.

REDIRECIONAMENTO

sábado, 30 de maio de 2009

União Impossível?

No mundo em que países se unem em grandes blocos comerciais, é lamentável constatar que ainda existam dificuldades na convivência entre Gramado e Canela. De um lado, os canelenses reclamam que todas as cidades deveriam cuidar de seus presos, numa alusão direta ao município vizinho. Já os gramadenses, revidam com a mesma comparação na utilização da UTI do Hospital São Miguel, quando não surge um mais radical, lembrando os milhares de empregos ocupados por canelenses em Gramado. É por razões como esta que há 20 anos se tenta construir um aeroporto regional sem sucesso.

Utopia?

Nestes tempos em que se criam dias para homenagear pessoas, hábitos ou o combate aos danos contra a saúde, surge agora uma data para tentar o quase impossível: o Dia Nacional sem Compras, previsto para 27 de novembro. É quase uma utopia, especialmente para o universo feminino. Ou não?

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cenário

Foi no cenário de Nova Iorque e junto a familiares que a vice-prefeita de Taquara, Michele Franck, e o renomado fotógrafo Edson Vara, autor de um livro com as melhores imagens do Natal Luz de Gramado, noivaram, no início de maio, com promessa de casamento ainda para 2009. Os gramadenses esperam que o cenário para esta união seja a cidade celebrizada por Vara.

Causo: foi abrir o baile e caiu com a menina linda

Nos anos 80, tinha uma turma que não perdia por nada um baile no interior. A vontade era tanta, que a turma ultrapassava os limites do município. Certa vez, a turma de festeiros descobriu que haveria um baile de inauguração do novo salão do clube em Padre Eterno, interior de Dois Irmãos. Lá chegando, depois do tradicional aquecimento movido à samba (rum com coca-cola, ou cachaça com coca-cola, ou algo que o valha) e cerveja, o Moacir achou que ele merecia abrir o baile, dançando com a menina mais linda que já havia passado pelos seus olhos naquele semestre. E não deu outra: o Moa foi em direção à garota e saiu dançando pelo salão, cuidadosamente preparado com farinha de milho. Volta daqui, volta dali e a bebida começou a fazer efeito e, de repente, cá-tim blum! O recém-formado casal desabou no chão, despertando a fúria do presidente do clube, que também era o pai da menina. O Moa foi ao mundo, deixando para trás os amigos e uma meia dúzia de moradores locais dispostos a dar-lhe uma coça. O baile seguiu o seu destino e, na saída, ali pelas 5 horas da manhã, os amigos descobriram onde estava o bailarino bêbado. Moa dormia debaixo de um carro, deixando à mostra somente os seus dois pés, tamanho 44.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Presídio de Taquara poderá ser solução para Gramado

A ampliação do presídio de Taquara deverá ser a solução para a falta de vagas para os criminosos gramadenses. Na audiência pública de terça-feira, o diretor de Execuções Penais da Susepe, Mário Santamaria Júnior, disse que a ampliação da casa prisional de Taquara deverá gerar 70 novas vagas em um prazo de três meses. “Se discute muito a questão de Taquara por ser uma área grande; a Prefeitura de lá também disponibiliza outra área, e com essas reformas de ampliação da casa prisional já existente, Gramado pode conquistar algumas, mas tem que haver um entendimento entre os dois municípios”, comentou Santamaria Júnior.

Profissionais esperam solução rápida para a segurança

Os profissionais que trabalham com a segurança pública esperam que haja uma solução para a falta de vagas a curto prazo. Vamos combinar que é desanimador passar dias de campana para estourar um ponto de tráfico de cocaína e crack - como aconteceu no início do mês, no bairro Piratini, e ver os suspeitos soltos em menos de 24 horas por falta de vagas em presídio.

Influência da Prefeitura é cada vez maior

Outro dia a coluna publicou uma nota cifrada sobre um dos maiores negócios imobiliários do ano em Gramado. De fato, o negócio foi consumado por R$ 3,5 milhões. Mas o valor está longe do recorde de 2009, que é da Prefeitura, com a aquisição do ExpoGramado por R$ 13 milhões.
Nota-se, cada vez mais, uma influência maior do poder público em Gramado. Seja pelo aumento de seu orçamento nos últimos nove anos, pelo aumento do número de funcionários, que passa de 1,1 mil, e até mesmo pela fragilidade das entidades empresariais.
Hoje, a Prefeitura é capaz de contratar um "captador de eventos" para a pública ExpoGramado, concorrendo diretamente com a iniciativa privada, que tem a desvantagem competitiva de ter que pagar impostos.
Onde tudo isto irá parar?

Prefeito está preocupado com o Festival de Cinema

Em recente conversa com o colunista, o prefeito Nestor Tissot não escondeu a sua preocupação com a realização do Festival de Cinema deste ano. Para o prefeito, todos os grandes eventos de Gramado devem ser autossustentáveis, o que não é o caso do festival, que possui débitos com fornecedores e não pode contar com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Aliás, nenhum evento do Rio Grande do Sul pode contar, hoje, com os recursos da LIC, uma vez que todas as liberações estão trancadas sine die. A não ser que a governadora Yeda Crusius resolva liberar, como ressaltou o prefeito.

Executivo não abre mão do estacionamento pago

Em nenhuma hipótese, que não seja por uma decisão judicial contrária, a administração municipal abrirá mão do sistema de estacionamento pago. Na visão do prefeito Nestor Tissot, o sistema resolveu o problema de falta de vagas no centro da cidade, embora admita que seja necessário fazer algumas adequações. Mesmo que a atual concessionária do serviço resolva desistir, a administração buscará outra empresa.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Gramado deverá ter uma casa de fondue suíço

O empreendedor Jacques Burro, dono da Pousada Le Château e do restaurante Antigo Atelier, deverá abrir, ainda em 2009, uma casa de fondue tipicamente suíça. O autêntico fondue dos Alpes utiliza uma panela de cerâmica que é mais aberta e utiliza queijos nobres. O local do novo empreendimento será uma casa em estilo suíço construída nos anos 60.

Vovó de 87 anos leva várias multas em pardais

Uma senhora de 87 anos, que renovou a carteira de motorista recentemente, ficou surpresa ao receber cinco multas de um controlador de velocidade na avenida Central. Motorista disciplinada, a vovó só andava a 60 quilomêtros por hora, nem mais nem menos. Passou pelo controlador de 50 quilomêtros na sua velocidade habitual e se deu mal.

