, uma gramadense, que voltou recentemente da Itália, acha que Gramado deveria ter feito acordo de irmandade com outra comunidade local, e não Lévico Termine. Segundo ela (que possui profundo conhecimento da cultura e dos hábitos italianos), Gramado deveria ter celebrado o gemellaggio com a charmosa e encantadora Cortina D'Ampezzo, na região do Vêneto.

Irmandade com cidade chinesa pode ser alternativa

Como não deu certo a irmandade entre Gramado e Óbidos, em Portugal, um especialista em turismo sugere uma parceria com alguma cidade da China. Os chineses são quem mais viajam pelo mundo, hoje, e querem conhecer novidades. Querem hotéis de luxo e o consumo de produtos de maior valor. Como são donos da maior poupança do mundo, quem sabe possamos oferecer a nossa "Europa" para eles?
Por falar em China, o gramadense Jorge Weber tem se especializado em negócios com aquele país asiático, levando dezenas de empresários até lá. Nesta semana, ele volta com mais um grupo de gramadenses, que foram conhecer as oportunidades chinesas.

Boas perspectivas para o primeiro trimestre de 2012

Para janeiro, teremos duas semanas ainda de Natal Luz e a Fenin, no final do mês. E fevereiro, além do feriadão de Carnaval, promete mais com a realização da Festa da Uva, de Caxias do Sul, especialmente quando se sabe que a rede hoteleira daquele município já está lotada para aquelas duas semanas. Em março, o movimento se manterá aquecido com a Páscoa mais cedo.

Baixa ocupação antecede o período gordo do turismo

Apesar do final de semana ensolarado, a ocupação hoteleira foi apenas razoável. Outubro é, hoje, o pior mês para a hotelaria e a gastronomia gramadense, antecedendo um período gordo. Com o Natal Luz reformatado e com as grandes atrações mantidas, Gramado entra, em novembro, num período de grandes eventos, que devem movimentar a cidade. Além da Convenção de Lojistas - que acontece na segunda semana de novembro, o mês oferece ainda grandes feiras de calçados, turismo e uma nova promoção de móveis. E dezembro, como todos sabem, já é o principal mês para a cidade.

Empreendimentos exigem investimento de R$ 25 mi

Na área de empreendimentos de lazer, é bom o leitor ir se acostumando com o anúncio de novas cifras de investimentos. Em dois empreendimentos em gestação - voltados para o turista, não se fala em menos de R$ 25 milhões para a largada de cada um deles. O anúncio, porém, não será feito antes de 2012.

Mercado imobiliário local entra no padrão dos milhões

O mercado imobiliário gramadense já está se adaptando às novas cifras de casas em condomínios fechados. É muito difícil encontrar residências por menos de R$ 1 milhão nos condomínios já solidificados. Mas já há negócios de casas negociadas por R$ 2 e R$ 3 milhões, antes mesmo de serem concluídas.No condomínio Aspen, por exemplo, existem casas em construção com área superior a mil metros quadrados.
E pensar que, há dois meses, quando a coluna anunciou o lançamento de um projeto com casas mobiliadas na faixa de R$ 5 milhões, havia quem duvidasse. O mercado de alto luxo está em plena ascensão.

Pré-estreia do Nativitaten será na próxima sexta-feira

Os ensaios para os espetáculos do Natal Luz estão na reta final, e as pré-estreias devem ocorrer a partir da próxima sexta-feira, quando o ingresso custa um quilo de alimento não-perecível. No dia 28 de outubro, acontece o Nativitaten. Dois dias depois, no domingo, dia 30, é a vez da Fantástica Fábrica de Natal mostrar seu encanto e, por último, o Grande Desfile de Natal encerra as pré-estreias, no dia 1º de novembro.

Gramadense empata e fica fora da final do Estadual

O Gramadense empatou com o Flamengo em 0x0 e ficou de fora da decisão do Campeonato Estadual de Amadores. A partida foi disputada neste domingo, em Bento Gonçalves, e foi considerada tecnicamente fraca pelo site Serra Esporte. A equipe de Gramado teve duas boas oportunidades no início da partida, mas não conseguiu traduzir em gol. Com o empate sem gols, a equipe de Bento Gonçalves ficou com a vaga, já que havia empatado em 2x2 no jogo de ida em Gramado.
Com a classificação do Flamengo, ficou definido que a decisão do Amador 2011 será contra o Juventude, de Ibirubá, que venceu a Associação Sapiranga por 4x1, depois de perder a primeira partida por 2x1.

sábado, 22 de outubro de 2011

Gramado foi eleita a Melhor Cidade Turística do Brasil

Gramado foi escolhida pelos leitores da revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, como Melhor Cidade Turística e Melhor Destino de Inverno do Brasil. A premiação foi entregue ao prefeito Nestor Tissot e à secretaria de Turismo, Rosa Helena Volk, na última quarta-feira, durante evento realizado no Morro da Urca, no Rio.
Pela primeira vez, a eleição contou com a participação do Ibope, que desenvolveu a metodologia do processo de votação e a contagem dos votos. Os leitores de Viagem e Turismo que responderam à pesquisa puderam avaliar os destinos e serviços que já haviam testado em suas viagens.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Google Street View grava imagens no centro da cidade

O veículo do 'Google Street View' circulou nesta sexta-feira pelas ruas do centro de Gramado. A partir das imagens captadas pelo veículo, o serviço de mapas do Google permite explorar lugares de todo mundo, através de imagens em 360 graus no nível.
Para gravá-las, a empresa utiliza uma Captiva com 15 lentes. O veículo possui sensores de movimento que rastreiam a posição, um disco rígido para armazenar dados, um pequeno computador que executa o sistema e lasers que captam dados 3D e determinam a distância entre as imagens do Street View. Após a coleta, elas são tratadas, e as pessoas e placas de carros aparecerão borradas, quando forem disponibilizadas.

Proprietário desiste de obra temendo desmoronamento

Leitor chama a atenção para obra na rua Artur Zwetsch, paralela à rua Garibaldi, onde haveria uma escavação em Área de Proteção Ambiental (APP). De acordo com as secretarias do Planejamento e Meio Ambiente, a obra cumpre com toda a legislação. Ocorre que, diante do tamanho da escavação, o proprietário ficou assustado com a possibilidade de um desmoronamento e cobriu a encosta com lona preta. Ele já teria desistido da obra. Não por amor à natureza, mas pelo custo que teria com um muro de contenção. Mesmo assim, a Secretaria do Planejamento ira notificá-lo, por ter invadido o passeio público, impedindo a circulação de passageiros.

Funcionárias da Educação reclamam de discriminação

Funcionárias da Secretaria Municipal de Educação estão questionando os critérios para o feriado de 28 de outubro, Dia do Servidor Público. Em e-mails à coluna, dizem que o secretário de Educação convocou para o trabalho, alegando ser um serviço essencial. Até aí tudo bem, mas por que áreas como a Saúde e Limpeza - que também são essenciais, terão folga?, questionam as funcionárias da Educação.
Minutos depois que a coluna postou esse comentário no Twitter, um leitor lembrou que os servidores da Educação receberão compensação no dia 14 de novembro, fazendo um superferiadão.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Copa das Confederações fora do RS, ruim para a Serra

A notícia de que a Copa das Confederações não terá Porto Alegre como uma de suas subsedes é ruim para o turismo gaúcho. Especialmente, porque se cogitava que aqui fosse a base do Uruguai, o campeão da Copa América. Agora, é torcer que dê tudo certo com a reforma do Beira-Rio, ou com a construção do novo estádio do Grêmio, para que tenhamos a Copa do Mundo em 2014.

Presidenciável, Aécio vem a Gramado em novembro

A Convenção Estadual de Lojistas, que acontece em Gramado nos dias 10, 11 e 12 de novembro, que já tinha a previsão de contar com 1,5 mil inscritos, agora pode ampliar o número de cadeiras. Isso porque foi confirmada, nesta quinta-feira, a presença do senador Aécio Neves. Neto de Tancredo Neves, Aécio é o principal nome da oposição, e deve enfrentar a presidente Dilma nas urnas em 2014.

Perspectiva de queda de 70% nos arrombamentos

O delegado Gustavo Barcellos estima que, a partir das prisões de Pezinho e Batatinha, o número de arrombamentos em Gramado caia 70%. Ele observa que, nos últimos flagrantes, a dupla estava acompanhada de adolescentes, numa espécie de alunos do crime.
Mas se era tão evidente as ações criminosas, por que a dupla não era presa? Por absoluta falta de vagas. Para piorar, a verba mensal da Prefeitura de Gramado não tem chegado àquela casa prisional por meras questões burocráticas.

Após 20 arrombamentos, Pezinho vai para o presídio

Depois de confessar 20 arrombamentos nos últimos dois meses, Maurício Ramos da Silva, o Pezinho, foi encaminhado, nesta quarta-feira, ao presídio de Taquara. A falta de vagas era um empecilho, mas o delegado Gustavo Barcellos negociou pessoalmente duas vagas que havia em Taquara, para abrigar Pezinho e Gabriel Pinto, o Batatinha, que se encontra foragido.
A perspectiva é de que a dupla permaneça uma longa temporada no sistema prisional, já que os policiais de Gramado acreditam que eles tenham sido responsáveis por mais de 50 ocorrências na cidade desde agosto.

