.

REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Proliferação de palmeiras tira ar europeu de Gramado

Leitor Marcus Cunha Moura está preocupado com a proliferação de palmeiras na cidade, deixando em segundo plano os pinheiros plantados por Leopoldo Rosenfeldt e Oscar Knorr, entre outros pioneiros. "O segredo do turismo está em ser diferente, como a Flórida, que chegou a este ponto por ser diferente dos Estados Unidos", comenta. "Aqui, a Gramado europeia desaparece para dar lugar às palmeiras da Gramado baiana. Reparem a desgraça paisagística feita na Praça das Mães", complementa Moura.

Arena Gastronômica será aberta nesta sexta-feira

A Abrasel, que reúne restaurantes, bares e empresas de lazer, e o Sindmobil, Sindicato Regional dos Moveleiros, voltam a se unir hoje, às 18 horas, na rua Coberta. Na oportunidade, será aberta a 1ª Arena Gastronômica do Brasil Sabor 2010, junto com o 5º Gramado Móvel Design, que durante o mês de maio vai exibir os melhores produtos do setor moveleiro regional. No próximo dia 8 de maio, ocorre, no mesmo local, o lançamento do Guia Abrasel 2010.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ex-secretário Nelson Broering quer voltar ao governo

O ex-secretário do Meio Ambiente de Gramado, Nelson Broering, que deixou o governo no início do ano para se dedicar aos negócios, afirmou, quarta-feira, que superou os problemas particulares e que pretende se apresentar ao prefeito Nestor Tissot para um possível retorno àquela pasta tão importante da atual administração municipal.

Lâmpadas acesas durante o dia e apagadas à noite

Quem visita o bairro Ipê tem uma surpresa: durante o dia vai encontrar várias lâmpadas acesas e no horário noturno muitas apagadas. Basta a Prefeitura fazer uma revisão para que o município tenha uma boa economia.

Hotéis oferecem serviço de proteção de bagagem

Os hotéis Serrano e Alpen, da GJP, estão oferecendo um serviço pioneiro de proteção de bagagens para os seus  hóspedes. A partir de agora, os turistas podem embalar seus pertences com plástico, utilizando uma máquina da NPQ, que faz 230 proteções com apenas uma bobina. Semelhante aos serviços já conhecidos dos aeroportos, a embalagem nos hotéis da GJP saem mais em conta para o cliente, custando apenas R$ 24 por mala.
A iniciativa da GJP objetiva facilitar a vida de seus clientes, protegendo a bagagem contra as intempéries e o manuseio em transfers rodoviários ou aéreos.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Faleceu Péricles Gomide, criador da maioria dos cartazes e da cenografia do Festival de Cinema de Gramado ao longo de sua história.
* Jantar do PMDB com o PSDB de Jorge Drumm, quarta-feira, teve clima de namoro. Além da eleição de 2010, peemedebistas e tucanos estão de olho em 2012.
* Maior contador de estórias verídicas de Gramado, Altivo Becker está todo pimpão com sua página na internet: www.altivobecker.com.br.
* Produtora cultural corrige. Cow Parade virá ao RS na primavera/verão. Melhor ainda, para que Gramado receba o evento. É época de poucas atrações.
* Jornalista Gilberto Michaelsen comemora, neste sábado, 40 anos de atividades jornalísticas. Mica começou em maio de 1970 no Jornal NH, onde permaneceu por sete anos. Depois, mais oito anos na Caldas Júnior e outros 25 anos com o Jornal de Gramado, que fundou em maio de 1984.

Guri de Uruguaiana no Teatro Municipal de Canela

Com o show “Causos que além de verídicos aconteceram de fato”, o humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, promete lotar o Teatro Municipal de Canela.  Os ingressos para a apresentação, que ocorre dia 22 de maio, sábado, às 20h, podem ser adquiridos no Rissul, Akipeças e Intecel Tim. No espetáculo, o Guri de Uruguaiana dança e conta causos hilários, como o do tempo em que era viciado em erva... erva-mate. E moída da grossa. Na onda das mulheres melancia e moranguinho, o Guri ameaça lançar a Mulher Charque, sua própria patroa. Hilário do começo ao fim!

Canela: Parque do Pinheiro Grosso, o retorno

Depois de ficar anos inativo, o Parque do Pinheiro Grosso deve voltar em breve a ser um atrativo turístico em Canela. Os trabalhos de reestruturação começaram na última semana. O projeto prevê a construção de espaços como museu, lancheria, sanitários, administração, deck, acesso principal com rampa que chega à edificação principal, e acesso ao pinheiro grosso, através de caminhos e passarelas em rampa com grande deck de observação da araucária.

Lei das Placas: 143 outdoors já foram removidos

Os primeiros reflexos da implantação da Lei de Publicidade Urbana começam a ser sentidos nas estradas de acesso a Gramado. Depois de um ano e meio de prazo para adaptação, a lei passou a vigorar oficialmente em novembro de 2009. Dos 146 outdoors instalados no território municipal, restam apenas três, que também deverão ser retirados. Um dos casos está na Justiça!

Após chuvas, inicia recapeamento no bairro Bavária

O tão esperado recapeamento asfáltico do bairro Bavária começou a ser realizado pela Secretaria de Obras após o período de chuvas. Os trabalhos nas ruas Piratini, Santana da Boa Vista, Antônio Accorsi, Nações Unidas, Ermelinda Barbacovi e Rua da Fé devem ser concluídos na primeira quinzena de maio. No total, serão dois quilômetros de asfalto. O prefeito Nestor Tissot e o secretário de Obras, Rafael Ronsoni, torcem para que o tempo continue ensolarado.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

MP rejeita o projeto do Loteamento do Carazal

O Ministério Público acaba de rejeitar, pela terceira vez, o projeto ambiental do Loteamento Popular do Carazal. "É um empreendimento impensado, sem análise nenhuma de todos os danos ambientais, paisagísticos e sociais", avalia Paulo Moschen, presidente da APATAM (Associação Protetora do Arroio Tapera e Ambiente Natural). "É uma pena que se tenha que recorrer a esses artifícios para mostrar que o empreendimento não é bem-vindo para nossa comunidade", complementa Moschen.

Fiptur debate a comunicação do Turismo e Ecologia

Publicitários, comunicadores, turismólogos e ambientalistas estão reunidos no Hotel Serra Azul, onde acontece 15ª edição do Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia (Fiptur). Realizado pelo Fórum Internacional de Comunicação da Ecologia e Turismo (FICET), o evento tem como tema principal “As Novas Ferramentas da Comunicação para o Turismo e Ecologia”. O público-alvo do Fiptur - que encerra nesta sexta-feira, engloba profissionais e empresários de publicidade, turismo, ambientalistas, estudantes de comunicação, marketing, turismo e gestão ambiental.

Flores e hortaliças de plástico na Festa da Colônia

A decoração de flores de plástico do Chocofest fez escola. Agora é a vez da Festa da Colônia recorrer à utilização do expediente para a decoração nas divisórias dos restaurantes, em vez de utilizar flores e hortaliças naturais. Deve ser o eco da música dos Titãs: "as flores de plástico não morrem..."

terça-feira, 27 de abril de 2010

Presídio de Caxias interditado: o drama continua

Não faltava mais nada! Depois de conseguir vagas em Caxias do Sul, Gramado volta a correr o risco de ver seus infratores soltos. Tudo porque o Presídio do Apanhador foi interditado após a fuga de três detentos. Com a interdição, os presos de Gramado foram transferidos para Rio Grande. O governo estadual espera amenizar o problema com a remodelação da penitenciária de Montenegro. Mas e até lá?

Camilo Roldo deixará a Agricultura em maio

Atualmente em férias, o secretário da Agricultura, Camilo Roldo, deverá deixar o cargo assim que retornar, dentro de aproximadamente 10 dias. O prefeito Nestor Tissot não nomeará substituto, tendo em vista a reforma administrativa, que deverá agregar a Agricultura a outra secretaria.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Pré-candidato a deputado estadual, o tucano Jorge Drumm realiza nesta semana encontro com representantes de três partidos. Nesta quarta-feira à noite, janta com lideranças do PMDB.
* Josephina Café é uma das boas surpresas da gastronomia gramadense, na rua Pedro Benetti 22. Massas, risotos, carnes, sanduíches e doces em um ambiente de bom gosto, com seleção musical apuradíssima.
* Até sexta-feira, os leitores podem votar na enquete sobre a mudança de local da Festa da Colônia. É só entrar no site mironneto.com.
* Fui elogiar a comida da Festa da Colônia.  Recebi críticas. Teve quem achasse a comida sem tempero, sem "sabor da colônia", com gosto de papa.

Cow Parade em Gramado? Por que não?

Jornais de Porto Alegre informam que os organizadores da Cow Parade estão chegando à Capital  para acertar detalhes e trazer essa promoção para os pagos. A Parada das Vacas, como é denominada, já passou por várias cidades do mundo, inclusive por São Paulo, mostrando dezenas de esculturas de vacas pintadas com as mais diferentes cores. Serviu, inclusive, de inspiração para a exposição de renas do Natal Luz.
A vinda da Cow Parade poderia ser mais uma atração de inverno para Gramado. Por que não?

Hospital atento para a volta do estacionamento pago

No ano passado, quando foi implantado o estacionamento rotativo em Gramado, o Hospital São Miguel sofreu um sério prejuízo por conta de maus gramadenses. Muitos proprietários de carros que trabalham no centro usaram de um recurso lesivo aos interesses daquela casa de saúde: largavam os carros pela manhã e ignoravam o bilhete de estacionamento. No final da tarde retiravam um novo tíquete e poucos minutos após deixavam o local sem nada pagar, pois havia uma tolerância de 15 minutos. Péssimo exemplo.

Furucho recebe pedido para esportes de inverno

O presidente da Rede Record no Rio Grande do Sul, Natal Furucho,  fez uma bela palestra na noite de segunda, na Igreja Universal de Gramado. Na oportunidade, recebeu o pedido do vice-prefeito Luia Barbacovi e do jornalista Gilberto Michaelsen, para que convide o jornalista Paulo Henrique Amorin para uma palestra em nossa cidade sobre os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, que a Record transmitiu em fevereiro. Furucho adiantou que na tarde de hoje estará em São Paulo para um encontro da rede, oportunidade em que transmitirá o convite.