Veículo oficial está isento do estacionamento

Leitor observa que um veículo oficial da Prefeitura permaneceu por mais de três horas em uma vaga, semana passada, no parquímetro número 2, próximo ao paço municipal. Ele duvida que o motorista tenha pago. Tem toda a razão. Veículo oficial não paga estacionamento. Só não precisa abusar, ocupando uma vaga por tanto tempo.

Duas ruas próximas à Prefeitura não têm parquímetro

Outro leitor anda intrigado com a falta de parquímetros nas rua Theobaldo Fleck e Dr. Sturmhöffel. Ele acha que é para beneficiar os funcionários da Prefeitura, que estacionam seus veículos nas duas ruas.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Para a revista Nova, Serrano é o melhor hotel

A revista Nova, que está nas bancas, foi taxativa: "O melhor hotel de Gramado é o Serrano Resort". Como segunda opção, a revista recomenda o Hotel Villa Bella.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Gramado Glamour foi lançado no Fasano, em SP

O programa Gramado Glamour foi lançado nesta segunda-feira à noite, na Casa Fasano, em São Paulo. O objetivo do programa é atrair um público de alto poder aquisitivo, mostrando restaurantes, hotéis e lojas triple A.

Sérgio Haas completa 40 anos de advocacia

O advogado Sérgio Haas, fundador do escritório Haas & Tomazelli, está completando 40 anos de atuação profissional no direito. Formado pela Universidade de Caxias do Sul, Haas começou a trabalhar antes da formatura, em 1969, pois na época havia a figura do advogado provisionado, que podia atuar em primeira instância nos municípios com menos de três advogados. Era o caso de Gramado, Canela e Nova Petrópolis.
"Para mim, a atuação no Tribunal do Júri sempre foi o momento de realização máxima do advogado", resume Haas, que atuou em casos penais célebres na Serra e no Vale do Sinos. Entre os que deram maior trabalho, Haas destaca a defesa de uma mãe que matou o filho logo após o parto, em Novo Hamburgo, a acusação contra um jovem que matou um dono de boate em Gramado e a defesa de dois filhos que mataram o pai em Canela.

"Ainda não fiz o último júri", avisa o advogado

Hoje, Sérgio Haas pouco atua no Tribunal do Júri. Em função de problemas de saúde, os médicos recomendaram um pouco de cautela, já que o advogado costuma se envolver emocionalmente com os fatos, do início ao fim do processo. Mas a paixão pelo direito penal fala mais alto e ele deixa escapar uma frase: "Ainda não fiz o último júri".
Quando perguntado sobre a diferença da atuação dos advogados no início de sua carreira e os dias de hoje, Haas diz que em 1969 a advocacia era mais poética e refinada. "A internet facilitou o trabalho do advogado, mas qualitativamente piorou. As causas hoje são estandarizadas", fulmina Sérgio Haas.

Atuação decisiva na extinção da Lei Ferrari

Além da destacada atuação no direito penal, Sérgio Haas também atua em outras áreas do direito, especialmente na cível. Entre as causas mais trabalhosas,esteve uma ação de uma concessionária contra a General Motors, na qual se pedia o direito de ela vender seus veículos para clientes de qualquer cidade. Pode soar estranho, mas na época - 1983, estava em vigor em todo o país a chamada Lei Ferrari, que permitia aos concessionários vender veículos somente para os clientes com residência na região de abrangência. Depois de enfrentar uma defesa vigorosa, comandada pelo escritório Pinheiro Neto - maior do país, Haas venceu finalmente a ação para seu cliente em 1989. Um ano depois, o então presidente Collor de Mello extinguiu a Lei Ferrari.

domingo, 24 de maio de 2009

Perigo de novo acidente em entroncamento

Leitor chama a atenção para o perigo de novos acidentes no entroncamento da avenida das Hortênsias com a rua João Petry, em frente à Lucirene Malhas, especialmente em dias de neblina. Recentemente ocorreu novo acidente, depois de um grave registrado em 2007, quando uma motorista entrou na contramão em direção a Canela.
"Esse entroncamento está muito mal sinalizado. Sugiro colocar taxões entre as pistas até perto da rua de entrada do Parque Knorr, aí, automaticamente, os motoristas vão se manter no lado direito,contornando para fazer o retorno para Canela", sugere o leitor.

sábado, 23 de maio de 2009

Perigo de desmoronamento na Tristão de Oliveira

Alô, Prefeitura! Uma parte da rua Tristão Oliveira ameaça ruir no bairro Floresta. Bem ali onde existe um misto de cascata e esgoto, duas quadras após a Igreja São José.

Cardápio do Antigo Atelier com novas opções

O restaurante Antigo Atelier está mudando seu cardápio itinerante com novas opções, como côngro rosa(e não côngrio) ao pesto de nozes e lombo de cordeiro grelhado em crosta de pistache.
Vale ressaltar, que a coluna considera o Antigo Atelier o melhor restaurante de Gramado na atualidade.

Construtoras interessadas pela habitação popular

Os imóveis mais baratos de Gramado estão longe do programa "Minha Casa, Minha Vida", lançado pelo governo federal. O apartamento novo mais barato está em R$ 130 mil - em construção no bairro Dutra, quase o dobro do que prevê o projeto.
Mesmo assim, a procura das construtoras por detalhes do programa está sendo grande junto à agência local da Caixa Federal.

Habitação popular está estagnada há 10 anos

Nos últimos 10 anos, a construção de habitações populares praticamente não prosperou em Gramado, alimentando assim a indústria do aluguel. O Loteamento Popular do Carazal, concebido para ter mais de 150 lotes, está completamente abandonado. Até hoje, nem o pagamento da desapropriação da área foi resolvido.
Nos últimos três anos, a Prefeitura lançou um edifício no bairro Moura, dentro de um programa novo da Caixa. O projeto teve reclamações do início ao fim, com moradores tendo que ocupar os apartamentos antes mesmo de sua conclusão. Em muitos casos, tiveram que usar economias próprias para a conclusão. Foi tão traumático, que não houve sequer inauguração oficial.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dificuldades extras para o Festival de Cinema

Não bastasse o desgaste provocado pelas suspeitas de irregularidades levantadas pela prestação de suas contas nos últimos anos, o Festival de Cinema terá que superar outras quatro dificuldades neste ano: 1) a má vontade de fornecedores que ainda não receberam valores de edições passadas; 2) a paralisação da Lei de Incentivo à Cultura, do governo do Estado; 3) a retração de verbas de marketing provocadas pela crise econômica mundial; 4) a possível redução de verba da Petrobras, principal patrocinadora do evento, às voltas com uma CPI que está sendo instalada no Senado Federal.