Faleceu Zita Bertoluci, uma das pioneiras da hotelaria

Faleceu na semana passada, aos 96 anos, em Caxias do Sul, Maria Boff Bertoluci, mais conhecida como Zita. Viúva de Elisei Bertoluci, Zita comandou durante vários anos o Hotel Bertoluci, um dos pioneiros da hotelaria Gramadense, que marcou época ao lado do Hotel Candiago e Hotel
Para os mais novos, acostumados ao Google Maps, informo que o Hotel Bertoluci ficava onde hoje é a Panvel Farmácia na avenida Borges de Medeiros.

Para organização do evento, houve "equívoco formal"

A presidente do Natal Luz, Rosa Helena Volk, e o administrador judicial do evento, Rubem Souza, estão encaminhando solicitação para que o projeto seja novamente apreciado em regime de urgência, tendo em vista o que eles classificam de "equívoco formal". A CNIC entendeu que um projeto com prazo expirado é ativo, e levou em consideração que a proponente teria mais do que cinco projetos ativos em andamento junto ao Ministério da Cultura. Na realidade, apenas quatro projetos de Beatriz Helena Miranda Araújo ME estão ativos naquele ministério.
A organização do Natal Luz 2011 lamentou bastante a decisão, mas está confiante de que a Lei Rouanet será aprovada, tendo em vista que já havia recomendação preliminar neste sentido.

Lei Rouanet para o Natal Luz é rejeitada pela CNIC

O projeto de incentivo cultural para o Natal Luz de 2011 foi rejeitado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), em reunião realizada quarta-feira em Goiânia. De acordo com o site do Ministério da Cultura, a rejeição ocorreu pelo fato do "somatório dos projetos apresentados exceder o limite permitido para pessoa jurídica". O projeto prevê a captação de R$ 6.371,884,30 através da Lei Rouanet.
O projeto do Natal Luz 2011 tem como proponente Beatriz Helena Miranda Araújo ME, já que a Associação de Cultura e Turismo de Gramado (ACTG) está inabilitada perante o Ministério da Cultura.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* O Show de Patinação 2011 será apresentado nos dias 26 e 27 deste mês no Ginásio Perinão, sempre a partir das 20h30min. O evento é promovido pelas escolas de patinação Patinart (Gramado) e Magia sobre Rodas (Canela), ambas sob a direção e coordenação de Michelle Robert-Svendsen.
* A coluna trocou de gaudério e de cidade: o jornal Integração promove, no dia 28 de outubro, a partir das 20h30min, no Teatro Municipal de Canela, a apresentação da peça O Analista de Bagé. Nada a ver com o Guri de Uruguaiana, como publicamos.
* Representando o Brasil, o atirador canelense Roberto Schmits ficou com a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, quarta-feira, na categoria Fossa Olímpica.
* É pequeno o esforço de divulgação do Natal Luz por parte da Prefeitura. Na página principal do site oficial, o Natal Luz é um dos seis eventos que constam. E nada mais.

Secretaria da Saúde vai combater os borrachudos

A Secretaria de Saúde promete combater os borrachudos que andaram dando o ar da graça até mesmo no inverno. "Além das palestras, já houve distribuição da planta citronela, que é um repelente natural, distribuição de alevinos, jundiá e lambari, e solicitamos que os moradores fizessem a ligação da rede cloacal à Estação de Tratamento de Esgoto", destaca o titular da secretaria, Jéferson Moschen (PP).

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Poeira vulcânica continuará presente até o dia 24

O problema das nuvens vulcânicas que estão sobre o Rio Grande do Sul preocupam públicos de diferentes formas. As donas de casas estão preocupadas com a sujeira nas roupas e nas casas. Neste caso, o melhor é trancar portas e janelas e não expor as roupas ao ar livre. Quem tem problemas respiratórios, preocupa-se com os efeitos do pó, embora a nuvem não seja tóxica. A recomendação é tomar bastante água. Já os adoradores de automóveis, que gostam de seus veículos limpinhos, vão ter que esperar mais um pouco para levá-los para a lavagem. É que a nuvem só irá se dissipar depois de uma chuva forte, que está prevista para segunda (dia 24) e terça-feira (dia 25) da próxima semana.
Veja aqui como ficaram os carros estacionados na avenida Borges de Medeiros, além de outra imagem,mostrando a nuvem de poeira vulcânica sobre o Vale do Caracol. As fotos são de Halder Ramos.

Bento anuncia construção de novo presídio. Já aqui...

Ao contrário de Gramado, onde o assunto parece ser um tabú, mas os ladrões estão soltos pelas ruas, outro destino turístico da Serra decide pela construção de uma penitenciária. Bento Gonçalves confirmou a construção de uma casa prisional para conter o avanço da criminalidade, em ação que foi liderada pelo prefeito Roberto Lunelli (PT). A nova penitenciária terá capacidade para 320 presos e um custo estimado em R$ 15 milhões.
Em Bento Gonçalves, os moradores sabem que terão mais segurança no futuro. Por aqui, apesar da população já ter se manifestado favorável à construção de um presídio, reina um silêncio sepulcral.

Corrida noturna será atração do final de semana

Mais de 600 corredores deverão participar da segunda edição das 10 Milhas Noturnas de Gramado, prova marcada para o próximo sábado, com largada no ExpoGramado. A programação inicia às 19h30min, com uma prova rústica, e às 20 horas será a largada das 10 milhas, com equipes de quatro atletas cada. O trajeto consiste na saída do ExpoGramado até a principal rótula da cidade, na avenida Borges de Medeiros com avenida das Hortênsias. O trajeto será repetido durante quatro vezes.
As 10 Milhas Noturnas de Gramado também prevê uma prova para crianças entre dois e 15 anos no domingo, às 11 horas. A Gramadinho ocorrerá dentro do parque do ExpoGramado e tem por objetivo envolver toda a família dentro do espírito esportivo, que deverá atrair um bom público a Gramado. Alguns hotéis, como o Serra Azul, já estão com seus apartamentos praticamente lotados, em função do evento esportivo.

Secretário de Tarso fala sobre a participação popular

O secretário estadual de Planejamento e Participação Popular, João Mota (PT), estará em Gramado na próxima sexta-feira. Mota vai fazer uma apresentação dos investimentos do governo estadual, o sistema de participação popular e o orçamento do Estado, durante reunião que acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 8 horas.

Guri de Uruguaiana é atração de festa da Prefeitura

Jair Kobe, que incorpora o personagem Guri de Uruguaiana, será a grande atração da festa que a Prefeitura promoverá no dia 24, no ExpoGramado, em homenagem aos seus funcionários. De acordo com o edital publicado no Jornal de Gramado, terça-feira, o custo do espetáculo será de R$ 11,2 mil.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A primavera dos sorvetes e dos passeios para o interior

Quem anda por Gramado nesta primavera, e já com o calor que se aproxima, pode conferir duas novas tendências: aumentou o número de ônibus típicos para levar os turistas até o interior do município; e a instalação de muitos pontos para venda de sorvete. Só na São Pedro, foram três novos locais que oferecem essa delícia nos dias quentes.

Divino, o novo restaurante da família Ecker

O novo empreendimento da família Ecker - Divino, deverá abrir as portas na próxima quarta-feira, dia 26. Localizado ao lado do Cine Embaixador, o Divino terá buffet ao meio-dia e à la carte à noite. Mas a casa promete algumas inovações na cidade, que desde já despertam o interesse de gramadenses e visitantes. Esse será o sexto empreendimento da família Ecker, cinco na gastronomia e um na hotelaria.

"Reforma administrativa" extinguiu o cargo de gari

Sancionada no início de maio deste ano, a  Lei Municipal nº 2.914, que estabelecia uma "reforma administrativa", terá que ser alterada. Na justificativa das modificações, o Executivo diz que o "projeto pretende sanear equívocos formais", como a readequação do cargo de gari, que havia sido transformado em cargo em extinção.  "Ante a necessidade e a importância da função, o cargo foi novamente efetivado, entretanto, com carga horária de 30 horas semanais, em razão da penosidade da atividade", justifica o Executivo.
Diante da urgência do projeto - que prevê, também, a criação do cargo de médico ortopedista, a Câmara de Vereadores realizará sessão extraordinária nesta quinta-feira, a partir das 8h30min.

Algumas mudanças feitas pela administração judicial

Algumas alterações feitas pela administração judicial do Natal Luz: 1 - Revisão de contratos evitando o faturamento com valores fora de mercado; 2 - Administração e contratações com orçamento real, vindo da renda de bilheteria e patrocínios de marketing; 3 - Auditoria nos ingressos e nas contas do Natal Luz; 4 - Abertura de edital público para produção da grife do evento; 5 - Fim da cobrança de couvert por parte de comerciantes na rua Coberta (eles pagavam um valor para o evento); 6 - Elaboração de um projeto de trânsito para a cidade; 7 - Fim da informalidade de todos os setores do Natal Luz, em conjunto como o Ministério do Trabalho; 8 - Criação de novo roteiro e trilha sonora para a Fantástica Fábrica de Natal.