RBS em Gramado, Record em Nova Petrópolis

Enquanto a cidade recebe a Estação Gramado, do Grupo RBS, a vizinha Nova Petrópolis firmou parceria com a Rede Record para a instalação de uma sucursal do grupo. Além de estúdio de televisão, a sucursal da Record em Nova Petrópolis terá equipes da Rádio Guaiba e do jornal Correio do Povo. Em Gramado, a RBS vai instalar uma de suas embaixadas junto ao Lago Joaquina Rita Bier.

Famastil Taurus cresceu 24% no primeiro trimestre

A Famastil Taurus Ferramentas cresceu 24% no primeiro trimestre de 2010 sobre igual período de 2009. No mercado externo, o crescimento foi de 22%.  A estimativa para 2010 é de um faturamento em torno de R$ 120 milhões, com investimentos que devem somar R$ 10 milhões nos próximos dois anos.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A difícil vida de quem depende da saúde pública

Retratos da vida de quem depende do poder público para problemas de saúde: gramadense recebeu alta em hospital de Caxias do Sul na sexta-feira às 10 horas. Imediatamente, a família ligou para a secretaria de Saúde de Gramado para providenciar uma ambulância, já que o paciente havia sofrido intervenção na coluna e deveria vir em uma maca. Às 18 horas, ou seja, oito horas mais tarde, a família foi informada de que não seria possível o traslado, pois a ambulância estava estragada. Resultado: tiveram que improvisar com um carro de um amigo, em viagem que durou mais de duas horas.
No domingo, o gramadense foi ao Hospital São Miguel para a troca de curativo. Como era fora do horário estabelecido, queriam cobrar R$ 60. Nosso bravo cidadão teve que esperar mais 24 horas para fazer o curativo de forma gratuita.

Festa da Colônia no lago também gera contrariedade

"Considero que está correta a postura do município que busca através da promoção de eventos bem elaborados e diferenciados promover o turismo na cidade. Com respeito à Festa da Colônia, acho que a questão não é comparar a versão anterior na Praça das Comunicações com a atual, no Lago Joaquina Bier. Entendo que o entorno do lago, pela sua beleza, é um local diferenciado na cidade e que deveria ser preservado. A realização de eventos com a construção de galpões está descaracterizando um dos mais belos cartões-postais da cidade. A melhora da Festa da Colônia deve ocorrer, porém, sem descaracterizar os tradicionais pontos turísticos da cidade.  Entendo que outro local deve ser usado para esse fim. A persistir esses encaminhamentos, outros locais, como o Lago Negro, também estarão correndo risco." (Jorge Dariano Gavronski)

Jovens brigões impressionam hóspedes de hotel

Um grupo de turistas aguardava o ônibus em frente ao hotel, quando surgiram 10 jovens - que haviam saído da Festa da Colônia, brigando pela rua, com paus nas mãos. "Fiquei sem saber o que dizer aos hóspedes, diante de uma imagem tão primitiva ocorrendo em uma cidade que só encanta", relata um funcionário do hotel.
A localização do hotel está à disposição da Brigada Militar para providências nos próximos dois finais de semana.

Leitor sugere show com Plácido Domingos no Natal

"Para divulgar a nossa cidade, Gramado, internacionalmente, não seria interessante sugerir um show de um tenor como Plácido Domingos, para o Natal Luz?  Certamente iria dar uma divulgação bem maior do que já dá,  sem falar no público que vem de longe para ver esse tipo de espetáculo. Seria um salto de qualidade e de divulgação." (Paulo Zanchi)

domingo, 25 de abril de 2010

Vinícola pode mudar história da produção de uvas

O vice-prefeito Luia Barbacovi  (PSDB) mostra-se otimista com o futuro da produção de vinhos finos em Gramado, após a implantação da vinícola Ravanello, em Linha Carazal. Conforme ele, quando os produtores de uvas como a Bordô e Isabela, de menor valor no mercado, se derem conta de quanto podem receber por uma garrafa de Cabernet ou Merlot, passarão a se dedicar a castas mais nobres, podendo inclusive fornecer uvas para a Ravanello.

Em média, uma troca no secretariado a cada 70 dias

As dificuldades do prefeito Nestor Tissot para compor a equipe de governo podem ser medidas pela constância nas trocas do secretariado. Foram sete no total, desde janeiro de 2009, incluindo a extinção das secretarias da Administração e do Meio Ambiente. Em média, dá uma troca a cada 70 dias.

Reflexões do monsenhor no domingo do Bom Pastor

Antes de celebrar um casamento, sábado, na Capela de São Valentim, na Linha 28, monsenhor Américo Cemin foi procurado por um paulista, emocionado com o cenário da pequena capela e da natureza ao seu redor. "Deus certamente passou por aqui", comentou o convidado.
Finda a cerimônia, monsenhor Cemin ficou com aquela frase na cabeça. Olhou para fora da capela e observou a luz e as ovelhas que pastavam junto aos morros que divisam com Canela. E lembrou as dificuldades dos pastores de ovelhas dos tempos de Jesus Cristo, que levavam o rebanho a procura de algum pasto nas áridas terras do Oriente Médio.

Melhora qualidade dos produtos da Festa da Colônia

Além de ter aprovado o novo formato junto ao lago do Parque Hotel, a Festa da Colônia de 2010 mostrou a melhoria de qualidade dos produtos expostos nas tendas. Vinhos, embutidos, queijos, pães e doces exibem uma grande evolução no comparativo com as primeiras edições. E a razão é visível: melhores produtos, preços maiores.

Demolição do Pavilhão São Pedro começa em maio

Nos primeiros dias de maio iniciam os trabalhos de demolição do Pavilhão São Pedro, tradicional espaço para as festas da comunidade católica, bem como um dos primeiros ginásios para a prática de esportes dos gramadenses. Por conta da derrubada de paredes, o jantar dos festeiros de São Pedro de 2010 foi programado para o dia 6 de maio, sexta-feira, no ExpoGramado.

Mais um secretário poderá deixar a administração

Depois de tirar um período de 30 dias de férias, o secretário de Agricultura, Camilo Roldo, deverá deixar a administração municipal. Apesar de ser um dos mais ardorosos defensores do prefeito Nestor Tissot (PP), entrou em rota de colisão com uma representante de Pedro Bertolucci (PP) no condomínio municipal.
A crise política dentro do PP é muito maior do que o caro leitor possa imaginar. Até mesmo o presidente do partido, Ademar Kury, em círculos mais íntimos, mostra-se decepcionado.

Qual é o custo operacional de um aeroporto regional?

Altivo Becker diz que ainda não ouviu nenhum pronunciamento a respeito do custo operacional que o Aeroporto Regional das Hortênsias terá, caso saia do papel. "Quantos aviões teriam que pousar diariamente para manter o funcionamento de toda a estrutura? Quantas pessoas teriam que embarcar e desembarcar diariamente?"
A coluna tenta responder as indagações por outro lado. Levando-se em consideração  o embarque e desembarque de dois aviões por dia, com um total de 400 passageiros, a R$ 19,62 de taxa de embarque, teríamos uma receita mensal de aproximadamente R$ 235 mil.

Gramadense ganha a primeira no Sub-17: 5x0

O Centro Esportivo Gramadense venceu a primeira no Campeonato Sub-17. Jogando em casa, a gurizada soube impor seu toque de bola e aplicou 5 a 0 no Sul-Brasileiro, de Osório. O jogo foi realizado neste sábado, dia 24, no Estádio dos Pinheirais. No próximo final de semana, o CEG vai a Gravataí, onde enfrenta o Cerâmica.
A equipe vem surpreendendo favoravelmente. Na primeira partida, perdeu para o poderoso Grêmio por 2x1. Na quarta-feira, o Gramadense foi a Porto Alegre e saiu com um empate de 3x3 com o São José.

sábado, 24 de abril de 2010

CVC tem pacote aéreo para Gramado por R$ 438

Até a próxima sexta-feira, a CVC Viagens está com uma promoção com descontos entre 15% e 30% para roteiros nacionais. Gramado também é um destino da promoção, que oferece passagem aérea a partir de São Paulo, traslado e três noites de hotel por inacreditáveis R$ 438,00,  podendo ser parcelado em até 10 vezes.

Planejava cometer ataques disfarçado de empresário

O delegado Gustavo Barcellos comemora o sucesso da operação. Conforme o titular da DP de Gramado, o acusado instalou uma serralheria no bairro Dutra. Com interceptações telefônicas, a Polícia Civil descobriu que ele planejava realizar ataques contra empresários gramadenses. “Conseguimos impedir que novos crimes ocorressem. Com a fachada de empresário, ele pretendia cometer outros assaltos”, afirma.

Preso em Gramado acusado de roubo de R$ 900 mil

Trabalho conjunto de monitoramento realizado pela Polícia Civil de Gramado e Esteio levou para atrás das grades um perigoso assaltante da Região Metropolitana. Com mandado de prisão decretado pela Justiça de Esteio, o acusado foi preso no centro de Gramado, nesta sexta-feira, dia 23. Márcio Santos de Oliveira, 31 anos, é o principal suspeito de um assalto contra um empresário de Esteio. O roubo rendeu o equivalente a R$ 900 mil e foi praticado em 21 de dezembro de 2009.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Elisabeth Moschem deixa a Secretaria de Educação

Elisabeth Moschem não é mais a secretária de Educação. A informação foi confirmada agora à tarde pelo prefeito Nestor Tissot (PP), que preferiu não revelar os motivos da saída da secretária.
Pelas informações apuradas pela coluna, havia insatisfações de ambos os lados. A secretária já havia manifestado, em diversas ocasiões, desde o ano passado, a disposição de abandonar o cargo em função das pesadas cobranças. Já o prefeito foi lacônico, mas avalia que é preciso um "gás novo".
Interinamente, a subsecretária Vera Pante responderá pela secretaria.

