.

REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Bairro Planalto: vereador pede mais discussão

O vereador Giovani Colorio (PP), líder do governo na Câmara de Vereadores, quer mais discussões em torno da mudança do Plano Diretor no bairro Planalto, que aumenta o índice construtivo em 20%. Colorio ocupou a tribuna na sessão desta segunda-feira para dizer que é preciso ouvir os moradores do bairro, e não deixar tudo somente para a audiência pública do Plano Diretor, marcada para a próxima quarta-feira.
O que ele não disse na tribuna, em função de sua condição de líder, é que a sua posição pessoal é contrária à mudança de índice no bairro Planalto.

Município poderá conceder licença ambiental

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta segunda-feira, um projeto de lei que concede ao município a faculdade de conceder licença ambiental para ações como roçadas e podas.
A oposição votou favoravelmente, mas reclamou do prazo de tramitação. O projeto entrou no Legislativo na sexta-feira.

Vereador pede informações sobre o ExpoGramado

Foi negativa junto aos leitores e proprietários de restaurantes a informação de que uma das casas do secretário de Turismo, Beto Tomasini, será a responsável pela gastronomia da Ceia de Natal e do Réveillon do ExpoGramado. Em defesa, o secretário argumenta que o restaurante foi contratado pela empresa que organiza os dois eventos.
O vereador Gilnei Benetti (PT) quer ampliar a discussão sobre a exploração do ExpoGramado. Ele encaminhou um pedido de informações na sessão desta segunda-feira. Quer saber sobre o critério de utilização do centro de feiras, se existe valor estipulado para locação e pede uma cópia do contrato padrão das locações.

Caminhonetes de Romário são vendidas na região

Dois carros que pertenceram ao ex-jogador Romário foram comercializados na região. A Paris Import, comandada por Paulo Sulzbach, acaba de vender uma caminhonete Hummer. Já uma Range Rover, esteve à venda recentemente em uma revenda da Avenida Central.

Acidente com ônibus interrompe trânsito na RS-235

Um acidente entre um ônibus da empresa Veneza e um Corsa interrompeu, hoje, por volta do meio-dia, o trânsito em uma das vias da RS-235, entre Gramado e Canela. O veículo tombou sobre dois postes com alimentadores da RGE, o que acabou provocando a interrupção de energia para 10 mil clientes em Canela. No final da tarde, mil clientes da empresa continuavam sem energia elétrica.
O acidente atraiu um grande número de curiosos (foto), e os 30 feridos foram atendidos no Hospital São Miguel e no Hospital de Caridade de Canela.
Veja aqui as fotos do acidente, na cobertura de Márcia Nega, do jornal Integração.

Secretário diz que cedeu restaurante sem custos

Sobre a recepção a 150 jornalistas em um de seus restaurantes, durante o Festival do Turismo, o secretário Beto Tomasini diz que apenas cedeu, sem custos, o local e os equipamentos para o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Caxias do Sul, que contratou o Colégio de Gastronomia de Flores da Cunha para realizar o evento.

Relançamento do livro sobre o caso Maria Ramisch

Jornalista e advogado Paulo Alaor Andreolli Pereira pretende reimprimir o livro sobre o caso Maria Lima Ramisch, que ocorreu em junho de 1984, quando esta jovem gramadense foi morta e teve retirados todos os seus órgãos internos. Na época, foram vendidos 26 mil livros, tamanha a repercussão do caso no Brasil e até no exterior.

Lei das Placas: secretaria notificará irregularidades

A partir desta terça-feira, os contribuintes com placas publicitárias instaladas deverão procurar a Secretaria do Planejamento e buscar o alvará de licença. Os estabelecimentos precisarão estar adequados ao zoneamento publicitário do local onde estão instalados.
Depois de 18 meses da adaptação, a Lei das Placas entrou em vigor no dia 20 de novembro. Vários comerciantes, no entanto, reclamam que a lei não está sendo cumprida, mas a Secretaria do Planejamento diz que vai notificar quem não estiver de acordo, dando um prazo de 30 dias para a regularização.

GJP Hotéis instala sua sede em Porto Alegre

A GJP Hotéis, que administra o Serrano Resort e mais sete hotéis, está mudando a sua sede de Gramado para Porto Alegre. Vai ocupar uma área de dois andares e 700 metros quadrados, localizada em frente ao Shopping Iguatemi.

sábado, 28 de novembro de 2009

Decoração natalina é pobre nas entradas da cidade

Com razão, leitor envia e-mail dizendo que a decoração do Natal Luz é pobre nas duas entradas de Gramado, especialmente nos pórticos. Diz que o dinheiro dos patrocínios do Natal Luz é para beneficiar a cidade como um todo, incluindo os bairros.
Outro leitor critica as empresas que se beneficiam do movimento do Natal Luz e não investem em uma boa decoração natalina. "É triste e preocupante ver isso", comenta o leitor.

Chocolate Planalto inaugura nova loja em Gramado

Depois de abrir uma loja conceito no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o Chocolate Planalto inaugurou neste final de semana uma nova unidade em Gramado. A loja fica na avenida das Hortênsias, 4.000. Além do tradicional chocolate, oferece o sorvete "verdadeiramente italiano", achocolatados, cafés e lanches rápidos.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Cresce reação à mudança de índice no Planalto

"Excelente tua posição em relação ao bairro Planalto. Fico pasmo (mas nessa altura da vida não deveria) com a pequenez e ignorância dos chamados homens públicos. Que argumento infeliz". Este foi um dos tantos e-mails recebidos pela coluna em relação à mudança de índice construtivo no bairro Planalto, sob o argumento de que ele estaria ficando "velho".

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mudança do PD no bairro Planalto é questionável

Apesar das reconhecidas boas intenções do secretário do Planejamento, Márcio Sorgetz há quem não concorde com a alteração do Plano Diretor (PD) no bairro Planalto, que permitirá um aumento de 20% no índice construtivo. O argumento do Executivo é que o bairro está ficando para trás, pois nenhum empreendedor quer construir prédios com o atual índice.
Bem, se ter casas antigas com jardins amplos e paz nas ruas é retrocesso, o que será o progresso?

Prefeitura recebe em restaurante do secretário

Na sexta-feira da semana passada, a Prefeitura recepcionou com um almoço mais de 100 jornalistas que vieram para o Festival de Turismo. Onde foi a recepção? Em um restaurante da rede pertencente ao secretário de Turismo, Beto Tomasini.
Em telefonema ao colunista, Tomasini disse que apenas cedeu sem custos o restaurante para o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Caxias do Sul, que contratou o Colégio de Gastronomia de Flores da Cunha para realizar o evento.