Nunca houve licitação no transporte coletivo

O parecer do Tribunal de Contas sobre a prestação de contas da Prefeitura em 2006 acentuou um detalhe que já se conhecia, mas que quase nunca é debatido: o transporte coletivo municipal. O tribunal recomenda que haja licitação para a exploração dos serviços de transporte coletivo, providência que nunca foi tomada por nenhum administrador. Pode parecer inacreditável, mas é a mais pura realidade.

Eventos: Município concorre com a iniciativa privada

Empresários ligados à realização de eventos estão incomodados com o fato da Prefeitura ter contratado um "captador" para o ExpoGramado. Reclamam - e com razão, que a Prefeitura, a partir de agora, fará concorrência com a iniciativa privada na captação de eventos, com uma vantagem extra: não precisará pagar impostos.
A coluna já tem o nome do captador que diz ter sido contratado para a empreitada.

Carros estacionados dificultam visão na F.G. Bier

Moradora do bairro Planalto, nas imediações da rua F.G. Bier, reclama de uma oficina mecânica, ao lado do cemitério municipal, que deixa alguns veículos estacionados junto ao meio-fio, pouco antes de uma curva, tirando a visão dos motoristas e causando sérios perigos. O problema é antigo. Já havia sido resolvido, mas, agora, diante da falta de fiscalização, os carros estão sendo estacionados do mesmo jeito.

Laghetto abrirá novo hotel em novembro

A marca Laghetto terá mais uma unidade hoteleira em Gramado a partir de novembro. Será um hotel premium, com 50 partamentos, localizado próximo ao lago do Parque Hotel.
Com a abertura da nova unidade, o Laghetto passa a contar com 400 apartamentos em Gramado.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os bons resultados do Mês do Móvel Design

Encerra domingo a quarta edição do Mês do Móvel Design, que o Sindmobil promove em boa parte das lojas associadas. Além de movimentar os pontos de vendas com promoção de descontos, prazos e sorteios, o evento produz um resultado positivo que dura o ano todo: a melhoria de imagem do móvel de Gramado. Quem passa pela rua Coberta pode ver uma mostra da evolução de design e qualidade de produto que experimentou o setor nos últimos 10 anos.

Leitor pode avaliar primeiros 140 dias do governo

Já está no ar a mais nova enquete da coluna: Que nota você dá para os primeiros 140 dias do governo Nestor Tissot? Para votar, é só entrar no site mironneto.com

terça-feira, 19 de maio de 2009

Leitor sugere a criação de uma Delegacia do Turista

Leitor da coluna sugere que se estude a criação de uma Delegacia de Polícia voltada para o atendimento ao turista. Na sua opinião, o trabalho da delegacia envolveria, também, as reclamações sobre qualidade de produtos e alterações de preços.

Todos perguntam: "Onde está Gilberto Michaelsen?"

Depois de receber incontáveis indagações sobre o paradeiro do jornalista Gilberto Michaelsen, a coluna revela a verdade. O nosso querido Mica está melhor do que nunca. Ainda na sexta-feira, o colunista conversou com o fundador do Jornal de Gramado, durante duas agradáveis horas, na Sala da Lareira do Hotel Serra Azul, tendo como testemunhas duas garrafas de vinho argentino Luigi Bosca e a publicitária Carla Leidens.
Depois de vender o Jornal de Gramado para o grupo Sinos, no apagar das luzes de 2008, Gilberto Michaelsen vive um ano sabático, entre sua casa no bairro Planalto e o Litoral Norte, com direito a prolongadas pescarias. Por falar em anzol, Mica será um dos integrantes da caravana gramadense que segue para a Argentina na próxima semana, uma programação já tradicional entre os amantes da pesca.
Quem quiser entrar em contato com o jornalista que faz a melhor leitura do que acontece em Gramado, aí vai o e-mail do Mica: gilbertomichaelsen@gmail.com

A administração municipal e sua visão regional

Está definida a posição da administração municipal em relação à questão prisional: Gramado apoiará a construção ou ampliação de um presídio em Canela ou São Francisco de Paula. Na visão do governo municipal, a regionalização é a melhor forma de otimizar os recursos públicos. Dentro desta ótica, o hospital regional ficaria em Gramado, o aeroporto regional em Caxias do Sul e o presídio regional em Canela.

Audiência pública sobre presídios será no dia 26

A Câmara de Vereadores definiu, nesta segunda-feira, que a data da audiência púbica que irá debater alternativas para solucionar a falta de vagas no sistema carcerário da Região das Hortênsias será realizada no dia 26, no Plenário Júlio Floriano Petersen, da Câmara de Vereadores, com início às 19 horas.
O juiz da comarca de Gramado, Cyro Pestana Púperi, confirmou a sua presença. O diretor do Departamento de Segurança e Execuções Penais da Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) do Estado do Rio Grande do Sul, delegado Jorge Henrique Teixeira Rodrigues, também participará das discussões.

Estacionamento pago beneficia idosos

O assinante Manfredo Naschold, um atento leitor da coluna, é só elogios para o sistema de estacionamento pago: "Agora consigo um lugar para estacionar quando vamos ao centro, quando precisamos fazer compras. Também aprovo porque pessoas de idade já não têm a facilidade de andar a pé por longas distâncias, o que é o nosso caso - minha esposa com 79 e eu com 85 anos".

Famastil mantém faturamento de 2008 no trimestre

A Famastil Taurus registrou receita líquida de R$ 15,631 milhões no primeiro trimestre do ano. O resultado ficou estável na comparação com os três primeiros meses do ano passado - de R$ 15.613 milhões – mas foi considerado ótimo por executivos da empresa face à situação de mercado.
As informações são da newsletter Ponto Crítico, do jornalista Gilberto Simões Pires.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Câmara aprova contas de 2006 sem unanimidade

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta segunda-feira, a prestação de contas da Prefeitura em 2006, que já havia sido recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado. O documento, no entanto, não contou com a unanimidade dos nove vereadores, pois a oposição votou contra, em função de alguns apontamentos feitos pelo tribunal. Entre as recomendações, estavam irregularidades com a compra de passagens de transporte coletivo sem licitação, a prestação de contas da ACTG (Associação de Cultura e Turismo de Gramado) fora do período legal e a falta de licitação para a concessão do transporte coletivo urbano.
O vereador Gilnei Benetti (foto), do PT, liderou o movimento contra a aprovação do relatório.
Pelo menos duas informações da news semana passada foram replicadas em duas importantes colunas da imprensa gaúcha no final de semana. No sábado, o colunista Políbio Braga reproduziu a informação

Informações da news repercutem em outras colunas

Pelo menos duas informações das colunas da semana passada foram replicadas em duas importantes colunas da imprensa gaúcha no final de semana. No sábado, o colunista Políbio Braga reproduziu em seu blog a informação de que o ex-prefeito Pedro Henrique Bertolucci está morando na Itália, o que gerou diversos e-mails. No domingo, a colunista Lurdete Ertel, que edita o Informe Econômico do jornal Zero Hora, replicou a informação de que o Festival de Cinema deste ano pretende trazer o cineasta italiano Bernardo Bertolucci como um de seus convidados especiais.