Dica de fim de semana: tele-entrega do Moscerino

Dica que a coluna dá para quem não quer sair de casa ou não quer cozinhar no final de semana: a tele-entrega dos restaurante Moscerino. Além de saborosa e barata, a comida chega quentinha.
Algumas sugestões que podem ser pedidas pelo telefone 3286.3544: filé à parmegiana, por R$ 22; codornas à moda da casa, por R$ 18, e nhoque de moranga e pecorino, por R$ 18.

Boa movimentação, mesmo com feriado na quarta

Mesmo com o feriado de Tiradentes no meio da semana, o movimento foi considerado satisfatório nos últimos dias. Chamou atenção muitas placas do interior de São Paulo, o que mostra que, mesmo numa quarta-feira, o feriado sempre é um atrativo a mais. Está na hora de Gramado se mobilizar para que o projeto que desloca os feriados para junto do final de semana volte ao debate no Congresso Nacional.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mini Mundo terá mais cinco mil metros quadrados

Empresa que há 25 anos trabalha pelo turismo gramadense, o Mini Mundo concluiu negócio e vai anexar mais cinco mil metros quadrados de área ao seu parque temático, onde serão implantadas novas atrações, uma delas a réplica do estádio do Internacional, o Beira-Rio. Mais uma demonstração de que a família Höppner continua trabalhando e acreditando no futuro de Gramado e da Região das Hortênsias.

Gramadense convocado para trabalhar com Serra

Um gramadense por opção está de malas prontas para trabalhar na campanha eleitoral a presidente da República, mais precisamente do pré-candidato do PSDB, José Serra. Trata-se de Alípio Souza Neto, mais conhecido como "embaixador", pelo seu passado de trabalho junto à diplomacia brasileira. Ontem à noite, Alípio foi homenageado pelos amigos, em jantar realizado no restaurante Alpes Verdes.

Falta planejamento e divulgação fora do Natal Luz

Repercute a crítica feita pela coluna à falta de planejamento do nosso turismo. Entre as mensagens recebidas, destacamos uma de importante agente de viagens: "Precisamos de mais movimento o ano todo, e não só no Natal Luz. Teríamos, sim, que fazer um planejamento sério para criar e melhorar os eventos ao longo do ano e, principalmente, divulgar muito isso, pois o que está se fazendo propaganda a todo o Brasil é só o Natal Luz. Pelo menos, é o que chama a atenção, pela sua magnitude e satisfação por todos que o assistem."

Secretaria fracassou no combate ao borrachudo

Acuada pela realidade dos borrachudos atacando a todos até mesmo no centro da cidade, a Secretaria da Saúde publicou release no site da Prefeitura para informar que duas equipes percorrem a cidade, espalhando o larvicida BTI nas nascentes dos rios. É tarde. A secretaria fracassou no combate ao borrachudo, como reconheceu até mesmo um vereador de situação, o ex-secretário José Branchini (PP). O que vai dar cabo ao inseto é a chegada do frio, com temperaturas na faixa de 10 graus, a partir do final de semana.

Ligação direta com Caxias poderia ser prioridade

Independente do Aeroporto Regional da Serra ser construído em Vila Oliva ou não, a ligação asfáltica entre Gramado e Caxias do Sul poderia ser uma prioridade entre as reivindicações junto ao governo do Estado. Em vez de 75 quilômetros por uma estrada perigosa, como a BR-116, entre Nova Petrópolis e Caxias, teríamos uma distância de pouco mais de 40 quilômetros com a Pérola das Colônias. Em vez de 1h15min, o tempo de viagem seria de 35 minutos.

Conselho do CEG desaprova negócio imobiliário

Reunido na noite de terça-feira, o Conselho Deliberativo do Centro Esportivo Gramadense (CEG) não aprovou a proposta de uma incorporadora, que oferecia três lojas comerciais no térreo de um edifício a ser erguido no terreno do clube na rua São Pedro, onde há uma loja de auto-peças. 42 conselheiros votaram: dois em branco, oito contrários e 32 aprovando a permuta. Como o estatuto prevê que são necessários 80% favoráveis, a proposta foi derrotada.

Redução de secretarias também está na pauta

Também está na pauta da reforma administrativa a redução de secretarias. Iria das atuais 11 para sete. Os cargos de confiança, os chamados CCs, seriam cortados em quase 50%.
Não é difícil prever que um projeto com redução tão significativa seja aprovado. Afinal, os interesses políticos-partidários devem prevalecer.
Se conseguir enxugar a máquina administrativa e obter maiores recursos para investimentos, Nestor Tissot corre o risco de ser considerado um case na gestão pública brasileira.

Reforma administrativa: debate deve ser acalorado

A reforma administrativa que está sendo gestada pela Administração Municipal pode ser um divisor de águas. Ela vai provocar a disputa entre argumentos políticos e de gestão. De um lado, estarão aqueles que participaram da última eleição municipal, seja como candidato ou como carregador de bandeira. De outro, os partidários que querem uma máquina administrativa mais eficiente, de maneira que o município tenha maior capacidade de investimento.
O debate deve ser acalorado.

Enquete: mudança da Festa da Colônia foi correta?

Você acha que a mudança de parte da Festa da Colônia para o Parque Hotel foi correta? Essa é a pergunta da enquete do site mironneto.com que está no ar. As respostas: Sim, pois deixou a Praça das Comunicações menos atrolhada; Não, deveria continuar tudo na Praça das Comunicações; Em parte, todas as atrações deveriam estar no Parque Hotel.

Bocalon cria empresa para promover corridas

O ex-comandante da Polícia Rodoviária de Gramado, tenente Gilberto Bocalon, hoje na reserva, está criando uma empresa que vai se dedicar a promover corridas em nossa região. Conforme ele, o clima e os atrativos naturais são o complemento ideal para este tipo de prova. Bocalon participa de competições por todo o Brasil e exterior e é conhecido pela capacidade pulmonar que apresenta.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Leitora acha que a Barragem dos Pinheiros não serve para o lazer. Poluída, quase ninguém conhece o local.
* Adepto de caminhadas na avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela, morador chama a atenção para o  mau estado das calçadas em determinados trechos.
* Leitor diz que rua Cortina D'Ampezzo, a 50 metros do pórtico da RS-235,  é uma vergonha para a cidade. A via não tem asfalto e só permite a passagem de um veículo.

A decadência indígena na Festa da Colônia

"É frustrante ver o nível de decadência das comunidades indígenas que nos visitam, especialmente durante a Festa da Colônia. Em função de um empobrecimento de seus próprios valores, transformaram-se em vendedores de badulaques plásticos, sem qualquer relação com a origem cultural desses povos. Uma pena, pois o pouco do rico artesanato nativo que ainda produzem fica relegado e, o que é pior, sem atração para os turistas. Os chefes de tribo e a Funai deveriam tomar medidas para que esse disparate deixasse de ocorrer."  (Yamil Dutra)

terça-feira, 20 de abril de 2010

Nosso turismo sofre com a falta de planejamento

Alguém aí conhece um planejamento do turismo gramadense? Quais as estratégias que estão sendo adotadas? Passados quase 16 meses da atual administração, não existe um plano definido. Como não existia na administração anterior. As ações acontecem de acordo com as oportunidades, sem focar públicos prioritários. O prefeito e o secretário de Turismo, por exemplo, costumam distribuir folderes em eventos como a ABAV e o Workshop CVC, como se não houvesse verba para contratar pessoas para tal função.
Um importante executivo teme que Gramado se incorpore ao clube dos "destinos cansados", em função da falta de investimento na divulgação. Ele lembra de Caldas Novas, Porto Seguro e Foz do Iguaçu. As duas últimas conseguiram se recuperar, graças ao esforço conjunto do poder público e iniciativa privada.
Vale lembrar que um "destino cansado" é aquele que só consegue vender em datas nobres. Como os agentes de viagens do Brasil estão muito focados no Natal Luz - como notou o prefeito Nestor Tissot durante sua viagem ao Nordeste, é possível que Gramado já esteja a caminho do clube.

Yeda é aguardada no Encontro do Fisco, sábado

O 11° Encontro do Fisco Estadual Gaúcho, que ocorre nos dias 23 e 24 de abril, no Hotel Serra Azul, deve contar com a presença da governadora Yeda Crusius na solenidade de encerramento na noite de sábado. O evento, que é promovido pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais, deverá reunir 400 agentes fiscais de todo Rio Grande do Sul e dezenas de auditores fiscais de outros Estados. Em 2010, o encontro tratará de temas fundamentais para a fiscalização, tendo como pano de fundo a modernização das gestões públicas estaduais. O tema central é: “Uma visão moderna da Administração Tributária” promovendo um desafio para os governos e agentes do fisco.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Prefeito Luiz Irineu Schenkel, de Nova Petrópolis, disse, sexta-feira, no lançamento do Festimalha, que no início de sua administração era difícil divulgar o município como destino turístico. "Tinha que dizer que Nova Petrópolis ficava ao lado de Gramado", revelou Schenkel.
* Empresário que acompanhou a viagem para divulgar Gramado em quatro festas em capitais nordestinas, na semana passada, acredita que poderia se obter melhor retorno se houvesse um planejamento.
* Ele notou a ausência de um público mais profissional (a maioria estava interessado na comida), e a falta de uma unidade no discurso. Cada agência, por exemplo, tinha uma fala de acordo com as suas conveniências.
* Antes de ir para a Câmara de Vereadores, projeto da reforma administrativa passará pela avaliação do Sindicato dos Municipários.
* Câmara de Vereadores aprovou, segunda-feira, a criação de mais 10 cargos de Agente de Fiscalização de Trânsito.  
* Alô, Prefeitura! Moradores da rua Salvador do Sul, no Morro dos Cabritos, reclamam da falta de iluminação pública, há mais de 30 dias.