Josiano Schmitt será o novo presidente da Abrasel

O empresário Josiano Schmitt (Pasteleiro e Di Pietro) deverá ser o novo presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Região das Hortênsias (Abrasel).

Poucas empresas investem na decoração natalina

Se a autonomia de recursos do Natal Luz é positiva, não é menos verdade que o evento perdeu muito do romantismo e da dedicação dos gramadenses em geral. Observe-se a questão da decoração. Hoje, tudo que vemos embelezando e encantando os turistas é feito pela comissão orgnanizadora e Prefeitura. São poucas as empresas e residências que se embelezam com motivação natalina e, as poucas que aderem, ainda o fazem de forma modesta.
Desta forma, fica claro que o Natal Luz depende cada vez mais dos patrocínios. Nem as empresas que mais se beneficiam da multidão que visita Gramado em novembro, dezembro e janeiro, como hotéis, restaurantes e lojas, oferecem uma decoração adequada. Nesses momentos, emociona até quando um motorista de táxi, com ponto na rua Garibaldi, coloca um pequeno Papai Noel em cima de seu carro, fazendo a sua parcela dentro desse grande evento.

A profissionalização e a dependência de patrocínios

Com o crescimento do Natal Luz, nota-se que ele se transforma cada vez mais num evento profissional, que depende diretamente dos patrocínios, hoje, num patamar de R$ 8 milhões ao ano, valor superior ao orçamento de muitos municípios do nosso Estado. Com esse aporte financeiro, fica garantida a decoração da cidade e a remuneração de todos que atuam na programação, que já se aproxima de mil.

Restaurante de secretário em festas do ExpoGramado

Comprado pelo município em 2009, o ExpoGramado sediará neste final de ano uma Ceia de Natal e um Réveillon. Quem será responsável pela organização da festa é um restaurante da rede pertencente ao secretário de Turismo, Beto Tomasini (PSDB). Mesmo que fosse contratado por terceiros, deveria se dar por impedido. Afinal, ocupa um cargo público e o espaço do ExpoGramado também é público.

Prefeitura terá que tirar tachões da Borges

A Prefeitura terá que retirar os tachões colocados na avenida Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais. Foi publicada nesta semana, no Diário Oficial da União, a resolução do Denatran (processo 80.001.019601/2008-81) que proíbe em definitivo a colocação de tachões ou lombadas transversais em vias públicas.

Cartões: 50% dizem que reclamações são procedentes

Resultado de enquete do site mironneto.com: 50% dos leitores da coluna acham que a reclamação em relação à falta de conexão para o pagamento de cartões de crédito é legítima, pois em todo o mundo se paga com cartão. 27% dizem que a reclamação não faz sentido, pois se pode pagar com cheque com prazo. 23% dizem que a reclamação é parcialmente procedente, pois a conexão é ruim mesmo.

Isenção do IPI de móveis terá efeito limitado

A isenção do IPI para o setor de móveis, anunciada quarta-feira pelo ministro Guido Mantega, é positiva para a indústria de Gramado e Canela, mas os seus efeitos não chegam à redução de 20% no preço final, conforme chegou a ser anunciado. De acordo com uma fonte do setor, a maioria das indústrias de móveis da região estão inscritas no Simples, estando isentas do pagamento do IPI, que era de 5% para as maiores empresas.
Contudo, a isenção do IPI sobre o MDF, principal insumo dos móveis, deverá diminuir os custos de produção. Assim, estima-se que a redução deva ser de 10% do preço final, gerando um impacto psicológico no consumidor, que deve renovar o mobiliário até o dia 31 de março do ano que vem, data em que deverá terminar a isenção.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Natal: os pipoqueiros também prestarão contas?

A comissão do Natal Luz quer que os clubes de serviço façam relatórios sobre as vendas de lanches. Pedirá o mesmo aos vendedores de pipocas?

Construção de galeria no centro não será imediata

A mudança de zoneamento para permitir a construção de uma galeria de lojas entre o Cine Embaixador, Igreja São Pedro e rua São Pedro deverá passar com facilidade na Câmara de Vereadores. Isto não significa que a obra inicie imediatamente, pois aí começará a fase mais difícil: a negociação entre as partes envolvidas.
Enquanto isso, alguns leitores mostram-se desapontados com esta nova mudança no Plano Diretor: "De mudança em mudança do Plano Diretor, Gramado vai perdendo as suas características", escreveu um leitor. " E lá vamos nós de novo dividir nosso reduzido espaço popular, com uma arquitetura que não pode ver um espaço arborizado, limpo e calmo, no centro da cidade, que já pensa em destruir", escreveu outra leitora.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Canela não quer a ampliação de seu presídio

Agora é oficial: Canela não quer a ampliação de seu presídio. A argumentação é de que a casa prisional possui capacidade para 60 detentos, mas hoje abriga 155. O prefeito Constantino Orsolin chegou a dizer que seria favorável à ampliação, desde que fosse para dar melhores condições aos atuais apenados.
Com a decisão do vizinho município, fica cada dia mais difícil encontrar uma solução para os criminosos gramadenses, que invariavelmente são soltos por falta de vagas. A solução mais óbvia, a construção de um presídio em Gramado, não encontra respaldo na administração municipal.

A força da internet e a repercussão da coluna

Quando iniciamos a coluna na internet, há pouco mais de oito meses, nem em sonhos imaginávamos a repercussão que ela vem obtendo. Além de termos mais de 5,5 mil assinantes na newsletter que é enviada nas noites de segunda e quinta-feira, o site registra uma média de 5,3 mil visitantes únicos por mês. 48% dos visitantes dos últimos 30 dias entraram pela primeira vez no site.
Como escrevemos em cima de uma plataforma do Google, é comum que algumas notícias publicadas estejam entre as primeiras em uma busca. É o caso da Santo Inácio Motor Home, cuja nota publicada em julho já teve mais de 500 acessos via sites de busca. Em outros casos, recebemos e-mails de pessoas de outros Estados, como foi o caso de uma professora universitária de São Paulo, que descobriu que o presidente de uma grande agência de viagens era leitor da coluna. Enviou e-mail reclamando de um pacote e, quatro dias depois, o problema estava resolvido com a intervenção da coluna. Agora mesmo, as notícias sobre a presença de Xuxa em Gramado têm sido reproduzidas pelos fã clubes da apresentadora. E várias informações são repicadas por outros veículos importantes, como Zero Hora e Jornal do Comércio. Ontem mesmo, o Brasil Econômico (o mais novo diário de economia do Brasil), reproduziu uma nota sobre a instalação do Museu de Cera em Gramado.
É a força da internet, um negócio que cresce olimpicamente no Brasil e no mundo.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Prevenção ao uso de drogas reúne bom público

Agentes do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC) iniciaram, nesta segunda-feira, o Curso de Capacitação de Multiplicadores para a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. O evento - promovido pela Câmara de Vereadores e Secretaria de Educação, reuniu cerca de mil pessoas no ExpoGramado, com destaque para o painel sobre dependência química ministrado pelo comissário de Polícia, Janito Kepler.