Natal Luz: Guazzelli diz que comunidade foi ouvida

Durante encontro com a imprensa, segunda-feira, o promotor Max Guazzelli fez questão de destacar a participação da comunidade no Natal Luz deste ano. Ele ressaltou o fato de 95% dos que irão participar do Grande Desfile serem gramadenses, e a participação da comunidade no Auto de Natal, espetáculo que terá apresentações diárias na praça Major Nicoletti, resgatando um cunho mais religioso da data. Guazzelli também lembrou que, desde o último final de semana, uma trupe de artistas está circulando pelos bairros de Gramado convidando a população a participar das festividades de Natal.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Natal Luz já tem R$ 5 milhões em ingressos vendidos

Os espetáculos do Natal Luz já contam com mais de R$ 5 milhões em ingressos vendidos, de acordo com o administrador judicial do evento, Ruben Souza. O número é 30% maior do que em igual período de 2010.
Nesta quarta-feira, o conselho do Ministério da Cultura deve examinar o projeto do Natal Luz através da Lei Rouanet, cujo valor é de R$ 6,3 milhões. A proponente é Beatriz Araujo, produtora de Pelotas, que substitui a ACTG, que se encontra inabilitada pelo Ministério da Cultura.

Gramado terá feira de beleza e cosméticos em abril

O Serra Park será palco da sétima edição da The Beauty, uma das maiores feiras de beleza e cosméticos do país. O evento será realizado de 28 a 30 de abril de 2012, e projeta um crescimento de 30% em relação à edição de 2011, que registrou 22 mil visitantes e gerou negócios de R$ 4,5 milhões.
Entre as marcas que já confirmaram presença na feira, estão Wella, Colorama, Coprobel, Santa Clara, Truss, Sache Color, Cless Cosméticos e novas marcas como a Maxlove e a Botti.

Veículos de secretaria são arrombados novamente

Três veículos da Secretaria de Cidadania e Assistência Social foram arrombados no final de semana. Ao chegarem nesta segunda-feira à secretaria, os funcionários encontraram os veículos com vidros quebrados por pedradas e as baterias furtadas. Essa foi a segunda, vez em menos de um mês, que os veículos da Assistência Social são alvos de depredação e furtos e, só não houve um prejuízo maior porque na ocorrência anterior os criminosos já haviam levado o CD Player e tacógrafo de uma van.

Abertas as inscrições para o Tannembaumfest

Estão acelerados os preparativos para o Natal Luz. Uma das mais tradicionais atrações do evento, o Tannembaumfest, a festa dos pinheirinhos do Natal Luz, está com inscrições abertas. Para adotar um dos pinheiros da avenida Borges de Medeiros para decorar, é só entrar em contato pelo fone 3286-6795. O investimento é de R$ 300, com a posição da árvore selecionada por sorteio, ou R$ 600, se optar por escolher o local.
O prêmio para o pinheiro mais bonito serão duas passagens para Roma.

Clinipel Hotel é uma nova alternativa na área de spa

Já está em operação o Clinipel Hotel – Empório & Spa Médico, que ocupa a estrutura do tradicional Hotel Cavalo Branco, fundado em 1974, e soma as áreas de medicina, cosmética e estética. O empreendimento oferece uma série de tratamentos médicos resolutivos e dispõe de uma equipe de esteticistas.
O conceito de empório se deve especialmente aos dermocosméticos e produtos desenvolvidos com a marca Clinipel Spa, que vão de roupões e toalhas a pratos de vitrofusão. Os cosméticos criados com o que há de mais moderno no Brasil e no mundo possuem todas as fragrâncias da nova linha, produzidas exclusivamente por um mestre perfumista francês, com mais de 40 anos de atuação na área.

Osmar propõe passe livre no último domingo do mês

O vereador Osmar Bertoluci (PMDB) está propondo ao Executivo que seja implantado o passe livre para os usuários de transporte coletivo no último domingo de cada mês, a exemplo do que ocorre em várias cidades do país, entre as quais, Porto Alegre. O objetivo e dar um fôlego para os gramadenses que, a cada 30 dias, chegam à conclusão de que o mês é maior do que o salário.

domingo, 16 de outubro de 2011

Internet induz gramadense ao "estelionato sexual"

Uma história à la Nelson Rodrigues, que assinou durante vários anos uma coluna no jornal O Globo, chamada "A vida como ela é". Um gramadense, solteiro, meia idade, boa pinta, vasculha as redes sociais à procura de encontros. No sábado, recebeu uma mensagem surpreendente: um casal, também de meia idade, hospedado em Gramado, estava à procura de um homem para uma festa a três. Havia, no entanto, uma exigência: no sábado, o convidado teria um encontro com o homem e, no domingo, com a mulher, uma loira monumental. Não era aquilo que mais desejava, mas topou o sacrifício do sábado para ter o banquete no domingo. Na hora marcada, chegou um carrão, com a loira espetacular ao volante, e o suposto marido no banco traseiro. A mulher os deixou em um motel e voltou duas horas depois para buscá-los. Ficou tudo combinado para repetir o encontro, mas daí com a loiraça. No domingo, ele esperou, esperou, esperou... e aguarda até agora o retorno do casal.

Avança o asfaltamento em direção à Vila Oliva

É com grande alegria que a coluna registra as obras de asfaltamento da estrada entre o condomínio Villaggio e a área próxima ao Gramado Golfe Clube, numa extensão de 1,2 quilômetros. No sábado, a empreiteira Pavicom trabalhava com três máquinas e três caminhões no trecho, preparando a base para receber o asfalto. Deu para perceber que a via tem boa largura e, pelo tamanho dos canos, um bom planejamento para o escoamento pluvial.
Vale salientar que, além de proporcionar comodidade aos moradores da região, o trecho asfaltado vai contribuir, no futuro, para o acesso ao aeroporto que será construído em Vila Oliva, em Caxias do Sul. Da entrada do Golfe Clube até o aeroporto, ficarão faltando cerca de 20 quilômetros de asfalto.

Mulher acusa taxista de usar gás de pimenta em briga

Chama a atenção um boletim de ocorrência recente na Delegacia de Polícia. Uma mulher, que foi ao Bill Bar na última terça-feira, teria estacionado o seu veículo inadvertidamente no espaço ocupado pelos taxistas. Ao retornar, viu que o seu carro estava com dois pneus vazios e um pouco fora do local. Ela alega que foi perguntar aos motoristas de táxis o que havia acontecido e, a partir daí, ela e outro homem passaram a ser agredidos. No depoimento, ela acusa um motorista de ter usado gás de pimenta e um equipamento de choque durante a briga.
A Delegacia de Polícia apura as circunstâncias da confusão.

Gramadense só empata no primeiro jogo da semifinal

Na primeira partida pela semifinal do Campeonato Estadual de Amadores, neste domingo, no Estádio dos Pinheirais, o Gramadense empatou em 2x2 com o Flamengo, de São Valentim (Bento Gonçalves). A equipe, treinada por Jéferson Bazi, esteve sempre atrás do marcador, e fez o primeiro gol antes do primeiro minuto de jogo, através de Roger. Ainda no primeiro tempo, o mesmo atacante fez 2x0 para a equipe de Bento Gonçalves, restando ao atacante Santiago anotar duas vezes, uma no primeiro e outra no segundo tempo.
Com o resultado, o Gramadense precisa vencer o Flamengo na segunda partida para ir à final do campeonato. O adversário mais provável é a Associação Sapiranga, que venceu o Juventude (Ibirubá) por 2x1 na partida de ida, realizada neste domingo.

sábado, 15 de outubro de 2011

Comunidade quer área para cursos técnicos e museu

Os moradores de Linha Carahá pretendem preservar e recuperar a arquitetura original da "brizoleta", o que não deve exigir grandes investimentos. Internamente, o prédio está razoável, mas externamente apresenta vários problemas. Segundo uma ex-aluna e ex-professora da escola, a comunidade pensa em usar o local para a realização de cursos e para abrigar um pequeno museu mostrando a história da localidade.

Moradores lutam pela preservação de "brizoleta"

O colunista esteve, neste sábado, na Linha Carahá, com o objetivo de verificar as condições da "brizoleta" que pode ser removida do local. Durante a visita, alguns moradores manifestaram o seu descontentamento com a intenção da Igreja Católica, proprietária da área de terras. Rosmarie da Silva Bérgamo, da associação de moradores, já tem um abaixo-assinado com mais de 80 assinaturas contra a remoção da antiga escola, que foi fechada em 2000, quando tinha somente cinco alunos.
Os moradores lembram do esforço de seus antepassados para que a localidade recebesse uma escola. Uma moradora conta que a reivindicação era anterior à emancipação de Gramado, em 1954, e que, na época, alguns moradores foram, a cavalo, até a sede do município, em Taquara, reivindicar a escola, que acabou sendo inaugurada em 1960.

Cinema seria alugado para a RBS durante o Natal Luz

O Conselho Deliberativo do Cine Embaixador S.A.  reuniu-se, extraordinariamente, na semana passada, para deliberar sobre o aluguel do prédio: a diretoria da empresa, formada por Ricardo Peccin (irmão do ex-presidente do Natal Luz, Luciano Peccin) e Enoir Zorzanello, iriam fazer um acordo com a RBS, alugando o cinema durante todo o período do Natal Luz 2011, que tem seu início previsto para o dia 3 de novembro. Vale salientar que o Cine Embaixador, regularmente, tem sido a sede do grande evento do final de ano em Gramado.
Na reunião do conselho, o clima não foi exatamente de cordialidade. Houve momentos de discussões ríspidas. Por fim, prevaleceu o bom senso e a locação do prédio foi cancelada. A decisão foi respaldada por Horst Volk, Gino Perine, Gentil Tissot e Caio Tomazeli, em nome dos conselheiros. E o cinema vai ser o QG do maior evento natalino do Brasil.