Copa 2014: Canela pretende construir CT e dois hotéis

Em reunião, sexta-feira, com o secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Seibel de Freitas Lima, a vice-prefeita de Canela, Lesli Serres de Oliveira, mostrou a preparação da cidade para ser campo base do evento. Depois, a comitiva foi conhecer a área do Parque Fazenda da Serra para a construção de um centro de treinamentos e de dois hotéis.

Igreja com ar condicionado agrada aos fiéis

Os gramadenses que estiveram em Novo Hamburgo, no último sábado, para o culto em memória a Arnildo Michaelsen, foram surpreendidos com um clima agradável no interior da pequena Igreja Luterana São Paulo, que instalou aparelho de ar condicionado para melhor enfrentar o clima normalmente quente e abafado da cidade do sapato.

Autora de O Método vai palestrar em Gramado

A psicóloga chilena Lita Donoso, autora do best-seller O Método, estará em Gramado entre 30 de abril e 2 de maio. No dia 30, ela realiza uma palestra gratuita, e nos dias 1º e 2,  um curso na cidade.
Lita acredita em uma fórmula que, segundo ela, possibilita a autocura de doenças, depressões, crises de pânico e qualquer tipo de mal. A chilena defende que conquistar uma vida saudável e feliz é possível por meio da ativação de quatro centros de energia que ficam esquecidos a partir dos sete anos. Apesar de a terapia ser chamada de alquimia, ela defende que não se trata de magia e, sim, de aprender a usar o poder da mente.

Estratégia do PP prejudica candidatura de Drumm

Ao condicionar o fechamento da aliança com o PSDB de Yeda Crusius a uma coligação na eleição proporcional, o PP praticamente inviabiliza a eleição do gramadense Jorge Drumm (PSDB) à Assembleia Legislativa. A matemática é simples: o PP possui grandes puxadores de voto para deputado estadual. O último que entrou em 2006 fez 41.898 votos. Já o PSDB não tem grandes estrelas em sua nominata,  e o último deputado da bancada fez 25.106 votos naquela eleição. Drumm fez 15.966 votos.
É interessante observar que quem faz a exigência da coligação na proporcional para apoiar Yeda Crusius é o presidente estadual do PP, o gramadense Pedro Bertolucci, que sempre teve o apoio do PSDB para se eleger prefeito.

João Benetti é reeleito mais uma vez na Recreio

João Benetti foi eleito pela terceira vez para a presidência da Sociedade Recreio Gramadense, ao vencer o candidato da oposição, Vítor Volk, por 17 x 8, segunda-feira à noite. Entre os desafios de Benetti para os próximos anos está a possível fusão com o Gramado Tênis Clube. Um ex-presidente da Recreio já foi encarregado de fazer um levantamento de ativos e passivos dos dois clubes para encaminhar a fusão.
A coluna, desde já, sugere o nome de Recreio Tênis Clube.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Estagiários em salas de aula, mais uma distorção

Leitora pergunta por que a Prefeitura ainda realiza concurso público, como no ano passado, quando existiam 25 vagas. "Com as escolas cheias de estagiários de CIEE, assumindo funções que não lhes são permitidas por lei (um estagiário não pode ser um professor regente de turma), os aprovados em concurso que não foram chamados sentem-se lesados por não assumirem uma função que é deles por direito", desabafa.
A coluna ligou para a secretária de Educação, Elisabeth Moschem, que informou que somente o secretário da Administração e Fazenda poderia falar a respeito. João Pedro Till pediu um prazo até maio, quando será enviado o projeto de reforma administrativa que acabará com diversas distorções, inclusive essa da contratação de estagiários.

Vinhos Lídio Carraro no Encontro dos Sommeliers

Acontece hoje à noite, o 2º Encontro dos Sommeliers de Gramado, com degustação de vinhos da vinícola Lídio Carraro. O encontro será no restaurante Bouquet Garni, e o cardápio promete. Vejam a programação:
Entrada: camarões açafronados, pérolas de morangos ao frescor de menta, bouquet de verdes e consumê degustação de abóbora cabotiá e capim santo. Harmonização: Sul Brasil Dádivas Chardonnay safra 2009
Prato principal: Tournedor de filé em papilote de presunto parma, infusão de shitake e tomatinho doce ao molho de vitelo. Harmonização: Lídio Carraro Grande Vindima Quorum safra 2005
Sobremesa: torta contemporânea de abacaxi e queijo branco, acompanhada com praline de conhaque sobre molho de laranja kim-kam. Harmonização: Sul Brasil Dádivas Moscatel.

Saccaro promove evento beneficente em Gramado

Em parceria com a Prefeitura de Gramado e a Mercatus Imprensa & Eventos, a Saccaro promove, na próxima quinta-feira, 22, a partir das 19h30, na Sociedade Recreio Gramadense, o evento Leiloando Saúde. Com renda revertida à Liga Feminina de Combate ao Câncer, serão leiloados objetos e prêmios doados por empresas parceiras. O evento contará, ainda, com show do músico Pepeu Gonçalves e do grupo Bocalis, além de apresentação teatral de alunos do Colégio Cenecista Visconde de Mauá.

Fritadeiras foram trocadas na Festa da Colônia

Em função da baixa tensão da rede de energia elétrica no Lago Joaquina Rita Bier, os produtores rurais precisaram investir em fritadeiras. No lugar dos equipamentos elétricos, entraram as fritadeiras a gás.

Borrachudos deixam a colônia e prestigiam a festa

Não é apenas o homem do interior que está fazendo a festa no centro de Gramado. Além de tomar conta da zona rural, os borrachudos estão atacando na Festa da Colônia. O volume de mosquitos incomoda visitantes na Praça das Comunicações e Lago Joaquina Rita Bier.
A situação está tão fora de controle, que a Secretaria de Saúde está incentivando a plantação de Citronela, considerada um repelente natural contra mosquitos e borrachudos.

domingo, 18 de abril de 2010

Gramado perdeu curso e soldados para Canela

O Centro de Feiras de Canela sediou, na noite de sexta-feira, a formatura dos 42 alunos soldados do 1° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas. Os formandos atuarão nas cidades de cobertura do batalhão. Canela, que foi sede de curso, terá oito novos PMs. Já Gramado, receberá quatro soldados. O curso iniciou em Gramado. No entanto, a falta de estrutura adequada para as aulas e alojamento obrigou a transferência da cidade sede. Com a mudança, Gramado recebeu efetivo menor.

Gramadense perde para o Grêmio por 2x1 na Sub-17

Boa parte da torcida do Centro Esportivo Gramadense queria investimentos na formação de atletas de base. A direção do clube atendeu ao pedido e, pela primeira vez nos últimos anos, está sendo feito um trabalho forte nas categorias até 17 anos. O clube estreou, sábado, no Campeonato Gaúcho Sub-17, enfrentando, logo de cara, o Grêmio. A equipe de Gramado perdeu por 2x1. Nada mal para uma estreia e para uma equipe que tem em sua grande maioria atletas na faixa de 16 anos.

Presídio: qual foi o resultado da audiência pública?

O dilema de Gramado na questão carcerária está longe de ter uma solução definitiva. Diante da resistência das comunidades e autoridades de Canela e São Francisco de Paula, qual será a providência adotada pelos gramadenses? Na audiência pública, realizada pela Câmara de Vereadores em 2009, grande parte da população mostrou simpatia pela possibilidade de construção de um presídio em solo gramadense. Porém, a vontade popular esbarrou no desejo das autoridades. Na região, o discurso é o mesmo - cada cidade que cuide dos seus presos – num direto recado a Gramado.

Bom público e Hino de Gramado na festa da Recreio

A reunião extraordinária que a Câmara de Vereadores de Gramado realizou, quinta-feira, dia 15, junto com a comemoração dos 95 anos da Sociedade Recreio Gramadense, teve um dos maiores públicos já reunidos até hoje para o Legislativo de nossa cidade, com mais de 300 pessoas. Tinha vereador deslumbrado com plateia tão grande e seleta.
A sessão teve o Hino Nacional na abertura e, como novidade, o Hino de Gramado no encerramento. Na hora de cantar, no entanto, só três vereadores acompanharam letra e música. O restante, incluindo o público, fez um silêncio constrangedor. O vereador Sérgio Broilo (PMDB) diz que vai apresentar projeto tornando oficial cantar o hino gramadense nas escolas do município.

Duas chapas concorrem à Recreio Gramadense

Fato inédito nas últimas décadas: a eleição para presidente da Sociedade Recreio Gramadense terá duas chapas. Pela situação, concorre o atual presidente, João Benetti, tendo Evair Moura como vice. Na oposição, concorre Vítor Volk, tendo Marcelo Broilo como vice.
A eleição acontece nesta segunda-feira à noite.

sábado, 17 de abril de 2010

Reclamações em relação ao lixo da Rua Coberta

Leitor acha que os restaurantes da rua Coberta poderiam estudar melhor uma forma de recolher o lixo. Normalmente, eles são colocados em um lixão próximo ao Banco do Brasil, em sacos, muitas vezes rasgados, o que chama a atenção dos cachorros de rua. Quem sabe, se de uma conversa com o setor responsável pela área na administração não sai uma solução mais adequada ?

Barragem dos Pinheiros poderia ser uma opção

Menos mal que Gramado conta com uma reserva de água na Barragem dos Pinheiros, que começou a ser construída em 1988, e só foi totalmente concluída em 2005. Hoje, serve apenas como um local de lazer para a população. Quem sabe é chegada a hora de Gramado buscar uma segunda opção para o abastecimento, pois se o crescimento se mantiver nos níveis desta última década, em muito breve os 12 milhões de litros/dia que são enviados de Canela serão insuficientes. O desafio está lançado.