"É melhor ser subsede do que sede da Copa 2014"

"É melhor ser subsede da Copa de 2014 do que sede". O alerta é do presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz Moreira, que foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul desta segunda-feira. Segundo Moreira - que já esteve na Alemanha e na África do Sul conhecendo a infraestrutura da última e da próxima Copa, na cidade sede a seleção joga e vai embora, enquanto na subsede a equipe permanecerá por, no mínimo, 20 dias.
Para Moreira, se Gramado ou Caxias do Sul forem subsedes da Copa de 2014, a seleção poderá fazer todo o treinamento na Serra e viajar em 1h30min para jogar em Rio e São Paulo, por exemplo. É claro, se até lá estiver pronto o aeroporto regional da Serra.

Aeroporto regional terá o apoio de Bento Gonçalves?

O colunista passou a segunda-feira em Caxias do Sul, onde, entre outros compromissos de agenda, esteve na reunião-almoço da Câmara de Indústria e Comércio, a poderosa CIC. Foi a segunda vez, em menos de um mês, e pelo que ouviu em público e em privado, a coluna pode afirmar que existe um esforço convergente entre Caxias e a Região das Hortênsias para que saia o quanto antes o aeroporto regional da Serra, em Vila Oliva.
O que todos duvidam em Caxias é do apoio de Bento Gonçalves ao pleito regional. Em primeiro lugar, pela rivalidade histórica entre os dois municípios. Em segundo lugar, por algumas lideranças de Bento acharem que o novo aeroporto vai ficar próximo demais de Gramado, o que prejudicaria o turismo dos Vinhedos. Esse tipo de argumento é uma grande bobagem, uma vez que o aeroporto ficaria a 50 quilômetros do município. Hoje, Bento é dependente do aeroporto de Porto Alegre, que está a 115 quilômetros de distância.

sábado, 16 de maio de 2009

Não há filas para vacinação contra febre amarela

O colunista tomou a vacina contra a febre amarela na sexta-feira, às 16h30min, no posto de saúde do centro. Não havia uma pessoa sequer aguardando para ser vacinada, e o atendimento é rápido e cortês.

"Nova Borges" já apresenta buracos no asfalto

Menos de um ano depois de concluídas as obras de revitalização, a avenida Borges de Medeiros já apresenta buracos no trecho entre as ruas Salgado Filho e Euzébio Balzaretti. Também pudera. Naquele trecho, a base e o asfalto foram feitos à toque de caixa, depois de 10 dias de chuvas no início de agosto de 2008.Nesse caso, a pressa foi inimiga da perfeição.

Bira Oliveira perde visibilidade na nova secretaria

Depois de trocar a Secretaria da Saúde pelo recém-criado Gabinete de Relações Institucionais, o vereador Bira Oliveira (PP) experimenta um período de menor visibilidade. Há quem diga que a nova pasta tem a temperatura de uma geladeira.
A Secretaria da Saúde é uma das pastas com maior visibilidade da administração municipal.

Sequestro é mais um caso policial grave em 2009

Apesar do sequestro de mãe e filha, ocorrido quarta-feira, ter sido motivado por vingança, não sendo arquitetado por uma quadrilha organizadas, o episódio é mais um caso grave do noticiário policial gramadense em 2009. Aos poucos, o clima de insegurança vai ganhando corpo. Até mesmo por que o caso teve repercussão nacional.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Gramado Poker revoga decisão judicial de invasão

O Gramado Hold'Em Sport Clube (Gramado Poker) conseguiu revogar em segunda instância a decisão judicial que impedia a sua permanência em imóvel na avenida das Hortênsias. A ordem judicial determinando o retorno foi expedida quinta-feira pela comarca de Gramado, dando cinco dias para a entrega das chaves do imóvel.
A diretoria do clube já solicitou a emissão do alvará de funcionamento junto à Prefeitura, para a prática do poker, "esporte de estratégia e habilidade, sempre na modalidade Texas Hold'Em ou Poker Aberto".
Na defesa do Gramado Poker atuou o advogado Paulo Alaor Andreolli Pereira.

Juízes e promotor ausentes na audiência pública

Não passou despercebida a ausência de representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário na audiência pública sobre drogas e criminalidade promovida pela Câmara de Vereadores, quarta-feira (dia 13). O delegado regional da Polícia Civil, Flávio Martins Júnior, reclamou “Eles estão ausentes das discussões, a responsabilidade é de todos nós”.

Canela pode contribuir na área de segurança

Para os que defendem a ampliação do presídio regional de Canela, com a participação financeira de Gramado, um dado deve ser lembrado: nossa cidade dá emprego a mais de quatro mil canelenses e tem liderado a maioria das campanhas regionais, como ocorreu no ano passado, com a instalação da UTI regional do Hospital São Miguel. De acordo com esses argumentos, estaria na hora de também Canela contribuir, no caso agora na área da segurança.
Vale salientar, que a coluna não firmou nenhuma posição em relação à construção ou ampliação de presídios regionais. O que não pode continuar é esta sensação de impunidade que os criminosos têm hoje, pois sabem que não há vagas nos presídios da região.