Presença da Polícia Federal desperta curiosidade

A presença de agentes da Polícia Federal sexta-feira, em Gramado, despertou curiosidade e suposições. A assessoria de comunicação da PF não confirmava qualquer operação. Depois de muita insistência, soube-se que uma viatura veio distribuir intimações em relação a supostas irregularidades ocorridas no Natal Luz, tendo em vista que elas envolvem verbas federais, no caso, do Ministério da Cultura.
O mais intrigante, no entanto, foi a passagem de três caminhonetes da PF na RS-115, por volta das 21 horas, no sentido Gramado/Taquara.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Negada liminar para anular suspensão da Lei Rouanet

De acordo com matéria do jornalista Halder Ramos publicada nesta sexta-feira, no Correio do Povo, a Associação de Cultura e Turismo de Gramado (ACTG) impetrou um mandado de segurança no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para tentar anular a decisão do Ministério da Cultura que suspendeu os benefícios da Lei Rouanet para o Festival de Cinema. O que não está na matéria: a liminar foi negada. A entidade também ingressou com um agravo de instrumento buscando reverter a situação.
"Não existe irregularidade no festival. A ACTG fez mais de 100 eventos. Todos com as contas aprovadas e homologadas", afirmou o diretor executivo da associação, Sílvio Kopacek. "Esperamos retirar a ACTG do processo do Natal Luz o mais breve possível para regularizar a situação da entidade", afirmou Kopacek.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vertente mal isolada é outra ameaça na rótula da 115

Não é só o traçado da rótula da RS-115 com a Perimetral que vem merecendo críticas de usuários e moradores do bairro Três Pinheiros. Um morador relata que na rua F.G.Bier - próximo ao local, existe uma vertente que brota no asfalto e escorre pela via até chegar na RS-115. Segundo ele, a empresa responsável pela obra tentou isolar a vertente com  um dreno, mas o serviço foi mal executado e o asfalto terá que ser aberto novamente.

Câmara promove sessão na Várzea Grande dia 24

A Câmara de Vereadores de Gramado realizará uma sessão descentralizada no dia 24 de outubro, às 19h30min, no Centro Municipal de Cultura da Várzea Grande. A pauta de projetos será definida somente no dia da sessão.

Presidentes de Tribunais do Trabalho reúnem-se aqui

Existem eventos que acontecem em Gramado com decisões que irão repercutir em toda a sociedade brasileira. Um exemplo é a 7ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), que acontece até sexta-feira no Hotel Serra Azul.  Entre as pautas que estão sendo discutidas no encontro, está a implantação da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, que deverá fechar o cerco aos devedores, mas que, também, deverá provocar preocupação entre os empresários.

Praça das Etnias vai homenagear os colonizadores

Começa a tomar forma a praça das Etnias, que está sendo construída dentro da praça das Comunicações. A casa lusitana já está com paredes e telhados prontos e o próximo passo é dar início à construção da casa com arquitetura italiana. Posteriormente, haverá a revitalização total da praça, com reforma paisagística, nova iluminação e implantação de novos bancos. 
A praça das Etnias consiste na criação de três casas, uma lusitana, uma  italiana e outra alemã, como forma de homenagear as três culturas que colonizaram Gramado.

Assessoria deveria seguir Princípio da Impessoalidade

A coluna já registrou a exaltação que a Assessoria de Comunicação vem fazendo ao prefeito Nestor Tissot (PP) no site da Prefeitura. Um exemplo desta semana, abrindo matéria sobre a praça das Etnias: "Nunca se primou tanto pelo interior de Gramado quanto na administração Nestor Tissot e Luia Barbacovi".
A menos de um ano da eleição municipal, seria prudente a Assessoria de Comunicação ser mais cautelosa e lembrar do Princípio da Impessoalidade, que deve nortear os agentes públicos. Vejam, por exemplo, o que diz o artigo 37, parágrafo primeiro, da Constituição Federal: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”

Em jantar, especialista harmonizará vinhos e cinema

A importadora Porto a Porto e a Casa Flora irão unir a melhor combinação em um harmonioso jantar na próxima quinta-feira, dia 20, com o conceituado jornalista e especialista em vinhos, Marcelo Copello. Durante o encontro para convidados especiais, ele conversará sobre cinema, associando atores e filmes com uvas e estilos de vinho. O evento acontecerá no elegante restaurante Bouquet Garni.

Gastronomia: em quatro edições, R$ 140 mil captados

A coluna ainda não engoliu a explicação de que a quinta edição do Festival de Gastronomia só não saiu pela falta de incentivos da Lei Rouanet, já que a ACTG foi inabilitada perante o Ministério da Cultura. De acordo com os dados disponíveis no site do MinC, nas outras quatro edições o evento só havia feito um projeto, no valor total de R$ 324,4 mil, dos quais, apenas R$ 140 mil foram captados. Ora, se o evento conseguiu ser realizado durante quatro anos com poucos recursos incentivados, por que não o seria agora?

Crianças se decepcionam com poluição das cascatas

Mãe gramadense reuniu filhas, sobrinhos e afilhados para fazer um tour a pé pelas cascatas da cidade para mostrar a exuberância da natureza em Gramado. Quanta decepção para um Dia da Criança! Na Cascata dos Narciso, o grupo de 10 crianças foi recepcionado por uma placa (veja a foto) transpassada por um tiro, na qual está o anúncio de um parque ecológico de quase 40 mil metros quadrados de área. Não puderam entrar na trilha, em função da quantidade de lixo. Já na Véu das Noivas, os pequenos não suportaram o cheiro de esgoto e, rapidamente, seguiram caminho para a casa dos avós. "Voltamos todos tristes com tamanho descaso dos seres que se dizem humanos e que batem no peito ao falar que em Gramado tudo é perfeito", comenta a mãe que organizou a jornada.

Decisão deve atrasar os pagamentos de fornecedores

Embora haja possibilidade da ACTG recorrer da suspensão dos benefícios da Lei Rouanet para o Festival de Cinema, e havendo possibilidade de reversão da decisão, os fornecedores do Festival de Cinema podem mais uma vez receber seus pagamentos com um significativo atraso. Vale salientar que o evento vem enfrentando dificuldades na captação de patrocinadores. Na edição de 2010, dos R$ 2,03 milhões aprovados através da lei federal de incentivo à cultura, somente R$ 975 mil foram efetivamente captados.

Suspensão da Lei Rouanet foi baseada em parecer

A suspensão dos benefícios da Lei Rouanet do 39º Festival de Cinema Brasileiro de Gramado teve como base um parecer do Conjur, ligado à Controladoria Geral da União.  O projeto de número 114.084, proposto pela Associação de Cultura e Turismo (ACTG),  foi suspenso "em conformidade com a legislação pertinente e nos termos do Parecer nº 786/2011/CONJUR-MinC/CGU/AGU", conforme consta no site do Ministério da Cultura.
Segundo informações levantadas pela coluna, os R$ 315 mil que haviam sido captados referem-se ao patrocínio do Banrisul (R$ 300 mil), Siena Administração e Participações Ltda. (R$ 11,5 mil) e Spieker e Ghisleni Ltda. (R$ 3,5 mil), mas haveria ainda cerca de R$ 700 mil que seriam obtidos junto à Petrobrás.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Flamengo, de Bento, será o adversário do Gramadense

Flamengo e Serrano empataram em 0x0 nesta quarta-feira em Bento Gonçalves, em partida que havia sido interrompida domingo em decorrência de um forte temporal. Com o resultado, a equipe de São Valentim será a adversária do Gramadense na semifinal do Campeonato Estadual de Amadores. A primeira partida será disputada domingo, a partir das 16h30min, no Estádio dos Pinheirais, e o jogo de volta será realidade no dia 23, em Bento Gonçalves.
O Flamengo fez a melhor campanha na primeira fase do campeonato, e tem como treinador Cabeça, um velho conhecido dos gramadenses. Foi ele o treinador do Ivoti na decisão do Estadual de Amadores de 2009, quando a equipe de Gramado conquistou o seu primeiro título estadual. Ele terá pela frente o mesmo comandante de 2009, Jéferson Bazi, que assumiu como técnico do Gramadense em setembro.

Acidente na rótula mal sinalizada deixa dois feridos

Um acidente na rótula da RS-115 com a Perimetral deixou duas pessoas feridas no início da noite desta quarta-feira. Em função da sinalização deficiente no local, um Fusca entrou na contramão e bateu de frente em um Celta, que seguia no trajeto Centro/Várzea Grande. Os feridos foram levados ao Hospital São Miguel e liberados.