Consumo diário de água é de sete milhões de litros

De acordo com Gilmar Nardini, gerente da Corsan em Gramado, a bomba de recalque do Poço da Faca envia 12 milhões de litros de água por dia para a nossa cidade, com um consumo médio de 7 milhões de litros/dia, que aumenta nos finais de semana e feriados. Ou seja: se os gramadenses ficarem meio dia sem receber água, já vai acusar a falta em muitas residências. Um dia inteiro já será motivo de gritaria geral. O sistema aproxima-se perigosamente do limite e precisa ser renovado, pois as canalizações são antigas, algumas com mais de 50 anos.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nestor volta de maratona por capitais do Nordeste

O prefeito Nestor Tissot (PP) retornou nesta sexta-feira de uma maratona pelo Nordeste, com o objetivo de divulgar Gramado junto aos agentes de turismo. Foram quatro eventos em João Pessoa, Fortaleza, Recife e Natal, que reuniram mais de 800 pessoas entre agentes e jornalistas.
O que mais impressionou Nestor foi o interesse dos nordestinos pelo Natal Luz. Ele, juntamente com o secretário de Turismo, Beto Tomasini, trataram de redirecionar o interesse para outras épocas do ano, como o outono e a primavera, períodos em que os preços dos pacotes são mais competitivos.

A coluna errou. Barragem ameaçada é outra.

A coluna errou em relação à barragem Açude Serra Grande, que possui uma parede com possibilidade de rompimento. Essa barragem fica na divisa com Três Coroas e, em caso de rompimento, a água iria em direção a Santa Maria do Herval.
A barragem que rompeu e matou moradores da Linha Moreira, em 1972, era outra.

Leitor pede o asfaltamento da rua Alfredo Drechsler

Leitor, que mora em Sapiranga, mas possui casa de final de semana no bairro Planalto, envia e-mail pedindo o asfaltamento da rua Alfredo Drechsler. Para quem não sabe, é a rua que liga a Joaquina Rita Bier à rua da Carrière, uma ligação alternativa para o Lago Negro.
A reivindicação é justa, pois é a única via que ainda não possui asfalto naquela região.

Presídio não: São Francisco entra na campanha

Depois de Canela, a comunidade de São Francisco de Paula entra na campanha contra a implantação de mais um presídio na cidade. O prefeito Décio Colla foi o único da região a indicar áreas para a implantação da nova penitenciária da Região das Hortênsias. No entanto, 95% dos 400 moradores da cidade repudiaram a proposta durante a audiência pública, realizada pela Câmara de Vereadores local. "Somos uma cidade turística. Não queremos ficar conhecidos como a terra dos presídios", defendeu o vereador Bandoca Foscarini (PP), que presidiu a audiência pública.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Corsan enfrenta dificuldades para o abastecimento

O calor que insiste em se manter - mesmo após um mês do final de verão, revela as dificuldades que a Corsan enfrenta para garantir o abastecimento de água em Gramado e Canela. Nesta semana, mais uma vez as casas em bairros mais altos tiveram problemas. Alguns consumidores ficaram  mais de 24 horas sem receber o líquido. Quem não tem depósito com boa capacidade sofreu. Primeiro, foi a interrupção na adutora que manda água de Canela para Gramado, que passou por manutenção. Depois, quando o sistema foi recuperado, houve falta de energia no Poço da Faca, onde é feita a captação da água que abastece as duas cidades.

Longe do Control C + Control V dos releases oficiais

Muitos leitores estranham que determinadas informações importantes para o município somente são veiculadas por esta coluna, como é o caso da reforma administrativa. Simples: além da busca de informações com fontes fidedignas, a coluna se recusa a fazer o Control C + Control V dos releases oficiais, como ocorre na maioria dos veículos.
No caso específico da reforma administrativa, o setor de comunicação da Prefeitura até o presente momento não emitiu qualquer release. E, por isso, os veículos nada publicaram.

Coluna terá três edições semanais a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira, esta coluna terá três edições semanais, em vez das duas que vinham sendo publicadas desde 17 de março de 2009. Ela circulará às segundas, quartas e sextas-feiras, mas o envio será sempre na noite anterior. Ou seja, no domingo à noite, o assinante já terá as informações do final de semana.

5° Mês do Móvel Design Gramado começa dia 1°

Entre 1° e 23 de maio, será realizado o 5° Mês do Móvel Design Gramado, que reunirá um pool de fábricas associadas ao Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Região das Hortênsias (Sindmobil).  Um showroom, com entrada franca, será montado na Rua Coberta, e servirá de ponto de referência para o público, já que as compras deverão ser efetuadas nas mais de 20 lojas participantes. Segundo o presidente do evento, Valdecir Frizon, a meta é superar em 30% os resultados do ano passado. As promoções para o público final ficarão entre 20% e 50% de desconto.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Tramita projeto na Câmara de Vereadores prevendo a criação de oito cargos de Agente de Fiscalização de Trânsito. O projeto leva o número 004/2010.
* Vereadores protocolaram nesta semana sete pedidos de providências. Dois de autoria de Leonildo Noel (PP), dois de Jaime Schaumlöffel (PP), dois de Sérgio Broilo (PMDB) e um de Giovani Colorio (PP).
* Procura-se torcedor com camiseta do Internacional que estava de costas para a goleira na hora do terceiro de Falcão, por cobertura, terça-feira. Como é que se consegue perder uma obra-prima daquelas?
* Estamos no meio de abril, e o problema com os borrachudos persiste.
* Será neste final de semana, no Clube Minuano, o bazar da ONG Consciência Animal. No sábado,  no horário das 10 às 18 horas, e domingo, das 10 às 16 horas.

Colégio Estadual Santos Dumont chega aos 80 anos

No dia 14 de julho, o Colégio Estadual Santos Dumont completará 80 anos de existência. O colégio nasceu da unificação de três escolas públicas isoladas dos professores Boaventura Ramos Pacheco, Amélia Bossle Boelter e Emma Ferreira Bastos. Em seus 80 anos, o Santos Dumont passou por quatro endereços no centro da cidade, desde a rua Madre Verônica com a Praça Major Nicoletti, até a localização atual, na rua São Pedro.
Hoje, o Santos Dumont conta com 1.503 alunos, 63 professores e 10 funcionários.

Filhote "Cabeção" ganha mamadeira turbinada

Quando a anta Joana chegou ao GramadoZoo, no ano passado, estava grávida, e desde então, foi cercada de cuidados até o nascimento do seu filhote. Cabeção nasceu no dia 14 de fevereiro, pesando 4,2 kg. Depois de uma semana de amamentação, o leite da mamãe anta secou e o pequeno precisou de cuidados redobrados da equipe do zoo.
E não é que o bebê anta cresceu rápido! Ao completar dois meses, Cabeção está pesando 18 kg e esbanjando saúde.  Além das três mamadeiras diárias – que levam leite em pó, gema de ovo e suplemento vitamínico – o filhote recebe, duas vezes ao dia, generosas porções de frutas e pasto.
Clique aqui para ver a foto de Cabeção.

Presídio não: cada cidade que cuide dos seus presos

O presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco, Bandoca Foscarini, adotou o mesmo discurso das autoridades canelenses: cada cidade deve cuidar dos seus próprios presos. Segundo ele, São Chico conta com dois presídios. "Temos um presídio no centro e outro no Apanhador, que está em território de São Francisco e não em Caxias do Sul. Nossa demanda carcerária é pequena. Não precisamos de outro presídio para atender nossos presos", conclui. Com a resistência de São Francisco, a situação de Gramado fica ainda mais assustadora.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Professores ganham 30% a mais para estar em sala

Os professores municipais de Gramado ganham 30% a mais em seus vencimentos quando estão em salas de aulas. É incrível, mas é verdade. Um professor, quando faz o concurso público, supõe-se que é para estar em sala, ensinando.
Essa será uma das distorções que deverão ser corrigidas na reforma administrativa. Não que os professores perderão essa vantagem, mas os 30% deverão ser incorporados à remuneração fixa.

Goleiro Tiago destaca estrutura esportiva da cidade

Do goleiro Tiago, da Seleção Brasileira de Futsal, em declaração ao site Final Sports: “Sou suspeito para falar de Gramado. Havia vindo aqui a turismo, então não conhecia o ginásio, que é muito bem organizado, limpo, com um piso que é perfeito para o futsal. Fiquei feliz em ver esta potencialidade que está se constituindo o esporte da cidade, que tem grandes hotéis, uma excelente gastronomia. Fico feliz em retornar aqui para jogar”.

A gramadense que recusou a ajuda de Paulo Zulu

Casal gramadense na faixa dos 60 anos alugou casa na praia da Ferrugem (SC) durante três meses no verão. Uma maravilha! Começaram, então, a ir a outras praias próximas para variar o cardápio. Em um dia ensolarado foram para a Guarda do Embaú, onde passaram o dia. No final da tarde, o rio havia subido entre uma margem e outra, obrigando o casal a atravessar com dificuldade. O marido, mais alto, levava as tralhas erguidas com as duas mãos, enquanto a esposa andava com a água pelo pescoço. Foi aí, então, que surgiu um surfista que gentilmente ofereceu a prancha para a travessia da senhora. Ela respondeu candidamente: "Obrigada, meu filho, mas eu não sei surfar". O surfista era o modelo Paulo Zulu.
As mulheres que contaram o causo ao colunista não esconderam a inveja.

Futsal: o dia em que um gênio visitou Gramado

Melhor jogador de futsal do mundo, Falcão mostrou em Gramado todo o seu talento durante o Desafio Internacional, disputado ontem à noite no Centro de Esportes José Francisco Perine. O Brasil venceu o Paraguai por 5x0, com três gols de Falcão, um de Chico e outro de Valdin.
Entre os três gols de Falcão, um foi marcado de voleio e outro por cobertura, a partir da área de defesa brasileira. Vale a pena assistir aos gols, a partir da cobertura da Sport TV, que transmitiu a partida ao vivo para todo o Brasil. Clique aqui.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Açude da Serra Grande corre risco de ruptura

A Prefeitura anda preocupada com a barragem Açude Serra Grande, na divisa entre Gramado e Três Coroas, depois que a Defesa Civil do Estado realizou um estudo e apontou o perigo de ruptura de uma parede. Em agosto do ano passado, a água da barragem transbordou. Vale lembrar, ainda, que o rompimento da barragem, em 9 de fevereiro de 1972, causou mortes e destruições na Linha Moreira.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Jantar do Futsal reduz duração de sessão da Câmara

Os vereadores realizaram uma sessão relâmpago hoje à noite. Durou menos de 45 minutos, dos quais 13 minutos foram ocupados pela historiadora Marília Daros no espaço da Tribuna do Povo.
O motivo da sessão compacta foi a realização de um jantar em homenagem à Seleção Brasileira de Futsal.