Desmoronamentos mudam paisagem no interior

Os temporais das últimas semanas vêm causando mudanças na paisagem rural. O cenário mais impressionante está entre a Linha Araripe e Campestre do Tigre, onde o desmoronamento de uma encosta vem aumentando, ameaçando, inclusive, uma torre de distribuição de energia elétrica. Clique aqui para ver a foto.

Cidade ganhará megaloja de peças automotivas

Gramado deverá ganhar, no próximo ano, uma megaloja de peças para automóveis, que vai oferecer, conforme seu proprietário, peças de DKV até uma Ferrari. A localização ficará próxima ao bairro Floresta, não muito distante do glorioso Estádio dos Pinheirais.

Vento arranca cobertura na rua Leopoldo Rosenfeld

Além de danos causados com desmoronamentos, derrubadas de árvores e postes, o supertemporal da última quinta-feira também arrebentou com a imensa cobertura de tecido que revestiu pelo lado de fora as arquibancadas do Natal Luz, na rua Lepoldo Rosenfeld, o que atesta a informação de que ventos de mais de 100 quilômetros/hora atingiram Gramado naquele dia.
Apesar da fúria do temporal de quinta em outras regiões do Estado, por aqui os prejuízos foram pequenos. Quem esteve no Litoral Norte no fim de semana sabe do que estamos falando.

Natal Luz pede relatório dos clubes de serviço

A comissão organizadora do Natal Luz 2009 está solicitando aos clubes de serviço gramadenses, que atuam com a venda de bebidas e lanches nas noites do Nativitaten, que informem valores arrecadados por noite e ao final da programação. A notícia vem ao encontro da política de total transparência de valores em torno do evento. A comunidade espera que a mesma referência seja utilizada com os valores de ingressos vendidos e, acima de tudo, com quantias pagas aos que trabalham no evento.

domingo, 22 de novembro de 2009

Gramado e suas Estórias, uma leitura imperdível

Quem é gramadense nato ou gramadense por adoção, não pode deixar de ler o livro Gramado e suas Estórias, escrito por Altivo Becker, mais conhecido como Pequinha. São 68 estórias saborosas sobre um tempo em que Gramado era mais romântica e as pessoas tinham tempo e bom humor.
Quem viveu os anos 60, 70 e 80 aqui vai relembrar de muitas estórias (todas reais, garante este colunista) vividas ou contadas pelos nossos pais. Quem chegou à cidade depois disso, poderá entender um pouco mais sobre o espírito do gramadense.
O livro está à venda na Lotérica Geninho.

A simpatia de Xuxa e sua paixão pelas cucas

Durante os dias em que permaneceu em Gramado para a gravação de cenas para o especial de Natal, a apresentadora Xuxa deixou uma excelente impressão. Ganhou a admiração até mesmo de quem não tinha muita simpatia pela Rainha dos Baixinhos.
Xuxa foi extremamente atenciosa com os motoristas e costureiras contratadas, fez questão de ir à formatura da escola de talentos do Natal Luz e mostrou a sua paixão pelas cucas feitas pela família Model. Ela conheceu as cucas durante o Festival de Cinema, e, desta vez, fez questão de conhecer a doceira Ilga Model, que ouviu a apresentadora emocionada dizer que as suas cucas eram iguaizinhas às feitas pela sua avó, e uma de suas melhores lembranças da infância.

sábado, 21 de novembro de 2009

Queda de luz danifica HD. RGE irá ressarcir?

Uma queda de luz na quinta-feira à noite danificou o HD do computador de uma professora. Além do prejuízo de ficar afastada dos trabalhos e mensagens, ela mostra-se reticente em relação ao ressarcimento da RGE, dizendo que levarão 10 dias até verificar o problema, mais 15 dias para a autorização e, só então, ocorrer a troca.
O setor de comunicação da RGE - que lê sempre esta coluna, certamente encaminhará uma solução mais rápida para o problema.

Rústica e caminhada nos 55 anos da emancipação

Uma programação bem interessante, alusiva aos 55 anos de emancipação de Gramado, acontece no dia 6 de dezembro: caminhada e corrida rústica de 12 quilômetros, entre o ExpoGramado e a Linha Nova, primeira sede do município. A caminhada começa às 8 horas e a rústica às 9 horas, de modo que todos cheguem juntos à Linha Nova.
A taxa de inscrição para participar da rústica será de R$ 15,00. Para efetivar a inscrição, o atleta deverá efetuar o depósito no Banco do Brasil (ag 0575-4, CC 18423-3 – 1ª Rústica de Gramado) e encaminhar a ficha com os dados para o e-mail rusticadegramado@yahoo.com.br . Para os interessados na caminhada, não haverá cobrança de inscrições.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

152 ainda não se recadastraram no Bolsa-Família

152 famílias gramadenses beneficiárias do programa Bolsa-Família ainda não se recadastraram, de acordo com os números do governo federal. Se o recadastramento não ocorrer até o último dia de 2009, elas deixarão de receber o benefício.
Atualmente, Gramado possui 496 famílias no programa. Esse número deverá aumentar em mais 70 famílias na próxima semana.

Audiência Pública para debater mudança no centro

Com a finalidade de debater com a comunidade a revisão de alguns dispositivos do Plano Diretor, a Câmara de Vereadores realizará, nesta terça-feira, dia 24, a partir das 19 horas, uma audiência pública para discutir as alterações que estão sendo propostas ao Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do município (PDDI). A principal mudança é em relação à área entre o largo da Igreja Matriz e o Cine Embaixador.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Trópico Surfwear quer abrir franquia em Gramado

A Trópico, especializada em surfwear, quer abrir franquias em cinco cidades gaúchas, entre as quais, Gramado. A marca possui 10 lojas franqueadas.
Quem tiver interesse no negócio, pode entrar em contato através do e-mail lize@lizejung.com.br.