Banda Marcial ganha sax da Aldeia do Papai Noel

Maria Janilce Almeida, diretora da Aldeia do Papai Noel, entregou o segundo saxofone para a Banda Marcial Senador Salgado Filho. A cerimônia aconteceu na manhã de sábado, seguida de uma apresentação dos músicos para os turistas e gramadenses que tiveram ingresso gratuito ao Parque Knorr, em homenagem à Semana da Criança.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

MP faz reunião para evitar vandalismo no Natal Luz

O Ministério Público de Gramado está preocupado com possíveis atos de violência ou vandalismo contra a energia elétrica, equipamentos e materiais utilizados nos espetáculos do Natal Luz. Por isso, os promotores Max Guazzelli e Antônio Kepes fizeram uma reunião na última sexta-feira, com os principais agentes do evento, objetivando evitar atos de sabotagem ao Natal Luz.
Participaram do encontro o administrador judicial do evento, Ruben Souza, o delegado de Polícia, Gustavo Barcellos, a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, além dos comandos da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e membros do Conselho do Natal Luz. Na ocasião, ficou estabelecido que haverá constante troca de informações e que reuniões pontuais serão agendadas para a adoção de medidas preventivas.

Romeu Dutra revela bastidores do início do festival

Nesta segunda-feira, durante quase três horas, o colunista entrevistou o primeiro secretário de Turismo de Gramado e criador do Festival de Cinema, Romeu Dutra. No perfil, que sairá na próxima edição da Revista das Hortênsias, Romeu faz revelações sobre a história do festival. Algumas delas: 1 - O jornalista Glênio Peres foi decisivo para a realização de duas mostras de cinema, embrião do festival. Glênio promovia uma mostra em Porto Alegre e, para dividir custos, propôs que uma parcela fosse feita em Gramado; 2 - O festival poderia ter sido iniciado dois anos antes, em 1971, não fosse o fato do presidente do então Instituto Nacional do Cinema, Ricardo Cravo Albim, ter sido substituído por um brigadeiro; 3 - O sucesso da primeira edição do festival deveu-se a dois lances de sorte: o fato do filme vencedor, Toda Nudez será Castigada, ser muito bom, e ao topless da modelo e atriz Nídia de Paula na piscina do Gramado Tênis Clube, que causou repercussão nacional.

Suspenso benefícios fiscais para o Festival de Cinema

Quem acompanha o andamento dos projetos culturais que pleiteiam os benefícios da Lei Rouanet no Ministério da Cultura deve ter ficado surpreso com a situação do Festival de Cinema de 2011. De acordo com o site do Ministério da Cultura, foi suspensa a aprovação de R$ 2.315,471,50, dos quais, R$ 315 mil já haviam sido captados.
A se confirmar a informação do site, será uma situação difícil para o festival e seus fornecedores.

Depois de Gramado, fotógrafo lança livro da Capital

O renomado fotógrafo, editor e boa praça Leonid Streliaev está nos detalhes finais de sua mais recente obra - Porto Alegre. Dirigida a investidores e instituições internacionais, a publicação pretende ser uma ferramenta de vendas do produto que é a Capital dos gaúchos. Com tiragem de 13 mil exemplares, o livro tem participação das fotógrafas Liane Neves e Adriana Franciosi.
Uma das obras-primas de Leonid, vale lembrar, é o livro sobre Gramado, que é o material de divulgação que mais encanta em eventos de promoção do município.

Hidrante está quebrado há mais de três meses

No dia 27 de junho, um incêndio atingiu uma loja na rua Augusto Zatti, na área central de Gramado. Para apagar as chamas, os bombeiros utilizaram vários hidrantes, entre os quais, um localizado na esquina da avenida das Hortênsias com a rua São Pedro, em frente à Casagrande Vidros. Esse hidrante foi quebrado e, até o presente momento, não foi consertado.  Por isso, um morador das proximidades pergunta quando ele será arrumado. "Ou vai ficar assim?"

Polícia Federal cumpre mandado de prisão em Canela

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira, a Operação Heráclidas, com 28 mandados de prisão em seis cidades gaúchas, duas em São Paulo e uma em Santa Catarina. Entre os alvos da operação figura um empresário de Canela. Tudo o que se sabe é que os investigadores passaram por três estabelecimentos comerciais no centro da cidade, onde recolheram HDs e documentos, como contratos de importação, que serão periciados.
A Operação Heráclidas investiga pessoas e empresas acusadas de ilícitos tributários e de comércio internacional, crimes contra o sistema financeiro nacional como evasão de divisas, manutenção não declarada de recursos no exterior e sonegação de informação em operação de câmbio, formação de quadrilha, contrabando e descaminho e lavagem de dinheiro.

Loja-container foi testada primeiro em Gramado

Em longa entrevista ao Jornal do Comércio, o empresário André Krai, dono e patenteador da Loja-Container, lembrou que o novo modelo de comércio, que trouxe da Ásia, foi testado em duas cidades gaúchas: Gramado e Xangri-lá. Quem não lembra do primeiro container instalado ao lado do Posto Alfa, na saída da cidade para a Várzea Grande?
Ao JC, Krai destacou inúmeras vantagens dessa nova modalidade comercial: tem baixo custo de instalação, o aluguel é muito abaixo de um prédio normal, a área pode ser ampliada ou reduzida a qualquer momento e, talvez, o detalhe mais importante: essa loja pode estar na praia no verão e em Gramado no inverno, bastando apenas transportar o container.

Opus estuda instalar casa de espetáculos em Gramado

Gramado poderá ter em breve uma grande casa de espetáculos, segundo informações da jornalista Rozângela Allves. A Opus Promoções, dirigida pelo gramadense Carlos Konrath, estaria disposta a investir na construção de um equipamento na cidade para atender a demanda de moradores e visitantes "pois está ficando cada vez mais difícil se deslocar a Porto Alegre em função do trânsito".
A Opus é sócia de diversas casas de espetáculos no Brasil, como o Bradesco, em São Paulo, Bourbon Country e Araújo Viana,  em Porto Alegre, o Teatro Riachuelo, em Natal, e o Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo.

Leitor reclama de alagamentos constantes no Planalto

Apesar de ser um dos bairros mais nobres de Gramado, o bairro Planalto vem sofrendo com os constantes alagamentos. Um dos pontos mais críticos é a área próxima às ruas Piratini e Humaitá, onde a rede pluvial não dá vasão à água que desce das vias de acesso ao Lago Negro.
No final de domingo, os alagamentos na região foram completados pela vinda de dezenas de sacos de lixo. Clique aqui e veja uma foto enviada por morador do bairro.

Frota reduzida de táxis obriga turistas a esperarem

Leitor apoia a proposta de aumentar o número de táxis em Gramado, e aponta outro argumento para o pleito: a demora em conseguir um veículo, principalmente aos finais de semana. Ele relata que, em sua pousada, são frequentes as reclamações de hóspedes que são obrigados a esperar por um veículo para fazer os passeios. Sem contar os grandes eventos, quando é missão impossível conseguir um.
Hoje, o único critério para a concessão de placas é o número de habitantes. Se a Prefeitura levasse a lei ao pé da letra, deveríamos ter 34 veículos, e não 31, como é hoje.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Serra catarinense usa pesquisa para crescer. Aqui...

A falta de dados consistentes sobre a atividade turística em Gramado é uma realidade. Mais cedo ou mais tarde, teremos que realizar pesquisas que indiquem melhor de onde vem o turista que aqui aporta, como vem, quanto gasta, do que mais gosta e o que menos lhe agrada. Só para ficar em alguns itens.
Nesse quesito, a Serra Catarinense foi mais fundo e conseguiu realizar uma pesquisa através da Federação do Comércio local. Os resultados, em resumo, mostram que os turistas de Urubici e São Joaquim têm um tempo de permanência médio de 2,2 dias, pertencem às classes C e D, e viajam de carro, vindos de Florianópolis, São Paulo e Blumenau. De acordo com a pesquisa, Ubirici cresce a um percentual maior do que São Joaquim, porque tem mais empatia e infraestrutura.

domingo, 9 de outubro de 2011

Católicos homenageiam Nossa Senhora Aparecida

A comunidade católica do bairro Piratini realizou, neste domingo, as comemorações pelo dia de Nossa Senhora Aparecida. A programação iniciou às 10 horas, com uma missa celebrada pelo padre Luiz Pedro, seguida de um almoço no pavilhão da comunidade e de festa durante toda a tarde.
Ao longo do dia, cerca de 1,5 mil pessoas participaram das homenagens à padroeira do Brasil e do bairro Piratini.

Gramado é citada em matéria sobre irregularidades

Gramado foi um dos municípios citados pela reportagem principal do jornal Zero Hora deste domingo, que abordou as irregularidades em repasses de verbas da União para o Rio Grande do Sul. De acordo com o levantamento feito pelo jornal, nos últimos 10 anos, pelo menos R$ 74,7 milhões foram usados irregularmente no Estado, sendo R$ 3,9 milhões referentes ao repasse de recursos para os eventos de Gramado, através da Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Cicsat). Um dos eventos é o Natal Luz. Teria havido "impugnação total de despesas" e o "não encaminhamento da documentação exigida para a prestação de contas", de acordo com duas Tomadas de Contas Especiais.