Espetáculo Origens fará referência aos indígenas

O espetáculo Origens, que é apresentado na Festa da Colônia, deverá sofrer uma leve alteração. Alertados por Yamil Dutra, os autores do texto deverão incluir um parágrafo sobre os indígenas na fala da atriz que faz o papel de uma antiga imigrante que conta à sua neta a história da imigração na América, terminando por falar das três etnias que deram origem a Gramado: portugueses, alemães e italianos. "O texto, em nenhum momento, menciona os relacionamentos, muitas vezes trágicos, entre essas três etnias e a população nativa, como se as Américas, o Brasil e a Serra Gaúcha fossem um descampado humano quando esses brancos aqui chegaram. O texto deveria, para ser justo e historicamente correto, incluir a importante interação entre os europeus e os índios, com quem aqueles aprenderam a sobreviver em um meio ambiente, à época, tão difícil e surpreendente."

Profissionais do Paranhana investem em Gramado

Há vários anos empresários do Vale do Paranhana, especialmente os calçadistas, estão investindo em Gramado e, de uma forma em especial, em apartamentos, buscando coberturas e empreendimentos qualificados. A gastronomia, o charme e a proximidade de nossa cidade faz com que muitos deles residam aqui e se desloquem diariamente para trabalhar em Três Coroas e Igrejinha. Nos últimos meses, nota-se também que os profissionais liberais, agora incluindo-se os de Taquara, estão buscando oportunidades imobiliárias em Gramado, como aconteceu recentemente com Eduardo Miranda Lopes, renomado médico taquarense que adquiriu apartamento no centro da cidade.

Seleção Brasileira de Futsal já está na cidade

Depois de derrotar o Paraguai por 5x0 em Campinas, no domingo, a Seleção Brasileira de Futsal chegou nesta segunda-feira a Gramado para a segunda partida do desafio internacional. Pela tarde, Falcão, Franklin, Leonísio e companhia limitada autografaram camisetas na Rua Coberta. À noite, participaram de um jantar oferecido pelo Banco do Brasil em um café colonial da cidade.
O jogo entre Brasil e Paraguai acontece nesta terça-feira, às 19 horas, no Centro de Esportes José Francisco Perine, com transmissão ao vivo pela Sport TV. A previsão é de casa lotada.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Restaurante Sabor Rural, na Linha Ávila, é um fenômeno. No domingo, lotação completa. O segredo? Boa comida campeira, paisagem deslumbrante e a simpatia dos proprietários.
* Deputado federal Eliseu Padilha (PMDB) visitou, sábado, a Festa da Colônia. Na mesma linha, será que José Otávio Germano (PP) virá?
* Peemedebistas gramadenses lamentaram a decisão do deputado estadual Alberto Oliveira (PMDB) de não concorrer à reeleição.
* A chegada de dois helicópteros, sexta-feira, no Estádio dos Pinheirais, causou ti-ti-ti na cidade. Falou-se em uma ação da Polícia Federal, mas, na verdade, era a chegada do ministro Nelson Jobim, que veio palestrar em um evento.

Aumento de subsídio teria sido promessa eleitoral

Durante o encontro com os universitários, na semana passada, o presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Schaumlöffel (PP), perguntou aos estudantes sobre qual era a proposta deles para uma negociação. Ao que uma das líderes respondeu: "Não temos proposta. Apenas queremos o cumprimento da promessa feita por um candidato a vereador e pelo então candidato a prefeito, de que haveria um aumento de 40% para 50% no auxílio transporte".
O prefeito Nestor Tissot (PP) nega que tenha feito tal promessa durante a campanha.

Subsecretário ganha 81,5% do salário de secretário

Uma das distorções que deve ser corrigida na reforma administrativa que vem pela frente é o salário do subsecretário. Cada um recebe R$ 6.634, enquanto o titular ganha R$ 8.132, a cada 30 dias. Ou seja, um subsecretário recebe 81,5%  do salário de secretário. Deveria receber 50%, no máximo.
Vale salientar, que essa é uma opinião particular do colunista.

Gramado reafirma interesse em receber seleções

Não procede a informação de que Gramado e Canela não têm interesse em receber seleções para a Copa de 2014. Na quinta-feira da semana passada, o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, esteve com o secretário extraordinário da Copa do Mundo 2014, Ricardo Seibel de Freitas Lima, para oficializar o interesse da cidade em receber alguma seleção na fase de concentração do Mundial, que será realizado no Brasil. Durante o encontro, Luia destacou, ainda, que para a Copa da África várias seleções estão escolhendo lugares com características semelhantes às de Gramado e Canela para se hospedarem.

Maus tratos com animal repercute muito na web

Um casal de turistas que ficou hospedado em uma pousada de Canela ficou horrorizado com a forma com que uma atendente daquela casa agiu diante da presença de um gato no local. De vassoura na mão, a mulher saiu atrás do felino, decidida a acabar com uma de suas vidas, o que felizmente não aconteceu. Mas o assunto caiu na internet e ganhou enorme repercussão. Só ontem, a coluna recebeu quatro e-mails a respeito.

ExpoGramado, um ótimo lugar para caminhadas

Como a Prefeitura parece decidida a promover eventos no Parque Hotel, o que já acontecia com o Natal Luz e agora a Festa da Colônia, os gramadenses que utilizam a pista de caminhadas daquele local público ficam vários meses sem espaço para se exercitar. Como a cidade não oferece outras opções e muita gente teme caminhar pelas ruas, a sugestão seria destinar a pista asfaltada em torno do estacionamento do ExpoGramado, agora de propriedade da municipalidade. Lá, em pista plana e de boa qualidade e sem o gás carbônico emanado pelas descargas dos carros, poderia haver uma equipe de orientadores para quem quer e precisa caminhar ou correr.

sábado, 10 de abril de 2010

Festa da Colônia ganha qualidade no Parque Hotel

A transferência de boa parte da Festa da Colônia para o Parque Hotel foi uma decisão correta. A festa está mais elegante e melhor estruturada, com cuidados especiais para com o público, como a construção de cercas de proteção em relação ao lago. O palco junto à ilha também ficou adequado, apesar do espaço para a dança ainda ser pequeno.
Outro detalhe positivo: as comidas italiana e alemã são oferecidas por três linhas do interior cada uma. Assim, além de escolher se prefere a gastronomia de origem germânica ou italiana, o visitante poderá comparar entre as três opções. Mais um detalhe positivo: o custo por pessoa é de R$ 15, bastante acessível.
O público ainda é pequeno, mas não pode servir de elemento desanimador. O avanço de qualidade é abissal em relação ao que acontecia na Praça das Comunicações, onde ficou parte da festa, como os jogos de bocha.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Feira da Floresta começa dia 14 no ExpoGramado

Inovações na tecnologia de produção florestal e industrial serão apresentadas na 2ª Feira da Floresta, de 14 a 16 de abril, que acontece no ExpoGramado. O evento abrange os diferentes setores relacionados à cadeia produtiva.
Mercado e usos múltiplos da floresta, produtos madeireiros e não madeireiros e controle de qualidade como fator de sucesso para o empreendimento são alguns dos eixos temáticos que serão discutidos no encontro.

Transporte universitário: políticos percebem o erro

Representantes do Executivo e vereadores estiveram reunidos, quarta-feira, com os universitários gramadenses para discutir a redução dos subsídios para o transporte coletivo, depois de vários protestos com a alteração da Lei 2.804/2009. Pelo relato, a sensação é de que os políticos perceberam o erro que cometeram. Um dos argumentos utilizados pelo Executivo foi o de que a política, como estava, não atendia às determinações do Tribunal de Contas."Termos profissionais capacitados, com nível técnico e superior, torna a nossa cidade ainda mais capaz”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Schaumlöffel (PP).
A verdade é que Executivo e Legislativo (incluindo a oposição) erraram. Não ouviram os universitários, que só em março ficaram sabendo da alteração dos critérios, votada de afogadilho no dia 28 de dezembro do ano passado. Confirma-se, assim, a tese do colunista, de que dezembro é um mês para o contribuinte ficar atento, pois no apagar das luzes sempre vem uma surpresa negativa para nós. Desta vez, a má notícia foi para os universitários.

O jeito gramadense de fazer no livro do Inter

O fotógrafo e editor Leonid Streliaev, o Uda, lançou oficialmente mais uma de suas publicações com alto padrão de qualidade: o livro sobre o Centenário do Internacional. Ontem, ao apresentar sua nova obra, em parceria com o escritor Luiz Fernando Veríssimo e e com o jornalista Cláudio Dienstmann, Uda destacou no badalado programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, que o novo livro tem o padrão de qualidade de Gramado e, por esse motivo, contratou a agência Grisè, uma das mais destacadas da cidade. "É o jeito gramadense de fazer tudo da melhor forma" elogiou Streliaev.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Famastil apresenta, na Feicon, feira de materiais de construção, em São Paulo, a sua linha F Power, com lava-jatos, roçadeiras e máquinas de cortar grama. A nova linha é surpreendente, especialmente pelo design e pela leveza dos materiais utilizados.
* Restaurante Nonno Mio está lançando o Galeto Executivo, entre terças e quintas-feiras.
* Faleceu, ontem, Arnildo Michaelsen, 89 anos, o último dos 11 filhos de Theodoro Michaelsen - um dos que lutaram pela emancipação política de Gramado.

Enxugamento administrativo está a caminho

Vem aí  uma vigorosa reforma administrativa na Prefeitura, com a eliminação de secretarias e de vários cargos inúteis.
Sem conhecer o projeto, a coluna desde já apoia o enxugamento administrativo.