Broilo vai produzir motor home de alta qualidade

Um novo orgulho para Gramado será o lançamento do mais novo produto da família Broilo, liderada pelo empresário Dirceu Broilo. A Broilo, que projetou Gramado como polo produtor de máquinas para aquecimento de água e ambientes, apresentará em breve o mais novo motor home produzido no Brasil, resultado de cinco anos de pesquisa. Trata-se de um carro/casa de moderna concepção, que opera a custos reduzidos e dentro das mais rigorosas exigências ambientais.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Arrecadação municipal cresce 0,4% no quadrimestre

A arrecadação municipal cresceu 0,43% no primeiro quadrimestre do ano, saltando de R$ 23,188 milhões para R$ 23,286 milhões, segundo o secretário da Fazenda, João Pedro Till.
Contabilmente, no entanto, a arrecadação de 2009 chegou a R$ 29,286 milhões, em função dos imóveis do município dados em troca da aquisição do ExpoGramado, que somaram R$ 6 milhões.
Apesar do crescimento tímido, trata-se de um feito e tanto da área fazendária, em um período de crise econômica. Poucas foram as empresas privadas que tiveram crescimento positivo em seus faturamentos nos primeiros quatro meses de 2009.

Festival de Cinema quer trazer Bernardo Bertolucci

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci deverá ser convidado a participar do Festival de Cinema deste ano. A possibilidade foi levantada no início do mês no Festival de Recife, quando o diretor e produtor Luiz Carlos Barreto colocou-se à disposição para ser o intermediário do convite. O festival pernambucano, aliás, contou este ano com a participação de uma estrela de primeira grandeza, o diretor Costa-Gavras, cineasta grego, naturalizado francês, que se notabilizou por seus filmes de denúncia política e, mais recentemente, de ficção social.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fornecedores do Festival protestam por pagamento

Um fornecedor do Festival de Cinema recorreu esta semana ao cartório de protestos para ver se consegue receber por diárias impagas desde 2004. O estabelecimento tentou negociar de todas as formas antes do protesto, inclusive através da formalização de uma confissão de dívida.
O caminho do protesto foi inevitável, pois a dívida poderia prescrever este ano, quando o débito completará cinco anos.
O valor da dívida é de aproximadamente R$ 23 mil, dos quais, R$ 4 mil haviam sido pagos.

Turismo de inverno não será contaminado pela crise

A temporada de inverno na Serra Gaúcha não deverá ser contaminada pelas incertezas provocadas pela crise econômica mundial. O aumento do dólar e do euro, a partir de setembro do ano passado, fez com que os brasileiros reduzissem em 30% a compra de pacotes para o exterior. Já a procura por pacotes nacionais cresceu 17%, conforme mostrou uma pesquisa encomendada pela revista Exame em abril. Em resumo: quem antes ia para Buenos Aires, Bariloche e Santiago, vai optar por Gramado, Canela e Vale dos Vinhedos.
A má notícia é que o consumidor brasileiro - de acordo com a mesma pesquisa, pretende reduzir as despesas de alimentação fora do lar. É o primeiro item de contenção de despesas, com 45%. Como o consumidor/turista que vier para cá não deixará de almoçar e jantar, a tendência é que cresça a procura por restaurantes com preços mais em conta.

Veja as entidades que receberão subvenções públicas

A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, esta semana, um projeto de lei que estabelece o plano municipal de subvenções a entidades filantrópicas instaladas em Gramado. A proposta é repassar recursos financeiros a nove entidades, no montante de R$ 113,3 mil, durante 2009. Veja a lista de entidades beneficiadas:
1) CRERH - Dependentes químicos: R$ 17,2 mil;
2) Instituição Evangélica Desafio Jovem: R$ 6,4 mil;
3) Comunidade Terapêutica Vale a Pena Viver: R$ 14,9 mil;
4) Associação da Assistência e Caridade: R$ 25,6 mil;
5) Instituto Santíssima Trindade: R$ 6,4 mil;
6) Liga Feminina de Combate ao Câncer: R$ 16,1 mil;
7) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE): R$ 15 mil;
8) Casa de Repouso Vovó Doralina: R$ 9 mil;
9) Oásis Santa Angela: R$ 3 mil;
10) CRERH – Idoso: R$ 6 mil.

DAER estuda solução para pedestres na RS-115

O DAER vai estudar uma solução para os perigos da travessia de pedestres na RS-115, no bairro Três Pinheiros. Para o engenheiro do Departamento de Concessões e Pedágios, Joel Silveira, "a passarela resolveria o problema de travessia, mas não resolve a questão de trânsito de pedestres, não resolve totalmente a questão segurança". A opinião é compartilhada pelo engenheiro Emir Masiero, da Divisão de Trânsito da autarquia.
Em reunião com os vereadores Jaime Schaumlöffel (PP) e José Branchini (PP), os dois diretores também propuseram a realização de campanhas educativas voltadas para a conscientização de motoristas e pedestres.

Preço da gasolina já custa R$ 2,49 em Gramado

O consumidor já encontra gasolina por R$ 2,49 o litro em Gramado. O preço mais baixo é praticado pelo posto Pedras Branncas, na rua João Petry.
De acordo com a última pesquisa da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o preço médio da gasolina em Gramado é de R$ 2,579. O preço mais alto é R$ 2,599.

Todos os postos da cidade vendem álcool a R$ 1,799

Um mistério a ser decifrado: todos os nove postos de combustível de Gramado fiscalizados pela ANP vendem o litro de álcool a R$ 1,799.
Quem possui veículo com motorização flex só deve abastecer com álcool caso o combustível esteja custando menos do que R$ 1,743. É o cálculo de redução de 30% em relação à gasolina mais barata, que custa R$ 2,49.

Paulo Colório recupera-se bem depois da safena

Recupera-se bem o comerciante de vinhos Paulo Henrique Colório, depois de receber nada menos que seis pontes de safena. A cirurgia ocorreu no dia 15 de abril, no Hospital São Francisco, em Porto Alegre.
Os amigos torcem pela sua pronta recuperação. O restauranteur Pedro Andreis, por exemplo, minimiza a situação,e diz que foram seis pinguelas de safena...

Leitores reclamam da cachorrada na área central

Vários leitores reclamam dos vira-latas que vagam pela área central da cidade. Dizem que a Prefeitura deveria ter um controle maior, recolhendo ao canil municipal e dando-lhes alimentação e medicamentos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Estacionamento: "sistema é falho para os tributos"

Assinante envia e-mail comentando um outro lado do sistema de estacionamento pago, o recolhimento de tributos: "Como se calculam os impostos que a empresa tem que pagar, bem como o percentual que ela deve deixar para o município? Em Caxias, a máquina imprime um tíquete e uma cópia fica na máquina para apresentar para o pagamento de impostos e calcular o quantum da Prefeitura. Aqui, se os fiscais não derem nada, nem mesmo um recibo (e mesmo que deem), como acontece muito, não existe a garantia do que está apresentado ser real, tanto para recolhimento de impostos como para o quantum da Prefeitura".