Emenda garante recursos para o aeroporto regional

A proposta orçamentária do governo estadual para o próximo ano tem previsão de R$ 1,5 bilhão. A deputada Maria Helena Sartori (PMDB) apresentou emenda subscrita pelos demais parlamentares da região garantindo recursos para os estudos necessários à implantação do novo Aeroporto Regional da Serra, que será em Vila Oliva, entre Caxias do Sul e Gramado.

CPI deve finalizar relatório até o dia 20 deste mês

Depois de ouvir os últimos depoimentos na sexta-feira, a CPI da Casa da Sogra deve ser concluída nos próximos 10 dias. Um dos depoimentos mais aguardados, o da ex-secretária Iria de Souza Pinto (PSDC), acabou não ocorrendo. Em seu lugar, falou o advogado Cézar Peres, que defendeu a tese de que a lei que trata do auxílio a carentes não prevê que haja projeto da casa ou que o terreno seja regularizado.
A CPI foi instalada para investigar supostas irregularidades na distribuição de materiais para a construção de uma residência para a futura sogra da ex-secretária na Linha Carahá.

Exposição do Projeto Miniarte abre dia 5 de novembro

Gramado vai sediar uma exposição internacional de obras artísticas em pequenos formatos. O Projeto Miniarte, que acontece entre 5 de novembro e 31 de janeiro de 2012, reunirá 222 artistas do Brasil, Argentina, Canadá, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Holanda, Honduras, Inglaterra, Irlanda do Norte, Itália, Finlândia, México e Turquia, que mostrarão suas obras no formato de 20 cm x 20 cm.
O Projeto Miniarte, criado pela artista gaúcha Clara Pechansky, já tem programadas mais duas exposições internacionais em 2012: em Belfast, na Irlanda do Norte e em Buenos Aires.

Rótula na RS-115 desafia o bom senso dos motoristas

A rótula que está sendo construída na RS-115 para ligar a rodovia à perimetral é um desafio ao bom senso dos motoristas. Primeiro, por confundir aqueles que trafegam no sentido Gramado/Várzea Grande, já que há um meio-fio sorrateiro, dividindo a rodovia com o acesso à perimetral. Segundo, pelas ondulações da pista, que não condizem com o padrão de uma obra que já consumiu mais de R$ 12 milhões, como é o caso da perimetral. E, em terceiro lugar, por confundir quem transita vindo da Várzea Grande na direção de Gramado, já que a sinalização não é clara. Uma placa, inclusive, sinaliza para a Linha Quilombo à direita, sem que haja uma estrada pronta, o que poderá causar acidentes no futuro.
As obras ainda não estão totalmente prontas, mas seria interessante a população saber quem é o autor do projeto e quem é a empreiteira que atua na área.

Temporal destelha casas e deixa bairros sem luz

Um temporal acompanhado de ventos de mais de 80 quilômetros por hora deixou várias casas destelhadas no final da tarde deste domingo em Gramado. Muitas árvores caíram em alguns pontos da cidade e ruas ficaram alagadas. Nem a rua Coberta, no centro da cidade, escapou. No bairro Moura, dois postes foram derrubados, deixando parte da cidade sem luz, especialmente na região de Mato Queimado e Linha Bonita. Depois de duas horas de interrupção, a RGE reestabeleceu a energia, por volta das 20 horas.
Também foram registrados destelhamentos em Canela e Nova Petrópolis.

Secretaria vai retirar relógios digitais nesta segunda

A Secretaria do Planejamento promete retirar, nesta segunda-feira, os relógios digitais instalados junto aos pórticos de Gramado. A secretaria já notificou a empresa responsável pela instalação dos relógios, mas como não houve resposta, será utilizada uma empresa de guincho na remoção.
A instalação dos relógios digitais tão próximos aos pórticos vem merecendo críticas dentro e fora da administração municipal.

Gramadense se classifica com gol no final da partida

O Gramadense deu mais um passo em busca do bicampeonato estadual de amadores, ao empatar com o Parobé em 2x2 no campo adversário. A equipe do Paranhana esteve sempre na frente, com um gol de Emerson no início da partida. Aos 12 minutos, Cinval empatou para o Gramadense, mas Wainer colocou o Parobé na frente aos 23 minutos. O gol salvador só veio aos 47 minutos, quando o volante Sananduva acertou uma cobrança de falta da intermediária. Como o Gramadense havia vencido a primeira partida por 3x2, ficou com a vaga para a próxima etapa do certame.
Apesar de realizar uma campanha apenas razoável, o Gramadense engrenou nas últimas três partidas, sob o comando do técnico Jéferson Bazi. Foram duas vitórias e um empate.

Nova feira calçadista comercializou 100% dos espaços

Depois de transformar o Salão do Couro e Calçados na mais estratégica feira calçadista para os lançamentos de primavera/verão, a Merkator, comandada por Frederico Pletsch, festeja agora o sucesso da Zero Grau - Salão de Tendências em Calçados e Acessórios. A nova feira, destinada aos produtos de outono/inverno, que acontecerá de 21 a 23 deste mês, nos pavilhões do ExpoGramado, está com 100% dos espaços comercializados.

Saint Andrews é o hotel melhor hotel de luxo do país

O Saint Andrews, idealizado pelo empresário Guilherme Paulus, foi eleito pelo Guia Brasil Quatro Rodas 2012 como o melhor hotel de luxo do país. O diretor-geral do empreendimento, José Eduardo Guinle, recebeu a distinção em São Paulo na semana passada. Com apenas nove meses de atividades, o Saint Andrews já se firmou como sinônimo de sofisticação e atendimento personalizado.

Leitor quer mais táxis e novo critério para concessão

São constantes as reclamações de leitores em relação à velocidade com que alguns taxistas andam pelas ruas de Gramado. O problema não é de hoje, mas começa a ficar visível que parte da pressa dos motoristas está relacionada a boa demanda pelos serviços. Um amigo da coluna acha que faltam táxis na cidade, opinião que certamente não é compartilhada pelos donos de placas. Ele sugere que sejam utilizados outros critérios na concessão de novas licenças, hoje restrita a um táxi por mil habitantes. Segundo esse leitor, o município deveria agregar, também, como critério, o crescimento do movimento turístico.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Câmara deverá contar com quatro partidos em 2013

A recente decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados de proibir as coligações proporcionais deverá inviabilizar a eleição dos pequenos partidos nas Câmaras de Vereadores. Não será diferente em Gramado, já que para uma chapa eleger um representante precisará de, no mínimo, 2,5 mil votos. Se a decisão persistir na votação em plenário, é possível arriscar que, no máximo, quatro partidos conseguirão eleger representantes no Legislativo de Gramado. Exatamente como é hoje.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Ex-secretário do Planejamento, Márcio Sorgetz acaba de se filiar ao PPS, partido do atual secretário, Roque Tomazeli.
* Pub Santa Brígida completa um ano de atividades com grande festa no dia 20 de outubro, a partir das 18 horas.
* A triagem para novos artesãos e acréscimo de técnicas, promovida pela Casa do Artesão de Gramado, acontecerá no dia 13 de outubro, a partir das 9 horas, no ExpoGramado. Os examinadores serão funcionários da Fundação Gaúcha do Trabalho.

Relógios digitais nos pórticos geram constrangimento

Apesar da notificação feita pela Secretaria do Planejamento, a empresa que venceu a licitação ainda não retirou os relógios digitais dos dois pórticos de Gramado, o que gera uma situação de constrangimento para quem aprecia a cidade na sua originalidade. Os R$ 55 mil anuais que serão pagos pelo grupo Kallas não compensam a descaracterização causada, já que a empresa paulista está utilizando equipamentos que ficariam melhor em metrópoles grandes, não em uma pequena cidade turística. Pensando melhor, valor algum compensa a descaracterização.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Eleições 2012: 24 horas de intensa movimentação

Brasileiro deixa tudo para a última hora. Não seria diferente na política. Nesta sexta-feira, os partidos políticos com atuação em Gramado realizam uma maratona em busca das últimas filiações com vistas à eleição de 2012, prazo limite para quem deseja ser candidato. Ou melhor, para quem nem acredita que será candidato, mas que será induzido a ser.
Na tarde desta quinta-feira (em todo o Brasil, of course), o movimento era tão intenso que o site da Justiça Eleitoral chegou a exibir momentos de travamento.

Novo formato para os pedágios, incluindo Gramado

O governador Tarso Genro (PT) terá reunião nesta sexta-feira com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos (PR), em Porto Alegre, para tratar do novo formato para a gestão das estradas pedagiadas no Estado. Como já foi anunciado por Tarso, a partir de 2013 os atuais contratos dos 12 polos gaúchos não serão renovados, entre eles, o de Gramado, que cobre 144 quilômetros na Região das Hortênsias.
Se o caro leitor estiver imaginando que no novo modelo não haverá cobrança, enganou-se. O valor, no entanto, deverá ser menor no novo modelo.

Evento reúne grandes empresas no Hotel Serra Azul

Neste sábado, dia 8, acontecerá em Gramado um encontro que celebra os 20 anos do Constat, no Seminário Governança, Risco e Complaence, no Hotel Serra Azul. Trata-se de um evento que vai reunir os principais gestores das maiores empresas do Estado, abordando atuais e novas tecnologias disponíveis no mercado.