PPP: para dar certo, poder de decisão deve ser privado

Prefeito Nestor Tissot garantiu nesta semana que chegou a hora de constituir a tão esperada empresa de economia mista para gerir os negócios do turismo em Gramado: metade capital público e outros 50% da iniciativa privada. Segundo o jornalista Gilberto Michaelsen, basta que o chefe do Executivo siga o exemplo de Barcelona, considerado modelo para essa finalidade no mundo, que foi amplamente conhecido por uma numerosa comitiva gramadense em 2003.
Nestor só precisa atentar para um detalhe: o poder de decisão daquela empresa da Catalunha é do poder privado, sem interferências políticas. Se for o contrário, com os políticos mandando, a proposta já nasce fadada ao fracasso, como aconteceu com o Fundo de Turismo, na década de 90.

Belvedere do Quilombo, vista parcialmente coberta

Reclamação desta coluna no final do ano passado foi endossada por dezenas de turistas que visitaram Gramado no feriadão da Páscoa: a vista que se tem do belvedere do 28, logo no início da rodovia Gramado-Canela, já está mais da metade encoberta pelo topo das árvores. Com a neblina dos últimos dias, as dificuldades para se deliciar com aquela bela imagem ficaram maiores e está na hora de a Prefeitura agir. Caso contrário, até o inverno perderemos um dos belos atrativos que a cidade oferece aos seus visitantes.

PPP: Profissional sugere a adoção do modelo inglês

Profissional do turismo com forte ligação com Gramado leu a nota sobre a pretensão da Prefeitura de criar uma Parceria Público-Privada (PPP) para gerir o turismo da cidade e faz uma sugestão: deveríamos adotar o modelo de Brighton, na Inglaterra, que criou o Organismo Gerenciador de Destino. "É o estado da arte em gestão de turismo, coisa de Primeiro Mundo, que tanto gostamos de dizer, ou um método de gestão naturalmente europeu", relata o leitor.
Na opinião desse leitor, a Prefeitura de Gramado interfere muito no turismo, com a compra de centro de feiras e até mesmo de eventos. Ele acredita que deveriam ser contratados profissionais para a gestão do destino Gramado, inclusive para a participação em eventos do trade. "O prefeito deveria realmente ir aos eventos, fazendo a política do turismo e não fazendo o serviço dos outros, como a distribuição de folderes", critica o leitor.

Atuação de Pedro Bertolucci é contestada no PP

A atuação do ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, nas negociações do Partido Progressista (PP) para a eleição de outubro, vem sofrendo contestações internas. Além da insatisfação do diretório municipal de Porto Alegre, o presidente regional do PP sofre a rebelião da bancada do partido na Assembleia Legislativa, que já antecipou o seu apoio à reeleição da governadora Yeda Crusius (PSDB). "Após a formalização da aliança do PDT com o PMDB, o PP passou a ser a noiva da vez, mas jogou errado ao marcar para o fim do mês o encerramento dos encontros regionais no interior, que estão sendo encarados como uma espécie de pré-convenção", escreveu a colunista Taline Oppitz, do Correio do Povo.
Na quarta-feira, no entanto, a bancada do PP, na Câmara dos Deputados, emitiu uma nota de solidariedade à condução da Executiva estadual do partido.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Velho conhecido da Polícia foge da delegacia

Um velho conhecido da Polícia, Maurício Ramos da Silva, o Pezinho, foi preso novamente no início da noite de terça-feira, depois de assaltar, armado com uma faca, um mercado no bairro Dutra. Mas a prisão durou pouco. Pezinho escapou da cela durante o registro do flagrante na delegacia. O assaltante ficou sozinho, enquanto um policial civil de plantão registrava o flagrante com os PMs em outra sala. Ele teria arrombado a porta de grade da cela e fugido.

Tragédia no Rio deve servir de alerta para Gramado

O colunista esteve segunda e terça-feira no Rio e pôde observar os estragos que uma chuva de grande intensidade é capaz de provocar (relatos no twitter.com/mironneto). Que essa terrível tragédia que atingiu o Rio e Niterói sirva de imediata chamada de atenção para nossas autoridades. Um estudo da situação geofísica e ambiental do bairros de Gramado, estabelecidos em encostas, deve ser uma prioridade, para que possamos estar prontos e seguros, caso tenhamos que enfrentar chuvas torrenciais e enxurradas.  Os bairros Três Pinheiros, Jardim (este em situação crítica) e partes do Piratini precisam ser olhados com maior atenção. É melhor prevenir do que ter que lamentar a perda de preciosas vidas.

Falta de transporte: um "apartheid gramadense"

Da série Histórias Urbanas: A camareira terminou o expediente de trabalho no domingo chuvoso de Páscoa e se despediu. Iria caminhar quatro quilômetros até a sua residência no Loteamento Pórtico II. O patrão, espantado, perguntou pelo vale-transporte que a empresa fornece. Resposta: "Em domingo, o ônibus não circula." Penalizado, o empresário pegou o seu automóvel e levou a funcionária até a sua casa.
No e-mail enviado para a coluna, o empresário classifica essa falta de transporte coletivo aos domingos como um "apartheid gramadense" e sugere uma licitação pública para o transporte coletivo na cidade. A coluna já bateu nessa tecla, mas foi o mesmo que pregar no deserto ao meio-dia.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Um lançamento explosivo made in Gramado

Uma grande indústria paulista de chocolates - considerada uma das maiores do mundo em número de lojas, lançou, durante a Páscoa, um ovo explosivo como sendo inédito, exclusivo e inovador. Se pesquisassem um pouco, veriam que a gramadense Caracol Chocolates já fabrica o produto há três anos.

Debate sobre os feriados móveis deve voltar?

Após uma semana excepcional como essa da Páscoa, fica o registro sobre o projeto do início dos anos 90, que permitia aproximar do final de semana todos os feriados que ocorressem no meio da semana. Na época, foi rejeitado, com um argumento estapafúrdio: que os funcionários públicos faziam dois feriados- no dia do calendário e na data remarcada. Um argumento para um país sem autoridade. Seria bom perguntar aos candidatos a deputado federal e senador que vierem aqui pedir votos o que pensam sobre essa proposta, que é de interesse de Gramado e região.

Comércio: um bom feriado vale por um mês de férias

Pode ser um exagero, mas um comerciante do centro de Gramado registrou esta afirmação ao final do feriadão de Páscoa: um bom feriado vale por um mês de férias. O movimento foi estupendo mesmo, exagerado, pode-se dizer. Neste primeiro semestre, teremos apenas mais um período prolongado como esse - a partir de 3 de junho, com Corpus Christi. Mas o segundo semestre será novamente espetacular, pois 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Finados) cairão todos em terça-feira, o que significa dizer que teremos três feriadões ótimos. E o calendário ainda marca 15 de novembro (Proclamação da República) para uma segunda.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Parque das Orquídeas será uma grande atração

A aprovação pela Câmara de Vereadores de projetos de doação e encontro de contas com um dos proprietários da área, na semana passada, abriu caminho para que o Parque das Orquídeas seja, em um futuro próximo, um dos principais atrativos de Gramado. Dependendo das negociações, o parque poderá ter até 250 mil metros quadrados de área em um local que é preservado há quase 80 anos. A entrada do parque, em princípio, ocorrerá pela avenida das Hortênsias, quase em frente à loja do Sierra Móveis.
O sucesso da negociação com um dos proprietários da área pode ser creditado ao secretário de Planejamento, Márcio Sorgetz, a melhor revelação da atual administração municipal. Profundo conhecedor da área e do Plano Diretor, Márcio tem agora pela frente a negociação com a outra proprietária da área, que pertenceu originalmente ao dr. Carlos Nelz e a sua esposa, Maria Theresia.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Nesta quarta-feira, às 19 horas, no Hotel Águas Claras, acontece a primeira edição do Encontro Estudantil Terra Turismo. O objetivo do evento é reunir estudantes, pais, professores e interessados em pacotes estudantis, bolsas de estudo no exterior e intercâmbios culturais.
* "É nítida a melhoria visual de nossa cidade com a padronização das placas. Lamento que alguns empresários não pactuem dessa visão e permanecem com seus estabelecimentos irregulares." (Gabriel Klauck Moraes)
* Mais uma reclamação em relação ao Hospital São Miguel: um marido reclama do atendimento de um médico plantonista em relação à sua esposa, que apresentava quadro de enjoo, tontura, dor de cabeça e vômito. "Na ocasião,o plantonista somente olhou e disse que ela não tinha nada de mais, e que poderia voltar para casa. Não receitou nenhum remédio, pois disse que não sabia o que ela tinha", relata o gramadense.

Leitora de Montreal defende a preservação

"Mesmo morando no Canadá, em Montreal, não perco nenhuma das tuas news. Te escrevo hoje, pois esta daqui (26/3)  está repleta de temas que considero da maior importância para o bem de nossa cidade: o Parque das Orquídeas e a revitalização e o cuidado de nossas riquezas históricas e da arquitetura do interior. Basta de derrubar para construir. Vamos adaptar, vamos conservar, vamos preservar. Nossas riquezas não têm preço e, se não cuidarmos delas, o turismo se dispersará. A nova ordem mundial é a da preservação da cultura. Nós devemos ser precursores dessa nova". (Nádia Bertoluci)

Parceria público-privada para cuidar dos eventos

O prefeito Nestor Tissot espera concluir ainda em 2010 a formatação da empresa que cuidará do turismo de Gramado. Nestor quer uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada para administrar os eventos da cidade e o ExpoGramado.

Arquiteto critica união de residências e indústrias

Formado em Arquitetura e Urbanismo, o gramadense Rafael Barros Bazzan vem realizando pesquisas sobre planejamento de cidades desde 2001, com direito a longa temporada de estudos em Barcelona. Ele é contra a proposta de implantação de um condomínio popular junto com um loteamento industrial no bairro Carazal. "É inadmissível que um município como Gramado, que alardeia aos quatro ventos ser uma cidade de Primeiro Mundo,  implantar um loteamento destinado às camadas menos privilegiadas tão longe da cidade, e ainda por cima, junto a uma área industrial, repetindo os mesmos erros cometidos pelas falidas políticas habitacionais desde os tempos de Getúlio Vargas e do BNH", afirma Rafael. Segundo o urbanista, Gramado deveria buscar soluções mais includentes e criativas para ser "além de naturalmente europeia, também socialmente europeia".