Dois grupos querem instalar museu de cera aqui

A coluna vinha recebendo informações sobre a instalação de um museu de cera na cidade. E confirma a instalação de mais esta atração turística até o final do ano, em um prédio da avenida das Hortênsias, no bairro Carniel. As esculturas já estão a caminho, vindas do exterior.
Na semana passada, a coluna recebeu e-mail pedindo mais informações, já que o remetente estava constituindo uma fundação para a instalação de um museu do gênero, mas que não tinha prédio locado e não havia importado esculturas.
Resumo da ópera: dois grupos querem instalar um museu de cera em Gramado.

Qual é a remuneração do presidente do Natal Luz?

Todos sabem quanto ganha o prefeito, o vice-prefeito, os secretários e os vereadores. Por que razão, então, não se pode saber a remuneração do presidente do Natal Luz? Afinal, o Natal Luz é um evento do município. Ou não?

Acionistas do Cine Embaixador esperam assembleia

Alguns acionistas do Cine Embaixador S/A aguardam a realização de uma assembleia geral para tomarem conhecimento do projeto de revitalização do prédio.
O Cine Embaixador possui mais de 100 acionistas e um estatuto que não permite a venda de ações para terceiros. O maior acionista tem pouco mais de 20%, segundo apurou a coluna.

Se aprovada mudança, investimento de R$ 7 mi

Caso seja aprovada a mudança do zoneamento da área entre o Cine Embaixador e a Igreja Matriz, será necessário um investimento de R$ 7 milhões para a construção da galeria e revitalização dos equipamentos. Os recursos viriam de investidores privados.

Mais uma candidatura jovem desponta para 2012

Mais um jovem gramadense anuncia que pretende concorrer à Câmara Municipal em 2012. Guilherme da Luz só não concorreu na última eleição porque estava em viagem ao exterior, mas afirma que agora pretende participar do processo democrático pelo PMDB, e já conta com um grupo de amigos organizado para lhe apoiar.

Xuxa usa e elogia o motor home da Santo Inácio

Durante sua permanência em Gramado, para gravar o seu Especial de Natal da rede Globo, a apresentadora Xuxa utilizou um motor home Santo Inácio, produzido pela empresa gramadense de mesmo nome. Surpresa por encontrar aqui em Gramado a produção desse veículo, a apresentadora fez rasgados elogios à qualidade do motor home. "E é aqui da nossa terra gaúcha", complementou ela.

Provence promove coquetel no Hotel Le Château

O Comitê Regional de Turismo da Provence Alpes Côte d'Azur promove nesta sexta-feira um coquetel de confraternização entre convidados do trade turístico, para promover os encantos daquela região do sul da França. O evento acontece no Hotel Le Château, a partir das 20 horas.
O Hotel Le Château, aliás, é propriedade de um francês de nascimento e brasileiro de coração: Jacques Burro.

Caracol abre loja no aeroporto Salgado Filho

A Caracol Chocolates inaugura, no dia 30 de novembro, a sua loja na área de embarque do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A abertura da loja é uma das estratégias da Caracol para a internacionalização de sua marca.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Aeroporto regional não terá emenda parlamentar

A briga em torno da localização do aeroporto regional entre a Região das Hortênsias e a Região da Uva e do Vinho fará com que nenhuma das regiões receba recursos através de emenda parlamentar em 2010. Como não está certo se o aeroporto será em Vila Oliva ou próximo à Farroupilha, os parlamentares não têm como destinar verba, pois precisam especificar o município recebedor.
Esta informação a coluna colheu hoje, em Brasília, durante almoço com um deputado gaúcho. Ele disse que a bancada gaúcha está examinando 86 emendas, mas só 20 serão aprovadas. "Está sendo uma carnificina", resumiu o deputado para mostrar a disputa entre os 31 deputados gaúchos.

Assaltantes mal informados vão para a prisão

Depois de assaltar um posto de combustível e uma farmácia no domingo à noite, quatro assaltantes resolveram assaltar uma pousada em Canela. Foi um erro fatal. Como se sabe, na vizinha cidade criminoso pego em flagrante vai para o chilindró. Se cometessem os crimes somente em Gramado, certamente os bandidos estariam soltos por falta de vagas no presídio.
É inadmissível que nossas autoridades, por puro preconceito, continuem fazendo ouvidos moucos para a construção de um presídio em território gramadense. Como se sabe, existe uma verba estadual de R$ 900 mil para tal fim.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Comércio preocupado com abertura de 50 lojas

Comerciante da área central mostra-se preocupado com o anúncio de mais 20 lojas entre o cinema e a Igreja. Ele lembra que, próximo dali, no antigo prédio da Malharia Lucirene, surgirão mais 30 lojas. "Como manter um comércio no nível de Gramado com reformas anuais, aluguéis e outros custos, com mais 50 lojas no centro?", questiona o comerciante. Ele lembra que a maioria dos comerciantes hoje estão "à míngua".

Secretário apresenta mudanças do zoneamento

O secretário do Planejamento, Márcio Sorgetz, deverá se reunir hoje com os vereadores para a apresentação do projeto de mudança de zoneamento na área entre a Igreja Matriz e o Cine Embaixador. Como revelou com exclusividade esta coluna, a mudança no zoneamento permitiria a construção de 20 lojas entre o cinema, o Largo da Igreja e a rua São Pedro.

Bancário desabafa sobre o estacionamento rotativo

E-mail de um bancário: "Antes do estacionamento rotativo, ouvíamos dos clientes que eram os bancários e comerciários do centro que entupiam as vagas o dia inteiro com seus carros. Sempre argumentamos o contrário, pois a maioria dos bancários sequer tem automóvel, devido aos baixos salários que recebem nos últimos anos. Dos comerciários, nem se fala... Afinal de quem eram os automóveis? Pois, sim, deles mesmos! Dos comerciantes e de seus pseudos clientes. A gritaria do comércio sempre foi grande para proteger seus interesses maiores. Agora, com todos estes problemas criados a pedido deles, estão sentindo na carne o que é perder dinheiro nos negócios, pelo simples dissabor do cliente em ter de pagar por algum tempo numa vaga de estacionamento. Os bancos e os comerciantes nunca se preocuparam em criar espaços de estacionamentos próprios para seus clientes. Está mais do que na hora de deixar o centro da cidade para apreciação e passeio e transferir o comércio para a periferia, para centros comerciais com espaços de estacionamento fartos, a exemplo das cidades planejadas".