CPI da Casa da Sogra ouve os últimos depoimentos

A CPI da Casa da Sogra, instaurada para investigar a aplicação de recursos públicos, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realiza, nesta sexta-feira, a última audiência com testemunhas. A partir das 14 horas, será ouvida a ex-secretária Iria de Souza Pinto (PSDC), além dos depoimentos de Guilherme Pretto, Rosimeri Fritsch, Bianca Gollo e Marilia Machado Madruga, arrolados como testemunhas de defesa.

"Brizoleta" da Linha Carahá é ocupada por banda

Surge uma nova versão para a polêmica da "brizoleta" na Linha Carahá. De acordo com um membro da diretoria da Sociedade São Gotardo, não existe intenção de demolir o prédio da antiga escola, mas sim, transferi-la dentro do mesmo terreno, distante 15 metros da atual localização, de forma a dar maior visibilidade e espaço para a cancha de bocha. Além disso, a intenção da nova diretoria é revitalizar a "brizoleta", que hoje é ocupada por uma banda musical. Clique na foto para ver a situação.

Pedido mais R$ 1 milhão para conclusão de perimetral

Parece não ter fim a peregrinação a Brasília em busca de recursos para a conclusão da primeira etapa da avenida perimetral, obra iniciada há mais de 10 anos, e que ligará a RS-115 à RS-235. Nesta semana, o prefeito Nestor Tissot (PP) e o secretário de Governança, Vonei Benetti (PSDB), estiveram em audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, em Brasília, a fim de solicitar a liberação de  R$ 1 milhão, destinados à sinalização vertical e horizontal, bem como para a iluminação pública do primeiro quadrante da via.
A obra está em fase de conclusão e depende da execução desses serviços para que possa ser liberado o trânsito no trecho.

Reunião irá definir ações de segurança para o Natal

Uma reunião, nesta sexta-feira, na sede do Ministério Público de Gramado, deve definir medidas de segurança para o período do Natal Luz, que inicia no dia 4 de novembro. Os promotores Max Guazzelli e Antônio Képes estarão reunidos com representantes da Prefeitura, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e RGE, além do administrador judicial, Ruben Oliveira, para verificar os pontos vulneráveis e estabelecer estratégias para que tudo transcorra dentro da normalidade.

Ravanello é o espumante dos 50 anos da Massey

Durante a semana, executivos de mais de 20 países visitaram a sede da Vinícola Ravanello, em Linha Carazal, onde foram recebidos com jantares e degustações de vinhos. O grupo veio para as comemorações dos 50 anos da Massey Ferguson no Brasil, que será celebrado nesta quinta-feira, em Canoas, reunindo 700 convidados. No evento, o espumante da Ravanello será servido para o brinde oficial da data.
Normélio Ravanello, fundador da vinícola gramadense, trabalhou durante 37 anos na Massey.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atrações de Canela como se fossem de Gramado

Leitores de Canela escrevem concordando que o merchandising da novela A Vida da Gente tem sido bom para Gramado, já que há uma personagem que mora por aqui. Reclamam, porém, que a novela usa pontos turísticos de Canela, como o Castelinho, Parque do Caracol e Parque da Ferradura, induzindo o telespectador a imaginar que eles estão localizados em Gramado. "Não sou bairrista, apenas mostro meu descontentamento com a gestão pública de meu município, pois não é a primeira vez que isso acontece", escreveu um canelense.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estande do Sierra é destaque em feira parisiense

O estande do Sierra Móveis foi um dos cinco mais procurados durante a edição da feira Maison & Objet Paris, realizada em setembro, Paris-Nord Villepinte Exhibition. Organizada duas vezes por ano, é um dos maiores eventos europeus dedicados à decoração. Fechada para o público, reúne expositores de móveis, acessórios e complementos decorativos para a casa, atendendo variadas necessidades e estilos.A participação do Sierra teve a parceria da DAX-Sierra, subsidiária da empresa gramadense com sede na Holanda, com o objetivo de atender o mercado europeu.

Di Pietro desenvolve promoção para "chefs precoces"

Aproveitando a Semana da Criança, o restaurante Di Pietro desenvolve uma promoção que incentiva a criançada entre cinco e dez anos a cozinhar. As receitinhas que forem escolhidas darão direito a um curso de inglês no Yázigi Internexus Gramado, e seus autores ainda poderão convidar a sua família para almoçar no Di Pietro, enquanto estes cozinheiros precoces irão ajudar o chef.

Polícia Civil aperta o cerco sobre os receptadores

A Polícia Civil está apertando o cerco contra os receptadores de objetos furtados. Nas últimas semanas, foram presos em flagrante três receptadores que estavam com televisores, aparelhos eletrônicos e roupas que haviam sido furtados. E o delegado Gustavo Barcellos pede que a população registre ocorrências, já que, através dela, é possível recuperar as mercadorias subtraídas.
Somente em julho e agosto, a Delegacia de Gramado enviou 15 inquéritos para a Justiça envolvendo ocorrências dos três criminosos mais conhecidos da cidade. E já estão prontos para serem enviados mais 10, todos envolvendo o trio.

Aeroporto: Beto Albuquerque garante acesso viário

No encontro que manteve na semana passada com o secretário Beto Albuquerque, da Infraestrutura e Logística do Estado, o prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), recebeu a promessa que tanto queria ouvir: que o projeto final do novo Aeroporto Regional da Serra, que será instalado na Vila Oliva, também vai contemplar um acesso viário a Gramado. A previsão é de que em 30 dias saia o decreto que torna a área de utilidade pública.

Hotéis registram boa procura para o período do Natal

A rádio Gaúcha informou, nesta terça-feira, que os hotéis de Gramado e Canela já estão com as reservas quase que totalmente tomadas para os meses de novembro e dezembro e, reproduzindo informação da coluna, registrou que a venda de ingressos para o Natal Luz já é superior ao ano passado. Como pode ser ver, é Gramado e o evento que são grandes.

A Vida da Gente, grande oportunidade para Gramado

A nova novela da rede Globo, A Vida da Gente, vem sendo uma oportunidade fantástica para a divulgação turística de Gramado no país. Todos sabem o quanto é importante meros 30 segundos na principal rede de televisão do país. E qualquer ação de merchandising, como aquelas do personagem entrando ou saindo de um banco, não custa menos de R$ 2,5 milhões. Imaginem um merchandising quase diário, durante cinco meses...
Embora a família dos principais personagens seja de São Paulo, é em Porto Alegre e Gramado que a trama se passa. Por aqui, as gravações foram realizadas durante duas semanas nos principais pontos turísticos, como a avenida Borges de Medeiros e a Igreja Matriz. Na trama, Gramado é a cidade onde mora a doce Iná (Nicette Bruno), avó de Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manu (Marjorie Estiano).

Projeto vai capacitar 500 mulheres para a construção

Será no próximo sábado, a partir das 8 horas, no Centro de Feiras de Canela, o início do projeto"Cimento e Batom", que tem por objetivo capacitar 500 mulheres da região para atuarem na construção civil no assentamento de azulejos e rejuntes. O projeto é uma parceria da Coordenadoria da Mulher de Canela, Usina Fortaleza, Secretaria de Políticas para Mulheres do Rio Grande do Sul e Mulheres em Construção, e tem por objetivo dar autonomia financeira para as mulheres.

Crack? "Não, doutor, agora tô na cocaína pura"

O vício em drogas está na raíz da grande maioria dos assaltos, furtos e roubos que ocorrem em Gramado. Um diálogo rápido entre um dos mais conhecidos delinquentes da cidade e o delegado Gustavo Barcellos, ocorrido na semana passada, é revelador. "Doutor, olha só, tô com os dentes moles". "É isso que dá usar crack", disse Barcellos. "Não, doutor, agora tô só na cocaína pura", respondeu. Ele ficou um dia na cela da delegacia, onde foi feito um flagrante, e liberado no outro dia por falta de vagas.
A propósito: a Brigada Militar tem aumentado o número de flagrantes de furtos e arrombamentos.

Cresce apoio à preservação de "brizoleta" no interior

A luta pela preservação da "brizoleta" da Linha Carahá é, praticamente, uma unanimidade entre os vereadores gramadenses. Depois do pronunciamento de Osmar Bertolucci (PMDB) e José Branchini (PP) na semana passada, os vereadores Celso da Silva (PP) e Jaime Schamlöffel (PP) protocolaram pedido de providências ao Executivo. Jaime quer que a Prefeitura declare a Escola São Gotardo como patrimônio histórico. "Além do valor sentimental, a escolinha possui um valor histórico. É a única escolinha do Brizola no município, que preserva o projeto original", afirma o vereador progressista. "A reforma possibilitaria a criação de um centro de cultura, onde as crianças poderiam ter aulas de informática, catequese e música" , sugere Jaime.

Município vai contratar mais 18 educadores infantis

A Prefeitura de Gramado finalmente reconheceu parte das falhas existentes nas creches municipais, e vai contratar, emergencialmente, 18 novos educadores infantis. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores em primeira votação na noite de segunda-feira. De acordo com o projeto do Executivo, a contratação será de forma temporária, e os educadores terão uma carga de 32 horas semanais,  recebendo salário de R$ 1.937,60.
De acordo com a Secretaria de Educação, não há mais candidatos a serem nomeados para preenchimento do cargo. Está previsto para breve a realização de um novo concurso público.