Vídeo na internet faz defesa apaixonada dos bugios

Um assinante envia um emocionante vídeo em defesa dos bugios que, por ignorância, vêm sendo mortos na região, a pretexto de serem os transmissores da febre amarela. Vale a pena assistir ao vídeo que está no You Tube no endereço abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=cFihQsIcEgs

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Entre quarta e quinta deve chover mais de 50 ml

Boa notícia em tempo de seca: entre quarta e quinta-feira deve chover, em Gramado, mais de 50 milímetros, de acordo com a previsão da Climatempo. 60% do volume de chuvas deve acontecer na quinta-feira.

Recreio apoiará trabalho dos Parceiros Voluntários

Com o fim da CICSAT (Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo), no fim do ano passado, o trabalho da ONG Parceiros Voluntários corria riscos em Gramado. Não mais. A Sociedade Recreio Gramadense será a mantenedora da organização, que realiza um trabalho elogiável no Terceiro Setor.

Alberto Oliveira participa de reunião com o PMDB

O deputado estadual Alberto Oliveira estará em Gramado, na próxima quinta-feira, quando participará de reunião com o diretório municipal do PMDB. O encontro acontece às 19 horas na sede do partido, na rua João Petry.

Nestor diz que estacionamento pago funciona bem

O prefeito Nestor Tissot nega que a implantação do sistema de estacionamento pago tenha causado desgastes para a administração municipal. "O desgaste aconteceria se não implantássemos o sistema", disse o prefeito ao colunista.
Segundo Nestor, o estacionamento pago está funcionando bem, destacando que hoje os gramadenses e turistas encontram vagas na área central da cidade. "A implantação do sistema provocou o surgimento de estacionamentos pagos", destaca Nestor. Ele reconhece, no entanto, que haverá dificuldades em dias chuvosos, pela necessidade de encontrar um monitor junto ao parquímetro para o pagamento. "Esse é um empecilho", afirma Nestor, lamentando que a empresa não tenha conseguido comprar o equipamento que funciona através de moedas.

Ex-prefeito Pedro Henrique Bertolucci mora na Itália

O ex-prefeito Pedro Henrique Bertolucci está morando com a família na Itália.
O ex-prefeito, aliás, possui cidadania italiana.

Cardápio fechado, uma alternativa contra a crise

O sempre atento colunista Paulo Gasparotto relata que o restaurante português Antiquarius, um dos templos da boa mesa em São Paulo, lançou um menu executivo no almoço. Por R$ 89 por cabeça, os clientes têm direito a uma versão reduzida do espetacular couvert, entrada e prato principal, além de escolher uma sobremesa do cardápio.
A estratégia (não o preço) do Antiquarius pode servir de exemplo para alguns restaurantes de alto nível de Gramado, que registram queda nos primeiros quatro meses do ano. Vale ressaltar, que o excelente restaurante Antigo Atelier adotou o cardápio com entrada, prato principal e sobremesa antes de seu similar paulistano.

Jorge Gerdau passa boa parte do tempo em Gramado

O empresário Jorge Gerdau Johanpetter está cada vez mais gramadense. Depois de passar o comando do império Gerdau para o filho André, Jorge tem dedicado um tempo maior à residência de Gramado, com uma vista espetacular do Vale do Quilombo.
Jorge Gerdau, assim como a esposa, Maria Helena, mantém hábitos simples. Em uma de suas recepções, o cardápio era salsichão e pão. Entre os restaurantes que frequenta, está o Sabor Rural, da família Fioreze, na Linha Ávila.

Matança de bugios revela ignorância sobre a doença

O médico Marcos Gomes, idealizador do Gramadozoo, anda indignado com a matança de bugios na região. Segundo o médico, a eliminação dos animais - com requintes de crueldade, sob o pretexto de que eles transmitem a febre amarela, é uma ignorância. Ao contrário do que alguns pensam, os bugios podem sinalizar se há ou não febre amarela na região.

sábado, 9 de maio de 2009

18.554 veículos entraram no feriadão de 1º de maio

Durante o feriadão do Dia do Trabalho, no começo do mês, nada menos que 18.554 veículos acessaram a Região das Hortênsias, de acordo com os dados da Brita Rodovias. Vale observar que se trata de fluxo de veículos pagantes, isentos e bonificados, incluídos os que pertencem à região e que cruzam as praças de forma quase que regular. O dado não pode ser entendido como volume de veículos pertencentes apenas a turistas, mas já é um dado expressivo.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

"Criação da Guarda Municipal é questão de tempo"

O assinante Fernandes Heninger acha que é questão de tempo a criação da Guarda Municipal, em função do sistema de estacionamento pago "A guarda, entre outras coisas, servirá para a garantia de cobrança", opina Heninger. Segundo ele, o monitor não possui "fé pública" e, por isso, "as suas anotações não servem para nada, a não ser controle interno".

Diálogo com os guias seria caminho mais adequado

Foi por conta da reforma com verbas do ministério do Turismo, que o secretário Beto Tomasini enviou carta para a Associação dos Guias de Turismo de Gramado, pedindo que a entidade desocupe o local. É preciso, no entanto, estabelecer algum tipo de diálogo com os guias, que investiram R$ 15 mil no local, e não simplesmente comunicar o despejo. Além disso, o governo federal é comandado pelo PT, que, como se sabe, tem uma preocupação forte com os chamados "arranjos sociais".

Estacionamento pago vai muito bem. Em Taquara

"Estava olhando sua coluna sobre o estacionamento pago, que está em fase de implementação aí em Gramado. Aqui em Taquara foi implementado já no meio do ano passado e tem funcionado muito bem! Começa com 10 minutos de tolerância, ou se colocam moedas na máquina . O custo aqui é de R$ 0,25 para15 minutos, R$ 0,50 para meia hora e R$ 1,00 para uma hora . A empresa que controla o sistema aqui é a mesma de Caxias do Sul. Foi um achado para a praga do comodismo que ataca os próprios comerciantes". (Márcio Pires)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ampliação do Palácio dos Festivais é tema reservado

A revelação de que há um projeto para a ampliação do Palácio dos Festivais, feita com exclusividade por esta coluna, não agradou nada alguns setores. A ideia era manter o projeto no mais absoluto sigilo, só revelando quando houvesse fechado todas as fontes de recursos.
O prefeito Nestor Tissot revelou ao colunista que o Município irá participar do projeto, caso seja chamado. Em relação ao débito do festival com o Cine Embaixador, Nestor disse que "é questionável, pois há contas de mais de 15 anos". "Vou acertar tudo", resumiu o prefeito.
Enquanto isso, a imprensa amiga nada comenta.