Natal Luz: gramadenses esperam por transparência

Controle implantado no Natal Luz deste ano é digno de elogios, igual a uma grande empresa, com boa organização. Trata-se de uma grande notícia, que permite se esperar que também no controle do ingresso de dinheiro haja o mesmo procedimento. Como evento da comunidade, os gramadenses esperam que haja transparência na indicação dos patrocínios e valores, bem como na venda de ingressos e demais verbas recebidas.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ginásio novo já passa por reformas no Piratini

Inaugurado há pouco mais de um ano, o ginásio de esportes do bairro Piratini já passa por reformas. O piso está sendo substituído.

A contribuição de Guilherme Paulus ao Natal Luz

A contribuição do presidente da CVC, Guilherme Paulus, ao Natal Luz, é bem maior do que a entrega de dezenas de passagens aéreas da Webjet para a vinda da equipe de produção da apresentadora Xuxa. Guilherme foi, também, o responsável pelo patrocínio máster do Bradesco, que já vem de edições anteriores.

Enquete sobre a falta de conexão dos cartões

A propósito das reclamações de consumidores em relação à falta de conexão para os cartões de crédito em alguns estabelecimentos da cidade, a coluna realiza uma enquete para perguntar: 1 - É legítima, pois em todo o mundo se paga com cartão; 2 - É parcialmente procedente, pois a conexão é ruim mesmo; 3 - Não faz sentido, pois se pode pagar com cheque com prazo.
Para votar, é só acessar o site mironneto.com na barra lateral direita.

Zé Otávio continua prestigiado pelo PP de Gramado

Apesar de ser citado com frequência no chamado Escândalo do Detran, o deputado federal José Otávio Germano continua prestigiado pelo PP gramadense. No sábado, o parlamentar esteve reunido com lideranças locais na Câmara de Vereadores. Na ocasião, Germano debateu com os progressistas o atual quadro político no Estado e ações partidárias para as eleições de 2010. À tarde, José Otávio participou da inauguração do asfaltamento da avenida do Trabalhador na Várzea Grande.

Asfalto: vereador quer que município siga normas

Preocupado com a baixa qualidade dos asfaltamentos e seu alto custo de manutenção para o município, o vereador Osmar Bertoluci (PMDB) usou o espaço do Grande Expediente nesta segunda-feira para propor que seja elaborado um projeto de lei que exija um determinado padrão técnico. Bertoluci quer que Gramado se espelhe nas normas técnicas brasileiras para asfaltamento de boa qualidade, de modo que a pavimentação seja igual na área central e nos bairros da cidade.

Ausência de tampa de bueiro causa acidente

Não foi por falta de aviso. Vendo que uma tampa de bueiro havia desaparecido na avenida Borges de Medeiros, na sexta-feira, diversas pessoas ligaram para a Prefeitura alertando para o problema. Como ele não foi resolvido, um acidente aconteceu. E aí? Bem, aí a tampa do bueiro foi recolocada.
Um leitor da coluna, que passava pelo local, registrou o problema. Por aí dá para ver o tamanho do estrago que um buraco pode causar para a suspensão de qualquer veículo.

Gramadense receberá homenagem na Câmara

Campeão estadual de amadores de 2009, o Gramadense segue comemorando a grande conquista dos seus 80 anos. Nesta terça-feira, a diretoria e conselheiros participam de jantar na sede e, quarta-feira, o CEG será homenageado com sessão solene na Câmara de Vereadores, com a entrega de Certificado de Moção de Congratulação, uma homenagem do Legislativo Municipal ao clube que foi fundado em 1929 e festeja seus 80 anos.

sábado, 14 de novembro de 2009

Leitora sugere criação de um Banco de Alimentos

Leitora sugere que seja instituído um Banco de Alimentos em Gramado, aproveitando a ampla rede gastronômica da cidade. De certa maneira, isso já acontece por aqui, uma vez que algumas instituições recolhem alimentos em restaurantes e fazem a distribuição junto à população mais carente.

Chuva e vento interrompem gravações de Xuxa

A apresentadora Xuxa iniciou, no começo deste sábado, as gravações de seu especial de Natal. À 1 hora da madrugada, a Rainha dos Baixinhos começou a gravar no palco da Fantástica Fábrica de Papai Noel, com um figurino de professora e acompanhada de atores mirins. Às 4h10 min, as gravações tiveram que ser interrompidas, em função da chuva e do vento, que derrubou árvores e sujou boa parte da cidade.
O especial de Xuxa será apresentado na noite do dia 24 de dezembro pela rede Globo.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Mudança do Plano Diretor para a área central

Nos próximos dias, a Prefeitura deverá reunir a imprensa para apresentar as razões da mudança do zoneamento no centro da cidade, que permitirão a construção de lojas comerciais entre os terrenos do Cine Embaixador e a Igreja Católica. O projeto está pronto, e foi discutido terça-feira, entre representantes da Prefeitura, Cine Embaixador e Igreja Católica.

Projeto prevê 20 lojas e demolição de pavilhão

De acordo com o projeto apresentado na reunião de terça-feira, seriam construídas 20 lojas junto à lateral do Palácio dos Festivais e na área que faz frente para a rua São Pedro, onde hoje está o pavilhão da comunidade. As lojas que ficariam junto ao cinema teriam mezanino, enquanto as da rua São Pedro apenas um piso. Em cima, ficaria um pátio, aproveitando o declive natural do terreno, que é de 1,9 metro.
A Casa Paroquial será demolida, caso o projeto prospere.

Pode surgir o Memorial do Festival de Cinema

E o que ganharia o Cine Embaixador? De acordo com o projeto, receberia uma área de 350 metros quadrados, onde ficaria o Memorial do Festival de Cinema (nome provisório), o que poderia gerar uma nova fonte de receita. Além disso, o cinema seria totalmente reformado, por conta da área construída que receberiam os investidores.

Município pagará R$ 5,6 milhões pelo Parque Hotel

O resumo da compra da área do Parque Hotel por parte da Prefeitura: no total, serão pagos R$ 5,64 milhões, com uma entrada de R$ 1 milhão em fevereiro de 2010 e o saldo em 36 parcelas de aproximadamente R$ 130 mil, com juros de 1% ao mês, mais a variação do IGP-M.