Prefeitura vai asfaltar um quilômetro na Linha 28

A Prefeitura de Gramado assina, na próxima quinta-feira, dia 6, a ordem para o início do asfaltamento de um quilômetro na Linha 28. O investimento será de R$ 1 milhão, sendo R$ 405 mil de verbas do Ministério do Turismo, através de emenda parlamentar do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB), e R$ 595 mil oriundos dos cofres municipais. A frente de trabalho será executada pela Construtora e Pavimentadora Pavicon.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Chef Jorge Nascimento faz consultoria para o Alpestre

O Hotel Alpestre, de Gramado, acaba de contratar, pelos próximos seis meses, o consagrado chef de cozinha Jorge Nascimento. O foco da consultoria será a elaboração de cardápios para o novo Centro de Eventos do hotel, reestruturação do café da manhã, coffee shop e também do espaço Grill, que já está sendo preparado para o verão. Além de Jorge Nascimento, todo o processo será acompanhado pelo novo chef de cozinha do Alpestre, Lucas Casarin. A consultoria também resultará em novos produtos que o Alpestre passa a oferecer, como cestas de piquenique, almoços e jantares temáticos.

Em cinco anos, nossa frota de veículos cresceu 57,2%

Nos últimos cinco anos, a frota de veículos de Gramado cresceu 57,2%, de acordo com os dados do IBGE. Saltou de 11.932 em 2005 para 18.760 veículos em 2010.
Por esses números se tem ideia da dimensão do problema de trânsito em Gramado, já que no mesmo período não houve a abertura de uma via que ajudasse a desafogar a área central da cidade.

domingo, 2 de outubro de 2011

Largo da Borges vira cenário para fotos de casamento

Os gramadenses e visitantes que passeiam pelo centro da cidade nas sextas e sábados, no final de tarde, têm conferido um novo hábito dos casais de noivos. Muitos estão preferindo produzir suas fotos de casamento nos diferentes ambientes do Largo da Borges, empreendimento que já caiu no gosto dos mais diversos públicos que frequentam a cidade ou moram aqui.

Chocolate do Parke investe em produtos para crianças

Não tem limite a criatividade dos empreendedores gramadenses. Veja-se o exemplo do Chocolate do Parke. De olho no Dia das Crianças, a empresa lançou quatro diferentes kits elaborados especialmente para a garotada. Um em forma de minicarros, outro no modelo de ferramentas, um terceiro como bola de chocolate e o quarto como um minicampo. Para as meninas, kit fadinhas, com escova de cabelo e espelho. Tudo com a tradição de Gramado.

PP define e Nestor Tissot será candidato à reeleição

Uma reunião realizada na sexta-feira definiu a candidatura do prefeito Nestor Tissot à reeleição. Durante o encontro da cúpula do Partido Progressista, o ex-prefeito Pedro Bertolucci manifestou apoio à candidatura de Nestor, afastando a possibilidade de ir para uma disputa na eleição de 2012.

ExpoGramado precisa de recursos para manutenção

Seria prudente o Executivo prever recursos para a manutenção do ExpoGramado no orçamento municipal de 2012, já que as reclamações de produtores são fortes e totalmente procedentes. Além de estar em más condições para a realização de eventos, é preciso estar atento à concorrência. Bento Gonçalves anunciou, nesta semana, a completa revitalização do seu parque de feiras, quer ter naquele local o mais completo centro de eventos do Estado. A busca de recursos e parceiros já começou e o início das obras deve acontecer em 2012. A conclusão está estimada num prazo entre cinco e sete anos.

Zoo terá programação especial no Dia dos Animais

O GramadoZoo preparou uma programação para marcar o Dia Mundial dos Animais e o Dia Natureza. Na próxima terça-feira, vai contar com uma série de atividades especiais no zoológico. Os animais participarão de atividades ocupacionais e de enriquecimento ambiental, para que saiam da rotina e pratiquem exercícios, com estímulos similares aos encontrados na vida livre. Durante todo o dia, o departamento de Educação Ambiental organizará ações especiais, como trilhas na mata, desenhos com pedras e folhas e um teatro infantil sobre o puma brasileiro.

A dependência dos eventos das leis de incentivo

As recentes lamentações sobre a impossibilidade de captar recursos das leis de incentivo fiscal mostram o quanto Gramado ficou dependente desses recursos subsidiados. Sem LIC (estadual) ou sem Lei Roanet, não temos realizações. Então, se isso era tão importante, decisivo mesmo, por que as comissões dos grandes eventos, especialmente Festival de Cinema e Natal Luz, não primaram por ter mais cuidado na aplicação dos recursos e na prestação de contas? Todos sabemos o que aconteceu, primeiro à CICSAT e agora à ACTG, que ficaram inviabilizadas, e Gramado sem incentivos tão importantes.

Venda de ingressos já é 30% maior do que o ano passado

Uma boa notícia para aqueles que temiam que as ações do Ministério Público contra a antiga comissão organizadora pudesse afetar o Natal Luz deste ano. A venda de ingressos entre junho e setembro foi 30% maior do que em igual período de 2010, ultrapassando a barreira de 38 mil tíquetes, de acordo com levantamento do site ingressos.com. A receita com a venda de ingressos para os espetáculos do Natal Luz deste ano já ultrapassou a casa de R$ 3 milhões.

Hotel Cavalo Branco reabre como Clinipel Empório & Spa

Completamente repaginado, o antigo Hotel Cavalo Branco, um dos pioneiros do turismo gramadense, reabre as portas na terça-feira, agora com nova denominação: Clinipel Hotel Empório & Spa. Sob o comando de Fernando Boscardin e Denise Valentini, o empreendimento vai oferecer um novo conceito de spa médico, mais urbano e com terapias mais resolutivas. E não precisa ser hóspede para buscar o atendimento na Clinipel.

Programação do Natal Luz terá novas atrações neste ano

Apesar dos contratempos, o cronograma do Natal Luz está dentro do previsto. Quem garante é o administrador judicial do evento, Ruben Oliveira, que promete novas atrações, além dos tradicionais espetáculos do desfile, Nativitaten e Fantástica Fábrica de Natal. Uma das novidades será uma árvore gigantesca, que será armada junto à praça das Comunicações, além do Auto de Natal, que será realizado na praça Major Nicoletti, com atores interagindo com o público. No final deste mês, grupos de atores irão percorrer os bairros de Gramado, apresentando pequenos espetáculos destacando a religiosidade que cerca o Natal.
Paralelamente aos ensaios, a infraestrutura dos espetáculos começa a tomar forma, pois a montagem das arquibancadas junto ao Lago Joaquina Rita Bier e da estrutura para a Fantástica Fábrica de Natal junto à Carrière, no Lago Negro, também já iniciaram.

Gramadense vence primeira partida contra o Parobé

Apesar das falhas defensivas, o Gramadense fez o dever de casa e venceu o Parobé pelo placar de 3x2, neste domingo, no Estádio dos Pinheirais. A equipe saiu na frente com um gol de Caco, aproveitando falha individual do zagueiro Amarelo. Cinval empatou para o Gramadense ainda no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o Parobé marcou mais uma vez com Caco, mas o Gramadense buscou o empate com um chute de fora da área do volante Sananduva. O gol da vitória veio no final da partida, através de Anderson Pill, uma das últimas contratações da equipe de Gramado.
Para se classificar à próxima fase, o Gramadense depende apenas de um empate no jogo do próximo domingo contra o Parobé.

sábado, 1 de outubro de 2011

Testemunhas de defesa prejudicam ex-secretária Iria

Entre os depoimentos de testemunhas da ex-secretária Iria de Souza Pinto (PSDC) na CPI da Casa da Sogra, sexta-feira, um chamou a atenção pela ingenuidade. Ao responder uma pergunta do vereador Celso Fioreze (PSDB) sobre o porquê de sua presença, um representante do clube da Terceira Idade da Linha Marcondes falou uma sinceridade desconsertante, dizendo que a ex-secretaria havia conseguido R$ 7 mil para a reforma de uma cozinha.
Outra testemunha foi desqualificada na hora. "A senhora é amiga da ex-secretária Iria?", perguntou um vereador. "Sim", foi a resposta.

Depois de 10 anos de luta, casa de idosos é inaugurada

A emoção marcou a cerimônia de inauguração do Lar de Idosos Maria de Nazaré, iniciativa da Sociedade Espírita Esperança, neste sábado. Durante a inauguração, Laci Bertoja emocionou a todos relatando como recebeu a missão de construir a casa de repouso e a luta durante 10 anos. Ela elogiou a generosidade de Walter Bertoluci, que doou as áreas de terras onde foi erguido o asilo, próxima ao Lago Negro.
Representando o pai, Fedoca Bertoluci destacou a perseverança e o trabalho de Dona Laci ao longo dos últimos 10 anos. As lágrimas impediram que ele chegasse ao fim do pronunciamento.
Paulo Fontoura falou em nome de Manoel de Paula, fundador da Sociedade Espírita Esperança, dizendo que ele foi uma pessoa que sempre contribuiu para Gramado, especialmente no campo espiritual.
Atrasado, o prefeito Nestor Tissot (PP) não captou o clima do encontro e fez um pronunciamento mais político, destacando que as prioridades de sua administração na área social sempre foram as crianças e os idosos.