Maior visibilidade nas linhas do estacionamento

Leitor apoia a implantação do sistema de estacionamento pago, mas reclama dos carros estacionados entre duas vagas. "O correto seria que as linhas demarcatórias fossem, também além das calçadas, no lado externo da faixa. Ou seja, para que o motorista podesse ver o número, sem ter que adivinhar", complementa.

Gramadenses com o Grêmio onde o Grêmio estiver

Os gremistas locais estão fazendo jus ao refrão do hino que diz "com o Grêmio onde o Grêmio estiver". No primeiro jogo fora de casa pela Libertadores, contra o Boiacá Chicó, na Colômbia, a nação gremista foi representada por Erio Arend. Já na partida contra o Universidad Católica, em Santiago, o colunista encontrou no Estádio Nacional o médico Carlos Nelz. E na partida de quarta-feira, contra o San Martin, no Peru, estavam presentes Flávio Tomazeli e Vanderlei Ecker, que foram com o voo fretado pelo Grêmio entre Porto Alegre e Lima.
Em Santiago e Lima também esteve presente o cônsul do Grêmio em Canela, Jânio Vasconcelos.

Estacionamento pago: licitação previa moedas

É questionável a implantação do atual sistema de estacionamento pago na cidade. A começar pelo tipo de parquímetro. O edital da licitação prevê a implantação de máquinas que funcionem com moedas e que emitam recibo através de meio eletrônico. Tudo o que não tem no atual sistema.
Outro detalhe: em caso de intimação do motorista infrator, quem irá cobrar a multa se ele não for até o escritório da empresa concessionária? De acordo com um ex-vereador, ela não poderá ser cobrada enquanto Gramado não implantar a Guarda Municipal, prevista na Lei Orgânica de 1990.

Movimento cresce, mas gastos são menores

Apesar do excelente movimento turístico nos feriadões de Páscoa e Dia do Trabalho, comércio e restaurantes dizem que o valor do tíquete médio caiu em relação ao ano passado. A exceção fica por conta dos chocolateiros, que tiveram uma Páscoa igual à de 2008, conforme apurou a coluna junto a dois fabricantes. O que, na atual circunstância, é bom.
Entre os restaurantes ouvidos pela coluna, a queda média do movimento nos primeiros quatro meses do ano foi de 12% em relação a igual período do ano passado.

85% dos gramadenses são a favor do presídio

Foi surpreendente o resultado da enquete realizada pelo site mironneto.com sobre a construção de um presídio em Gramado. Nada menos do que 85% foram a favor, enquanto apenas 15% se manifestaram contrários.
A enquete ouviu 42 pessoas.

Ampliação prevê a utilização de áreas da igreja

O projeto de ampliação do Palácio dos Festivais prevê a utilização de um terreno particular entre o cinema e a rua São Pedro, além da casa paroquial e o pavilhão São Pedro. Um plano B utilizaria a casa paroquial e o pavilhão, ficando de fora o terreno particular. Nos dois casos haveria uma parceria entre os acionistas do Cine Embaixador e a comunidade católica.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

É preocupante a situação do ensino médio

Reina um silêncio sepulcral em relação ao ranking do ENEM, que mostra uma nota média de 49,42 pontos para as escolas de ensino médio gramadenses. Um leitor, no entanto, está indignado, e acha que Gramado está atrasado em relação a municípios próximos, como Nova Petrópolis e Teutônia. "A começar pela eleição direta dos diretores das escolas pela comunidade local, e não se esquivar utilizando métodos e regras próprias para avaliação dos alunos de 1ª a 5ª série", opina. Ele sugere que o município adote os mesmos padrões do MEC, e que se exponha a situação na internet. "Sem o acompanhamento da comunidade fica pior ainda, basta ver os resultados", finaliza.

Turistas desconhecem riscos da febre amarela

"Fiz uma enquete pessoal entre os turistas que encontrei nas ruas centrais de Gramado. A maior parte não tinha a menor ideia de que Gramado encontra-se em área de risco de febre amarela silvestre. Muitos não estavam vacinados e uma boa parte destes iria fazer visitas a áreas florestais, tais como o Parque do Caracol, Parque da Ferradura e outros. As agências de turismo, os hotéis, a Secretaria de Saúde do município e do Estado parecem não estar fazendo qualquer menção a respeito para que nossos visitantes protejam-se. No mínimo, deveriam sugerir aos visitantes não vacinados que usassem repelente nesses passeios ou que os substituíssem por roteiros urbanos. Um caso de febre amarela silvestre adquirido em Gramado poderá ter um impacto destruidor sobre nossa principal indústria, o turismo". (Yamil e Sousa Dutra)

Recomendação do prefeito: "Esqueçam a LIC"

O prefeito Nestor Tissot já avisou os presidentes do Festival de Cinema, Festa da Colônia e Natal Luz: "Esqueçam a LIC". A orientação é baseada no fato da Lei de Incentivo à Cultura, do governo estadual, não estar liberando valores para abatimento dos patrocínios. Até o momento, não foram liberados os recursos do Festival de Cinema de 2008, do Carnaval 2009, do Natal Luz 2008 e da Festa da Colônia 2009. "Ninguém está recebendo", resume Nestor.

Festival de Cinema utilizará Lei Rouanet e patrocínios

O caso mais preocupante em relação ao patrocínio de eventos via leis de incentivo é do Festival de Cinema. Além de possuir débitos com fornecedores (incluindo o Cine Embaixador), o festival foi arranhado por denúncias de irregularidades nos últimos anos, o que pode ter afastado possíveis patrocinadores.
O prefeito Nestor Tissot quer que o evento utilize somente a Lei Rouanet (federal) , que permite o abatimento de 100% do patrocínio e é bem menos burocrática do que a LIC (estadual), e os patrocínios puros.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Segurança: primeira audiência pública será no dia 13

A Câmara de Vereadores definiu segunda-feira a data da primeira audiência pública que irá debater temáticas como segurança no município, políticas públicas no combate ao consumo de drogas e ações efetivas para solucionar o problema da falta de vagas nas penitenciárias que deveriam receber criminosos presos em Gramado.
O encontro deverá dar início às discussões sobre a necessidade de construção de um presídio na cidade, sendo municipal ou de caráter regional, e as alternativas para solucionar o problema.
A consulta será realizada no dia 13, às 19h30, no Teatro Municipal Elisabeth Rosenfeld, localizado junto ao Centro de Cultura.