Entre os melhores municípios para microempresas

Gramado é um dos 15 melhores municípios gaúchos para o micro e pequeno empresário. É o que aponta levantamento feito pelo Sebrae, através do Índice de Desenvolvimento Municipal de Micros e Pequenas Empresas, ao revelar que os melhores municípios são os grandes centros urbanos. Gramado é uma exceção.
Entre os municípios da Região das Hortênsias, Canela ocupa a 36ª posição, Nova Petrópolis a 39ª a colocação e São Francisco de Paula está em 122º lugar.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Hospital de Canela anuncia ações para sair da crise

O presidente do Hospital de Caridade de Canela, Inácio Oliveira, reuniu a imprensa nesta quarta-feira, para expôr as dificuldades da instituição, especialmente depois da autuação da 5a Coordenadoria Regional de Saúde. Oliveira falou sobre a renegociação e parcelamentos de dívidas, e anunciou algumas medidas adotadas, como a criação de normas para a prevenção e controle de infecção hospitalar, a criação de uma UCI, e a retomada do projeto do bloco cirúrgico.
Novos projetos também foram apresentados, como a construção e padronização do serviço de emergência e a criação de leitos psiquiátricos, atendendo uma demanda de dependentes químicos e portadores de sofrimentos psíquicos.

Fumaça branca no PT: Maciel será o presidente

Saiu a fumaça branca no PT gramadense: Cézar Maciel será o presidente e a professora Lurdes Corrêa ocupará a vice-presidência. Alexandra Marcon assumirá como secretária geral e o vereador Gilnei Benetti será o tesoureito da executiva do partido.

Escolha de Sperotto é um desprestígio para Drumm

A se confirmar a informação da tarde, de que o deputado José Sperotto (DEM) irá para o lugar de Heitor Gularte na Secretaria de Turismo, a governadora estará desprestigiando mais uma vez o gramadense Jorge Drumm (PSDB), que é o secretário adjunto. Gularte - que é um quadro do PTB, tem atuação apagada à frente da secretaria, que não dispõe de nenhum planejamento estratégico para o turismo gaúcho. Mais apagada ainda deverá ser a atuação de Sperotto, cuja área de atuação é o município de Guaíba, sem qualquer tradição turística. Sem contar que ficará menos de seis meses à frente da secretaria, uma vez que concorrerá à reeleição.

Dirigente se compromete em trazer Inter em 2011

A Recreio Gramadense lotou, segunda, para uma grande festa dos colorados de Gramado e região. Foram mais de 600 pessoas e outros tiveram que ir embora, pois não havia mais lugar. De parabéns, o novo cônsul, Leandro Tomazelli, e sua diretoria. E fica o registro da promessa do diretor de futebol do Inter, Giovani Luigi, que prometeu ser o padrinho da proposta para que a pré-temporada de 2011 aconteça em Gramado, entusiasmado com a acolhida recebida. Para quem não sabe, Luigi será o candidato da situação no próximo ano e, caso o grupo de Carvalho/Pífero vença as eleições, Giovani assumirá a presidência no ano seguinte, ou seja 2011.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cartões: leitores divergem sobre falta de conexão

Sobre a questão da ausência de cartões e dos sistemáticos avisos de que "o sistema está fora do ar", alguns leitores se manifestaram com opiniões bem divergentes. Um deles achou arrogante a atitude de uma jornalista que não gostou quando o gerente de um restaurante ofereceu a alternativa de um cheque para 30 dias, depois de constatar que o sistema dos cartões estava fora do ar. Outro leitor desconfia da desculpa de alguns estabelecimentos sobre a falta de conexão, suspeitando até de uma possível sonegação.

PP também terá candidatura jovem em 2012

Não é só o PMDB que terá candidatura jovem à vereador em 2012, dentro de um processo natural de renovação política. São grandes as chances de Rafael Schneider Adam, o Rafinha, vir a ser candidato pelo PP. Rafinha é filho do ex-vereador e ex-secretário João Carlos Adam.

Lado B: O sufoco do Atlético Serrano em Gramado

"A respeito da nota O sufoco do Gramadense em São Francisco, a reciproca é verdadeira. Naquela época era assim. Quantas vezes, me lembro, o time e os torcedores do glorioso Atlético sairam 'corridos' de Gramado!!!" (Luiz Pompeu Castelo Costa, de São Francisco de Paula)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Começam a surgir novos candidatos a vereador

A três anos da próxima eleição municipal, começam a surgir nomes de possíveis novos candidatos para a Câmara de Vereadores. No PMDB, um nome que é comentado é do jovem Marcelo Muratelli, o Boca. Muito bem relacionado entre a nova geração e filho de tradicionais integrantes das jornadas do PMDB, Marcelo admite pensar nessa possibilidade.

Este não é o primeiro fracasso do estacionamento

Diante dos problemas do estacionamento pago que Gramado enfrenta na véspera do início do Natal Luz 2009, é bom lembrar que esse não foi o primeiro fracasso da administração municipal nesta área tão sensível ao humor de gramadenses e visitantes. Em 2002, de forma estabanada, a Prefeitura lançou um modelo de estacionamento rotativo que também foi um fiasco. Não houve problemas maiores porque a CICSAT - na época a parceira da administração, se prestou a fazer o acerto com todos os contratados e pagar seus direitos com recursos repassados pela Prefeitura.

Prefeitura não atende moradores do bairro Dutra

Do jeito que a coisa anda, até o instituto do abaixo-assinado vai ficar desmoralizado. Os moradores da rua Alfredo Becker Sobrinho, no bairro Dutra, já fizeram diversos para solicitar a recuperação asfáltica da via (que está em petição de miséria) e resolver o problema do esgoto. Até agora, nada.
Há pelo menos cinco anos, a Prefeitura promete resolver o problema.

Indo a um restaurante e fazendo o pedido em outro

Interessante publicação de Zero Hora, no domingo, relata uma união de restaurateurs, da rua Dinarte Ribeiro, em Porto Alegre. Seis donos de restaurantes se uniram e oferecem aos clientes a alternativa de pedir o prato de qualquer uma das seis casas participantes. Se ocorresse em Gramado um projeto dessa modalidade, um casal poderia escolher um restaurante e pedir, por exemplo, grelhados para o chefe da família, galeto para a esposa e pizza ao gosto da criançada.

Baixe e ouça o belo Hino do Gramadense

O Centro Esportivo Gramadense possui um dos mais bonitos hinos do futebol gaúcho, composto por Lodarci Paulo Setti. Clique aqui e ouça o hino, produzido e arranjado por Verney Quadrado e Snifh, e os vocais de Lodarci Setti, Eduardo Schierholt, Tânia Lovatto e Eliana Hoffmann.

Cartões: e quando "o sistema está fora do ar"?