Ligação entre Avenida e Três Pinheiros é prioritária

Fica difícil entender a prioridade dada para a ligação entre o bairro Três Pinheiros e o bairro Casagrande, através do chamado Anel Viário. São quase oito anos de obras em um trecho que poderia esperar. Prioritária deveria ser a ligação entre o Três Pinheiros e o bairro Avenida Central (na altura da chamada "rótula do Galo Vermelho", como se pôde observar no feriadão de Páscoa.

Feriadão de ouro para o turismo gramadense

Há pelo menos duas décadas o feriado de Páscoa é considerado o melhor do ano para o turismo gramadense. A diferença entre o turista que vem na Páscoa e aquele que vem no final do Festival de Cinema e no último final de semana antes do Natal está no poder aquisitivo. O visitante da Páscoa gasta mais. Paga tarifa cheia na hotelaria, almoça e janta em restaurantes, compra chocolates para toda a família e ainda faz compras no comércio, especialmente roupas para o outono/inverno.
O preço deste feriadão de ouro foi o que se viu na sexta-feira e no sábado, especialmente. Engarrafamentos quilométricos (e não é figura de linguagem, como mostra a foto enviada por um leitor) exigiram paciência dos motoristas, especialmente no trajeto Gramado/Canela. Em determinado momento, o deslocamento entre as duas cidades chegou a demorar 1h15min.

domingo, 4 de abril de 2010

"Não se chega a Taquara em menos de 50 minutos"

"Gostaria de complementar a matéria sobre o deslocamento a Porto Alegre. Vale observar que está cada dia mais difícil e moroso o trajeto de Gramado a Taquara,  São poucos os pontos de ultrapassagens por conta dos bloqueios de tartarugas na estrada. Hoje, com movimento normal de carros, não se chega a Taquara em menos de 50 minutos, mas se tiver um caminhão na sua frente, provavelmente você ficará esperando um correto ponto de ultrapassagem, no mínimo, por 15 minutos, perfazendo mais de uma hora para chegar a Taquara". (Jefferson Leonardo)

Recreio comemora 95 anos com café colonial, dia 15

Com um café colonial programado para o dia 15, uma quinta-feira, a Sociedade Recreio Gramadense vai reunir associados e convidados para festejar seus 95 anos de fundação. O evento deve iniciar a contagem regressiva para o centenário da mais tradicional sociedade regional, que acontecerá dia 15 de abril de 2015. Até lá, a diretoria pretende implantar várias melhorias e, quem sabe, sacramentar a união com o Gramado Tênis Clube.

Marco's diz que placa já estava no condomínio

Em relação ao comentário sobre a placa colocada pelo restaurante Marco's no condomínio O Bosque, o dono do empreendimento, Marcos Costa, envia e-mail ao colunista: "Nunca pretendemos burlar a legislação, nem ferir a estética da nossa querida cidade. No mesmo local onde colocamos a lona, estava há três anos a placa de propaganda do condomínio O Bosque e ainda está lá, pois aplicamos por cima, sem retirar a anterior. Pelo telefone nos informaram que a publicidade dentro da área condominial estaria fora do enquadramento da legislação vigente. Nesta segunda-feira vamos verificar - se necessário, levando a fiscalização ao local para ver se a placa está mal colocada e tomaremos a medida adequada".

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ibsen garante R$ 1 milhão para asfaltamentos

Uma emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB) garantiu recursos de R$ 1 milhão para obras de infraestrutura turística em Gramado. Eles serão utilizados para o asfaltamento até o Golf Club e também até a Linha 28, através do "Caminho da Santinha".
Nesta quinta-feira, Ibsen visitou o prefeito Nestor Tissot para discutir a aplicação da verba, acompanhado do presidente do PMDB, Sérgio Tomazeli, da Executiva do partido e dos vereadores peemedebistas Osmar Bertoluci e Sérgio Broilo. "Sempre quis contemplar Gramado, pois tenho uma relação de convivência agradável com a cidade. Gramado paga a fama de ser rica, quando, na verdade, Gramado é rica pelas pessoas que a constroem", afirmou Ibsen Pinheiro. "É a nossa forma de fazermos uma oposição participativa", resumiu Sérgio Tomazelli, destacando a importância de todos os partidos usarem suas forças em prol do município.
Clique aqui e veja a foto da visita de Ibsen Pinheiro à Prefeitura.

Notícias e comentários no formato do Twitter

* Leitor acha que algumas mulheres gramadenses estão indo à forra em relação às idas dos maridos à Boate Apolo 11 nos anos 70 e 80. Agora, a onda é a terça-feira "só para elas".
* Secretaria de Obras mostra falta de planejamento na execução das obras. Trancar uma via junto à rótula dos Pinheiros, em plena Quinta-feira Santa, é um ato impensado. Engarrafamento na rua João Petry e avenida das Hortênsias chegou a um quilômetro.
* O elogiado restaurante Marco's está abrindo uma operação no condomínio Bosque, na rua Waldemar Weber. Poderia, no entanto, ter colocado uma placa dentro dos padrões da legislação gramadense (clique aqui e veja a foto). O secretário de Planejamento, Márcio Sorgetz, diz que a propaganda é irregular.
* A Prefeitura vem recebendo cumprimentos por fazer cumprir a Lei das Placas. É uma obrigação, é bem verdade, mas quantas leis não são cumpridas neste país?

Mais de 1000 famílias esperam por habitação

O prefeito Nestor Tissot (PP) está preocupado com a falta de habitação popular em Gramado. Nestor espera solucionar parte da demanda com o Loteamento Celita, na Várzea Grande, que deverá ter casas financiadas através dos programas populares da Caixa. 
O prefeito acredita que os pedidos deveriam ser atendidos pela ordem de inscrição na Prefeitura, mas é possível que a Caixa opte por atender primeiro aqueles que possuem requisitos de renda que se adaptem melhor aos programas.

Brigada apreende 41 máquinas caça-níqueis

A Brigada Militar apreendeu, quarta-feira, 41 máquinas caça-níqueis em uma operação de fiscalização em bares e lancherias de Gramado.  Os responsáveis pelos estabalecimentos onde os equipamentos foram apreendidos vão responder a Termos Circunstanciados.

Viajar a Porto Alegre é um desafio à paciência

Se o caro leitor não precisa se deslocar periodicamente entre Gramado e Porto Alegre, parabéns! Você é um privilegiado, por não ter que encarar o estrangulamento da BR-116, entre Novo Hamburgo e a Capital gaúcha, situação capaz de deixar nervoso qualquer monge budista.
Esta semana, o colunista enfrentou um destes engarrafamentos diários. Saiu, de ônibus, de Caxias do Sul, às 18 horas, chegando a Porto Alegre três horas depois. Quem sai de Gramado, ao menos tem a alternativa da RS-020 (via Morungava) e BR-390 (Free-Way). Dificilmente, a viagem passa de duas horas. Se optar pela RS-239 e BR-116, no entanto, o percurso pode durar as mesmas três horas do trecho Caxias/Porto Alegre.

Aeroporto em Sapiranga ajudaria nosso turismo

Autoridades gramadenses devem olhar com muito carinho esta nova proposta de um aeroporto no Vale dos Sinos. Como o das Hortênsias é um sonho há 21 anos e o novo aeroporto da Serra não tem ainda sua localização definida - podendo ficar no eixo Caxias-Bento, um aeroporto em Sapiranga, por exemplo, seria uma bela solução para os voos que trazem turistas de São Paulo principalmente, pois ficariam a 50 quilômetros de nossa cidade e a menos de uma hora de estrada. A lembrança de Sapiranga é que se trata de uma cidade no centro do Vale dos Sinos e que conta com uma grande área plana ao longo da RS-239, no trecho que a liga com Parobé. Seria uma posição estratégica.

Vale do Sinos também se mobiliza por aeroporto

Lideranças empresariais e políticas do Vale dos Sinos se mobilizam para construir um aeroporto regional, para melhorar o fluxo de passageiros e de cargas ao Brasil e exterior, já que o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre,  começa a dar sinais de esgotamento, sem chances de grandes ampliações. O projeto é de uma pista de 1,8 mil metros na primeira etapa e 3 mil metros numa segunda fase. É importante destacar que o Vale dos Sinos, tendo Novo Hamburgo a frente, obteve duas das maiores obras do Estado nos últimos anos - a extensão do Trensurb até NH, e a Rodovia do Progresso, a RS-010, que vai ligar Porto Alegre a Sapiranga, constituindo-se numa alternativa à já engarrafada BR-116.

Denúncia de mau atendimento no Hospital São Miguel

O Hospital São Miguel precisa averiguar com urgência a denúncia de mau atendimento a um cliente particular que circula na internet. De acordo com a denúncia (assinada e documentada), o fato ocorreu no dia 22 de março, à 1h30min da madrugada, envolvendo uma senhora com fortes dores, decorrentes de pedras nos rins. O médico teria atendido outra pessoa na frente, que estaria com pressão alta e insônia. O marido reclamou, pedindo prioridade, mas o médico teria dito de forma ríspida: “Não me interessam os sintomas, mas sim quem é o próximo!” Antes de fechar a porta, teria classificado o marido de "cara chato".
Imediatamente, o casal foi ao Hospital de Caridade de Canela e, de lá, para o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, onde foi constatado o problema de pedras nos rins com obstrução do canal uréter, resultando na colocação de um catéter.

Recursos para projeto de iluminação da Vila Olímpica

Frederico Antunes (PP) é um deputado estadual que tem se empenhado na busca de recursos para Gramado, além de ser o principal defensor do aeroporto regional na Assembleia Legislativa. Nesta semana, Frederico, juntamente com o prefeito Nestor Tissot (PP), participou da assinatura de convênio entre o município e a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), para a realização do projeto de iluminação da Vila Olímpica da Várzea Grande. Ao todo, serão liberados R$ 126 mil.