Termina hoje a enquete sobre presídio em Gramado

Termina, nesta terça-feira, a enquete sobre a construção ou não de um presídio em Gramado. Até o momento, os votos a favor são ampla maioria (90%).
Para votar, é só entrar no site mironneto.com e ir à seção Enquete, no lado direito da página.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Ampliação do cinema deve ir para o debate público

E-mail da historiadora Marília Daros para a coluna: "O assunto do cinema deve também ir para debate público, visto que existem dezenas de pequenos acionistas que nunca foram chamados a opinar. Se estes pequenos acionistas se unissem, talvez não houvessem tantos débitos para com a instituição Cine Embaixador. Sou do grupo de pessoas que, sem nenhum interesse financeiro, foi contra o projeto do estacionamento e do prédio comercial em frente à Matriz. Chegou a hora de se ver quem estava contra, visando este projeto do cinema de agora. Mas como tudo, também o cinema deve sair para um espaço maior, se quer crescer. Mas como tudo, a comunidade vai opinar mas não vai ser ouvida e tudo seguirá o seu caminho. Esta é a Gramado que criamos para nossos descendentes: uma terra sem memórias".

Sierra realizará ações beneficentes em três Estados

O Sierra Móveis está preparando uma ação beneficente para setembro nos Estados do Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Serão convidadas 15 personalidades ligadas à decoração, artes e formadores de opinião, que criarão um produto customizado em cima de um móvel do Sierra. Em setembro, eles ficarão expostos nas lojas dos Estados envolvidos e, no final do mês, serão leiloados durante coquetel nas lojas. A renda obtida com a venda será revertida para entidades filantrópicas.

Faleceu o ex-secretário Pedro Henrique Benetti

Faleceu domingo, aos 64 anos, o ex-secretário do Planejamento, arquiteto Pedro Henrique Benetti. Ele havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral em 2008.
Pedroca - como era mais conhecido, teve importante participação na realização de várias edições do Natal Luz. Deixa a esposa Glacenir Sorgetz Benetti e os filhos Renata (arquiteta), Gustavo (arquiteto) e Roberta (relações públicas).

Desperdício: luzes da Borges acesas durante o dia

Município rico é outra história. Ontem, às 8h30min, todas as luzes da avenida Borges de Medeiros estavam acesas, com céu de brigadeiro e sol radiante.

A contribuição de Gramado para a cultura beat

O escritor Eduardo Bueno (Peninha), que participou na semana passada de um debate dentro da programação dos 40 anos da Biblioteca Pública Cyro Martins, tem uma relação bastante próxima a Gramado. Ele morou entre 1984 e 1988 em duas residências, na Linha Nova e no Lago Negro. Aqui, ele traduziu On The Road, o livro de Jack Kerouac que abriu as portas para a geração beat nos Estados Unidos e, daí, para o mundo. O livro traduzido por Peninha largou com 122 mil exemplares, mas foi para o Círculo do Livro e para a Editora Abril, onde certamente ultrapassou os 400 mil exemplares, número astronômico, em se tratando de Brasil.
"Jamais teria traduzido esse livro se não estivesse em Gramado", disse Bueno à coluna. "Sou muito grato a Gramado, onde fui muito feliz", completou. "Saí do Lago Negro para as margens negras no rio Tietê, onde fui trabalhar com o Augusto Nunes, no jornal O Estado de São Paulo", finalizou o escritor e historiador consagrado.

domingo, 3 de maio de 2009

Secretário quer tirar guias do pórtico da RS-235

O secretário do Turismo, Beto Tomasini (PSDB), enviou correspondência à Associação de Guias de Turismo de Gramado (AGTUR), pedindo a desocupação do pórtico da RS-235, na estrada Gramado-Nova Petrópolis. Na correspondência, o secretário dá prazo até o dia 30 deste mês para que a AGTUR deixe o local.
Os guias de turismo alegam que têm contrato até o dia 11 de julho, e que investiram cerca de R$ 15 mil na recuperação do pórtico, através da colocação de gesso, reforma de banheiros e outras benfeitorias.

Guias lançam ingresso único para parques

A AGTUR, por sinal, é autora de uma ação bastante interessante: o lançamento de um ingresso único para três parques da cidade. Com ele, o visitante pode ir ao Reino do Chocolate, Gramadozoo e Mundo Encantado com 15% de desconto.
O ingresso único para museus e parques é bastante comum em países como França e Estados Unidos.

Furto deixa loja sem nada na véspera do feriadão

Uma loja de roupas da rua Salgado Filho ficou sem mercadorias para vender no feriadão, por conta de um furto praticado na madrugada de sexta-feira. Quem passasse por ali, encontraria um cartaz: “Fechado. Motivo: furto”.
Detalhe: não havia qualquer vestígio de arrombamento.

Presídio local faria criminosos pensarem duas vezes

Leitora, que é a favor da construção de um presídio em Gramado, diz que os criminosos pensariam duas vezes se o município tivesse uma casa prisional. Para ela, a falta de vagas nos presídios regionais para os criminosos gramadenses faz com que cresça o sentimento de impunidade entre eles.
Faz sentido.

Iria foi decisiva na criação das audiências públicas

Foi decisiva a atuação da vereadora Iria de Souza Pinto (PMDB) para a realização das audiências públicas sobre a situação de menores, drogas e segurança. A insistência da vereadora fez com que a mesa da Câmara editasse o decreto sobre as audiências.
Depois de sete anos à frente da Secretaria de Habitação e Assistência Social e três mandatos no Legislativo, Iria é a agente política com maior conhecimento da miséria que aflige uma boa parcela dos gramadenses.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Nestor quer unificar modelos de retros e caminhões

O prefeito Nestor Tissot não pretende fazer licitações para a compra de equipamentos usados, embora não descarte totalmente a ideia. "Vou tentar fazer o melhor negócio para a Prefeitura", resumiu o prefeito, em conversa com o colunista, hoje, na rua Coberta. Segundo Nestor, a compra do caminhão de sete toneladas, modelo 2004, por R$ 85,5 mil - revelada por esta coluna, ocorreu no fim do ano passado. "Este ano fizemos licitação para a compra de uma retoescavadeira zero e um caminhão com guincho, também novo", comentou Nestor.
A Prefeitura pretende unificar as marcas de retroescavadeiras e de caminhões, para que os funcionários da área sejam mais especializados. A medida é polêmica, pois a exigência de determinadas características no edital poderá ensejar ações de impugnação de fabricantes que se sentirem alijados do processo.