A propósito dos restaurantes que não aceitam cartões de crédito, uma jornalista porto-alegrense relata que passou por um constrangimento durante recente congresso médico em Gramado. Depois de almoçar em um restaurante na rua Coberta, foi pagar a conta e recebeu como resposta que "o sistema está fora do ar". A mesma resposta ela já havia ouvido em um outro restaurante há algum tempo atrás, onde sugeriram que ela desse um cheque para 30 dias, "uma solução ainda mais constrangedora para quem está pagando, deduzindo que o cliente não tinha saldo para pagar no ato". Prometeu nunca mais entrar nas duas casas.

O sufoco do Gramadense em São Francisco

A conquista do inédito título de Campeão Estadual de Amadores tem ensejado o encontro de torcedores, ex-jogadores e ex-dirigentes, que relembram algumas histórias curiosas ocorridas durante os 80 anos do clube. No domingo, no Estádio dos Pinheirais, o colunista ouviu duas envolvendo o meia Flávio Balzaretti, revelado pelo Gramadense, e que teve carreira profissional pelo Juventude e Internacional. Nos anos 70, depois de um jogo em que o Gramadense venceu o Atlético Serrano, em São Francisco de Paula, por 2x1, os torcedores locais começaram a atacar o vestiário adversário a pedradas. Com vidros quebrados e a chuva de pedras, a única solução para que a equipe do Gramadense saísse sem ferimentos foi simular um de verdade. Assim, enfaixaram a cabeça de Balzarreti, acompanhado de muito mercúrio cromo. Ele saiu amparado, com gritos de socorro e nada aconteceu à delegação gramadense.
Pela mesma época, antes de um jogo, um torcedor local chegou até o atleta gramadense e pediu qual o sabor de bala que ele gostaria. E, abrindo a mão, mostrou o barulho de metal com vários cartuchos de arma de fogo.

Webjet fará o transporte da produção de Xuxa

A companhia aérea Webjet está apoiando a vinda da apresentadora Xuxa para a gravação do especial de Natal que será levado ao ar na noite do dia 24 de dezembro. A empresa - ligada ao grupo CVC, cedeu gratuitamente as passagens de toda a equipe de produção da rede Globo envolvida no projeto, permitindo, assim, uma maior projeção do Natal Luz.

Concurso: lista de classificados deve ser publicada

Saiu o resultado do último concurso público para prover cargos no município. Mais de 100 pessoas foram classificadas. "Quem são elas, afinal?", indaga um leitor. "É justo e conveniente que a relação dos nomes seja publicada em jornal, para que a população possa tomar conhecimento", complementa.

Cidade perde a pré-temporada gremista de 2010

A confirmação de que o Grêmio fará novamente sua pré-temporada para 2010 em Bento Gonçalves, o que aconteceu no final de semana, é a segunda derrota de Gramado em cinco dias, já que na terça foi a seleção brasileira de futebol, que preferiu fazer sua pré-temporada para a Copa do Mundo da África do Sul em Curitiba. Em ambos os casos, houve a preferência por cidades de clima frio, sendo que a derrota gramadense foi provocada pela absoluta falta de boas instalações para treinamento. Nos sobram bons hotéis e uma acolhida calorosa, com certeza, mas nos faltam as condições ideais para o treinamento de futebol.

Atacante Herrera no final de semana em Gramado

Os argentinos do Grêmio pegaram gosto por Gramado. Depois de Maxi López, foi a vez do atacante Herrera, acompanhado da esposa e da filha, Abril, passar o final de semana por aqui. No domingo, ao meio-dia, a família provou a parrilla do Il Piacere.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pergunta: "Por que não asfaltam a rua da Carrière?"

Leitora pergunta: "Por que a maioria das ruas de Gramado são asfaltadas e a rua da Carrière, próxima ao Lago Negro e à Fantástica Fábrica de Natal não é?" Segundo ela, a rua é usada como rota de fuga no período do Natal Luz. Ela reclama, também, que a Prefeitura colocou uma brita grossa, sem espalhar direito, o que torna difícil até a caminhada.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Lançada a rede de cooperação de hospitais

Aconteceu hoje, em Caxias do Sul, o lançamento oficial da Hospiserra, uma rede de cooperação formada por 15 hospitais de 15 cidades da região serrana, incluindo Gramado. Juntas, essas casas de saúde atendem a uma população superior a 1 milhão de pessoas, com 1,2 mil leitos e 2,4 mil funcionários.

Quanto recebe a Prefeitura por espetáculo em SP?

A ida de espetáculo do Natal Luz para o feirão das Casas Bahia, no Anhembi, em São Paulo, pode ensejar dois tipos de interpretação. A primeira: é uma boa, pois vai divulgar ainda mais o nosso principal evento turístico. A segunda: não é uma boa, pois muitos paulistas deixarão de vir para Gramado para assistir o espetáculo sem sair de casa.
Interpretações à parte, a coluna apenas gostaria de saber quanto a Prefeitura receberá pela cessão de um espetáculo de sua programação para uma empresa de varejo.

Prefeitura cuida bem da Borges. E as outras ruas?

É inegável o esmero com que administração municipal cuida da avenida Borges de Medeiros, que arranca elogios até do visitante mais crítico. Mas e as outras ruas? A buraqueira não é privilégio somente dos bairros, que há muito convivem com asfaltamentos de baixa qualidade. Dois exemplos de má conservação na área central: a rua Garibaldi (nas duas extremidades) e a rua Guilherme Abraham.
Vai começar o Natal Luz, e os visitantes vão precisar descobrir outros caminhos para se livrarem dos engarrafamentos. E aí verão que a Borges é uma exceção em termos de pavimentação.

Gramado poderá ter centro de águas termais

Não demora muito, Gramado poderá ser conhecida como uma cidade de águas termais. Os exames do local - no interior do município, estão bastante adiantados, com a comprovação de uma temperatura de 29 graus centígrados a 400 metros de profundidade. Já existem diversos grupos interessados na exploração dos recursos hidrícos, entre os quais, um espanhol.

Crateras da RS-020 prejudicam o turismo regional

Segue insuportável a situação dos buracos, digo crateras, na RS-020, no trecho São Chico/Tainhas. É quase impossível transitar por lá, o que obriga os carros a andar de um lado para o outro da estrada. Além de ser a melhor ligação de gramadenses e canelenses para as praias, a RS-020 é também a principal via de acesso à nossa região aos turistas que visitarão o Natal Luz e o Sonho de Natal.

Há espaço para um museu de arte em Gramado

Um estudo de uma consultoria de arte internacional diagnosticou que há espaço para a instalação de um museu de arte em Gramado, com o olho no fluxo de turistas de alta renda que percorrem a cidade e região. Como hoje em dia o procedimento é tornar as obras itinerantes, ou seja, um período em cada cidade, Gramado poderia receber um empreendimento nessa qualificada área em tempos de inverno.

Bar do Gelo pode ser novidade para o inverno

Outro atrativo no qual gramadenses podem investir é o Bar do Gelo, que uma multinacional de bebidas instalou em São Paulo, para promover sua cerveja zero. Para frequentar, a pessoa tem que se proteger com roupas especiais e ficar no máximo 20 minutos no seu interior, onde a média de temperatura fica sempre abaixo de zero. Depois da capital paulista, o Bar do Gelo vai andar pelo interior do Estado de São Paulo e poderíamos tentar esta novidade para o próximo inverno. Quem sabe, mais tarde, de forma definitiva?

Xuxa grava especial de Natal a partir do dia 13

A apresentadora Xuxa virá a Gramado no dia 13 deste mês para a gravação de um especial de Natal que será exibido pela rede Globo. A rainha dos baixinhos deverá ficar na cidade até o dia 20, hospedada em uma residência. Já a sua equipe de produção deve chegar, nesta sexta-feira, ocupando 20 apartamentos do Hotel Casa da Montanha, do empresário Luciano Peccin, presidente do Natal Luz.
As informações são do jornalista Carlinhos Santos, do jornal Pioneiro.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Contribuinte é intimado por dívida de IPTU de outro

Contribuinte foi surpreendido na semana passada com intimação de uma oficial de Justiça para que efetuasse o pagamento de IPTU atrasado, no prazo de cinco dias, sob pena de penhora da residência onde mora. Como não havia referência ao imóvel alvo da execução, e ciente de que estava com o pagamento em dia, o contribuinte foi até a Prefeitura, onde ficou constatado que o imóvel citado nunca lhe pertenceu. Apesar da constatação, a moça que fez o atendimento recomendou que o cidadão procurasse um advogado para contestar a cobrança.
O caso poderia lembrar algum livro de Kafka. Ainda mais, quando a municipalidade alardeia aos quatro ventos que possui o certificado de qualidade ISO 9001.

Leitor reclama de cortes de árvores em posto

Observador atento da paisagem urbana reclama da retirada dos vasos de flores e do corte de árvores da área do antigo posto de combustíveis Pedras Branncas, depois da venda para o grupo Di Trento. Ele lembra que o posto primava pelo verde e era um dos mais bonitos do Brasil, por preservar as características de jardinagem e decoração da cidade.
Talvez o grupo Di Trento reveja a sua posição, entendendo que Gramado possui características especiais. O que é bom em Flores da Cunha pode não ser em Gramado.

E quando o restaurante não aceita cartões?

Em pleno século 21 é inadmissível um restaurante não aceitar cartão de débito ou crédito. Foi o que aconteceu com um leitor de Porto Alegre, que foi a dois estabelecimentos próximos, no centro da cidade, no final de semana. Nos dois estabelecimentos, gastou cerca de R$ 300. "Se a esposa não fosse precavida, ia ter que lavar os pratos", comenta o leitor, habituê de Gramado.
Um outro leitor, no entanto, acha que o cliente deve atentar para as placas dos cartões colocadas nos estabelecimentos. "O uso de cartões de crédito é opcional, assim como aceitá-los", complementa.


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Estado tem R$ 900 mil para construção de presídio

O governo do Estado dispõe de R$ 900 mil para a construção de um presídio com capacidade para 78 pessoas, semelhante ao que foi construído em Montenegro. A revelação foi feita pelo secretário da Segurança do Rio Grande do Sul, Edson Goularte, a um empresário gramadense. Goularte disse que basta apenas o município querer a construção do presídio, que a verba será liberada.
Edson Goularte comprou recentemente um apartamento em Gramado e tem passado seguidos finais de semana na cidade.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Máxi López e Wanda Nara no feriadão em Gramado

Quem passou o feriadão em Gramado foi o atacante Maxi López, do Grêmio. Afastado do jogo em que a equipe gremista perdeu para o Santo André por 2x0, Maxi hospedou-se no Serrano Resort, acompanhado da esposa, a modelo Wanda Nara, e do filho, Valentino.

Museu de Cera deverá estar aberto em dezembro

Conforme antecipou a coluna, Gramado deverá ganhar um museu de cera, a exemplo do Madame Tussaud, que possui casas em várias capitais da Europa. Se a burocracia alfandegária não impedir, o museu deverá abrir em dezembro, na avenida das Hortênsias, no bairro Carniel.

Restaurante Sabor Rural amplia instalações

O sucesso de público e crítica fez com que o restaurante Sabor Rural, na Linha Ávila, tivesse que ampliar as suas instalações. Agora, o restaurante está apto para receber até 130 pessoas simultaneamente.
O Sabor Rural é um restaurante que está localizado em um sítio, cercado de um lago e belas paisagens. A especialidade da casa é a comida campeira.

Assaltos a residências voltam a preocupar

Entre 2007 e 2008, vários assaltos a residências de empresários causaram preocupações na área de segurança pública. Uma quadrilha chegou a ser presa e, desde então, praticamente não havia ocorrências do gênero. Até sexta-feira, quando um empresário foi assaltado sob fortes ameaças, como foram os casos anteriores.

domingo, 1 de novembro de 2009

Eleição direta para diretor seria inconstitucional

Em relação ao questionamento sobre a não realização de eleições diretas para a escolha dos diretores de escolas municipais, o advogado Wagner Koch, de Canela, diz que há um impedimento de ordem legal. "O cargo de diretor de escola é parecido com um cargo em comissão, com a diferença de que só pode ser preenchido por servidores concursados, É a chamada função gratificada, que qualquer um (desde que seja concursado e professor) pode ser nomeado e exonerado a qualquer tempo, pois é da confiança da autoridade nomeante", afirma Koch. Ele cita, inclusive, uma ação direta de inconstitucionalidade de 1999, relatada pelo então ministro do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa.

Não se pode afirmar que maioria descende de lusos

"Gostaria de agradecer a publicação do trabalho realizado em minha escola. Sou a professora que fez o levantamento de sobrenomes dos alunos do CAIC. Mas acho que não podemos afirmar que a maioria das pessoas que moram em Gramado são descendentes de portugueses (embora os indícios para isso sejam fortes). Afinal, dos quase 33 mil habitantes que somos na cidade, o levantamento foi feito com apenas 663 alunos. Para afirmar e divulgar com certeza sobre a população de todo o município, essa pesquisa teria que ser feita com todos os habitantes." (Rosiméri Boeira)